Fascinado pela Beleza

Fascinado pela Beleza Donald Spoto

Resenhas - Fascinado pela Beleza

Luiza 10/01/2023

Se fosse hoje, seria execrado por assédio sexual
Não sou fã de Hitchcock. Nem gosto desse estilo de filme (suspense/terror), com algumas exceções... Podem me jogar pedras, mas os três filmes que vi de Hitchcock não me impressionaram. E podem me crucificar, mas achei Psicose muito fraco, nada assustador e até cômico.

Talvez eu devesse assistir a mais filmes de Hitch, mas gosto é gosto... Como dizia Nelson Rodrigues: "toda unanimidade é burra", então, fico tranquila sendo parte da exceção que não tira o chapéu para o diretor.

Por que decidi ler este livro? Porque simplesmente ADORO todas as atrizes que trabalharam para Hitchcock ? e as que eu não conhecia, depois de ler e conhecê-las, passei a me interessar pela história de cada uma delas.

Na verdade, me interesso particularmente pela História da Mulher, seja em que âmbito cultural estejamos tratando: moda, família, vida íntima, carreira, casamento, feminismo etc. Assim, fiquei particularmente interessada neste livro porque já ouvirá falar do quanto Hitchcock perseguia e aterrorizava suas atrizes. Especialmente Tippi Hedren. E Donald Spoto conta um pouco da história de cada uma delas. Foi muito bacana conhecer a história de sucesso e superação de todas elas (ainda que o livro nos ofereça apenas uma ''pincelada'' de cada trajetória)

Claro que Spoto enaltece o diretor, e li com bastante consideração tudo que ele expôs de elogios. Mas, nesse ponto, Spoto foi bastante justo: mostrou sem máscaras o lado neurótico e pervertido do gênio, cujos defeitos normalmente não são comentados pela horda de fãs.

Hitchcock em si mesmo não me cativa. Mas para os fãs do diretor, fãs do cinema clássico ou de filmes de suspense, considero este livro leitura obrigatória. Spoto escreveu outros livros bastante completos sobre Hitchcock, portanto, para conhecer com mais profundidade a vida e os filmes do diretor, busquem outros titulos (deste ou de outros estudiosos de sua obra). Esse livro fala singularmente das atrizes com quem ele trabalhou... mas é um livro curto, não chega 300 páginas, é uma ''pincelada'', como eu já escrevi.

Se fosse hoje, talvez Hitchcock não chegasse tão longe como diretor. Já teria sofrido processos de assédio sexual há muito tempo. Daí meu interesse neste livro: ele mostra uma realidade muito lamentável ainda presente na década de 60 (e existente ainda hoje!) que era o fato das mulheres não terem voz... O assédio sexual estava absolutamente presente em todas as nuances da vida e, no caso de Hitch, tudo era mantido por debaixo dos panos porque o diretor era extremamente influente e idolatrado.

Alguns episódios na vida de Alfred Hitchcock não podem ser ignorados, pois são típicos de assédio sexual extremo. Não podem ser desprezados ou minimizados. E, sobre essa lamentável realidade, transcrevo um dos melhores trechos do livro abaixo:

"Há um consenso de que se pode escrever qualquer coisa sobre Alfred Hitchcock ? exceto a verdade sobre sua fragilidade, seus defeitos, seu sofrimento ou o sofrimento que ele causou aos outros. Seu status de ícone cegou muitas pessoas, incluindo colegas sobreviventes. Consequentemente, a dor pela qual foi responsável e a infelicidade profunda que causou a si mesmo foram ignoradas ou minimizadas; em troca, algumas pessoas efetivamente aprovam ou pelo menos desprezam o assédio sexual.
Será que a longa e desonrosa história de homens poderosos em Hollywood e os chamados testes do sofá convenceram Hitchcock de que suas ações eram aceitáveis? Será que os admiradores mais zelosos de Hitchcock minimizam ou até desprezam esse triste episódio por considerarem que essa forma de tratar as atrizes constituía apenas brincadeira juvenil? Será que Hitchcock era tão respeitado que seus associados ? e depois alguns de seus fãs ? achavam que o modo como ele tratou Tippi Hedren e Diane Baker não tinha consequência?
É possível que Hitchcock achasse que poderia fazer de tudo livremente. Infelizmente, nesse caso ele estava certo.''

????

