Filho da Terra

Filho da Terra Josy Stoque

Resenhas - Filho da Terra

Amanda 26/01/2021

Adorando essa saga!
E seguindo a saga dos quatro elementos, vamos aí segundo irmão, o Filho da Terra, Lucca Gonçalves. Depois dos acontecimentos com Tamires no primeiro livro, ela está em Fernando de Noronha com Suzanne e Marcel quando Alexandre surge oferencendo ajuda - adendo, estou sofrendo pelo Gustavo, espero que ele seja realmente o mocinho. Tamires está inconformada com a demora do cunhado em ?resgatar? seu irmão e enquanto isso vão monitorando o momento certo de interagir com ele.
Lucca foi adotado pelo médico da cidade de Corumbá. Tem pais amorosos, dois irmãos com quem não se dá tão bem, um melhor amigo e uma noiva. Victoria, sua noiva, é filha do maior fazendeiro da região, é mimada e fútil, mas ele acredita estar apaixonado por ela. Na noite em que decide pedi-la em casamento ele se depara com uma Índia nas matas do pantanal que o encanta e distrai.
Mesmo assim, ele acaba cedendo a pressão do sogro e um casamento é marcado para uma data bem próxima. Ele está convencido a seguir seu caminho, mas a inocência e dedicação da Índia dos olhos castanhos e com a pedra ônix no pescoço podem fazê-lo mudar de ideia. Mainá foi prometida ao filho da terra por meio de uma profecia de seu xamã. Desde criança ela vem se preparando para encontrar com o filho de Tupã e ser seu amor ou então se entregar a solidão. Quando se depara com Lucca, tem certeza que ele é o homem da profecia, mas ele já tem uma noiva, como abandonar seu destino?! Apenas o amor será suficiente?!
Em paralelo temos a corrida de Tamires para chegar até Lucca e sua preocupação com seu marido e filha que deixou em Foz do Iguaçu (não me conformei ainda com isso). Quero muito entender melhor esse lance de profecias, o mago Raffael, os poderes e todo o engodo desses personagens que me cativam a cada página, me deixando curiosa para os próximos livros. Vou ler agora o spin off da Mainá e depois parto para o livro do Nicolas, super ansiosa!

Gabi MM 29/06/2020

UaU
Confesso que comecei a ler esse livro por curiosidade, na verdade não esperava muito. E fico feliz em dizer que fui precipitada, pois a história é muito boa, gostei mais desse do que o primeiro, mesmo gostando mais da Tamires do que do Lucca. Adorei a ideia de "duas histórias acontecendo paralelamente". Amei os novos personagens, principalmente a Mainá.
A escrita da autora é muito boa, e agora estou doida para terminar a saga.

Roberta Costa 29/03/2018

Comecei a ler o livro com uma expectativa muito grande, já que o primeiro volume foi maravilhoso! Para a minha alegria, a autora não deixou a desejar e conseguiu se superar... o ritmo da história é simplesmente alucinante e mais do que viciante! O enredo foi muito bem construído, me chamando atenção a riqueza de detalhes dos cenários e fatos descritos no decorrer da obra, é notório que foi realizada uma pesquisa muito rica, para que tudo ficasse contextualizado e dando ainda mais emoção e realidade. Sua escrita é fluida e de fácil entendimento.
Os personagens são tão bem desenvolvidos que parecem reais... aqueles momentos em que alguém chega e diz... “sabe o fulano? Aconteceu isso e isso e isso com ele...”... foi assim que me senti... torci, me desesperei, senti raiva e também me apaixonei. De todos os personagens que me foram apresentados, simplesmente amei a índia Mainá, sua simplicidade e complexidade, sua meiguice e força, sua honestidade e seu instinto protetor me fascinaram.
Josy cativa o leitor logo nas primeiras páginas de seus livros, conseguindo mesclar suspense, aventura, romance e humor na medida certa.

site: http://livrosdabeta.blogspot.com.br/2016/03/resenha-filho-da-terra-sensibilidade.html

Beca 22/08/2016

Série fantástica!
Fui bem paciente com essa série... Tão paciente quanto possível, claro. Demorei menos de 15 dias para ler os quatro livros. Mas a paciência foi o suficiente para para degustá-los e me recuperar da emoção pra ter força pra escrever! Bem, aqui estou eu!
Uma grande surpresa nacional. Comecei a lê-los por estar na promoção na Amazon, sem muita expectativa. Me surpreendi e fiquei muito mais que satisfeita ao acolher tamanha criatividade e força consciente dos livros, de fato, fantásticos.
O que posso dizer? Apesar de pequenos vícios literários, devo exigir a leitura desses livros. A cada volume, encontramo-nos e apaixonamo-nos pelos personagens, pela autora e pelo conteúdo - a natureza.
E por que não elogiar as contribuições geográficas e culturais que a autora nos apresenta? Sem mais, só posso dizer que pouquíssimas foram as vezes nas quais fiquei feliz em ler uma série.
Josy, você tem minha completa atenção e carinho para com seus livros. Obrigada por esse obra nacional.
Josy.Stoque 24/08/2016minha estante
Uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

