It: A Coisa

It: A Coisa Stephen King

Resenhas - A Coisa

Rômullo 31/12/2010

Saindo do azul e mergulhando no negro
A Coisa está em todo o lugar: na violência, no sexo, na ganância, na loucura, no dinheiro... em nós

Não haveria maneira melhor de criar um cenário épico de terror do que confrontar sete crianças com uma força maligna poderosíssima, que se alimenta de medo e que para se tornar mais palpável aparece na forma de um palhaço. Acredite, depois de conhecer Pennywise, você terá outra visão sobre palhaços. Quem disse que eles são seres alegres e inofensivos?

A fantasia criada por King e as trocas intertemporais dos Perdedores crianças e os mesmos na fase adulta, voltando a Derry para um novo confronto com IT, é feita com tamanha perfeição que nos sentimos como o 8º perdedor. Realmente, não tem como não se identificar com Bill, Ben, Mike, Bev, Eddie, Richie e Stan.

O livro é considerado A Obra Prima do Medo (subtítulo da adaptação), contudo, é muito mais do que isso. A Coisa é um livro completo com temas variáveis, nele você encontra diversos debates, uma babel total de gêneros. Fica até difícil enumerar os fatos, pois são muitos, mas que juntos se concatenam formando uma imensa teia deveras compreensível, alucinante e bizarra.

Ao chegar no topo de toda essa montanha, após ver todo o amadurecimento dos personagens com atitudes fortes e próprias, percebemos a grandiosidade e ao mesmo tempo a simplicidade de um livro de mais de 800 páginas. Tudo não passa de uma obra sobre o dom da amizade, afinal os Perdedores não tinham outra arma contra Pennywise senão o forte e inexplicável laço que os unia.

Enfim, é até leviano e difícil expor toda uma análise complexa de personagens fascinantes e de toda a magia que cerca a cidadezinha de Derry. O livro é soberbo, comovente, cativante e tremendamente assustador. Uma dica é: leia o livro sem esperar terror, e sim uma fantasia. Assim, você vai submergir para um universo jamais visto no gênero.

E quando decidir chegar em Derry, Pennywise te espera no fundo de um bueiro para lhe oferecer um singelo balão de gás, afinal, lá embaixo todos nós flutuamos.
Constantinne 05/01/2011minha estante
Gostei da resenha..deu vontade de ler ;)

Lucas 29/04/2012minha estante
Ótima resenha. Estou louco pra ler esse livro.

Rômullo 29/04/2012minha estante
Não perca tempo. rs

Wilker Chaves 25/05/2012minha estante
Consegui comprar esse livro, numa espécie de milagre, mas posso esperar para começar ler. É um livro difícil de ser encontrado.

Wilker Chaves 31/05/2012minha estante
O meu livro chegou hoje, estou muito satisfeito, agora é ler!

Jeferson 08/09/2012minha estante
Amigo, impossível descrevê-lo melhor, excelente resenha!Quanto a obra, é simplesmente genial.

Daniel 22/11/2012minha estante
alguem tem ideia de onde consigo esse livro??? nem no site da editora eu acho

Priscila 19/09/2013minha estante
Haha....jamais lerei esse livro.
Palhaço é meu ponto fraco

Jonatan Sartor Mendes 28/01/2015minha estante
Muito boa a resenha. Já li este livro e o considero como um dos melhores. A narrativa de King tem sim a capacidade de nos fisgar e transportar para o enredo como o 8º Perdedor.

"O terror, que só terminaria dentro de mais vinte e oito anos - se é que terminou
- até onde sei ou posso contar, começou com um barco feito de uma folha de jornal,
flutuando por uma sarjeta inundada pela chuva." - A Coisa, Stephen King

Junior.Stornelli 11/11/2016minha estante
Terminei de ler esse livro ontem. Sua resenha ficou incrível. É muito difícil expressar os sentimentos com essa leitura. Simplesmente fantástico.

Thais 30/03/2017minha estante
O que você escreveu me deu muita vontade de pegar o livro, ler infinitamente e só parar na última página! *-* Principalmente essa parte: "Penso que ler A Coisa é como escalar uma montanha. Ficamos desconfiados e até assustados com o tamanho da obra, mas no final vemos que tudo valeu a pena e faríamos de novo. É uma experiência única, um amadurecimento como leitor."
Bela resenha!

Giovana 04/05/2017minha estante
Nossa, adorei sua resenha, vai me dar ânimo pra não desistir. Estou na página 216 e morrendo de chatice do jeito que ele escreve e das coisas que ele conta. Ele escreve muuuuuita coisa desnecessária, que conseguiria resumir em duas páginas. To no começo, e sinto que mais de 30% desse livro podia ter sido resumido sem perder o foco ou deixar pontas soltas. Ele se alonga demais em um mísero parágrafo pra falar de uma briga, ou de uma ligação, ou de um causo na cidade, conta coisas antigas super desinteressantes que aparentemente são dados fúteis. Escritor que não consegue ser objetivo me irrita demais, não to sabendo lidar kkkkkk. Espero que eu não abandone, mas tá difícil... História é muito legal, mas nossa, pra que ser tão detalhista assim, Stephen? Lendo sua resenha deu vontade de continuar, mas né... vamos ver.

Bene 07/08/2017minha estante
Adorei a resenha, tinha desistido de ler depois q uma infeliz de pura maldade me contou o final, mas, sua resenha me fez mudar, vou correr agora pra comprar rsrsrs.

Priscila.JAnger 12/08/2017minha estante
Amei,me senti dentro da história só lendo sua resenha,quero devorar esse livro,estou muito ansiosa para a estréia do remake do filme no cinema.

Mariana.Perini 22/09/2017minha estante
Estou lendo o livro, e a sua resenha ficou simplesmente incrível... Parabéns!

JuBalancin 16/02/2018minha estante
Rômullo, parabéns pela resenha, uma das melhores que já li. ;)

Evandrojr. 05/03/2018minha estante
Excelente resenha! Tenho 52 anos, conheço Stephen King desde os anos 80 e acredito ter assistido a todas as adaptações cinematográficas da sua monumental obra literária, inclusive o mais recente, It A Coisa, de 2017, baseado nesse estupendio de 1.100 páginas! Mas eu confesso que, finalmente tomei vergonha na cara e resolvi encarar a leitura do meu primeiro livro do mestre, e sim, a princípio desconfiado e assustado com o calhamaço, cheguei hj a página 430 completamente extasiado e mergulhado até o pescoço nessa verdadeira saga!

aafantis 01/08/2018minha estante
Gostei muito da sua resenha!

De fato, a gente se sente parte do Clube dos Otários.

Kittsune 27/03/2019minha estante
Que resenha incrível! Estou lendo agora, mesmo 9 anos depois de você ter escrito rs. Incrível.

Carolina 18/02/2020minha estante
Realmente, o livro é um senhora obra do King, um dos seus primeiros livros e parece q ele foi amadurecendo depois de it, e sua adaptação cinematográfico ficou magnífica, assisti na estreia e me emocionei, um amigo tinha lido tudo antes de inventarem de fazer o filme rsrs e me recomendou ler o livro, confesso que não me senti intimidada no início pelo volume de página, as dificuldades vieram depois pela minha rotina, levar o livro de +1000 paginas pra todo canto é difícil, então parei depois de 1 mês q iniciei, enfim soube da segunda parte do filme, assim q vi o primeiro me encantei pois já tinham algumas coisas q vi no livro e adaptaram no filme, meu amigo então disse q era melhor eu ler antes de lançarem a segunda parte, achei justo terminar mais ou menos uma semana antes pra ficar tudo fresco na mente, e foi a melhor escolha q eu fiz, terminar o livro.
Depois veio minha ressaca literária, mas nada que eu me arrependa, eu recomendo que todos leiam.

Margô 22/07/2020minha estante
Boa resenha. Eu não tinha intenção nenhuma de ler IT, mas agora, já é uma possibilidade!

Margô 22/07/2020minha estante
Nossa, concordo plenamente com você.( detalhes e mais detalhes). É algo tacanho e inútil...eu senti o mesmo estranhamento quando li "O Pintassilgo"... São três páginas descrevendo um escombro... Paciência!

Margô 22/07/2020minha estante
Desculpa aí gente, as interrogações, foi por falta de atenção no teclar...

Marina 24/08/2020minha estante
tô lendo agora e odiando... mas passei a ver com outros olhos depois que li a sua resenha. yay amei

Diana 26/08/2020minha estante
Amei a resenha, estou terminando o livro agora e é exatamente assim que me sinto!

Guilherme.Santos 18/10/2020minha estante
Estou lendo esse livro e é viciante...

Ana 26/01/2021minha estante
Excelente comentário para um excelente livro!

Quel 16/04/2021minha estante
Estou lendo e simplesmente fiquei maravilhada ,nunca assisti aos filmes ,mas o livro depois que eu decidi que queria ler não consigo largar.

Adorável leitura 05/05/2021minha estante
Uau uma resenha e tanto hein, oxente foi espetacular

samuraisana 25/05/2021minha estante

Sombra 20/09/2021minha estante
Como faz pra lê? Ksksksk não tô conseguindo

JAssica 05/10/2021minha estante
Óptimo resenha.Sinceramente,essa história aterrorizante, deixou-me ?. Primeiro ví o filme,imagina só quando leio fico com mais medo,porque as imagens vêm todas ao mesmo tempo,o cenário e tudo,é verdadeiramente aterrorizante e bom?...

Lavinny.Oliveira 24/10/2021minha estante
Alguém sabe como faz pra lê ?

Michael.Martins 02/11/2021minha estante
O melhor livro de terror que já li, realmente é a obra prima de terror, It não se trata só de um palhaço assassino, mas pra isso tem que ler pra saber?

PauloLeal 05/11/2021minha estante
Adorei a analogia com a montanha. Pois é, estou me preparando para subir a montanha, treinando em menores altitudes?

Alison 26/12/2021minha estante
Incrivelmente maravilhoso, amo esse gênero, e esse livro é um bomba de sentimentos; casos e acasos. Stephen King sendo Stephen King ; )

loemia 14/01/2022minha estante
Ótima resenha!!!

Kamila 23/08/2022minha estante
Comecei a leitura, achei chata ia parar, mas vc me conheceu a continuar

Murilo 24/08/2022minha estante
Como le?

