Cartas para a minha mãe

Cartas para a minha mãe Teresa Cárdenas

Resenhas - Cartas para a Minha Mãe

Ma 19/03/2023

? E nós nos veremos algum dia, mãezinha.?
A história é sobre uma menina que escreve cartas para sua mãe morta. A maneira como a protagonista descreve a vivência dela com a tia e avó, como leitor você consegue sentir o que ela passa. Teve partes que foram bem pesadas e que são escritos com uma naturalidade. Mas no geral eu gostei da história e dá pra ler facilmente em uma hora, já que os capítulos são bem curtos.

Taciana11 14/03/2023

Uma história de racismo e cultura...
Este livro deve ser lido por ter uma história impactante, a história de uma menina negra que escreve cartas para sua mãe que já morreu. Ela conta sobre o que conhece com ela, de como ela sofre pelos preconceitos racista, pela violência e pela maldade. O livro nós mostra também sobre outros tipos de culturas, e nos faz ver que nois somos uma cultura entre tantas outras.

Isabella.Arrais 11/03/2023

Que livro!
Cárdenas nos entregou tudo com essa obra!
Uma menina escreve cartas para sua mãe falecida em busca de não quebrar laços já que vive uma vida tão complicada agora morando com sua tia, primas e com mais contato com sua difícil avó.

As cartas são de uma delicadeza e de uma dor que nos fazem ficar perplexas. A relação dela com sua mãe, racismo e orgulho da negritude, família conturbada, solidão da mulher negra, violência na infância, abuso e outras questões sociais são possíveis de identificar nessa obra que é tão fácil de ler mais ao mesmo tempo com questões tão profundas que pode-se levar horas debatendo algumas páginas, recomendo demais essa leitura principalmente na infância e seria ótimo ver as escolas debatendo obras assim.
Li o livro no idioma original, quem puder ler por favor leia também.
Recomendo demais essa autora Cubana.

Aniram 01/03/2023

Retratos da desigualdade e racismo estrutural
Apesar de não ser fã da prosa escrita em forma de cartas, a história não deixa de ser um retrato fiel do que é o racismo estrutural e como ele violenta, acima de tudo, as camadas mais pobres da sociedade. A trama é impactante, especialmente, por identificarmos os ciclos de abuso, violência e preconceito que atravessam gerações de famílias, que afetam famílias inteiras. Nem terminei a leitura sentindo raiva da avó porque concluí que ela também aprendeu com violência e sempre foi tratada com truculência por todos. Uma história que poderia se passar no Brasil, inclusive pela semelhança entre os deuses (orixás) cultuados aqui e os cultuados em Cuba. Levei menos de 1h para finalizar o livro.

GiArgia.Gschwendtner 11/02/2023

Muito além da carta
Esse livro traz sutis exemplos culturais que nos transportam rapidamente para o cenário vivenciado pela escritora. De forma rápida, compreendemos as aflições e a comunicação com essa mãe. Um mergulho em um vasto universo, pois cartas são sempre muito viscerais.

kpcarv 09/02/2023

Este é um romance emocionante sobre perdas irreparáveis e sobre o poder restaurador do amor e do autorespeito.

Geanne 08/02/2023

Uma curta e boa leitura
Com trecho que provocam e trazem cenários da vida cotidiana, problematizam questões de forma direta mas sem grandes aprofundamentos. Muito bom.

Andy 02/02/2023

Impactante
"Cartas para a minha mãe" de Teresa Cárdenas é uma obra em formato de diário escrita pela filha de uma falecida mãe, que na sua vivência relata as observações do dia a dia, sendo eles racismo, violência e uma dura criação. A obra mostra as maneiras de viver com o luto e a incerteza de de pertencer à algum lugar.

Paola.Grossl 31/01/2023

Maravilhoso
Fiquei com um gostinho de quero mais. Li esse livro porque vou participar de um clube de leitura, não tinha como começar melhor, um livro curto e rápido para ler, mas com uma carga emocional gigante.

