Cartas para a minha mãe

Cartas para a minha mãe Teresa Cárdenas

Resenhas - Cartas para a Minha Mãe

Mgab.s 14/12/2023

Minha experiência com esse livro foi muito interessante, porque primeiro o que me chamou atenção foi a capa, e depois o título. E gostei muito por ser uma leitura rápida e sensível.

Nessa 04/12/2023

Um livro em forma de diário onde uma garota manda cartas para sua mãe falecida.
Quem lê essa história não imagina o que está por vir . A garota muito inteligente e observadora não entende por que o kundo é tão ruim com ela.
As injustiças raciais que ela passa dentro de casa são de apertar o coração. A descoberta de abusos e violência ao qual ela tão nova eh exposta tudo te sufoca.

Um livro triste mas real demais.
Vale muito a leitura .

Nayara.Nairne 03/12/2023

Eu gosto muito da escrita da Teresa Cárdenas, e esse foi mais um livro que tira a gente do conforto.

Leticia2513 29/11/2023

O que eu pude refletir lendo essa obra de Teresa Cárdenas foi sobre questões relacionadas a racismo, preconceito e violência contra mulher.

Gabrielle 22/11/2023

Minha segunda experiência com a autora e sigo gostando demais da sua escrita.

O livro traz questões pesadas, mas por ser narrado por uma criança, há leveza e inocência.

Isabella685 16/11/2023

Se assemelha a uma crônica em cartas
Livro mt rápido de ler
Por ser uma criança narrando, é mt fluida a leitura, as cartas são das situações do dia a dia
Queria mais um pouco de desenvolvimento, mas pela narrativa td se encaixou mt bem, as falas genuínas da criança traz um aperto no peito por td racismo e abuso retratado no livro (de forma bem velado, na visão de uma menina que simplesmente queria sua mãe)

iisabellacamargo 11/11/2023

Sensível, vulnerável e marcante!
A protagonista, uma menina de 10 anos, após o falecimento da mãe, vai morar com sua tia, primas e a avó as visita com frequência.

Como a relação não é nada amistosa, a menina passa a escrever cartas para sua mãe com o intuito de diminuir a saudade, e ela vai relatando os acontecimentos e os conflitos familiares.

O livro aborda temas como: racismo, preconceito, cultura africana,abuso sexual infantil, violência doméstica e prostituição, esses temas são abordados de forma simples, por serem narrados por uma criança, mas, continuam sendo densos.

Ao decorrer das cartas, ela também vai relatando as amizades que conquistou, as descobertas que fez em relação a sua família. Apesar de tudo isso, ela consegue criar laços com pessoas que mudaram a sua vida.

O livro também fala sobre perdão, amor e reconciliação, e também conhecemos um pouco sobre Cuba, seus mitos e costumes

Indwebs 06/11/2023

É um daqueles livros que todo mundo deveria ler
Cartas para a minha mãe de Teresa Cárdenas 5/5
Autora cubana, o livro é curto e pesado! Esperava tristeza ganhei pedrada! A gente acompanha as cartas de uma menina de 10 anos pra sua mãe morta, ela é uma menina preta que não tem vergonha alguma de quem ela é, mas as pessoas ao redor dela (até o núcleo familiar onde ela mora de favor) tem uma imagem diferente sobre. A realidade dela é MUITO difícil, tanto em casa quanto na escola, mas ela nunca perde o amor pela mãe e nem por si e isso é magnífico sabe. Livro curtinho que todo mundo deveria tirar uma horinha pra ler.

LAvia 28/10/2023

Visceral
A obra de Teresa Cardenas é linda, sensível e autêntica. Quase pude sentir na pele o luto da protagonista desse maravilhoso romance epistolar.

Syntia Tainan @pequeninaestante 26/10/2023

Cartas para minha mãe
Livro encontrado na biblioteca da escola, lido no intervalo, e digo QUE LEITURA!!!!
Super indico para todas as pessoas, e para que seja lido coletivamente em sala de aula, para falar sobre família, sobre racismo, sobre violência psicológica, abuso infantil, e entre outros assuntos. Leitura curta, porém muito necessária.

Magpies 24/10/2023

Cativante
Foi um tanto quanto uma leitura emocionante, e cativante, eu dei um sorrisinho, mas é realmente uma leitura rápida e emocionante, eu fui transportada e vi essa pequena menina virar algo. Espero que tenha outros livros.

jenny79 24/10/2023

"em outras noites, voce brilhava em meu quarto como se fosse a lua. Gostaria de estar bem longe daqui junto com voce, no ceu." ????

arislover 13/10/2023

Quero um céu em que as avós sejam boas e distribuam doces entre seus netos. Onde ninguém maltrate as crianças, nem as obrigue a fazer coisas que não gostam. Um céu onde ninguém me chame de beiçuda nem de feia e onde eu não me sinta sozinha.
Para mim, o céu está cheio das coisas que você mais quer. Não importa se são pessoas ou não, e se estão vivas ou mortas.
Quero um céu assim, onde Roberto, Menú e seu filhinho, silvia, você e eu possamos brincar eternamente.

Thay 20/09/2023

Absurdo. não sei o que falar, só sentir mesmo. muito pesado, visceral, e cru. eu tô assim ???😭🥹😭?? por favor protejam essa menina pelo amor de deus. pensei mto em o meu pé de laranja lima.

Silmara Loureiro 09/09/2023

Cartas para a vida
Ler esse livro me fez refletir sobre amizades. Okay, okay, o livro leva o nome familiar. Mas, em um determinado ponto do livro (em um dos g4tilh0s) percebi o quão amiga eu posso ser ou quais as amigas que tenho pra me sentir segura???

Livro pequeno mas com grandes ensinamentos.