Camily 26/08/2022minha estante
Como faz pra ler? Acabei de baixar o app

beatriz 17/09/2022minha estante
o gore é muito bom, eu acho que poderia ser mais gráfico, mas ainda é bom (sou psicopata)

Laura 20/09/2022minha estante
Como ler

Mari.Alexandre 02/10/2022minha estante
Alguém sabe como que faz pra ler eu não tô conseguindo ksksks

Murilo 09/10/2022minha estante
Como que faz para ler este livro não consigo ler ele

Fabio 08/11/2022minha estante
Pirralho????????

Kamylla 07/12/2022minha estante
Como faço pra ler

Jhulia 16/12/2022minha estante
Como que faz pra ler aqui gente

hscardigan 13/01/2023minha estante
nossa moço, eu nunca tive vontade de ler esse livro pois tenho medo de livros de terror mas a sua resenha está completamente incrível, fiquei até com vontade de ler por causa dela

Tefy ,Ester 11/02/2023minha estante
Vdd

Tefy ,Ester 11/02/2023minha estante
Vdd

paz silva 23/04/2023minha estante
eu não sei como ler o livro eu não consigo acessar a história

Mariana113 24/04/2023minha estante
Como q ler

Priscila 08/08/2023minha estante
Meu irmão compro pra mim quando ele tava em Portugal (o primeiro e o segundo livro) porque eu pedi pra ele dar uma olhada em uns livros que tava querendo. Nunca mais kkkkk não sei se é porque gosto de livro de romance e esse obviamente não é mas tou com medo que ele tenha me dado ressaca literária.

Tigs 28/09/2023minha estante
Um dos poucos livros de Stephen King que eu nunca li, mas sou louco para ler.

Fabio.Donhauser 03/01/2024minha estante
Como que leeeeee essa merda

vichy_mahrie 13/02/2024minha estante
Tenho muita vontade de lerrrrr dizem q é mais assustador q o filme em si

Priscila 13/02/2024minha estante
Pra quem perguntando como ler: esse app não é pra ler, é pra marcar o que você ler. ?

Craotchky 23/11/2015

🎈 A Coisa 🎈
"George esticou a mão.
O palhaço agarrou seu braço.
E George viu o rosto do palhaço mudar."

Começo lamentando que essa resenha tenha ficado tão técnica. Também não gostei dela.
Não se assuste com a grande quantidade de páginas deste volume. Uma prima minha, quando viu o livro, comentou: “Eu não tenho tempo”. Talvez ela esteja perdendo este mesmo tempo ao não ler este livro. Tudo bem que ela não seja uma grande leitora... A obra não é maçante; apesar da extensão, a narração possui ritmo constante, o que proporciona fluidez.

"Mas é de fé que os monstros vivem, não é?"

O livro, de certa maneira, é muito bem organizado, com uma introdução marcante, seguida de uma detalhada apresentação das principais personagens, inclusive Derry. Me parece que as primeiras 165 páginas constituem apenas um longo prólogo; uma espécie de iniciação, introdução. Além disso, Steve se utiliza de flashback's ao longo de toda a história.

As personagens são excepcionalmente bem-criadas e desenvolvidas, cada qual com suas características, seus maneirismos, sua personalidade e, sobretudo, cada uma com seu medo particular. Contudo, uma das melhores personagens é Derry. A cidade é cheia de particularidades e acontecimentos marcantes no seu passado. Como escreveu meu amigo Augusto de Sousa em sua resenha de It: "Os cenários de King são... vivos." Sem titubear, Derry é essencial para a ambientação e desenvolvimento da trama.

"O quanto de nós ficou aqui? O quanto de nós nunca saiu dos canos e esgotos onde a Coisa vivia...e onde a Coisa se alimentava? Foi por isso que esquecemos? Porque parte de cada um de nós nunca teve futuro, nunca cresceu, nunca saiu de Derry? É por isso?"

O final, para variar, não fica à altura do resto. As últimas 150 páginas são alucinantes, frenéticas. Porém, achei que a parte que remete a Coisa, ao monstro, bem ruim. Um ser tão temido, tão apavorante, ser combatido daquela forma tão banal. Todavia, o lado humano é estupendo, como Steve sempre é no que se refere a isso. Mas o que a menina Beverly faz para unir todos no fim? O que foi aquilo? Não consegui achar justificativas para aquela cena...

Considero a parte 6 do epílogo, na página 1099, uma das mais belas páginas que já li. Fecha tão bem o livro, completa o ciclo, finaliza tão bem a história... Fiquei com a sensação de que essa parte, bem como a parte 8, logo a frente, viessem do próprio Stephen king.

(Steve nasceu em 1947, portanto, em 1958 ele tinha 11 anos, mesma idade da maioria dos personagens no livro)

CURIOSIDADES: Vale notar algumas referências claras a outros livros dele. Na página 252 é mencionada a prisão estadual de Shawshank.... Logo no início da página 924 podemos ler a descrição de um Plymouth Fury 1958 vermelho e branco! Eu o conheço também como Christine... Um pouco mais adiante, na página 928, nos deparamos com o número do quarto do hotel em que Richie Tozier está hospedado: 217. Ora, se não é a mesma numeração do obscuro quarto no famoso hotel Overlook! A Roda e a Tartaruga da Torre também são citadas várias vezes e no fim, têm papel importante.

"O círculo se fecha, a roda gira e isso é tudo que há."

O livro, como não poderia deixar de ser, é extremamente minucioso e bem escrito.Claro que, como a maioria dos trabalhos de Steve, tem também aqueles momentos prolixos. Apesar dos vários elogios que fiz, acho demasiado exagero ser chamado de A obra prima do medo; nem mesmo achei o melhor dele, mas um dos melhores. Porém, EM TERMOS DE TERROR, colocaria O cemitério, O iluminado e até (sinta-se livre para me acusar de insanidade) Carrie na frente. Ah, pode apostar seu coro nisso.

Eu jurei, eu esqueci, eu voltei, eu lembrei, eu corri, e eu também venci o diabo.

"Todo o resto é escuridão."

🤡
Maicon 23/11/2015minha estante
Ótima resenha!

Nadjini 25/11/2015minha estante
Precisei vir aqui ler sua opnião hahahahahah
Aquela cena me deixou mais chocada que o livro todo e nunca vi ninguém falando muito dela. Feliz por não ser a única que achou desnecessária.

Juliana 07/12/2015minha estante
Achei muito boa sua resenha.
Também fiquei meio incomodada com aquela cena da Bev... quer dizer, não sei se incomodada é bem o termo, a verdade é que eu não entendi bem o propósito daquilo. Entendo que eles precisassem de algo que criasse uma laço forte entre eles, mas ainda assim... não sei, achei que poderia ter acontecido de outra forma.

Craotchky 08/12/2015minha estante
Sim, exatamente. Também não consegui entender o objetivo. A meu ver, com 11 e 12 anos, e principalmente na década de 50, eles devem ser considerados crianças. Sendo assim, nem deveria ter passado pela mente deles algo do gênero. E a forma que aconteceu, num momento nem um pouco adequado, e ainda de um jeito nada natural....

Juliana 08/12/2015minha estante
Sim Felipe, não aconteceu de forma natural, e eu ainda não tinha pensando pelo lado que era na década de 50, então parece que fica mais fora de contexto ainda... Enfim, pra mim esse foi o único "problema" do livro, do resto não tenho do que reclamar, gostei do começo ao fim.

Caroline.Demantova 14/06/2016minha estante
Amei este livro! Li há muito tempo, portanto, há alguns fatos que não me recordo, mas o que me chamou a atenção foi que a explicação dada para o que era "a coisa" foi decepcionante. Mas de resto o livro é muito bom, vale a pena ler, estou pensando em reler, mas também considero que possui passagens muito descritivas, que às vezes cansam.

Craotchky 15/06/2016minha estante
Sim Caroline, "A Coisa" em si foi meio decepcionante, mas não o suficiente para apagar o brilhantismo do resto da obra.

Mandark 04/08/2016minha estante
Excelente resenha... Me reacendeu a vontade de voltar a leitura desse livro, agora na edição nova... Eu comecei numa antiga, mas tive que devolver o livro... e Nunca mais recomecei... Vou começar de novo.

Craotchky 05/08/2016minha estante
Obrigado André! Eu, particularmente, não gosto dessa resenha, prefiro as da Torre, por exemplo. No entanto, fico feliz que ela tenha lhe motivado a recomeçar o livro; vai em frente, vale a pena, é uma experiência e tanto, quem sabe você não se organiza para ler no mês do horror que se aproxima! Eu me programei e vou dedicar outubro ao livro Dança da morte!

Mandark 05/08/2016minha estante
Excelente sugestão!! Vou fazer isso mesmo!! Dedicar o mês de outubro pra essa resenha. Quando estiver mais avançado na leitura da torre (li só até o terceiro) eu venho ler suas resenhas novamente com calma pra comparar minhas impressões.

Pedro.Luna 21/09/2016minha estante
Olá, quanto a chocante cena da Bev, eu sempre entendi que a intenção dela era de transformar todos eles, crianças, em adultos. O fim do livro não me agradou completamente, mas sou graduado em SK e isso é muito comum em seus livros, então relaxei. kkk. Abraço.

Pedro.Luna 21/09/2016minha estante
Transformar crianças em adultos no sentido de tirar deles certa inocência. Cena bizarra, mas bem simbólica.

Craotchky 21/09/2016minha estante
Olá Pedro. Sua interpretação da cena é muito boa e significativa para o que estava por vir nas páginas subsequentes. Espero que esta tenha sido mesmo a intenção. E já tenho muita experiência com o autor e sei que os finais costumam ficar abaixo do restante. Aliás hoje é aniversário dele, 69 anos. Abraço.

Luciano 08/11/2016minha estante
Uau uau uau ! Cara você despertou em mim o desejo de escrever resenhas melhores, sim pois as que escrevi até hoje são medíocres , lerei mais sobre o assunto e em breve voltarei aqui para agradece lo ! Abraços.

Craotchky 08/11/2016minha estante
Ah é? Pois é, esta resenha é a que mais repercussão deu mas eu até hoje não gosto muito, acho que ficou por demais técnica. Prefiro as que ficam mais pessoais. De qualquer forma obrigado pela mensagem, é ótimo ver que há quem goste, abraço.