Lovett (@bloglariteratura) 02/05/2018

Louca Obsessão
Comecei a ler esse livro porque, apesar de conhecer a fama de excelente cineasta de Alfred Hitchcock, não sabia muito mais do que isso. Pensei que o livro fosse uma biografia do mesmo, mas foi muito diferente do que eu esperava.

O livro aborda a relação do diretor com as celebridades que atuaram em seus filmes, principalmente a forma abusiva com que tratava a maioria das atrizes. Assim como demonstrava grande empenho em produzir bons filmes, tinha a mesma determinação quando se tratava humilhar, desprezar, degradar e entristecer suas atrizes.

Poucas foram as mulheres que trabalharam com ele e saíram ilesas de suas “brincadeiras” de mau gosto. Ingrid Bergman e Grace Kelly foram suas preferidas e, por isso, escaparam de grande parte do sofrimento que todas as outras atrizes tiveram que aguentar durante as produções de diversos filmes. Tippi Hedren (de “Os Pássaros”), apesar de entrar no triste hall de favoritas de Hitchcock, passou por maus bocados devido à paixão platônica que o diretor desenvolveu por ela.

Donald Spoto, autor de “Fascinado pela Beleza” e de outras biografias, afirma ter demorado para lançar este livro por precisar da permissão de vários nomes da indústria do entretenimento entre as décadas de 20 e 80 - período de atividade de Alfred -, ou então, da morte dos mesmos (o que viesse primeiro).

A leitura é densa e te deixa revoltada em diversos momentos, já que assim como o autor não deixa de ressaltar, naquela época a violência contra às mulheres, em todas as suas formas, não tinha visibilidade que tem hoje.

Spoto também destaca algo que, para mim, parece óbvio, mas que para muitos fãs do trabalho de Hitchcock, pode não ser: sua genialidade como diretor cinematográfico não anula os erros e abusos cometidos contra qualquer membro contratado para a produção de seus filmes.

Uma coisa que adorei ao ler este livro foi poder descobrir um pouco mais sobre a vida das celebridades da época, além do fato de que minha lista de filmes que ainda quero/tenho que assistir aumentou consideravelmente. Hahaha.

Por exemplo, vocês sabiam que foi o brasileiro Yeso Amalfi, jogador de futebol, que apresentou Grace Kelly a Rainier III, o Príncipe-soberano de Mônaco? E que foi a primeira esposa do Ex-Presidente dos EUA, Ronald Reagan?

Seja direta ou indiretamente (porque eu saía pesquisando o nome de todo mundo, o que culminou na demora para terminar a leitura), aprendi muito com esse livro. Indico para todos que, assim como eu, tenham interesse na história dos grandes nomes do mundo cinematográfico, que é o grande responsável por presentear nossos olhos e coração com tantos filmes maravilhosos.

Alfred Hitchcock era um homem doente de diversas maneiras, é verdade. Mas admito que existe uma grande possibilidade de ser exatamente por isso que ele se destacou em uma época em que produzir filmes para a massa era visto com olhos muito mais críticos do que nos dias de hoje. As peculiaridades são, normalmente, responsáveis por grandes feitos... Sejam eles bons ou ruins.

site: http://lariteratura.com.br
Orochi Fábio 03/07/2019minha estante
Interessantes esses livros que revelam algo por trás do mito. Indico o livro "Contraditório Vagabundo", da escritora Joyce Milton, que revela lados inusitados do também genial cineasta Charles Chaplin! A leitura me deixou estupefato...considerando ele o maior cineasta de todos, apreciei o fato de a jornalista expor caraterísticas de seu comportamento irregular com a honestidade que o volume imenso de David Robinson (Chaplin), mais reverente mesmo que precisa na pesquisa da obra, não foi capaz.

Manu 29/10/2010

obcecado pela beleza
Fascinado pela Beleza [Spellbound by Beauty] é uma biografia de cinema e de paixões de Hitchcock. O autor, Donald Spoto, completa a trilogia de biografias de Hitch [as outras duas, The Art of Alfred Hitchcock (1976) e The Dark Side of Genius (1983), nem têm mais em catálogo], que começou com o diretor ainda vivo. Da primeira biografia, ele omitiu algumas informações sob pedido de alguns entrevistados, que foram liberados com a morte deles e de Hitch, rendendo nos outros dois livros.

Segundo Donald, o livro "é a história de um homem tão infeliz, que se odeia tanto, tão solitário e sem amigos que suas satisfações vêm tanto de conseguir poder como de tecer fantasias e ficar rico."

Mais, aqui: http://guitarcatt.blogspot.com/2010/10/fascinado-pela-beleza.html