Rose 07/03/2016

Lucca Gonçalves foi adotado ainda criança pelo Dr. Edgar. Apesar do amor e apoio que recebeu dos pais adotivos, o mesmo não se pode dizer de seus irmãos. Quando criança ele ainda se dava bem com sua irmã caçula Alice, mas seu relacionamento com Edmundo sempre foi difícil, e piorou ao longo dos anos.
Ele mora em Corumbá, e suas características físicas, branco, com sardas e cabelos acobreados, sempre o fizeram sentir-se deslocado. Correto, Lucca não só tinha total confiança de seus pais, como também de amigos e colegas de trabalho.
Aos 32 anos, ele era o chefe da expedição de Arqueologia em Corumbá. namorava há 8 anos com Vitória, filha do coronel da região. Com a vida estabilizada, ele acha que está pronto para dar um passo decisivo: casar-se com Vitória.
Só que justamente neste momento sua vida vira do avesso. Lucca na verdade é o "filho da terra", irmão de Tamires, e assim como ela sofreu algumas transformações no livro Marcada à Fogo, agora é a vez dele. Seus sentidos de audição e visão estão ficando mais apurados, sem falar no fato que ele está conseguindo ler o pensamento das pessoas, o que o deixa se sentindo mal por invadir tal intimidade.
Enquanto está passando por estas transformações, seu casamento com Vitória é marcado, para desgosto de seu amigo Carlos e seu irmão Edmundo. Ele não conhece os motivos de Edmundo, mas do seu amigo é mais claro, visto que ele não gosta de Vitória, achando-a fútil e mimada. Ele também acaba conhecendo Mainá, uma linda índia da tribo Radiwéus.
O que Lucca não poderia imaginar era que Mainá estaria muito ligada ao seu passado, e principalmente a seu futuro.
Enquanto sofria os males da transformação, que ele nem sabia de onde vinham ou o porquê que estava acontecendo, Tamires, Marcel e Suzana estavam tentando encontrá-lo, o que era dificuldade pela fragilidade da saúde de Suzana.
Muito preocupada com o que poderia acontecer com Lucca e com saudades de casa, Tamires recebe a visita de Alexandre, seu cunhado. E aquela atração que causou confusões no livro anterior, está de volta. Tamires e Alexandre estavam em rota de colisão. Ela por sua vez sabia que por mais atraída que estivesse pelo cunhado, era Gustavo, seu marido, o dono de seu coração.
Alexandre no entanto, estava disposto a comer pelas beiradas, e deixa claro que já ficaria feliz apenas em ajudá-la e permanecer ao seu lado como amigo. Sei, me engana que eu gosto...
O tempo para Lucca estava se esgotando e decisões precisavam ser tomadas. Ele se casaria com Vitória ou jogaria tudo para o alto para ficar com Mainá? Tamires, Alexandre e Marcel chegariam a tempo de ajudar Lucca?
O tempo para o alinhamento está se esgotando e ainda faltam encontrarem mais dois elementos. Os rumos que esta história tomará eu nem imagino, mas estou curiosa.
Gostei muito do Lucca, um rapaz centrado que mesmo com as estranhas transformações e loucuras que estava passando, em nenhum momento perdeu a cabeça, bem ao contrário do que ocorreu com a Tamires, que aliás continuo com ressalvas sobre ela e sobre como ela resolveu seus problemas com o marido e a filha. Também continuo sem confiar em Alexandre, mesmo ele tendo ajudado e muito na reta final deste livro. Também não sou muito fã de Suzana e Marcel, apesar que neste volume a presença de Suzana não é concreta, ela é mais citada, apesar de ser fundamental.
Mesmo o livro tendo sua história concentrada em Lucca, Vitória e Mainá, a presença de Tamires, Marcel, Alexandre e Suzana são fundamentais para o desenrolar do enredo. Eu não faço ideia de como será o futuro de Tamires e Gustavo, mas torço muito para que terminem juntos. E que venha o próximo volume!

site: http:///fabricadosconvites.blogspot.com
Josy.Stoque 23/03/2016minha estante
kkkkkkkkkkkkkkk
Adoro ler sobre as impressões!!!
Espero que curta o próximo.
Beijos

Nath 13/01/2016

Resenha para o blog Pobre Leitora
Lucca Gonçalves é um bom moço, filho adotivo e mais velho da família, é arqueólogo e namora a mais bela e rica moça da cidade. Lucca faz tudo nos conformes, e nunca sai da linha, isso até o dia em que vai pedir Vitória em casamento e se depara com uma linda índia, possuidora de um ônix que esbanja uma força que o chama. Desse momento em diante Lucca nunca mais será o mesmo.
Filho da Terra nos apresenta mais um dos quatro irmãos, nesse caso o Lucca, que domina o elemento terra. O livro é dividido entre ele e sua irmã Tamires, que agora se encontra em treinamento na casa de Marcel e Suzane. As partes do Lucca são narradas em 1° pessoa e todo o resto em 3° pessoa, seguindo o padrão do primeiro livro.