Junior.Stornelli 11/11/2016minha estante
Terminei a leitura desse livro ontem e ainda estou um pouco entorpecido. kkk A cena da Bev no final gerou debate aqui. Ainda bem, pois eu fiquei muito chocado com a cena e acreditando ser completamente desnecessária. Depois de ler o comentário acima sobre ela "transformar eles em adulto, tirando o resto de inocência", consigo entender melhor. também espero que tenha sido o objetivo ali. rs Sua resenho ficou ótima e a explicação de como a Coisa surgiu gera um certo desapontamento, mas ainda assim, a última forma física dela me deixou de cabelo em pé. O final me pareceu tão triste e ao mesmo tempo "um mal necessário". Esse livro foi uma experiência incrível na minha vida de leitor.

Craotchky 11/11/2016minha estante
Realmente esqueci de mencionar que, além do livro amadurecer, o leitor amadurece durante a leitura. Ler It é uma grande experiência; ao final me senti um leitor mais completo.

Phelipe Guilherme Maciel 06/03/2017minha estante
Excelente resenha, gosto de ver resenhas assim: cheias de curiosidades, com várias frases do livro embasando o pensamento, e concordo com tudo o que foi escrito. Eu dei 4,5 estrelas. Custei a acreditar que li as páginas de Beverly que são injustificáveis. Não apenas isso, também não achei criativo a forma que foi dada à coisa e a batalha em si que acabou por vencê-la. Esperava maior afinco dos laços de amizade na batalha de 1958, esperava maior entrega das 7 crianças, esperava que cada uma delas tivesse que enfrentar a Coisa novamente com seus medos, embaralhando a mente da Coisa, pensei que ele usaria o fato da coisa assumir seus medos para confundi-la, algo mais criativo, não sei. A batalha de 1985 tomou um pouco do rumo que eu achei que tomaria, com sacrifício humano, uma vez que a inocência da infância já não existiria mais, o que aconteceu com Stan logo nas primeiras páginas e com Eddie já no final, esperava ver um pouco mais disso na batalha de 1985. Fiquei tentado a dar 5 stars, mas agora que descobri essa função de meia estrela, vou tentar diminuir bastante os livros 5 stars na minha biblioteca e resolvi deixar esse por enquanto como 4,5. Os interlúdios de Mike são sensacionais, e os últimos deixam um sabor amargo na boca. Quase uma reflexão existencialista, enquanto Mike escreve sobre nossa mundanidade, a eminência da velhice e da morte... o esquecimento.... É um belíssimo livro. O deixo abaixo apenas de "O Cemitério", considerando o que Stephen realmente fez do gênero Terror.

joyce.p.pilgrim 25/09/2017minha estante
Gostei da sua resenha e concordo com o que você e o pessoal aqui disse... To chocada com aquela cena da Bev até agora, ainda bem que esqueceram aquilo na adaptação cinematográfica de 2017, que por sinal na minha opinião, é bem fiel ao livro a química entre os atores, a construção da história, como enxugaram a história dessa bíblia de terror em quase duas horas de filme mantendo a essência dos personagens... Eu adoraria continuar comentando o filme mas aqui vou ficar apenas no livro.
Pontos positivos:
1 Personagens- são brilhantes e cativantes, tão identificáveis que tornam a leitura estimulante e fazem você se sentir como parte dos Loser's Club.
2 A escrita do King e incrível, ele consegue te envolver com a narrativa e faz você se sentir parte da história de Derry, fiquei cada vez mais intrigada com essa cidadezinha pacata a cada interlúdio.
E falando nela nunca li sobre nada parecido com Derry, tão assustadora e misteriosa e tão terrível... Nesse ponto a habilidade descritiva de King muito bem executada.
3 O livro tem uma bela mensagem sobre amizade, esperança, fé, entre outros conceito mais profundos e sutis que são apresentados de forma diferente, dependendo da interpretação daquele que lê.
Pontos negativos: Nem preciso falar da cena da Bev e dos meninos...
1 Descrição por vezes exagerada dos acontecimentos aterrorizantes e "corriqueiros" do passado de Derry... muitas vezes tornaram a leitura cansativa para mim e é um pouco desinteressante, porque não pareciam se encaixar tão bem com restante da história ( no que dizia respeito aos perdedores e aos personagens secundários). Apenas acho que o King conseguiria manter tudo o que a de bom na obra de nao se empolgasse tanto com a descrição excessiva de algumas acontecimentos... Só considero um ponto negativo porque interditou na velocidade da leitura e interesse pela leitura.
2- O final da parte das crianças com o ritual de Chüd também poderia ter sido melhor, com uma participação mais ativa de todas as crianças lutando contra a "Coisa" que no final foi um pouco decepcionante mesmo, como disseram aqui nos comentários tbm... Eu esperava uma descrição que gelasse meu sangue e me deixasse de queixo caído e ao mesmo tempo o tipo de coisa que crianças unidas com fé em si mesmas e enfrentando seus medos mais profundos pudessem derrotar.
De modo geral amei o livro e certamente lerei outras Obras do King, essa é com certeza apenas a primeira, de muitas que lerei num futuro próximo.

Craotchky 27/09/2017minha estante
Querida Joyce,
Também gostei bastante da nova adaptação e até mesmo o próprio King gostou! Fizeram um bom trabalho. Quanto aos seus apontamentos: concordo com todos os pontos positivos que você indicou e só discordo de um dos negativos, os interlúdios, as partes dedicadas exclusivamente ao desenvolvimento da cidade de Derry. Acho que eles (os interlúdios) enriquecem a história. Derry aparece em vários livros do autor. Daqui uns cinco dias vou começar o livro Insônia e, pelo que li na sinopse, ele se passa também em Derry. Coragem sua começar com It. Boa sorte com suas próximas leituras dele.

aafantis 05/08/2018minha estante
Obrigada por compartilhar as curiosidades, não havia me atentado a elas no momento em que li. Abraços!

Craotchky 06/08/2018minha estante
Olá Pat, eu que agradeço sua gratidão. Esses detalhes são bem bacanas quanto as leituras do autor faz referências às suas outras obras em muitos livros. Vários personagens aparecem em mais de um livro. Pena é que quando estamos começando nele não é possível perceber essas referências. Só fico imaginando o quanto devo ter perdido nas primeiras leituras quanto ainda pouco conhecia do universo King...

Valeria 19/09/2018minha estante
Concordo plenamente com você! Um ser tão malevolo, tão poderoso ser uma aranha????? E a cena da Bev com os meninos achei totalmente fora do contexto. Nem é desnecessária, forçada mesmo! Tanto que me decepcionou com a obra. Se não fosse por isto seria um clássico obrigatório na estante

Craotchky 21/09/2018minha estante
Olá Valeria. Agora já faz quase 3 anos desde que li o livro. Hoje tenho 48 livros de Steve lidos. Ainda daria cinco estrelas para It, pois acho que é um dos melhores dele e o meu preferido. A ambientação é maravilhosamente rica em detalhes e o desenvolvimento dos personagens é estupendo. O que ele alcançou em It, nestes dois aspectos, ele jamais alcançou em outro livro. Claro que é só minha opinião particular. Ele cometeu alguns deslizes mas faz parte. Acho que sou mais compreensível hoje...

Joylande 21/01/2019minha estante
Suas resenhas são tão incríveis!
Quando crescer quero ser que nem você (aquelas né)

Craotchky 24/01/2019minha estante
Olá Joyce! Obrigado pelo enorme elogio! Que elogio gostoso de ver: "Quando crescer quero ser que nem você" hahahahaha, muito obrigado mesmo. Gosto mais de outras resenhas do que desta pois ela não é impulsiva, não há nela muita paixão. Um dia desses terei que reler o livro pois, na minha opinião, é o melhor do autor. Ainda hoje acho a construção e desenvolvimento de personagens, bem como do ambiente, os grandes trunfos de It.

Lya 19/04/2021

espetacular!
como falar sobre it? acima de tudo fala sobre amizade, poderia escrever um livro só faltando das emoções, de tudo que senti, apesar de milhões de defeitos (prefiro acreditar que aquela cena com a bev não aconteceu), eu reconheço a grandiosidade da obra, o quão magnífica é, os últimos dois capítulos são obras de arte, o universo em si, muito bem construídos, personagens cativantes, reflexões, uma história fantástica, não recomendo para qualquer pessoa, por causa dos milhões de gatilhos, eu amei esse livro, valeu a pena, um dos melhores livros que já li.

"Estamos sendo levados para alguma coisa. Sendo escolhidos."

"Vá embora e tente continuar a sorrir. Ouça um pouco de rock-and-roll no rádio e vá em direção a toda vida que existe com toda a coragem que você consegue reunir e toda a crença que tem. Seja verdadeiro, seja corajoso, enfrente. Todo o resto é escuridão."

"Não dá pra tomar cuidado em um skate."

"Não se pode enganar os amigos. Não as pessoas que te amam."

"O mundo deve estar virando o próprio inferno."

"Ninguém consegue viver uma vida normal sem ter alguns pesadelos."

"Talvez não seja tão boa ideia olhar para trás, todas as histórias dizem isso."

"Talvez no final seja a voz que conta a história que importa mais do que as próprias história."

"Um caminho leva a outro."

"Você não é capaz de justificar, então deixa pra lá."

"Talvez meu lar seja o lugar pra onde tenho que ir hoje. O lar é o local onde, quando você vai pra lá, tem que finalmente encarar a coisa no escuro."
DutraBR98 19/04/2021minha estante
Aaaaa me deixou curioso, vou ter que adicionar a minha lista

Lya 19/04/2021minha estante
leia, muito bom

Jr. 20/04/2021minha estante
Perfeito! (tive a mesma reação com aquela parte)

Lya 20/04/2021minha estante
jr, melhor pensar que não aconteceu, ao invés daquilo, cada um deu um abraço no eddie e de repente ele sabia para onde ir

Jr. 21/04/2021minha estante
Desse jeito ficaria melhor. Tinha tantas formas melhores pra fazer aquilo. Não é como se fosse algo essencial.

