Assassinato na biblioteca

Resenhas - Assassinato na Biblioteca

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Isadora1058 22/08/2023

Adorei as reviravoltas
Simplesmente perfeito, as reviravoltas me deixaram com um gostinho de quero mais , peguei o livro na biblioteca da escola sem nenhuma expectativa que iria gostar! Eu amei e chorei quando acabei o livro. Eu recomendo demais este livro, realmente leiam é muito bom.

Sanjigor 06/10/2023

Um Intrigante Quebra-Cabeça
Se você é um aficionado por enigmas, literatura e mistérios, "Assassinato na Biblioteca" é um livro que não pode faltar na sua estante. Com sua narrativa habilmente construída e personagens cativantes, esta obra é uma jornada fascinante pelo universo da leitura e do crime.
O enredo nos leva até os corredores de uma biblioteca, um lugar que exala conhecimento e tranquilidade. No entanto, quando um assassinato ocorre num ambiente tão sagrado para os amantes dos livros, o palco é montado para um mistério que desafia as mentes mais perspicazes.
Helena nos presenteou com uma trama repleta de reviravoltas surpreendentes, tornando impossível resistir à tentativa de desvendar ou perigoso. À medida que seguimos as pistas, somos apresentados personagens complexos, cada um com seus segredos e motivações, tornando a investigação ainda mais envolvente.
O verdadeiro charme deste livro, no entanto, reside na forma como ele celebra a literatura. Referências literárias saltam das páginas, e o autor tece uma tapeçaria de palavras que faz com que o leitor se sinta em casa na biblioteca. É uma experiência que aquece o coração de qualquer amante da leitura.
Portanto, se você está em busca de um mistério intrigante, regado com doses generosas de literatura, "Assassinato na Biblioteca" é uma escolha imperdível. Esta obra é uma homenagem à paixão pelos livros e ao poder das palavras, enquanto mantém você no limite do seu assento, ansioso para desvendar o enigma. Recomendo este livro a todos os que desejam uma leitura que envolve, desafia e encanta.

Marcio Garcia 13/06/2021

Diversão garantida que passa voando
Ótima diversão!

Uma trama muito bem montada, muito bem amarrada, sem deixar pontas soltas. Uma leitura fácil feita para lermos em uma carreira só, com personagens que inspiram simpatia, tendo perfis bem construídos, sendo fácil se identificar com eles.

A história se passa em Santos, principalemente no ano de 2007, tendo como personagens principais, Igor, um garoto de 14 anos, que veio de Bauru, pouco adaptado à nova cidade, à nova escola e ao padrasto; e Lara, uma simpática "ex-aluna" do Colégio Santa Maria da mesma idade que Igor.

Única ressalva fica por conta do clímax final que, por vezes, me deixou como uma sensação de estar vendo episódios bem antigos de Batman e Robin (quem ler o livro e tiver visto esse seriado antigo entenderá). Mas, a despeito disso, é uma ótima leitura.

Rose 17/10/2011

Assassinato na Biblioteca – Helena Gomes: se você está procurando um livro que ao ler a primeira folha você só vai querer largar no último ponto final, então te apresento “Assassinato na Biblioteca”. Em mais um livro envolvente, a autora consegue prender o leitor nesta trama cheia de suspense e ação, onde todos parecem culpados. Tudo começa no auge da ditadura, com o assassinato de uma estudante na biblioteca da escola onde ela estudava. Anos depois, um novo assassinato é cometido, e o que parece não ter relação nenhuma, acaba se desdobrando em novas mortes e formando um verdadeiro novelo de nós, onde o leitor é convidado a tentar encontrar o assassino. Se você gosta de um livro ágil, envolvente e que te prende desde o inicio, não perca tempo e leia mais esta grande obra da Helena Gomes

Débora 08/05/2023

Uma leitura que agrega
A data da leitura que coloquei na verdade é da segunda vez que li. Esse livro eu li na época do meu ensino médio (entre 2009 e 2011) e é curioso o fato de que eu na época achei que o livro era bem mais incrível.
Não me entendam mal, o livro é bom. É uma trama fantasiosa bem elaborada (a proposta da autora é antiguidade ao meu ver), que também aborda a ditadura militar e as ?consequências? de quem se opunha a ela. Um cenário histórico marcante na história do nosso país. O final da uma reviravolta que embora não fosse totalmente inesperada, não deixa de ser uma reviravolta.
Recomendo a leitura, principalmente para quem busca livros de histórias rápidas e fáceis. É divertido e agrega.