A escrita da Josy é ótima e o livro passa num piscar de olhos. É uma história cheia de ensinamentos e de amor. Aaaah o amor! É lindo ver Lucca descobrindo seus poderes justamente porque ele os descobre ao mesmo tempo em que descobre o amor verdadeira. Seus momentos com Mainá são simplesmente lindos, a devoção da índia e o jeito como ela não só aceita seu destino, mas o quer para si é demais.
Os novos personagens são muito bem construídos. Lucca é o típico bom moço, correto, centrado, íntegro. Ele é apaixonante. Mainá é pura, doce e se mostra extremamente forte, é a mulher perfeita para Lucca. Tenho que citar aqui também Edmundo, irmão de Lucca. Que pessoa INSUPORTÁVEL! Minha vontade era entrar no livro e bater no cara até cansar.
Os personagens que já são conhecidos continuam muito bons. Gostei muito mais de Tamires nesse livro, creio que por ela já estar controlando seus poderes ela me pareceu menos mimizentinha. Marcel apareceu mais e me conquistou com seu jeito divertido de ser; seu amor por Suzane é muito bonito e adoraria ler mais sobre o casal. Alexandre também da as caras por aqui e fiquei o tempo todo desconfiada de suas verdadeiras intensões, mesmo ele se mostrando prestativo. No aguardo dos próximos capítulos dessa novela pra decidir se gosto dele ou não hahaha
A história é toda muito bem construída, com situações bonitas, divertidas e bem tensas. Foi exatamente o que eu precisava pra me apaixonar pela saga e querer mais e mais. Só não dei as 5 estrelinhas pro livro porque eu sinto que ainda vai chegar o livro que eu vou amar mais, e estou guardando-as pra ele rs.

site: http://pobreleitora.blogspot.com.br/2015/06/resenha-filho-da-terra-josy-stoque.html
Josy.Stoque 25/01/2016minha estante
Ain que amor, obrigada! beijos

Julia G 09/10/2015

Filho da Terra
Em Marcada a Fogo, primeiro volume da série Os Qu4tro Elementos, eu havia mergulhado no mundo criado por Josy Stoque cegamente, pois que pouco sabia sobre o enredo antes de ter o livro em mãos. Comentei na resenha do livro que, apesar de ter gostado bastante daquela primeira impressão, alguns aspectos da história haviam me deixado confusa, já que nem tudo teve a devida explicação. Com Filho da Terra, segundo livro da série, apesar de algumas impressões em comum, a leitura foi diferente. - e melhor.

A fantasia continua como gênero principal da história, e seus elementos caracterizadores foram mais aprofundados nesse volume. Grande parte daquilo que não havia ficado claro no primeiro livro foi melhor explicado aqui, como o mundo mágico dos Protetores, a natureza de seus poderes e mesmo os acontecimentos que congelou o coração da natureza. Com isso, foi mais fácil se envolver com o contexto narrado. Os segredos e mistérios ainda fazem parte do enredo, mas eles tomam seu devido lugar, sem ocupar espaço demais e, desta vez, são incapazes de deixar o leitor perdido.

"O medo teria cor? Para mim, sim. Era verde e todas as suas nuances. Foi assim que me senti aqui no coraçã do Pantanal, quando era apenas uma criança. Mas não temia mais. Eu era o verde, enraizava-me naquela terra marrom como uma árvore através do passo que estava disposto a dar."

Se no primeiro livro gostei de a ambientação em Foz do Iguaçu, fiquei surpresa com a descrição detalhada que Josy fez de Corumbá, no Mato Grosso. Não conheço o local, mas pelo que pesquisei na internet, Josy foi fiel às suas locações, inclusive no que se refere ao sítio arqueológico e ao parque existentes por lá, detalhes que aproximam a ficção do livro à nossa realidade.

A narração do livro, assim como no primeiro, é intercalada; em primeira pessoa, pelo protagonista, que em Filho da Terra é Lucca, e em terceira pessoa quando o enfoque se dá com os demais personagens, inclusive com Tamires, que era a protagonista do livro anterior. É uma estratégia ousada, mas interessante, e que deu certo nessa série, já que é possível se aproximar do protagonistas, sem deixar de acompanhar os demais personagens. Destaque para o trecho do livro que demonstra o passado, no coração da natureza, e que começa a deixar mais nítido como tudo começou.

"Agora que não estava mais prestando atenção a nenhuma conversa em particular, achei estranho que ainda pudesse ouvir. As vozes eram uma mistura de frases nítidas. Podia entender cada palavra, sem esforço algum. Ninguém estava falando alto, talvez até estivessem sussurrando. Por que podia ouvi-los com tanta clareza?"