Lya 21/04/2021minha estante
exatamente, não sei como a editora não pensou " hummm colocar sexo entre crianças talvez não seja uma boa ideia" mas naooo tinha que deixar la

Jr. 21/04/2021minha estante
E tipo eu já li diversos comentários e resenhas sobre o livro e nunca isso tinha sido citado (nessas que li). É como se fosse combinado "tá bom, vamos todos esquecer essa parte"

Lya 21/04/2021minha estante
faz sentido mas não possui lógica

Pierre.Oacks 22/04/2021minha estante
Melhor livro da vida, não lembro da Bev transar enquanto criança.

DutraBR98 22/04/2021minha estante
Nos livros de Sthepen King sempre tem uma parte que se deseja que fosse diferente

DutraBR98 22/04/2021minha estante
No livro o Cemitério, quando Cage morre tem uma parte que parece que tudo foi um sonho e que ele ta vivo cresce e tem uma vida, mas infelizmente é mentira

DutraBR98 22/04/2021minha estante
No livro Carrie, acho que é o livro todo.

DutraBR98 22/04/2021minha estante
O instituto se me lembro bem, tem uma morte que... Digamos que não deveria....

DutraBR98 22/04/2021minha estante
No livro desespero tem um personagem que começa como um grande *** e depois se torna suportável e dps querido, mas infelizmente....

DutraBR98 22/04/2021minha estante
Mas o pior nisso é Trocas macabras ? ele não teve dó

Jr. 22/04/2021minha estante
Haja spoiler alert

Lya 22/04/2021minha estante
hitler e o chifrudinho esperam vc de braços abertos, meu deus quanto spoiler

DutraBR98 23/04/2021minha estante
? eu tentei ser extremamente vago ? e até tu ler eles já vai ter esquecido esse comentário ?

Jr. 23/04/2021minha estante
O pior é que quando eu estiver lendo eu vou chegar em uma parte e pensar " bah, não é esse personagem que me disseram que vai morrer?"

DutraBR98 23/04/2021minha estante
É um livro do King, morrer sempre é uma possibilidade ?

Lya 23/04/2021minha estante
KKKKKKKKKKK AVA

Lya 24/04/2021minha estante
eu sou assim, lembro dos spoilers todos

Jr. 24/04/2021minha estante
Sim, posso até esquecer por um tempo, mas quando começa a ler eu lembro de tudo

DutraBR98 24/04/2021minha estante
? sendo assim, desculpa ?

Fernando Lafaiete 08/09/2017

IT: A Coisa: A grande obra-prima "imperfeita" do terror!

Ler “IT: A Coisa” foi uma experiência única e mais do que prazerosa. Sem sombras de dúvidas este livro é uma das melhores histórias que já li. Tanto no quesito técnico de escrita quanto no quesito ligação emocional que eu tive com os personagens. Esta obra não é considerada a grande Obra prima do medo à toa. O livro é tão imersivo que as 1.103 páginas voam. E quando eu terminei de lê-lo, senti um vazio gigantesco.

[O motivo de eu não estar dando 5 estrelas será explicado no final desta resenha em uma parte com spoiler. Não se preocupem, avisarei antes desta parte iniciar.]

***Mas qual a história do livro?***

Assim como alguns outros livros do autor, IT irá se passar na cidade fictícia de Derry, na região de Maine. É nesta pacata cidade que crianças começam a sumir e dias depois seus corpos são encontrados mutilados. Durante estes eventos, 7 crianças acabam tendo contato com uma força sobrenatural, mas por sorte ou não acabam sobrevivendo.

Estas crianças são Bill (O garoto traumatizado), Bev (a garota abusada emocionalmente pelo próprio pai), Ben (O garoto gordo que sofre bullying na escola), Richie (O engraçadinho da turma), Mike (O garoto que é perseguido por ser negro), Eddie (o Garoto doente) e Stan (o judeu da turma). Estas crianças acabam se unindo contra esta força maligna que assombra a cidade que moram.

Este famoso ser maligno da literatura é Pennywise, um palhaço que atraí e muitas vezes se alimenta de suas próprias vítimas. Ele não é apenas um palhaço assassino, ele é uma criatura que assume a forma de nossos piores medos.

Durante a leitura fui surpreendido por perceber que apesar de ser considerada a grande obra prima do medo, IT é muito mais um livro sobre amizade do que uma história de terror.

A amizade que se forma entre os protagonistas é sensacional e possui muito amor e confiança envolvidos. Estas relações são magnificas e muito bem exploradas na narrativa. King prova que com fé e união tudo pode ser superado. A maneira que ele vai apresentando e desenvolvendo os personagens é de deixar qualquer pessoa de queixo caído. Este é o típico livro que pode e merece ser considerado uma das perfeições narrativas da literatura internacional. São muitos personagens, mas nenhum é desenvolvido de maneira rasa ou insatisfatória.

O livro possui sim alguns momentos bem tensos, mas em minha opinião, o terror é apenas um detalhe e é facilmente superado pelo amor e amizade apresentados por Stephen King.

Os personagens coadjuvantes são muitas vezes mais assustadores do que o próprio palhaço. King além de mostrar a união dos personagens centrais; também irá falar e mostrar até aonde a crueldade do ser humano pode chegar. Alguns personagens são tão ruins que cheguei a sentir ódio, asco e medo de muitos deles.

“It: A coisa” é um livro sobre preconceitos, crueldade, amizade, amor, confiança e superação de traumas e medos.

***Nota de referências:***

A amizade apresentada e o clima da história me lembraram bastante a série Stranger Things e o livro/filme Os Goonies. Aliás, preciso reforçar que existem coisas e situações extremamente semelhantes entre a série supracitada e a obra de King. Sobre a amizade da história, eu nem sei qual eu amo mais, se a amizade aqui encontrada, ou se a amizade de Stranger Things ou de Harry Potter. Queria muito fazer parte do clube dos ótarios. O clube formado pelos personagens de King.

***O terror de IT e de outros clássicos do gênero:***

Como citei anteriormente, It não me soou assim tanto como um livro de terror pesado e angustiante. Se comparado com outros livros do autor, Misery e Escuridão Total sem Estrelas me causaram mais incômodo neste aspecto.

Eu embarquei na leitura esperando encontrar um livro que fosse me deixar arrepiado e com muito medo. Mas eu me diverti muito lendo e cheguei a rir em diversos momentos. Claro que pra quem tem fobia de palhaços, o impactado será muito maior.

Achei o clima de terror do livro parecido com o clima de “O exorcista”. O clássico de William Peter Blatty também passa um clima de tensão, mas não chega a assustar. Pelo menos foi o que ocorreu comigo.

No aspecto terror, eu ainda acho “O bebê de Rosemary” muito mais assustador. Quando terminei de ler o clássico de Ira Levin, senti uma energia negativa. O livro é desenvolvido e termina de maneira tão estranha que cheguei a ficar arrepiado e assustado durante a leitura. Algo que não aconteceu com IT.

Ainda assim, a história de King é superior se formos avaliar a obra como um todo. Isso é inegável!!

***King, Bram Stoker e Charles Dickens***

Pra quem deseja ler este livro, devo mais uma vez reforçar que o rei do terror é extremamente prolixo. Neste livro sua prolixidade está no auge. Stephen King tem uma escrita muito parecida com a escrita de Bram Stoker em Drácula. Ele desenvolve a história de maneira lenta e vai apresentando os personagens tranquilamente. A construção do suspense e os acontecimentos vão sendo desenvolvidos sem demonstrar um pingo de pressa.

Ele é detalhista e descrições não faltam. King também já afirmou em algumas entrevistas e também no livro “Sobre a escrita” que Charles Dickens e o seu grande clássico David Copperfield serviram de inspiração para a criação e desenvolvimento dos personagens e da história de IT.

De fato, a quantidade de personagens e a maneira que a história se desenvolve realmente lembra a escrita do maior escritor da literatura inglesa.

It é o livro mais Dickensiano de King. Stephen King afirma que Charles Dickens é o William Shakespeare dos romances. E eu afirmo que King é o Dickens do terror!

***O estilo narrativo***

Stephen King apresenta um texto que brinca muito com a linha temporal da história. Acompanhamos os personagens ainda crianças em 1958 e em 1985, 27 anos depois. A narrativa intercala entre passado e presente. Quase no final do livro o autor brinca com este aspecto da história e vai intercalando de maneira genial o passado e o presente de maneira simultânea. Os capítulos se ligam de um jeito que nunca vi em nenhum outro livro. Fantástico!

***Curiosidades sobre a Obra***

1 – No filme Donnnie Darko, a mãe do personagem principal é vista durante uma cena lendo uma versão do livro IT.

2 – King iniciou a escrita de IT em 1981, finalizou a obra em 1985 e a mesma foi publicada pela primeira vez em 1986.

3 – Durante as primeiras exibições da adaptação de 1990, algumas pessoas passaram alguns dias tendo pesadelos com palhaços.

4 – O livro IT tem uma ligação bem forte com a série A Torre Negra. Não posso dizer que ligação é essa porque seria um puta spoiler.

5 – Os protagonistas de IT aparecem em outras obras do autor.

6 – Durante o trabalho de Marketing da nova adaptação de IT (essa de 2017), as autoridades da Pensilvânia se mostraram extremamente preocupadas. Segundo relatórios da polícia, o filme está fazendo com que a criminalidade aumente. Sem contar que muitas pessoas vestidas de palhaços estão cometendo atos de agressões e vandalismo no país. O alerta na Pensilvânia é: “Fuja de qualquer pessoa vestida de palhaço. E não fique nas ruas depois de escurecer.”

7 – O livro IT finaliza e inicia o novo ciclo de Stephen King como escritor. Segundo críticos literários, depois deste livro, os que foram escritos posteriormente não possuem o mesmo estilo e nem o mesmo nível dos romances anteriores. (*Discordo desta afirmação. Pois Misery foi escrito depois e é um baita livro, não devendo nada para livros como O iluminado, Cujo etc...)

8 – O ator Jonathan Brandis que interpretou o personagem Bill na adaptação de 1990 se suicidou em 12 de Novembro de 2003 com 27 anos. A idade a qual o ator morreu assombra alguns fãs da obra. Pois é de 27 em 27 anos que Pennywise ressurge na história.

***Adaptações***

IT: 1990

A adaptação de 1990 é considerada até hoje um dos maiores clássicos do cinema e do terror. A atuação de Tim Curry como Pennywise é aclamada por fãs e críticos.

