Carrie, A Estranha

Stephen King
Stephen King

Resenhas - Carrie, A Estranha

Ingrid 04/09/2022

Um bom livro para a 1° leitura de terror.
Eu nunca assisti um filme de terror (por medo), e esse é o 1° livro que leio do gênero, então minhas críticas podem ser meio básicas, mas vamos lá.

A primeira coisa: não achei o livro assustador, claro, ele tem muitos gatilhos, mas são coisas bem diferentes ao meu ver.

Segundo: não tem capítulos - apenas 3 partes, 2 delas muito longas. Isso não facilitou a leitura, só fez parecer que não ia acabar.

E terceiro: no começo, eu não entendi o livro, porque fica umas 30 pág (+/-) só contando e recontando a mesma cena, ou indo p o passado e futuro. P mim foi bem confuso, mas provavelmente é porque não tô acostumada com o gênero.

Elcimar.Matos 31/12/2021

Aqui vemos o King se encontrando
Esse é o primeiro livro de King, mas não a minha primeira leitura dele, senti falta da ambientação, das histórias dos personagens... aqui eu vi o quanto ele evoluiu, e MUITO. O livro não foi uma experiência tão boa pra mim, creio eu também porque já vi o filme antes e não tive nenhuma surpresa e já sabia de todo desenrolar, mas era um livro que não podia deixar de ler sendo um fã do King.

A Carrie é uma daquelas personagens que a gente sente dó, pelos bullyngs, pela opressão da mãe, uma fanática religiosa...
A forma como o livro foi escrito não me agradou muito, Stephen King mistura a voz do narrador com trechos de documentos (ficcionais, óbvio) que abordam o caso de Carrie, ele intercala a narrativa com trechos de notícias, livros, artigos, dicionários, diários... e isso atrapalha o ritmo da leitura e me tira um pouco da história, achei um pouco confuso no começo, mas no final qnd vc já se acostumou e o ritmo tá intenso você até q acaba gostando um pouco.
Izabels 08/01/2022minha estante
Esse livro é incríveeeel

Elcimar.Matos 08/01/2022minha estante
Simmm, queria ter lido o livro primeiro, a experiência melhoraria 100%

RachMendes 28/05/2021

Carrie, a estranha
Foi uma boa leitura apesar de muitas situações já fazerem parte da cultura pop. Interessante ver o início da escrita de King.

M. Vargas 14/07/2023

Torci pela Carrie, devo me preocupar?
Esse foi meu primeiro contato com o King e foi uma experiencia relativamente mediana, o livro é bom, mas o formato dele não me agradou muito, essas paginas de jornais e entrevistas são legais e acrescenta muito a história, mas para mim como leitor achei meio “bléh”. Da cena do baile para frente fica muito frenético e eu amei demais. Enfim, eu tinha pretensão de ler o King por ordem de publicação, mas acho que vou pular Salem e ir para O Iluminado primeiro kkkkk.

xoxoanalu 26/10/2021

?só quero que me deixe viver a minha vida... não gosto da sua?

Foi o primeiro livro que li do King, e fico muito feliz que tenha sido Carrie, porque eu simplesmente a adoro? aliás, a adaptação de 1976 é o meu filme de terror favorito.

E além do mais, foi essa obra que fez o Stephen King estar onde está hoje, então é legal começar a lê-lo por Carrie.

O modo como ele criou o clima obscuro e pesado no livro foi muito surreal e marcante. E consegui sentir e visualizar muito bem? também porque já assisti aos filmes, isso possa ter ajudado também. Mas esse não é o meu ponto.

Não vou mentir, primeiro achei o modo da escrita do King confuso, mas depois fui entendendo o modo como a história estava sendo narrada e consegui engatar marcha na história. E simplesmente não queria acabar, mas também não conseguia parar de ler.
Pedro.Alves 26/10/2021minha estante
Se você puder, eu recomendo ler os livros do King em ordem cronológica, pq os livros meio que se referenciam, por exemplo: Misery têm spoiler de O Iluminado e em Novembro de 63 aparecem personagens de outro livro por um momento.

xoxoanalu 26/10/2021minha estante
aaa mto obrigada pela dica!! não sabia disso, já até pesquisei aqui a ordem ?