Lucca, o protagonista, é o tipo de personagem que agrada, nem de mais, nem de menos. É seguro, sem ser arrogante; é doce, sem deixar de ser másculo; é sério, mas tem bom humor. Apesar de volúvel no começo, seu romance com Mainá convenceu e foi doce, puro, como poucos conseguem ser. Gostei mais da dinâmica desse segundo livro, que deixou de lado suspeitas e reflexões prolongadas de Tamires para narrar o que de fato acontecia, com Lucca.

"As sensações que revolviam dentro de mim me pareciam como uma energia, uma força viva e pulsante. Percebia que seus tentáculos corriam em meu sangue. Sentia a diferença nos meus músculos, interligados sobre os ossos, sua força se multiplicando a cada segundo. Minhas pernas podiam correr tanto quanto um guepardo. Meus braços tinham a força da mandíbula de um leão. Havia corrido ontem à noite da caverna de Mainá, cheguei ao meu carro em dois segundos contados.
A índia havia me chamado de deus. Seria mesmo possível que eu fosse?"

Quanto aos irmãos, Gustavo e Alexandre, sobre os quais eu afirmei na resenha anterior que precisava saber mais, tenho uma intuição sobre eles, mesmo que não haja nada expresso nesse segundo volume. Gustavo, que foi citado apenas algumas vezes, não apareceu. Alexandre, que teve destaque ainda mais agora, me trouxe enormes desconfianças.

Tenho gostado bastante do desenvolvimento dado à série, e acredito que os próximos volumes tenham ainda mais coisas boas para mostrar. A leitura é agradável, a linguagem é fácil, e muitos elementos podem ter sido trabalhados de forma surpreendentes, o que eu espero, de coração, que realmente aconteça.

site: http://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2015/10/filho-da-terra-josy-stoque.html
Josy.Stoque 19/10/2015minha estante
Ahhhhh!!!!!!!! Obrigada! Beijos

Juliana 04/10/2015

Filho da Terra, o segundo volume da Saga Os Qu4tro Elementos, de Josy Stoque, continua a partir do final de Marcada a Fogo, mas tem um enfoque diferente daquele livro. A história principal é sobre Lucca, um arqueólogo apaixonado por seu trabalho, que mantém um relacionamento de muitos anos com a filha do fazendeiro mais rico da região e que tem um relacionamento aparentemente distante com a família adotiva.

Lucca, apesar de um homem bom e sensível, não parece estar realmente vivendo. Leva sua vida como se fosse no automático, seus relacionamentos são empurrados com a barriga e até suas amizades parecem estar todas vinculadas ao trabalho, a única atividade que o preenche um pouco mais e o ambiente onde ele se sente melhor.

Toda sua vida parece ter entrado em uma inércia que o está levando de forma automática a seguir caminhos e a tomar decisões que podem não ser as mais acertadas. Até que ele conhece Mainá.

A índia, totalmente inserida na cultura branca, mas que ainda preserva os elementos de sua cultura e crê, inclusive na profecia que ouviu ao nascer, de que seu destino era ser Prometida do Filho da Terra. Ela passou a vida esperando encontrá-lo e quando isso acontece, ela tem a certeza de que o destino estava certa e que Lucca era o homem para quem ela havia sido destinada desde sempre. Porém, ele era comprometido com a filha do coronel mais poderoso da região e estava inclusive de casamento marcado.

A partir do momento em que conhece Mainá e que tem contato com a pedra preta que ela carrega em seu pescoço, Lucca é despertado para uma série de sensações e pensamentos que ainda não havia experimentado. Ele passa por um processo de transformação, como o de Tamires, mas com efeitos e características totalmente diferentes e que conferem a este livro características próprias.

Apesar de fazer parte de uma série, a história de Filho da Terra está centrada especialmente em Lucca e Mainá, apesar de fazer constantes paralelos com os demais personagens que conhecemos em Marcada a Fogo, em um contexto um pouco diferenciado. O que faz de Filho da Terra um livro singular é o modo como as transformações acontecem e a história se desenvolve.

Filho da Terra é um livro mais introspectivo, porque Lucca é um homem mais centrado em si mesmo, que pensa muito, não externa tanto seus sentimentos. Além disso, o fato de ser um homem ligado ao elemento terra o faz passar por um processo de transformação diferente de Tamires. Enquanto ela tinha que atravessar um momento intenso, eletrizante, cheio de emoções e quase uma histeria, as experiências de Lucca eram muito mais racionais e mentais, um processo que ocorreu de dentro pra fora.

Além disso, se em Marcada a Fogo as cores fortes e brilhantes eram o acompanhamento dos acontecimentos quentes e intensos do livro, em Filho da Terra o processo de transformação e autoconhecimento de Lucca é quase frio como a terra, sóbrio como os tons de verde e marrom do Pantanal e trabalhoso como as escavações a que ele estava acostumado a fazer no sítio arqueológico.