Assim que terminei de ler a obra, fui correndo assistir este famigerado filme. E o que eu achei?? Para uma adaptação dos anos 90 ela até que é bastante fiel. Mas o filme em si não me agradou.

Não gostei da escolha de elenco, não gostei das atuações e não gostei dos cortes realizados. Achei o enquadramento da câmera horrível. Muitas vezes o rosto dos atores é cortado e os closes são desnecessários.

A tão elogiada atuação de Tim Curry também não funcionou pra mim. Achei muito caricata e nem um pouco assustadora. O Pennywise do filme é engraçado e enquanto eu assistia, cheguei a rir todas as vezes que ele aparecia. Pra mim o palhaço assassino funcionou muito mais como alívio cômico do que um elemento de terror.

Tudo no filme é amenizado e isso faz com que ele passe longe de ser um bom filme. Claro que tudo isso tem a ver com a época que ele foi produzido. Mas devido a fama desta adaptação eu esperava bem mais da direção e das atuações. Nota: 7

Adaptação de 2017 – IT: A Coisa Parte I:

Não falarei muito aqui sobre esta adaptação atual. Mas posso afirmar que o filme é excelente. A escolha do elenco foi fenomenal e o filme é maravilhosamente bem dirigido. O filme possui alguns momentos cômicos que são muito bem inseridos e que causam um bom equilíbrio com as cenas de susto. Existem algumas mudanças em comparação com o livro, mas eu achei estas mudanças bem pertinentes e bem necessárias. Gostei muito deste filme e espero que a continuação seja tão boa quanto!

****************************************

Assim como grandes clássicos como “A Divina Comédia”, “David Copperfiel”, “Os miseráveis”, “O Sol é para todos” entre outros... IT é um livro que todo mundo deveria ler pelo menos uma vez na vida! Uma obra genial, muito bem escrita, com excelentes personagens e com excelentes temas abordados. Um livro que mostra que o amor e a fé das crianças é algo imensurável e que nunca devemos desistir de viver. Com Fé tudo pode ser vencido!

*************************************

***A PARTE ABAIXO CONTERÁ SPOILER. PRECISO COMENTAR SOBRE ALGO QUE ME INCOMODOU. MESMO DEPOIS DE TER PESQUISADO MUITO E LIDO UM ARTIGO MARAVILHOSO SOBRE A OBRA; NÃO MUDEI MINHA OPINIÃO SOBRE O QUE OCORRE NO FINAL! PRA QUEM NÃO LEU A OBRA, ACONSELHO A NÃO LER A PARTE ABAIXO***

***O que me incomodou?***

A cena de sexo entre a Berverly de 12 anos com seus outros 6 amigos no final do livro.

***Por que me incomodei?***

A Beverly é a única personagem feminina que tem espaço e peso dentro da narrativa. Arrumar uma solução sexual envolvendo a “única” mulher da história foi algo que não me agradou e o qual eu achei completamente desnecessário. Em minha opinião, tal momento me pareceu bem deslocado e destoou e muito de toda a narrativa do livro.

Li alguns artigos sobre o livro e alguns afirmam que tal cena é uma dos momentos mais bonitos da história. Segundo alguns críticos, o momento em que Beverly decide entregar sua virgindade a seus amigos com a intenção de reforçar o laço de amizade entre eles é o momento que prova que o sexo não deve ser visto como uma obrigação ou como algo doloroso para as mulheres. O sexo deve ser visto como algo bonito que deve ser compartilhado com quem você confia e ama. O momento da relação sexual entre os personagens é o momento que prova que a amizade entre os protagonistas é algo que está acima da compreensão de muitas pessoas. É também o momento que marca a passagem de menina para mulher de Beverly. O momento da perda da inocência da personagem.

Apesar destas afirmações, a maneira que eu fui educado, não me permite enxergar este momento como emocionante ou bonito. Não me senti confortável lendo tal cena e achei que King poderia ter arrumado uma solução para o problema que ele havia criado.

De qualquer maneira, este livro se tornou um dos meus livros favoritos da vida e até o presente momento é o meu livro favorito do King. Leitura mais que indicada!!
Ari Phanie 08/09/2017minha estante
Que resenha massa, Fernando. Parabéns. Adorei todas as curiosidades q tu citou. Eu amei esse livro; até pouco antes do final achei q seria um dos meus favoritos da vida. Mas assim como te incomodou a passagem q tu cita, a mim tbm incomodou demais. Cheguei até a ficar com raiva do King por ter manchado um pouco a experiência pra mim. N fui atrás de explicações sobre pq nada ia me fazer mudar de ideia sobre o fato de q era desnecessário. Mas como tu falou, é um livro tão genial que apesar disso, ele consegue marcar. Fiquei feliz de ter começado por ele.

Fernando Lafaiete 08/09/2017minha estante
Que bom que gostou Phanie. Eu amei este livro, mas mesmo fazendo milhões de pesquisas, eu também não engoli aquela determinada cena. Também fiquei bem irritado! E que bom que você gostou da resenha, ela deu trabalho (rsrs). Não ficou magnífica, mas eu gostei de escrevê-la! :)

Cley 08/09/2017minha estante
Acabei de vir do cinema e conferi a versão 2017. Lendo sua resenha meu deu vontade de ler o livro, mas 10 segundos depois a vontade passa justamente por causa da prolixidade do King. Fico extremamente incomodado com isso. Mas UM dia pretendo ler.

Fernando Lafaiete 08/09/2017minha estante
Leia Cleysson!! Este livro é simplesmente maravilhoso! Depois que nos acostumamos com a prolixidade de King, lê-lo se torna um processo mais que gratificante. Este livro é de fato uma obra-prima.

Michel 09/09/2017minha estante
Eu amei demais esse livro , também acho que aquela cena no final bem desnecessária , e quanto ao filme ? Gostei muito , dei mais risada do que levei susto kkk

Fernando Lafaiete 09/09/2017minha estante
Sobre o filme, somos dois; também ri muito Michel. Achei a adaptação sensacional! E será que existe alguém que tenha achado aquela bendita cena do livro necessária?? Achei completamente descartável!

Esdras 09/09/2017minha estante
Que resenha maravilhosa!!!
Fico muito feliz que gostou.
Esse é um dos meus livros favoritos da vida.
Já vi a adaptação atual e também achou maravilhosa.
Ainda bem que no filme eles "reforçam" os laços de amizade de uma outra forma(haha!), porque no livro AQUELA cena também me incomodou muito, foi desconfortante ao extremo.

Fernando Lafaiete 09/09/2017minha estante
Também amei o filme Esdras. E eu acho que o King viajou demais em inserir aquela cena no livro. Não me agradou em nada... Detestei!! Que bom que curtiu a resenha... :)

Lucas 12/09/2017minha estante
Engraçado que o King editou A Torre Negra e A Dança da Morte anos depois a fim de fazer alterações, mas nunca mexeu na 'tal' cena do It. Eu não lembro como eu reagi quando li. Mas apesar disso dei 5 estrelas (às vezes dou 3 pra livro que merecia 1 kkk ). It só fica atrás d'A Torre Negra, mas é com toda a certeza o meu 'standalone' favorito. Acho que você vai curtir Sob a Redoma, caso não tenha lido.

Fernando Lafaiete 12/09/2017minha estante
Então Lucas; ainda não li Sob a Redoma. Estou muito a fim de ler este, apesar de ter ouvido coisas bem ruins a respeito tanto do livro quanto da série. O livro com certeza eu lerei... Agora a série eu acho que não vou ver. E sobre a tal cena de IT eu acho que está mais do que na hora do King editar esta obra-prima e tirar este momento sem noção do livro.

Lucas 12/09/2017minha estante
Povo ama falar mal dos melhores livros do King pra você, hein? Não sei de onde tiram essas críticas, quando Sob a Redoma e também A Torre Negra possuem tanta crítica positiva em qualquer língua que tu busques. Eu acho que isso tem mais a ver com a popularidade do autor, afinal quanto mais fama você tem mais haters você ganha. LOL Sob a Redoma é de longe um dos melhores livros dele (e, suspeito - com toda a certeza kkk -, influenciado pelo conceito de O Senhor das Moscas).

Fernando Lafaiete 12/09/2017minha estante
Lucas, sobre a Torre Negra já ouvi muita gente dizer que a série só melhora a partir do 4° livro. Amigos meu que leram toda a série, me falaram que ler o 1° livro é uma tortura. Vou ler, até porque uma das minhas metas de vida é ler todos os livros do King. Mas diante de tanta crítica com esta série, vou iniciar a leitura sem expectativas. Espero me surpreender! PS. Sou um leitor complicado, pois sou muito crítico. :/

Lucas 12/09/2017minha estante
Enquanto eu já escuto que ela desanda um pouco a partir do livro 5, depois que o King passou a correr pra terminar devido ao acidente sofrido por ele. Livro 4 é o meu favorito, aliás.

Lucas 12/09/2017minha estante
Livro 1 é o mais faroeste. Eu sou fã de western, então isso deve ter pesado em relação ao primeiro. Meus amigos que também curtem filmes do gênero gostam muito do primeiro.

Fernando Lafaiete 12/09/2017minha estante
Tentarei ler o primeiro este ano. Vamos ver o que vou achar. Espero amar, pois estou bem a fim de comprar o box da série na Black Friday. :)

Lucas 12/09/2017minha estante
Se for o box nacional, procure fotos, pois se for o mesmo que tenho os livros não têm orelhas e as páginas são brancas.

Fernando Lafaiete 12/09/2017minha estante
Affffff!!!Muito obrigado pelo aviso. Livros com folhas brancas e sem orelhas eu quero distância!

Renato 13/09/2017minha estante
Fernando, cheguei a rir de algumas coisas que você colocou, porque é exatamente igual o que eu achei, até mesmo do filme, kkkkk. Também fiz uma resenha, inclusive antes de ler a sua, até ficou algumas coisas semelhantes, rsrs. Concordo plenamente sobre a cena polêmica, bem desnecessária. Inclusive, Setphen King concordou totalmente de não terem a colocado no filme, pois se fosse hoje ele não escreveria isso na história. Espero também que a continuação do filme seja tão bom quanto a primeira, que pra mim foi impecável.