Sofia.Cerbasi 18/10/2023

Eu nunca pensei que fosse ficar tão triste lendo um livro do Stephen King. Tudo que aconteceu com a Carrie foi injusto, fiquei refletindo sobre isso depois que terminei de ler. Tenho certeza que nunca detestei tanto um personagem quanto a mãe da Carrie, que mulher doidaa!
Enfim, sou apaixonada pela escrita do King. Acho que vou gostar de todos os livros dele!

filipebars 19/04/2023

Carrie
Segundo livro do King que leio, foi uma boa experiência gostei muito. Sou suspeito pra falar já que personagens como a Carrie me fascinam facilmente.
A edição que li presenta DIVERSOS erros de tradução, atrapalhou um pouco a fluides da leitura em alguns pontos.
filipebars 20/04/2023minha estante
fluidez*

Bruna | @bmartinssss 09/12/2021

Quem não conhece a história de Carrie sem nem ter lido o livro? Eu já sabia o que iria acontecer por conta de já ter visto o filme de 2013, mas como não lembrava de muita coisa, entrei na leitura do livro como se não soubesse de nada e foi muito bom.

Contudo, o livro não funcionou tão bem para mim quanto eu esperava. A maneira que o King escolheu para narrar a história me deixou um pouco irritada (talvez seja pq eu imaginei que seria de outro modo? talvez ?) mas não tem como negar a grandiosidade do autor. Mesmo em seu primeiro livro, já dá para perceber por que ele é quem é hoje em dia.

Indico para todo mundo que, assim como eu, ainda estão engatinhando pelas obras do autor. É um livro realmente que vale a pena, apesar de não ser um dos melhores.

Frank48 27/03/2023

Maravilhoso porém cansativo
Muito bom do início ao fim!! Me aproximei dos personagens e fiquei mal algumas vezes, porém se tornou um pouco cansativo. Mesmo assim eu amei muito e recomendo

Kei 18/12/2009

Eu não diria estranha.
Datado de 1974, Carrie ('Carrie, a estranha' somente aqui no Brasil) foi o primeiro (informação inexatada) romance de Stephen King, e que segundo ele, tem um 'surpreendente poder de machucar e horrorizar' (Trecho retirado da Wikipedia). Talvez, esse poder esteja tão presente pela quantidade de realidade crua e aplicável ao dia-a-dia de centenas de jovens.

Sofrendo de alguns problemas de ordem fisiológica, criada sob a pseudo-proteção de uma mãe com religiosidade além do simples fanatismo e alvo de constantes atos de bullying no colégio, desde a idade mais tenra, é natural imaginar que Carrie, de certa forma, encaixe-se no estereótipo de uma pessoa 'estranha'. A estranheza, todavia, é tão natural quanto a estranheza que verificamos em pessoas mais tímidas no cotidiano das nossas escolas. Carrie é o que eu gostaria de chamar de vítima da sociedade.

O diferencial da garota, porém, é apresentar o suposto 'gene TC', referente a poderes paranormais que serão, adiante, conhecidos como telecinése.

Some os fatores constantes do segundo parágrafo com o diferencial referenciado no terceiro, e verá que o resultado não será tão surpreendente assim. Provavelmente explicará o motivo que leva 'Carrie, a estranha' a ser um livro de apenas 140 páginas.

Ainda assim, Carrie é tão normal quanto muitos de nós, e o livro tratará de mostrar isso. Tratará de mostrar que Carrie era uma garota com sentimentos e desejos, assim como qualquer um de nós, assim como tratará de mostrar que, assim como todos nós, Carrie também sofre com muitos problemas, e de certa forma, tratá de 'justificar' tudo o que ocorreu naquela noite. Tudo com o poder do efeito dominó.

Por fim, cabe ressaltar apenas que Carrie tem várias 'peculiaridades' narrativas características do jeito King de escrever. Pensamentos mesclados a descrições de forma clara, mas confusa. Pensamentos como eles são, sem vírgulas, pontos ou marcaços. Pensamentos puros. Também, é contado em duas formas: sobre o ponto de vista dos personagens, e sobre o ponto de vista de diversos relatórios fictícios que embasam a leitura. É especialmente interessante de se ler graças ao último aspecto, dá um cru toque de realidade a todo o acontecido.

Pessoalmente, eu acreditaria que Carrieta White existiu no nosso mundo, em determinado momento. Se isso dependesse apenas do livro.