Apesar de ser uma leitura emocionante e rápida, Filho da Terra não me despertou as mesmas sensações que Marcada a Fogo. Neste livro, a sensação era de uma descoberta lenta, mas profunda, como uma escavação para dentro de Lucca e para dentro de mim. Neste volume, assim como no anterior, a estrutura do texto e a riqueza das descrições das paisagens brasileiras acompanham as características do elemento que rege a história. É por isso que eu recomendo a leitura de Filho da Terra.

site: http://www.cafecomlivros.blog.br/2015/03/14/resenha-filho-da-terra-josy-stoque/
Josy.Stoque 05/10/2015minha estante
Lucca

Josy.Stoque 13/07/2015minha estante
Obrigada, flor! Beijos

"Ana Paula" 18/05/2015

Em Filho da Terra, segundo livro da Saga Os Qu4tro Elementos, vamos conhecer Lucca, um arqueólogo que vive com sua família adotiva em Corumbá, no Mato Grosso. Lucca faz o tipo certinho, fiel e muito sensível aos sentimentos que o ronda. O que ele não sabe, é que é irmão de Tamires do Valle, é o Filho da Terra e em breve seus poderes começaram a aparecer e isso pode lhe custar a vida e seu amor.

"O medo teria cor? Para mim, sim. Era verde e toda as suas nuances. Foi assim que me senti aqui no coração do Pantanal, quando eu era apenas uma criança. Mas não temia mais. Eu era o verde, enraizava-me naquela terra marrom como uma árvore através do passo que estava disposto a dar. Trinta anos depois, toda a minha vida girava ao redor daquele dia perdido no parque."

Lucca é o personagem que mais gostei, entre ele e Tamires, eu prefiro ele. Mas como ainda estou no segundo livro, acredito que terei mais personagens para me apaixonar! Ao contrário de Marcada a Fogo, o primeiro livro da saga, neste volume não temos muita enrolação, a história ganha corpo rapidamente e leva o leitor pelas matas de Mato Grosso e nos faz querer conhecer cada vez mais sobre esses irmãos tão diferentes entre si, mas com um único objetivo: salvar a natureza.
Quatro Irmãos que foram separados ao nascer; quatro pedras místicas, poderes nunca antes conhecido; o alinhamento planetário está próximo e cabe a Tamires, Marcel e Suzane encontrar os outros dois irmãos, entre eles Lucca, que está prestes a se casar com a filha mimada do poderoso Coronel Cruz.

Acho que cheguei a comentar na resenha do primeiro livro o quanto gostei dessa história de Josy Stoque. É uma fantasia totalmente ambientada aqui no Brasil. A autora explora nossas terras e nossas riquezas, tanto a riqueza de conhecimento quanto da própria natureza.
Estou adorando conhecer esses personagens e participar de suas descobertas, para cada um é diferente e chega a ser intenso para o leitor.

"- Onde você está?
A voz que fez esta pergunta não estava ali, mas eu a conhecia. Era a mesma que cantava canções para mim naquela noite perdido no parque. A misteriosa e bela índia. Sua pergunta tinha tanto desespero que me comoveu. Por quê? O que ela queria comigo?"

A narrativa segue o mesmo parâmetro do livro anterior: dividida em primeira e terceira pessoa. Acompanha tanto Lucca quanto Tamires, pois a mesma largou tudo em Foz do Iguaçu e está agora com sua irmã mais nova Suzane e seu cunhado Marcel em Fernando de Noronha. Mas o ponto principal do livro é Lucca e suas descobertas tanto como elemento, quanto arqueólogo. Uma nova personagem, a índia Mainá, é apresentada a trama e suas origens são bem explicadas e histórica.

A capa é linda e condiz perfeitamente com o enredo, não encontrei nenhum erro de revisão, o que foi maravilhoso. Vi a história passar sem que eu percebesse e fiquei triste com o final! Quero demais conhecer o próximo irmão, que parece ser bem assanhadinho! rsrsrsrrs
Gosto muito da escrita da Josy, não é surpresa para ninguém que adoro seus livros e que já li quase todos! Esta saga pode ser fantástica, mas não perde o sensualismo que a autora usa em suas demais obras.
Então, se você gosta de conhecer cenários novos e inspiradores, com personagens marcantes e bem construídos, super indico esta leitura. Tenho certeza que vocês vão gostar tanto quanto eu!