Fernando Lafaiete 15/09/2017minha estante
Muito obrigado pelo comentário Renato... Irei ler sua resenha também. Se não fosse por esta cena eu teria dado 5 estrelas. Infelizmente eu não consegui relevar como muitos leitores conseguiram. :/

Helder 19/09/2017minha estante
Terminei de ler ontem e dei 4,5 estrelas, exatamente pela cena da Bev e os meninos. Tb não curti muito aquela tartaruga. Gostei mais do final do filme do que do final do livro. King deveria agradecer aos roteiristas por terem melhorado sua ideia. Achei a cena de Bev um desrespeito a personagem e fiquei pensando: Será que sou careta? Acho que não. Muito melhor o beijo na boca do Ben na Bev no filme. Como eu gostava daquele gordinho! Mas mesmo com o fim absurdo, foi um dos melhores livros que li na vida.

Fernando Lafaiete 20/09/2017minha estante
Então Helder... Se prepara, a tartaruga dará as caras no próximo filme. Eu gostei da ideia, mas foi bem surreal (até demais! rsrs). Aquela cena da Beverly eu ainda não consegui entender onde o King estava com a cabeça para escrevê-la. Ainda assim, este também é um dos melhores livros que já li na vida!

Juninho 21/07/2017minha estante
que coisa hein

@sopensoemler 21/07/2017minha estante
Juninho vc leu ou pretende ler?

Juninho 21/07/2017minha estante
pretendo sim, eu vi a resenha e fiquei muito impressionado , e você está gostando?

@sopensoemler 22/07/2017minha estante
Não gostei ?

Juninho 22/07/2017minha estante
massante neh mo calhamaço kkkkk , quero ler o cemitério ....

Marcos.Medeiros 24/07/2017minha estante
100% desnecessário colocar crianças de 12 anos pra fazer um gangbang nas profundezas da cidade.

@sopensoemler 26/07/2017minha estante
totalmente..... me irritei mt...

Luciana 26/07/2017minha estante
Eu estou lendo, página 79 ainda, achando meio chatinho.... sem falar que é praticamente malhar o braço para ler esse livro, pesado demais!

@sopensoemler 29/07/2017minha estante
Luetuca ... mt pesado... mas continua... quem sabe vc gosta da leitura....

Luciana 29/07/2017minha estante
Mesmo que seja ruim, só vou formar opinião ao acabar! Tô pela página 160 e começou a me prender um pouco, ainda bem!

@sopensoemler 29/07/2017minha estante
Boa leitura

Natha 04/08/2017minha estante
Teria dado 5 estrelas até o momento em que cheguei nessa cena! Me bateu um ranço tão forte que terminei o livro voando só pra não ter que ler mais. Absurdo, machista e desnecessário. O único papel da Beverly durante o livro foi ser tão sexualizada a ponto de sofrer diversos estupros e ainda ter que transar (aos 12 anos! doze! não tinha experienciado nem a menarca ainda!) com TODOS os 6 meninos nos esgotos! E ainda sem nenhum motivo válido! Qualquer outro ?método? poderia ter sido usado pra unir a ligação das crianças novamente, sexo era total e completamente desnecessario e sinto que só foi adicionado para vender o livro a homens, infelizmente.
Meu quarto livro do Stephen King e nunca imaginei que fosse me decepcionar tanto com uma cena, ainda mais se parar pra perceber que ela foi toda pensada por um homem adulto. Não me desceu.

Juninho 04/08/2017minha estante
"eu acho " que o Stephen King, quis recriar de uma maneira simbólica, do mal PENNYWISE , querendo ou não o livro que ele escreveu foi baseado em uma historia real , de um palhaço que estuprava meninos e os matava... acho que ele quis deixar isso presente no livro , de maneira desnecessária ....

@sopensoemler 05/08/2017minha estante
Natha eu tb terminei de ler ratinho depois desta parte

@sopensoemler 05/08/2017minha estante
Natha eu tb corri c a leitura .... me irritei profundamente

skuser02844 28/08/2017minha estante
Algumas das "soluções" ao final foram terríveis!

@sopensoemler 28/08/2017minha estante
Sim Elizabeth... não consigo entender a necessidade "daquilo", poxa estamos falando de King.... ahhh desnecessário

Biah Beccari 04/06/2017minha estante
Minha frase favorita, ele soca postes de montão e insiste que vê assombração!

Wenn - Ddlynghtshd 04/06/2017minha estante
Foi a que eu mais gostei também, essa e a recorrente do Bill

"Você m-matou meu i-i-irmao, seu filho da puta"

Biah Beccari 05/06/2017minha estante
Big Bill é o melhor

Anna 06/06/2017minha estante
Caramba, que resenha espetacular! Ainda estou na página 333 e lendo isso fico louca pro tempo esticar pra chegar no ápice do livro. Estou degustando cada página, apesar da ansiedade de chegar ao fim da história não quero que ela acabe.

Wenn - Ddlynghtshd 06/06/2017minha estante
Esse livro é muito impressionante, cada página vale a pena. Não tem decepção.

Dalila.Rodrigues 23/06/2017minha estante
undefined

Thammy 22/07/2017minha estante
Na versão que eu li é: ele soca os pulsos sobre os postes, insistindo em ver fantasmas como hostes. Mas de fato, é uma frase muito marcante.

Wenn - Ddlynghtshd 22/07/2017minha estante
Nossa sério? Eu queria ver em inglês como deve ser.

Thammy 23/07/2017minha estante
Fato. Também fiquei curiosa. A edição que eu li foi a da objetiva com aquela assustadora. Não a do palhaço

Thammy 23/07/2017minha estante
Ops com aquela capa assustadora

Wenn - Ddlynghtshd 23/07/2017minha estante
Depois que vc falou eu fui procurar, mas não tive muito sucesso na busca. Eu amo as capas da Suma, mas sei qual vc está falando

Thammy 23/07/2017minha estante
Ahh todos os livros que eu li do Stephen, exceto os e-books, foram na edição da Objetiva.

Wenn - Ddlynghtshd 23/07/2017minha estante
Eu comecei com uma edição velhaça do saco de ossos. Mas ai eu encontrei a capa atual dele e falei "uau, que incrivel" dai, foi só Suma no coração

Thammy 23/07/2017minha estante
Kkkkkkkk bem... Eu pegava na biblioteca e todas as versões de: O iluminado, A coisa, Saco de ossos eram da Objetiva. Mas pelos comentários e pelo fato de já ter lido todos duas vezes pelo menos acho que eu não me acostumaria com a linguagem. Eu inclusive quero ter os livros, mas na edição da Objetiva. Hey, na versão que vc leu eles escrevem Big Bill?

geo 27/07/2017minha estante
Resenha perfeita. Isso mesmo.

Sathy 14/06/2018

Pequeno spoiler nas últimas linhas. Cuidado.
Foi o primeiro livro que li de Stephen King. O detalhismo é supérfluo. A narrativa é repleta de flashbacks e relatos avulsos que não incluem os personagens principais da trama que podem confundir o leitor. Leitura maçante em muitas partes, mas eu reconsiderei bastante essa obra por causa do final cósmico.
Existe uma orgia infantil sem justificativa alguma, não condizendo com a conduta das crianças.
Taty Pereira 15/06/2018minha estante
Vc começou pelo livro errado. Ele é mto complexo pra quem não conhece a escrita dele... Por isso vc não gostou. Que pena!

Talitalmg 15/06/2018minha estante
Comecei a lê-lo e me decepcionei também.
Péssimo enredo, desanima o leitor desde o começo com uma história massante e muitas vezes incoesa.
Abandonei a leitura e não sei se pretendo voltar.

Fabrício 16/06/2018minha estante
Meu primeiro livro do Stephen King foi Mr. Mercedes e gostei. Acho que pode ser um livro indicado para quem quer ler Stephen King. Concordo com a Taty Pereira: IT A Coisa não é um livro indicado para quem quer conhecer a escrita do Stephen. É um livro "grande" e com uma história perplexa demais.

Taty Pereira 16/06/2018minha estante
Exatamente Fabrício.

Sathy 16/06/2018minha estante
Não achei o livro tão complexo assim, Taty. Algumas partes me confundiram, mas lendo mais uma vez os trechos consegui alinhar a história. O que você chamou de "complexo" eu considero muito mais "exagero" nós detalhes.

Não tem nada de complexo quando ele descreve minuciosamente o armário de remédios e para que cada medicamento serve kkkkk

A parte que eu considero complexa é a narrativa de presente e passado em alternância, o que eu acho interessante e bem difícil de se escrever sem furos no enredo.

Fabrício 16/06/2018minha estante
Concordo Evelyn Haniot. Achei desnecessária aquele detalhismo dos medicamentos do Eddy. Muito desnecessário. E assim como você tive que reler vários trechos para me situar no contexto. Estou na metade do livro e confesso que várias vezes quis pular páginas. Mas meu TOC não permite. Tenho que ler de capa a capa. ?

Thamiris 16/06/2018minha estante
Confesso que estou sofrendo da mesma forma que você. Sinto que leio um infidável relato de coisas aleatórias e apenas pinceladas da trama central. Passo metade do tempo pensando nisso e com medo de ler outra coisa do SK e descobrir faz parte do estilo de escrita dele ser tão prolixo assim. No momento dei uma pausa na metade para ler outra coisa e recuperar algum fôlego. Vou tentar ser guerreira e ler até o final, mas só porque odeio deixar coisas pela metade.

Sathy 17/06/2018minha estante
Então, Fabrício... Eu tive vontade de pular também. Mas li até o final. Da página 800 em diante fica mais fácil ler.

Ana 19/06/2018minha estante
A Evelyn me animou!Estou na pagina 725 e pensando em desistir porque acho que a história se arrasta num ritmo maçante, mas se melhora depois da página 800 vou continuar!

Sathy 21/06/2018minha estante
Thamiris,você consegue. Eu também li outros livros e depois voltei para o It. Assim terminei aos trancos.

