Assassinato na biblioteca

Assassinato na biblioteca Helena Gomes

Resenhas - Assassinato na Biblioteca

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lucimar 25/05/2013

Melhor livro do gênero que já li!
Foi o melhor livro de suspense que já li! Uns dos primeiros da minha vida de leitora, aumentando ainda mais o meu gosto por leitura. 'Assassinato na Biblioteca' prende o leitor desde as primeiras páginas, sempre aumentando a curiosidade. Se gosta de mistério e suspense eu o convido para esta aventura, e o desafio para descobrir quem é o assassino antes que o livro conte.

ifsclari 05/04/2024

Um livro ótimo. comecei a ler depois de uma longa ressaca literária, mas a historia me prendeu, assim que comecei a ler não consegui parar

Sandriely.CorreA 09/06/2021

Amei
Li ele quando tinha 11 anos e foi o livro que me fez amar a história do Brasil, ficar mais curiosa sobre a nossa história e sendo um romance eu gostei bastante da história e reviravoltas, até hoje lembro desse livro com muito carinho

Albieri 04/07/2020

Lido em algumas horas
Esse livro se passa na baixada santista e eu li tão rápido que nem reparei, de tanto que a narrativa te chama a continuar.

pedelaranjalima 15/01/2021

Amei
Eu achei o livro bem gostosinho de ler! Adorei o desfecho, a escritora é maravilhosa

Laysa 08/12/2022

Assassinato na Biblioteca
De início, eu achava que este seria um livro qualquer, de premissa interessante mas que se perderia conforme o desenvolvimento. Acabei me separando com o total oposto: um livro que, a princípio, inicia de maneira simples mas que, durante o progresso da história, vai evoluindo de uma maneira impressionante. É recheado de reviravoltas que, ao meu ver, são imprevisíveis para o leitor, o que torna a experiência ainda melhor. Gostei bastante do rumo em que tomou, do desenvolvimento dos personagens e das descobertas dos mistérios.

Monique 04/02/2021

Nostalgia
Lembro de ler esse livros na escola com 14 ou 15 anos e amar, principalmente porque se passava no Brasil, deu até uma vontade de reler agora que o reencontrei.
Danic.Coelho 04/02/2021minha estante
Ja quero ler

Monique 05/02/2021minha estante
Aposto que vai gostar fã da Agatha ??

Juvi 04/04/2022

Chocada
Gente esse é um livro que te prender do começo até o fim, eu fiquei chocada com cada capítulo que passava, onde há várias reviravoltas, eu recomendo é um livro maravilhoso para quem gosta de mistério

Dri Ornellas 29/12/2010

O livro Assassinato na biblioteca foi escolhido para leitura no mês de dezembro para o Desafio de férias do Garota It. Foi escolhido por ser literatura juvenil, então, na certa, uma leitura leve. Nisso eu acertei. Mas me deparei com um elemento repetido do livro que li exatamente antes dele (Menina de vinte): um fantasma. Como já disse, não sou muito fã de histórias com fantasmas, vampiros e afins, mas leio e, dependendo da história, posso até gostar. Mas não foi isso o que aconteceu aqui, eu não gostei, adorei!! O livro é um Harlan Coben juvenil! rs

A história começa no ano de 1970, em plena ditadura militar, nos terríveis dias em que foi decretado o AI-5, onde o Poder executivo tinha todo o poder na mão e nenhum limite. Acompanhamos Lara e seu trajeto para a biblioteca da escola para entregar um dinheiro para o irmão Luke. Ela não sabe o que está acontecendo com Luke, mas sabe que ele está envolvido com movimentos estudantis em São Paulo - onde estuda Filosofia - o que é proibido pelo governo.

O livro dá um pulo de 37 anos e encontramos Igor, um menino problemático e solitário que perdeu o pai e precisa se encaixar em sua nova vida e com seu padrasto. No pacote do padrasto, estão seus pais que não aprovam o casamento do filho e o consideram apenas mais uma despesa para a família. O porquê desse sentimento é um mistério que Igor poderá ou não desvendar enquanto estiver investigando o assassinato da bibliotecária de sua escola, Conceição.

Para matar aula, Igor ficou lendo entre as estantes da biblioteca. Quando resolveu sair da biblioteca, encontrou a bibliotecária com a garganta cortada no balcão de atendimento. O crime havia acontecido enquanto ele estava lá dentro! Em vez de gritar e correr como qualquer outro adolescente, Igor começa a examinar a cena do crime: percebe que a bolsa da bibliotecária ainda está em seu lugar, descartanto a possibilidade de assalto; o computador está com todos os programas fechados, por que o assassino se daria ao trabalho de fechar os programas do computador? Para apagar provas contra ele. O assassino deveria ter ido devolver algum livro e seu nome ficara gravado no programa da biblioteca. Mas antes de poder acessar o programa, Igor é interrompido por um grito...