"Se o destino havia me concedido um amor verdadeiro, uma nova chance de viver e poderes sobrenaturais, não pretendia ficar de braços cruzados... A partir daquele dia, só precisava acreditar que tudo era possível. E assim seria."

site: http://www.livrosdeelite.blogspot.com.br/2015/05/resenha-filho-da-terra-sensilidade-fere.html#.VVnVpPlViko
Josy.Stoque 29/05/2015minha estante
Obrigada, flor!!! Beijos

Giovana | Blog Dei um Jeito 21/02/2015

O poder dos ruivos!
Depois das descobertas do que está acontecendo com o mundo e com a Tamires, agora conhecemos o Lucca, que é arqueólogo, filho adotivo do doutor Edgar, namora com a filha do "Coronel" da cidade e é lindo, tesão, bonito e gostosão nas horas vagas (por favor leiam essa última afirmação no modo de platéia de programa ao vivo).
Ele se sente diferente comparado aos habitantes de sua região, Corumbá- região pantaneira, onde acaba destacando ainda mais sua brancura com seus cabelos um tanto ruivos e ele ainda por cima é todo certinho, fiel à sua namorada (por mais que esteja prolongando o relacionamento, por mais que profissionalmente e pela idade é aceitável um casamento!).
Ele é bem acolhido em sua família, por mais que tenha grandes problemas com seu irmão e companheiro de quarto: Edmundo, ou simplesmente o cara que quer atrapalhar a vida do irmão a qualquer custo. Lucca tem um grande amigo (também arqueólogo) que é o solteirão que odeia a ideia de casamento, mas entende Lucca como um irmão.
Lucca com sua vida normal, tem encontros com sua namorada e finalmente resolvi pedi-la em casamento, só que acontecem algumas coisas estranhas com ele no caminho e ele desmaia na mata. No dia seguinte ele é encontrado e por uma grande insistência do Coronel o casamento é marcado para pouco mais que duas semanas a diante. Nesse período há os preparativos, várias coisas ocorrem com a capacidade física do nosso ruivo, sendo que também em seu trabalho a equipe encontra algo que pode ser o descobrimento da carreira deles e também há o início de uma linda/fofa/protetora/romântica amizade de Lucca com Mainá, uma índia local mais fofa impossível! Só que é tudo escondida, para não dar problemas a ambos.
No dia do casamento que a ação rola a solta, alguns problemas ocorrem e uma braveja digna de um pai protetor pode dar sérios problemas! [estou na margem fora do spoiler]
Temos também pontos de vista da Tamires, do mesmo modo que em Marcada a Fogo, que até me acostumar com o Lucca me deixavam alucinada para saber a quantas iam os problemas e as descobertas, após acostumar-me, dava uma grande vontade de saber ambos os lados para ir se completando, até o Lucca roubar a cena com seu jeito sincero com todos.
No primeiro livro conhecemos Foz do Iguaçu, agora conhecemos um pouco de Fernando de Noronha e Corumbá, numa série sobre os elementos naturais tínhamos que conhecer as belezas do nosso país certo? E tudo é muito lindo! Com a descrição da Josy Stoque conseguimos sentir toda a aura da natureza descrita, muito apaixonante!

site: http://deiumjeito.blogspot.com.br/2014/10/livros-filho-da-terra.html
Josy.Stoque 22/02/2015minha estante
Ruivos tudo de bom!!! Beijos

Vanessa Sueroz 22/01/2015

Neste livro iremos conhecer Lucca Gonçalves, um rapaz adotado aos dois anos por uma família, mas que nunca se sentiu realmente parte dela. Sua família adotiva sempre foi muito boa e amorosa, mas Lucca não conseguia esquecer que não pertencia a aquele lugar. Após alguns anos ele se tornou um grande e importante arqueólogo, hoje ele está apaixonado por Vitória, a filha de um coronel linha dura José Cruz, e isso sempre foi um problema.

Não que a menina não gostasse dele, mas o pai nunca deu sossego. Lucca passa algum tempo na dúvida se o casamento é o melhor caminho para Vitoria e ele, mas quando ele realmente decide por pedi-la, alguma coisa estranha o atraí para a mata e em uma caverna ele encontra uma índia Mainá que possui uma pedra pelicular pendura em um colar no pescoço. A jovem índia o trata como um Deus e a partir deste momento coisas estranhas começam a mexer com Lucca.

Resenha completa:

site: http://blog.vanessasueroz.com.br/filho-da-terra/
Josy.Stoque 22/01/2015minha estante
Lucca, meu protagonista preferido. Beijos

Josy.Stoque 10/10/2014

Comentários na Amazon
"Um mergulho para dentro da Terra
Introspectivo e denso, Filho da Terra dá sequência aos fatos que convergirão no alinhamento planetário. Nesse volume conhecemos Lucca, um arqueólogo que é sacudido pela proximidade com a doce índia Mainá e se vê forçado a tomar as rédeas de sua vida, ao mesmo tempo em que é guiado pelo destino. Com um texto lindo e muito bem estruturado, cenas sensuais e a beleza geográfica do Brasil, este livro oferece uma boa dose de história, além de uma trama mágica e envolvente." - Juliana Ruza

"Ótimo
Depois que terminei o livro, pensei: PRECISO DO TRÊS AGORA!
A sequência se deu de forma impecável.
Já tinha gostado muito do primeiro livro e gostei ainda mais do segundo.
Ainda mais apaixonada pelos personagens!" - Nath