Sathy 21/06/2018minha estante
Sim, Ana. Ao meu ver o clímax é aproximadamente da 800 até a página 1000. Força. T

Lais.Pedrecal 19/07/2018minha estante
Também não achei nada complexo o livro e, apesar de ter gostado muito dos valores de amizade que ele passa, acabei confirmando que Stephen King não é para mim, sobretudo depois dessa sexualização desesperada de crianças de 11 anos! Achei prolixo e maçante tbm o Joyland, em que NADA acontece no livro todo a não ser um fato pequeno nas últimas folhas

Fabrício 19/07/2018minha estante
Sério Lais.Pedrecal? Nunca li Joyland

Lais.Pedrecal 21/07/2018minha estante
Bom, Fabrício, pelo menos para mim não funcionou. Eu amo thrillers, mas acho que esse Joyland foi bem amadorzinho o suspense. Enfim, tem muita gente que gosta, então acho que vale a pena testar

mayara.marinheiromartinelli 29/07/2018minha estante
Bom os livros do King tem sempre mais camadas do q o terror , sobre a cena das crianças, a Bev era abusada pelo pai e ele tinha um desejo sexual reprimido por ela , ele tinha posse sobre ela , o livro é sobre medos e como a infância é assustadora , o maior medo da Bev era o pai e o controle que ele mantinha inclusive sobre a sexualidade dela , pq ele achava q tinha direito sobre a filha , toda vez q os meninos conseguiam enfrentar seus medos eles venciam as batalhas contra A coisa e naquela cena a coisa estava machucada e não morta fazendo com q se perdessem , a cena de sexo é um enfrentamento da Bev do medo dela do pai , pq ele acusava ela de transar com os meninos e ela tinha medo de decepcionar ele , eu achei q não deveria ter sido escrita daquela maneira, mas ela não é uma cena solta , sem sentido , quem acha q King escreve sobre terror para chocar está enganado , ele escreve sobre os sentimentos dos humanos , bons ou ruins e usa alegorias para fazer isso

Flávia Menezes 02/12/2021

?NÃO VISITE DERRY SE VOCÊ ESTIVER COM PRESSA.?
Verdade seja dita, mas ?It? é um livro para se ler como se lia antigamente. Afinal, são 1.153 páginas de uma história tão rica em detalhes, que ao final, parece que você realmente esteve em Derry, e conheceu aquelas pessoas. Você sabe tudo sobre elas. Sabe como foi a infância delas, e as viu crescer. Então, é como se você também tivesse vivido tudo o que elas viveram.

Minha visita à Derry durou 41 dias, e em um ritmo bem tranquilo, prestando bastante atenção à cada palavra, até porque o exemplar que eu li foi em inglês. Mas como eu disse acima, não é um livro para se ler com pressa. É um livro para se ler como antigamente. Como na década de 1980, período esse em que Stephen King escreveu essa história. Não havia internet, e você não tinha as redes sociais ou as mensagens de Whatsapp para desviar sua atenção. Você só se sentava, colocava os olhos no livro, e esquecia o mundo ao seu redor.

Aproveitar cada momento dessa leitura, te faz perceber o quanto de genialidade existe na escrita do King. É assombroso perceber a riqueza de detalhes da vida de cada personagem, ou sobre a história da cidade. Além disso, a forma como o King passeia entre presente e passado é simplesmente brilhante. Sem contar que os diálogos acontecem com tanta naturalidade, que imagino que o autor deve ter se sentido vivendo realmente cada parte dessa história como se fosse real. E se você gosta de escrever, ou já fez algum curso sobre escrita, tenho certeza de que sabe bem o que eu estou falando. Não é algo simples. Nem todo mundo tem esse dom. E por isso que é assombroso perceber o nível de escrita do King. Ele é simplesmente perfeito!

Ler ?It? é como andar em uma montanha russa. Em um momento, o autor te despertará bons sentimentos, e em outro, é só ladeira abaixo! É eita atrás de eita, como se diz hoje em dia. E essas sensações são tão reais, que ao final, confesso que me senti tão estranha. Era tanto para processar, que cheguei a ficar um pouco quieta no meu cantinho.

Mas se você acredita que tudo se resume ao terror e às cenas tristes, preciso te dizer que existe tanta beleza nessa história, que você nem sequer imagina. Afinal, o que dizer sobre beleza da amizade verdadeira? De ser leal, de ser companheiro, e principalmente, de estar junto, brincando, se divertindo, se ajudando. Tem algo mais gostoso do que isso?

É um sentimento tão puro, e tão bonito quanto o primeiro amor. Se você já passou por essa fase, me diz, você ainda se recorda de como foi? Esse sentimento que você mal consegue compreender, mas que, ao mesmo tempo, é tão intenso, que é quase devocional. Você ama sem precisar sequer tocar. Muitas vezes é até platônico, mas ainda assim é tão bom. E o King descreveu a magia desse primeiro amor com tanta propriedade, que é possível sentir dentro de nós o que cada personagem está experimentando, como se fosse conosco.

É claro que um livro tão longo quanto esse, tão denso e escrito sob a influência de substâncias ilícitas que interferem na forma de pensar, que nem tudo são flores. Há um momento, lá no finalzinho, que acontece uma cena entre a única garota do grupo e os rapazes, que me deixou bastante chocada.

Eu acho que nem foi só choque, eu me senti triste, para ser honesta. Afinal, os personagens nessa fase (e não quero me estender muito para não dar spoiler), tinham apenas 12 anos, e isso me fez sofrer por eles. Não apenas pela Beverly, mas pelos garotos também. E por que não? O que aconteceu com eles também foi cruel. Os meninos também passaram por algo que, por mais bonito que tenha sido descrito, roubou-lhes o que a infância tem de mais precioso: a pureza, a leveza, a inocência! E eu tenho que dizer, torço tanto para que as pessoas não vejam essa parte da história como algo natural!

Mas.... isso é o ?It?. Ele não é só o medo, mas também é tudo o que é medonho, feio, errado, cruel e grotesco. E ver o quanto ele representa tantas coisas ao mesmo tempo, me fez lembrar de outro livro: ?A História Sem Fim?. Claro que muito mais pesado e pavoroso, mas falo da forma como o autor representa algo metaforicamente.

O que mais eu posso dizer? Acredito que nada, a não ser reforçar o que eu disse acima: se você deseja ler esse livro, não tenha pressa. Leia com calma, e sem medo de quanto tempo você vai levar para terminar. O que isso importa? Uma leitura tem que ser importante para você, e não apenas para deixar o seu Skoob recheado de livros lidos. Ler não tem nada a ver com números.

Mas olha, eu preciso te advertir que coisas curiosas acontecem nesse período. Afinal, Pennywise gosta de marcar presença. Então, não se impressione se sair de casa e encontrar um balão vermelho estourado e jogado na sua calçada. Ou se ligar a tevê, e ver alguém usando uma camiseta com a foto do Pennywise numa plateia. É assim que o Pennywise gosta de agir. E tenho que dizer: essa parte foi verdade. Aconteceu comigo. E eu tive que colocar aqui, porque essas coincidências são mesmo muito divertidas. E essa é a beleza de um livro.

De fato, uma leitura sempre mexe com a gente. Então, imagina uma como essa! Por isso, aproveite a jornada, sem pressa. Leve o tempo que precisar. Mas se divirta!
Douglas Finger 02/12/2021minha estante
??

Douglas Finger 02/12/2021minha estante
Que consquista Flavia! Parabens pela resenha e por essa leitura incrivel

Flávia Menezes 02/12/2021minha estante
Douglas?.foi sofrido! Kkkkk Mas valeu a pena!!! Obrigada pelas palavras!! Foi um livro realmente incrível! ????

debs 02/12/2021minha estante
Resenha sensacional!!! Até deu vontade de começar a leitura nesse exato momento

Flávia Menezes 02/12/2021minha estante
Obrigada, Débora!! ?? Sou suspeita pra falar. Eu suuper indico essa leitura viu? ?

Joao634 02/12/2021minha estante
Esse livro....não consigo descrever o quanto eu amo??

Flávia Menezes 02/12/2021minha estante
Também amei, João Victor!! ??? Mas fiquei com um pouquinho de medo também ????? Ah! E chorei no final.. claro!! ?

Joao634 02/12/2021minha estante
No final dá aquela sensação de vazio,porque realmente nos conectamos a Derry e a história dela,e bota história nisso! A história desse livro e tão bem feita,king mandou mt bem

Flávia Menezes 03/12/2021minha estante
Quatro anos de dedicação é realmente algo para um mestre como ele ??????

Joao634 03/12/2021minha estante
Simm,no final quando vi quanto tempo levou fiquei em choque! Demorou bastante

Guinho 02/01/2022minha estante
CORAJOSA!!!! hahahahaha

Flávia Menezes 02/01/2022minha estante
Kkkkkkkk Mas foi uma aventura e tanto!!!!

Dhewyd 25/01/2022minha estante
Nossa que resenha incrível.. Parabéns.

Flávia Menezes 25/01/2022minha estante
Muuuuito obrigada, Dhewyd! ?

Adriel.Macedo 16/01/2021minha estante
Lembra que comentei que faria duas perguntas? Pois é kkk uma delas é sobre essa cena rs Achei ela toda fora de contexto e totalmente contra a ideia de amizade pura que o livro trabalhou tão bem rs
A outra era sobre o final kkk mas vc já comentou as duas.

O livro é bom, mas essa cena e o final deixam ele com um gosto meio amargo

Michela Wakami 16/01/2021minha estante
Adriel, lembro sim. Eu achei exatamente isso, como você.
Pois o que mais estava me agradando era a amizade das crianças, aí derreteste o escrito da uma errada dessa.
E o final já sabemos...

Adriel.Macedo 16/01/2021minha estante
Um livro tão legal não é mesmo? Não precisava disso

Michela Wakami 16/01/2021minha estante
Verdade, totalmente desnecessário.
Pior que comprei ele em português para mim e em japonês para o meu filho.
Meu filho ainda não leu...

Isa 19/01/2021minha estante
Também fiquei atordoada. Não entendo como publicaram aquelas páginas.

Michela Wakami 19/01/2021minha estante
Sim, também não entendo.
E não entendo como as pessoas passam pano para isso.
A nota desse livro é alta, a maioria das pessoas dão 5 estrelas.