Laura - @lendoplurais 29/01/2023

Avassalador
Sempre que tento escrever algo sobre Teresa Cárdenas, as palavras me fogem. Seus livros são curtos e sempre viscerais. São muito bons, mas carregam uma carga pesada consigo. Amei a leitura. Foi bem breve e me pegou de surpresa. Terminei boquiaberta.

Kelfany 21/01/2023

Cartas para minha mãe
O livro trata sobre o racismo. Eu simplesmente amei ler esse livro, amei o contexto do livro, o conteúdo é tudo mais. A menina é incrível, sofre muito na mão dos familiares, mais encontra refugo em um senhora. A ideia do livro de trazer o assunto do racismo por uma criança é incrível, conseguimos ver como realmente é o racismo, como ele é criado e a proporção que atinge a pessoa que sofre de racismo. Incrível

Flôr 17/01/2023

Leiam! Vale a pena
Livro singelo e tocante!
Mostra a importância da escrita pra elaboração de vivências difíceis e como promotora de auto conhecimento ?

Uma das personagens mais generosas que já encontrei!!

Ah! Há gatilhos de abandono, negligência e abuso.
Eles são tangenciados, mas como pra quem sabe ler um pingo é letra, fica aí o cuidado.

Belle_ssilva 15/01/2023

Mãezinha preciosa,
O livro me ganhou com sua simplicidade. Forte e presente, ele se constrói por uma menina que escreve cartas para sua mãe que morreu. Entre as saudades, a solidão e a vivência em um ambiente onde não é bem vinda, ela usa as cartas como uma forma de desabafo, amparo e acolhimento da mãe que se foi, trazendo pontos que perpassam por questões culturais, racismo, machismo, abuso, além do próprio desenvolvimento da sua fase de criança para adolescente.
Tudo isso contado pelos olhos da menina carrega a sua leveza e sua emoção nos levando a sentir e se emocionar junto.
Amei dms??
??????????

Mari 08/01/2023

Luto e racismo na infância
A autora cubana de fato tem a capacidade de provocar lágrimas nos olhos do leitor, "Cachorro Velho" já tinha sido um livro muito emocionante e este também é. Quando li o título desse livro, pensei que fossem realmente cartas da autora para a mãe (talvez, até tenham um fundo de biografia), mas se trata mesmo de cartas escritas por uma menina negra para sua falecida mãe. Como ela sente muitas saudades da mãe, decide escrever cartas a ela, contando sobre seu cotidiano, como se fossem um diário. Nessas cartas, ela aborda a conturbada relação que tem com o restante da família, sua tia, sua avó e sua prima, que a tratam muito mal, sempre esfregando na sua cara que está morando lá de favor, além de praticarem racismo com ela, apesar de serem também negras. Mas, como a menina é a mais negra e não tem vergonha nenhuma nisso, ao contrário de suas parentes, ela sofre racismo constantemente, sempre falam de seu cabelo, de seu nariz e, principalmente, dos seus lábios, ao ponto de ela ser apelidada de "beiçuda". Dá um aperto no coração muito grande saber que pessoas não só fazem isso umas com as outras como também fazem isso com pessoas da própria família, inclusive crianças.

"Quero um céu em que as avós sejam boas e distribuam doces entre seus netos. Onde ninguém maltrate as crianças, nem as obrigue a fazer coisas que não gostam. Um céu onde ninguém me chame de beiçuda nem de feia e onde eu não me sinta sozinha."

Danie 19/12/2022

Tocante
Cada vez mais gosto de livros que me levam para uma cultura que desconheço, é como viajar no sofá.
Esse me levou para Cuba, com tantas semelhanças que parecem histórias afro-brasileiras.
Na saudade de uma filha que busca num monólogo tocante se conectar com a mãe ausente encontramos uma narrativa tocante, de encher o coração.