"Corumbá?
Gente, que surpresa, quando começo a ler a história e descubro que se passa em Corumbá.... e não é que conheço a cidade...
Foi muito legal, durante as descrições poder lembrar e acompanhar cada passo do personagem... muito bom! Amei o livro e não posso esperar pelo próximo!!!" - Layla Rostoldo

"Mais um sucesso!
Filho da Terra permanece com alguns mistérios no ar, o que é natural em se tratando de uma série. Mas, dessa vez o volume 2 de Os Qu4tro Elementos, vem mais introspectivo. O leitor mergulha de vez nas mentes de cada personagem, decifra todos os sentimentos, ambições e valores.
Josy Stoque soube costurar muito bem informações reais com ficção, primando pela história, pela ficção desenvolvida, gênero do livro.
Apesar de ser uma continuação, pude perceber que a autora optou por um estilo bem interessante, pois a história de Lucca, personagem central desse volume, é "fechada", digamos assim. Ela começa e termina, deixando alguns personagens para trás.
Posso dizer, com certeza, que Tortaro mantém a qualidade de sua escrita, mas dessa vez nos horizontes pantaneiros.
Ah, só para deixar um gostinho... os trechos calientes são de arrasar quarteirão *O* e o livro termina com uma ação de tirar o fôlego. Preparados?" - Gisele Galindo

"Maravilhoso
'Ei ia morrer.Era a unica explicação logica que conseguia pensar.Meu corpo viraria nada e eu seria um Deus espirito que guiaria o povo Kadiwéu naquela batalha que eu ainda não entendia.Talvez quando me transformasse-me elevasse,sei lá-seria um privilegio e aprenderia todos os mistérios do universo.
Embalado pelas canções do índio,me consolei com esse destino abençoado.Um sacrifício pelo bem maior.(...)' - pag.239
Se você amou o Marcada a Fogo, como eu, não pode deixar de ler o segundo e indescritível volume da saga. As perguntas que ficaram no 1 são respondidas e novas vem ocupar nossas mentes.
Amei!!" - Liana Cupini

"Lindo!
Gente, estou apaixonada por esse segundo volume da série! É tão introspectivo e o romance é daqueles que arrancam suspiros do leitor! Amei!" - Vanessa Bosso

site: http://www.amazon.com.br/dp/B00CPPNQ2M

ricardo_22 08/05/2014

Resenha para o blog Over Shock
Filho da Terra, Josy Stoque, 1ª edição, Praia Grande-SP: Literata, 2012, 320 páginas.

Durante toda a sua vida, Lucca Gonçalves sempre se sentiu deslocado vivendo com uma família que o adotou quando ainda era uma criança de apenas dois anos. Apesar de todo o amor dedicado por seus pais adotivos, Lucca tinha consciência de que não fazia parte daquela realidade e ainda assim conseguiu conquistar o seu espaço, se tornando um importante arqueólogo.

Mas, para Lucca, dar um passo adiante em seu relacionamento com Vitória, filha do terrível coronel José Cruz, sempre foi uma tarefa complicada. Quando decide finalmente que passou da hora de pedir a moça em casamento, uma força sobrenatural o puxa para a mata e ele se encontra pela primeira vez com uma índia, que tem um colar com uma pedra brilhante pendurado em seu pescoço. A partir desse momento, situações místicas passam a acompanhá-lo, ao mesmo tempo em que pessoas interessadas em salvá-lo esperam pelo momento ideal para agir.

“Meus olhos verde oliva podiam ver tão longe quanto uma águia. Meus ouvidos podiam escutar tão distante quanto um tubarão. Minhas pernas podiam correr tanto quanto um guepardo. Meus braços tinham a força da mandíbula de um leão. E podia enxergar tão bem no escuro como um morcego ou uma coruja” (pág. 97).
A continuidade de uma série tende a possibilitar uma infinidade de considerações diferentes, ainda que geralmente sigam as mesmas características. Com a série Os Qu4tro Elementos, porém, acontece o contrário, por isso é natural encontrar as mesmas falhas e principalmente os mesmos acertos em seu segundo livro, que continua unindo os elementos da natureza e a fantasia de um modo geral.

A série já se mostrou muito original e, sem a menor dúvida, isso tem um peso importante ao tornar possíveis os elogios, que são inúmeros. Como exemplo dessa originalidade basta citar que a série, além de se passar no Brasil, se aproveita de muitos elementos de nossa cultura. Em Filho da Terra de maneira mais especial. Deixar de lado os grandes centros e ambientar sua história no interior, mais precisamente próximo a uma reserva indígena, foi o que de melhor Josy Stoque poderia fazer.

Particularmente não sei dizer o que é real ou apenas ficção em relação aos índios, mas mesmo de forma superficial, é possível se encantar por essa rica cultura, que define o verdadeiro povo brasileiro. A maneira como foi trabalhada, desde os costumes até a própria relação dos índios com os brancos e seus próprios deuses, deixam tudo mais interessante e envolvente.