Diego VF 21/04/2021minha estante
Eu ainda não li esse livro (eu tenho MUITA vontade de ler), mas eu vivo vendo vídeos do Stephen King. E uma fase da vida dele, a mais sombria na vdd, foi quando ele escreveu esse livro. Ele tava perdido em drogas e no álcool, tanto que ele escreveu, publicou, e anos depois, quando perguntaram para ele sobre a criação desse livro, ele não lembrava de absolutamente nada, nem mesmo da história

Michela Wakami 21/04/2021minha estante
Oi Diego, tem umas coisas bem pesadas nesse livro, se eu soubesse não teria lido. ?

Michela Wakami 21/04/2021minha estante
Ele deveria tá bem chapado mesmo.

Michela Wakami 21/04/2021minha estante
Tem umas frases que ele nem termina.

anoca 29/02/2024minha estante
as pessoas passam tanto pano para o capítulo de orgia infantil só pq é o autor de estimação delas rs

Michela Wakami 29/02/2024minha estante
Verdade, Anoca.?????

Tataa 21/10/2021minha estante
Que resenha maravilhosaaaa, eu quero muito ler. Não sei se era a intenção, mas vc esqueceu o Eddie KKKKK, o meu favorito, coitado

Kory 21/10/2021minha estante
NOSSAAAA EU ESQUECI, estava emocionada.
O Eddie foi um dos meus preferidos, menino valente é incrível

Kory 21/10/2021minha estante
Leiaaaaa

Bia 21/10/2021minha estante
O livro é ótimo e da uma ressaca literária depois..rss

Vivian.CastAo 21/10/2021minha estante
?????????

Joao634 22/10/2021minha estante
Mas que resenha boa de ler,li It a um tempo atrás,fiquei igual a você It é um livro surreal de bom ??

Vivian.CastAo 23/10/2021minha estante
Comenta do Eddie por favoooor
??

Kory 25/10/2021minha estante
Tá bommm.
Não consigo me perdoar por ter esquecido de falar do Eddie, logo ele que me encantou de um jeito, que me deixou apaixonada! Mas vamos lá.

?Bom, o Eddie foi um dos personagens mais corajosos que já conheci, a forma como ele precisou lutar dentro e fora de casa me inspirou, as descobertas em relação a mãe me deixaram nauseadas e o final dele me matou, chorei igual uma filha da mae kkkk

Vivian.CastAo 25/10/2021minha estante

Obrigada, João. ???

Joao634 25/10/2021minha estante
Nada amiga??

Amanda3757 13/04/2022minha estante
Arrasou na descrição. It é o livro da minha vida .. tenho até eternizado na pele . Obrigada King por isso ???

Marcos 13/04/2022minha estante
Obrigado Amanda ???? se tornou meu livro favorito do mestre? simplesmente maravilhoso ???

Deise 13/04/2022minha estante
Esse livro é tudo de bom! Adorei a resenha ?

Marcos 13/04/2022minha estante
Obrigado Deise ???? acho que atualmente é meu livro da vida ???

Marie67 15/04/2022minha estante
Expressou muito bem, pois é isso mesmo, um misto de sentimentos. Me pego sentindo saudade dos otários como se fossem meus amigos também!

Marcos 15/04/2022minha estante
Você falou tudo Marie! E como se eles fossem nossos amigos? e tudo que sente nessa história? realmente um misto de sentimentos ??????

SaraBorges 16/04/2022minha estante
Sensacional, né? O capítulo do Buraco de Fumaça foi um dos melhores na minha opinião.
Amei o final e a surpresa ***spoiler*** sobre os ovos da Coisa. Não tava esperando. Curti demais!

Marcos 16/04/2022minha estante
Maravilhoso Sara ???????? eu não mencionei, mas a guerra das pedras é maravilhoso ????????

Nazli.Dias 27/04/2022minha estante
Eu sabia que você ia amar!!

Nazli.Dias 27/04/2022minha estante
Eu chorei no final, eu juro pra você... Aquela parte que o King vai falando sobre como tudo se apaga, inclusive a história que se apagaria da memória quando colocássemos o livro na estante.

Marcos 28/04/2022minha estante
Eu entendo Nazli, inclusive isso se aplica a vida da gente né ? Várias pessoas entram e saem da nossa vida? e It fala muito desses ciclos da vida ???

amandawrnr 01/06/2024

?Ele foi envenenado por suas próprias lembranças.?
Narrativa densa, cheia de detalhes, nuances e diferentes emoções.. senti tudo lendo esse livro e não esperava menos do stephen king. Essa mania que ele tem de me viciar na leitura dele persiste em absolutamente todas as obras dele que eu ja li.

?Talvez, pensou ele, não existam coisas como amigos bons ou ruins. Talvez existam só amigos, pessoas que ficam ao seu lado quando você se machuca e que ajudam você a não se sentir tão sozinho. Talvez valha a pena sentir medo por eles, sentir esperança por eles e viver por eles. Talvez valha a pena morrer por eles também, se chegar a isso. Não amigos bons. Não amigos ruins. Só pessoas com quem você quer e precisa estar; pessoas que constroem casas no seu coração."
Nicolas Rodeghiero 01/06/2024minha estante
Brabíssima

amandawrnr 01/06/2024minha estante
KKKKK ACABEII

Nicolas Rodeghiero 01/06/2024minha estante
Acho q nunca vi alguém ler algo tão rápido assim pprt

deve ter visto ja po, demorei 6 dias

6 dias é o tempo q eu levo pra ler o cardápio do restaurante

amandawrnr 02/06/2024minha estante
mentira!! eu vi voce lendo jantar secreto, ta gostando?! eu amo o raphael montes

Nicolas Rodeghiero 02/06/2024minha estante
Nossa eu tô curtindo dms, tava querendo ler mais obras dele faz tempo e acho que acertei na escolha

amandawrnr 02/06/2024minha estante
ACERTOU MUITO!!! eu li todos os livros dele, esse e uma mulher no escuro sao meus favoritos

Já tô ansioso pra ler os outros!! Por enquanto só li O Vilarejo dele

amandawrnr 02/06/2024minha estante
gostou?! eu amei o vilarejo

Michelle.Gandolfi 17/02/2022

"Ele soca postes de montão e insiste que vê assombração"
Este livro ensina o que é o amor, a lealdade e, acima de tudo, a amizade.

É muito mais do que um simples livro de terror, pois ele te leva a discutir e admirar as questões mais simples e puras da infância.

Cada um dos personagens agregam qualidades e peculiaridades que as complementam e os tornam únicos.

Stephen King mais uma vez mostrou para o que veio e escreveu com excepcionalidade do começo ao fim. (Para quem diz que o final é ruim, me desculpe, mas acho que você leu errado! kkk).

Um ponto que me fez amar ainda mais é como ele "brinca" com o passado e presente, instigando o leitor a cada página virada.

Richie, Bev, Bill, Ben, Ed, Mike e Stan? Amo todos vocês.
iamdudis 17/02/2022minha estante
Esse livro é meu favorito da vida!

Michelle.Gandolfi 17/02/2022minha estante
Tornou-se o meu também. É muito especial para mim!

Tatiane554 17/02/2022minha estante
Esse é uma obra sensacional! Um livro que faz a gtte ter todos os tipos de sensações durante a leitura, é um mix de sentimentos! Favoritei também !

Com certeza, Tati!!
Você leu Doutor Sono? Criei uma teoria e quero te mostrar

Tatiane554 17/02/2022minha estante
Já li sim ! ?

Rafa 17/02/2022minha estante
Nada em it é ruim...??tbm curti o final...
As pessoas as vezes querem colocar o "seu final" na obra...e não é assim...aquilo é uma história, outro mundo sabe...tem gente q realmente lê pra dar pitaco,não para apreciar majestosa escrita do king

Concordo totalmente com você, Rafa. Fico indignada com isso hahhah

Rafa 18/02/2022minha estante
Tmj Michele kkkk

Dhewyd 29/03/2022minha estante
Esse ainda não li... por ser um calhamaço rses e ter alguns ainda pra ler ... mas pela sua resenha, já está me excitando a lê-lo... acredito que compensa .

DANILÃO1505 06/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

ArthurAlves 09/03/2021

Sim, amizade.
Fantástico! Posso começar assim. O livro me apresentou um misto de sensações, pavor, horror, e acima tudo amor. Sim, o livro se baseia em fraternidade, amizade... o terror é segundo plano. Devo avisar que um ponto no livro inteiro me deixou desconfortável (irei lembrar quando for reler) achei a única ponta realmente solta na história.

Os Interlúdios são essenciais para a construção do cenário.

A apocalíptica guerra de pedras foi incrível.

Os personagens são bem desenvolvidos e faz você ser um do grupo, cada um com sua característica, meus preferidos foram Rick - Boca de Lixo - e Ben - Monte de Feno - provavelmente me identifiquei.

Se você leu até aqui é porque tem interesse no livro - então espero que curta tanto quanto eu, não tenha medo da quantidade de páginas, pode apostar seu couro que vale a pena - ou é porque já leu e veio saber se entendi o livro tanto quanto você, então comenta aqui pra a gente conversar sobre, são 1102 páginas, então tem assunto pra conversar.

Recomendo a leitura.
Sarah 09/03/2021minha estante
????

Angie - @livros_libras 09/03/2021minha estante
Simm, todos os interlúdios são sensacionais, o capítulo 1 é ótimo, o 19 sem palavras para explicar a corrida da Bevy!!! É um livro sobre amizade e sobre a maldade humana. Me impressionei com todas as páginas e sem dúvida recomendo também.

ArthurAlves 09/03/2021minha estante
Falei sobre os Interlúdios, pois já ouvi falarem que é só o autor "enchendo linguiça", discordei totalmente kkk muito bom!

Angie - @livros_libras 09/03/2021minha estante
Bem capaz!! Eles são ótimos, o primeiro deles me fisgou de uma forma!

ArthurAlves 09/03/2021minha estante
O Mike me cativou bastante neles e claro, saber bem a fundo sobre a cidade foi incrível!

Angie - @livros_libras 09/03/2021minha estante
Ah, tem isso ainda. Derry é um personagem a parte. A destruição da cidade foi fantástica tbm!

ArthurAlves 10/03/2021minha estante
Com certeza! A história dela é trazida com todas as influências da Coisa sobre o mundo.

Cynthia 10/03/2021minha estante
É uma das minhas leituras programadas pra 2021. Tô animada ??

ArthurAlves 10/03/2021minha estante
Espero que goste! Já comecei Joyland ( um bem mais curto agora) kkk