Kayla 18/08/2021

Leitura rápida, mas eu desgostei desse livro. A leitura é fácil,mas confusa. A história é cheia de reviravoltas inesperadas ( e outras nem tanto); muita informação,sem o menor desenvolvimento do porquê de vários fatos. Personagens que aparecem do nada, e depois ganham destaque em momentos cruciais. Enfim, detestável.

aqueridaleitora 09/05/2024

Muito bom! Aprendi sobre a ditadura militar enquanto me divertia lendo as desveturas e desdobraentos do passado dos protagonistas da história.
Final bem genérico, eu acho. Gostei do final? Sim. Ms poderia ter sido menos "comum".
Recomendo! Um livro nacional muito bom, que li até da biblioteca escolar.

mariana 27/04/2023

Meu primeiro livro
Foi minha primeira leitura, meu primeiro amor, o que ingressou minha vida na leitura. Uma obra perfeita, uma escrita tranquila, uma leitura calma, ao mesmo tempo com muita adrenalina e muito instigante. Havia momentos em que achava que eu estava louca, mergulhei na loucura do personagem e quando sai me senti vazia. Como se eu tivesse vivido tudo aquilo. Foi emocionante, cativante, despertou em mim o gosto por leituras suspeitas e com um romance (pra quebrar o gelo).
Fiquei apaixonada e indico a todos que dizem apreciar a leitura, mas não saber onde começar. Esse livro abre portas pra vários gostos literários: suspense, romance, autoajuda, etc. Nunca subestime uma obra pouco divulgada, lá ficam os maiores tesouros! leiam, se divirtam, é um mar de alegrias!

Ana Laura 30/12/2015

Assassinato na biblioteca - Helena Gomes - Um infantojuvenil prá lá de bom!
Quando a Lavínia, agora uma ex-aluna, levantou a hipótese de lermos o livro Assassinato na biblioteca, confesso que fiquei com o pé atrás. O título me fazia relembrar a coleção vaga-lume, essa que já não condizia muito com o que a turma demonstrava interesse. No entanto, ela vendeu o peixe tão bem, que os colegas e eu compramos a ideia.

Desde a primeira leitura já fiquei encantada, o que levou-me a uma segunda leitura, para tomar nota das partes que mais gostei e então postá-las por aqui.

Helena Gomes fez de fato um livro muito interessante. A diagramação condiz e corrobora com a trama, essa que lembra as histórias (que tanto gosto) estilo CSI, com o único diferencial de ser na voz de um adolescente: Igor.

Outro aspecto que achei encantador (pelo qual também sou fascinada) é a contextualização com a realidade: o livro narra a escola e os espaços, de tal forma que dá vontade de ir para Santos (SP) conhecer cada um deles - e nesse aspecto, saí beneficiada, já que meu namorido é natural de Santos e pode ajudar-me a encontrar os lugares pelo GoogleMaps mesmo... Acredito que para quem more lá, ou ainda, conhece/conheceu os lugares citados no livro, deve ser ainda mais mágico! Isso me lembra muito o "jeitão" do Cristovão Tezza, que faz exatamente isso com seus livros, situados em Curitiba.

Em síntese, é um livro para ser lido e ter na prateleira da biblioteca, para que outras gerações o leiam também. Deixo aqui registrado o meu muito obrigada à Lavínia (Laví Lírio) que tanto insistiu para que lêssemos esse livro.

Algumas citações...
"A grota respirou fundo e apertou os cadernos que carregava contra o peito. Espremido entre duas páginas, estava o dinheiro que entregaria para o irmão. Era tudo o que a vó conseguira arrumar." (p.13)
"- Qual é o problema se eu sou um fantasma?
- Talvez o fato de você estar morta?
- E isto incomoda você tanto assim?
- E por que não incomodaria? Super comum encontrar encontrar uma menina fantasma morando numa biblioteca. Acontece todo dia." (pág. 70)
E vocês, conhecem esse livro? Alguém tem contato com a autora? Em uma viagem para Santos, registrei alguns lugares que, pela descrição da autora, seria a escola que aparece no livro!

Um abraço, boa leitura e até a próxima parada!
Ana Laura Queiroz

site: http://umcantinhoparaexpressar.blogspot.com/2014/03/assassinato-na-biblioteca.html

secretArio.victor 10/05/2024

Melhor livro que já li até então
Sério, esse livro é magnífico, ele te prende do início ao fim, tem vários plots ao longo de toda a história, descobertas que até então era inimagináveis, recomendo muito pessoal.

Amanda 21/05/2011

e livro é realmente surpreendente, desde o começo. Quando recebi o livro e vi essa capa relativamente leve (principalmente comparado com o título do livro) imaginei logo que o enredo seria envolvido em um ar de comédia ou algo do gênero, mas não, é algo diferente. É um thriller que envolve fantasia em um cenário bastante real...traduzindo, eu adorei!

Igor é um adolescente que teve sua vida mudada radicalmente em um espaço curto de tempo - o pai morreu, a mãe casou-se de novo com um médico - que tem pais que são uns malas totais, e que acham que ele é um deliquente e que o próprio filho é uma grande despesa. Eles, também, mudaram de cidade e ele é aluno novo em um escola tradicional em Santos. Ele não gosta das pessoas de lá e nenhum dos alunos parece querer gostar dele.

As coisas pioram bastante quando ocorre um assassinato na biblioteca da escola e o maior suspeito é ele, pois foi quem primeiro viu o corpo. E bem, como ele nunca teve medo de morto, ele, ao invés de gritar por ajuda, resolveu olhar o corpo. E mais, ele descobre que pode ver e falar com uma garota que já morreu - o que não é nada fácil de aceitar - bom que ele não tem medo de morto né kkkk.

Confira o restante da resenha em: http://vicioemlivro.blogspot.com/2011/05/assassinato-na-biblioteca.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5