Andre.Vieira 23/11/2022

Que livro gostosinho ???
Esse livro, eu já estava de olho nele há anos, devido a minha estupenda memória afetiva que eu tenho com o filme clássico dos anos 70. Com a nova capa deste livro que a editora fez, finalmente a Amazon abaixou o preço consideravelmente dessa edição que eu queria mesmo e nem pensei duas vezes.

Uncle King acertou em cheio com essa estréia, já se tornou um dos meus principais livros favoritos da vida. E pensar que se não fosse a esposa dele, essa obra de arte iria morrer no lixo.

Eu só fico triste porque Charles Xavier perdeu uma grande mutante, ela seria uma das mais poderosas dos X-MEN hahahahahahaha.

Talvez tenha leve pitada de spoilers, então fica a seu critério.

Puts, nas partes finais quando Carrie chega em casa depois de destruir toda a cidade, quando a mãe dela recebe a filha, eu pude senti a profunda paranóia da mulher. Eu hein, loucura com fanatismo religioso resulta em coisa mórbida. Ela sendo estuprada pelo marido bêbado e ainda gostando. Cruzes!!! King já mostrou ai que ele iria saber muito bem fazer personagens doentios e isso já foi na estréia ??????????

Outro momento marcante no final é quando Carrie vê os sentimentos de Susan Snell e depois ela se abre, que pontos fortes King soube montar também.
O cara parece que é psicólogo. King é o melhor no quesito construir personagens.

E não posso deixar de citar a total destruição da cidade hahahahahahha
Meu, a mulher literalmente acabou com a cidade, deixou a maioria dos sobreviventes desempregados jkkkkkkkkkk e virou uma cidade fantasma.

Pode ser coisa da minha cabeça, mas acredito que não. Ele citando a cidade, coisa aqui, coisa acolá. Esse padrão se repetiu no segundo livro dele ('salem), o que posso imaginar que ele tirou essas referências para construir IT.

Minha nota? 10

c a r o l 31/10/2022

CARRIE CARRIE CARRIE
Vou começar falando sobre a introdução do King. Gosto muito das introduções do autor, e essa não poderia ser diferente. Ela é essencial pra sabermos o que levou o King a escrever essa história, suas inspirações. Chegou a me emocionar.

"As vezes ? na verdade, com bastante frequência ?, eu queria que Tina e Sandy estivessem vivas para lê-lo."

Demorei um pouco pra imergir na história por causa das interrupções dos recortes de jornais, livros, etc. durante algumas cenas. Mas são esses recortes deixam a história ainda mais interessante, por mostrar que o caso da Carrie White foi relevante e popularmente conhecido. E não foi só um aglomerado de bizarrice que aconteceu numa cidade pequena.

Gostei muito das diferenças entre o livro e o filme de 2013 ( não sei o que aconteceu, mas o filme de 1976 foi apagado da minha memória). Elas me surpreenderam tão positivamente que deixarei listado abaixo:

1°- A personalidade da Chris e o relacionamento tóxico dela com o Billy. (Uma das partes que mais gostei.)

2°- Todos os acontecimentos da noite do baile. Não consegui imaginar que aconteceria daquela forma, e, muito menos, terminaria daquele jeito. (O encontro da Carrie com a Sue é bizarro e triste)

3°- O passado da mãe da Carrie e do relacionamento do seus pais.

É surreal ver como o fanatismo cega as pessoas. Toda vez que a mãe da Carrie abria a boca eu gritava na minha mente: mulher, para de ser louca!!!!

Uma coisa que percebi sobre os eventos finais é que não teve somente um clímax, mas vários. Porém fiquei decepcionada que a cena entre a Carrie e a mãe não teve a mesma intensidade do que a do filme de 2013. Mas acho que isso foi proposital para ficar claro que agora era a Carrie quem estava no poder e o outros teriam que se subjugarem a ela.

"Muita gente diz que tem pena de Carrie White, a maioria garotas, o que é uma piada, mas aposto que nenhuma entenda como é ser Carrie White, todos os segundos de todos os dias."

Kira 20/05/2021minha estante
Esse é muito velho? Eu li O iluminado dele e é cheio de passagens machistas e racistas e eu relevei porque é de 1970, mas me incomodaram bastante.
Então não me surpreende ser forçado a experiência da menstruação.

Lucas.Santos 20/05/2021minha estante
Esse é o primeiro do King. É dos anos 70 também. É verdade que lendo coisa mais antiga tem muita coisa que a gente tem que passar por cima né, mas ainda acho esse muito bom. Morrooo de vontade de ler O iluminado