Não irei contar mais, pois o livro é recheado de mistérios e revelações demais podem estragar a leitura. Não vou contar nem quem é o fantasma, apesar dele ser revelado logo no começo do livro, é mais gostoso descobrir durante a leitura.

O livro é juvenil, por isso, sua linguagem é totalmente ágil e fácil. É um pouco didática também, explicando fatos históricos e o porquê de todas ações da história para o leitor não ficar perdido.

A história une história do Brasil com muita ação. Achei muito legal essa combinação. Por o livro ser juvenil, é claro o seu intento de promover a vontade de ler entre os jovens com sua linguagem ágil e o desejo de informar sobre o passado do país. Nesse quesito, o livro é nota 10! Não tenho dúvidas que ele pode despertar o prazer de ler em um jovem e trazê-lo para o mundo da leitura. Por isso, se você conhece alguém que não está familirizado com livros e leitura, apresente esse livro, mesmo que não seja uma pessoa jovem, pessoas de qualquer idade ficarão fisgados com a história de mistério do livro.

Só tem um ponto que não me agradou muito, e esse ponto é mais particular do que culpa da história: não gosto quando o livro tem muitos personagens envolvidos na mesma trama. E aqui, acredite, são muitos! Mas não é culpa do livro é uma deficiência e preferência minha...rs

A história do livro é toda enterrada no passado, por isso, é preciso ficar bem atento para não perder nenhum detalhe e correr o risco de não entender o motivo de uma ação de um personagem no presente.

Um livro recomendado para todas as idades. Leitura ágil e dinâmica, boa história, juntando mistérios, assassinatos, história do Brasil e um pouquinho de romance.

Isabela 19/07/2022

Um livro achado na biblioteca, uma história sobre corpos
Acredito que de todos os achados em uma biblioteca, este foi o que mais marcou minha infância e iniciou um gosto por mistérios.
Sendo uma escrita nacional, trazendo a antiga sombra da ditadura, que ainda parece se fazer presente nos tempos atuais, "Assassinato na Biblioteca" fala sobre um jovem; rebelde e incontestável, que esteve no lugar errado no momento certo. E que descobre, naquele dia em que entrou na biblioteca, viu não apenas um morto, mais dois. O corpo da bibliotecária... E uma menina. O nosso protagonista fala com mortos.

Julie 15/05/2020

Primeira leitura
Esse foi o primeiro livro que eu li na minha vida. Eu achei ele perdido na biblioteca da minha antiga escola da quinta série (em 2009/2010) e achei o titulo bem intrigante, ja que encontrei na biblioteca, e depois nunca mais ninguém viu esse livro lá. (Juro que não roubei)
Annali.Rocha 11/01/2021minha estante
Queria que o da minha escola também tivesse sumido mas eu era muito bestinha.

Rose 24/05/2020

Meu favorito da biblioteca da escola
Li esse livro quando tinha 14 anos. Na verdade devo tê-lo lido dezenas de vezes e planejado roubá-lo mais vezes ainda.
Pretendo reler e espero que o sentimento de "melhor livro da minha vida" permaneça.

? Atualização de releitura
O livro é melhor do que eu lembrava. Li em um dia pq não consegui fazer outra coisa a não ser ler a página seguinte.

Isadora1058 22/08/2023

Adorei as reviravoltas
Simplesmente perfeito, as reviravoltas me deixaram com um gostinho de quero mais , peguei o livro na biblioteca da escola sem nenhuma expectativa que iria gostar! Eu amei e chorei quando acabei o livro. Eu recomendo demais este livro, realmente leiam é muito bom.

Marcio Garcia 13/06/2021

Diversão garantida que passa voando
Ótima diversão!

Uma trama muito bem montada, muito bem amarrada, sem deixar pontas soltas. Uma leitura fácil feita para lermos em uma carreira só, com personagens que inspiram simpatia, tendo perfis bem construídos, sendo fácil se identificar com eles.

A história se passa em Santos, principalemente no ano de 2007, tendo como personagens principais, Igor, um garoto de 14 anos, que veio de Bauru, pouco adaptado à nova cidade, à nova escola e ao padrasto; e Lara, uma simpática "ex-aluna" do Colégio Santa Maria da mesma idade que Igor.

Única ressalva fica por conta do clímax final que, por vezes, me deixou como uma sensação de estar vendo episódios bem antigos de Batman e Robin (quem ler o livro e tiver visto esse seriado antigo entenderá). Mas, a despeito disso, é uma ótima leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5