Parte disso se deve também a Mainá, uma personagem que conseguiu o que julgava impossível: ser tão encantadora quanto a garota Sofia, coadjuvante do primeiro livro, Marcada a Fogo. A importância de Mainá para a série, assim como a de Sofia, pode ser mínima, mas ambas se destacam e a índia ainda mais, já que por ser tão apaixonante, proporciona uma das mais belas cenas românticas da atual literatura brasileira. O amor nessa cena é o que podemos chamar de amor verdadeiro.

site: http://www.overshockblog.com.br/2014/05/resenha-240-filho-da-terra.html
Josy.Stoque 09/05/2014minha estante
Que linda! Amei sua resenha, só para variar, repleta de sinceridade! Obrigada! Com certeza, este livro da série tem a história mais bonita e se tornou a minha preferida também. Apaixonante! Quanto aos índios, pesquisei bastante, é tudo o mais fiel que consegui ser, só a história da Mainá é fictícia, mas totalmente ambientada no real, como é a maior característica da saga. Muito obrigada, amei mesmo. Beijos

ricardo_22 13/05/2014minha estante
Fiquei muito feliz em saber que você gostou de minha resenha, Josy. Como comentei antes, a história me marcou a ponto de não duvidar que continue assim por toda a série.
Sobre os índios, é bom saber que existe essa fidelidade, ainda que mesmo que totalmente fictícia o resultado teria sido muito positivo.
Beijos!

SahRosa 12/08/2013

O arqueólogo Lucca Gonçalves sempre se sentiu diferente e inferior perante o povo de Corumbá, seu modo de ser e aspecto físico, o faziam refletir sobre quem era e da onde viera, mas nunca conseguiu de fato uma resposta. Faltando poucos dias para seu casamento com Vitória, filha do temido coronel da região, Lucca se surpreende com fatos estranhos que passam a cerca sua vida.

Ao conhecer a bela índia Mainá e saber sobre a lenda do Filho da Terra, Lucca reluta, mas percebe que este pode sim explicar muita coisa a seu respeito. Com a proximidade e convívio com Mainá, Lucca passa a ter uma visão diferente de sua vida até agora, as escolhas que ele fez passam a ter um efeito contrário do que era esperado, principalmente em relação aos seus próprios sentimentos...

Não há maneira de fugir de seu destino e tendo aceitado a sua alcunha, Lucca começara a enfrentar grandes provações...

***

A escrita madura, sensual e descritiva de Josy, continua ainda mais presente em Filho da Terra, senti que a autora estava mais solta nesse segundo livro e pude perceber que sua escrita evoluiu bastante se comparado a Marcada a Fogo. Eu já era apaixonada pelo modo envolvente que Josy tem de captar seu leitor, e em Filho da Terra, eu senti uma grande mudança, aliais muito positiva e novamente a autora conseguiu com que eu ficasse grudada em cada acontecimento em volta de Lucca, Marcel, Tamires e demais personagens.

Algo que admiro na autora é a grandeza com que ela consegue mesclar terceira e primeira pessoa na narrativa do livro sem que fique maçante ou confuso. Outro detalhe interessante, é que Filho da Terra é narrado por Lucca e sua personalidade foi bem desenvolvida e transmitida para a narrativa que o personagem faz, sem parecer falso. Eu senti narrativa de Lucca sua força, racionalidade e até o seu jeito grosseiro, mas amoroso de ser, e isso é mostrando em narração em terceira pessoa, ou seja, o personagem é o mesmo em ambas, e não superficial e isso raramente é visto em livro que mesclam ou apresentam narração em primeira pessoa, em Filho da Terra, temos um personagem verdadeiro e que coincide com quem o observa. Josy conseguiu mostrar a personalidade de Lucca muito bem e isso somente serviu para que eu admirasse ainda mais o personagem e autora.

Josy Stoque escreve maravilhosamente bem, além disso, os elementos e culturas empregados em Filho da Terra foram moldadas otimamente. Gostei do fato da autora introduzir um pouco da cultura, costumes e lendas indígenas.

Sendo passado totalmente em nosso país, Filho da Terra soma ainda mais pontos para mim, pois Josy Stoque nos faz ver a beleza de Corumbá e seu povo. Um romance maduro, exótico, mágico e sensual. Josy conseguiu unir diversos elementos em um único livro e apesar de Tamires (minha personagem favorita) estar como personagem secundária, deixando o papel para Lucca de personagem principal, eu gostei de acompanhar os ambos, principalmente em um ponto crucial do livro, realmente foi incrível poder ler um livro com dois personagens tão marcantes!

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/
Josy.Stoque 12/08/2013minha estante
Que linda e emocionante sua resenha, nossa, to feliz demais. Obrigada!!! A história de FdT é a minha preferida por sua riqueza de conteúdo e pela história envolvente. Adoro!!! Obrigada pelo carinho. Beijos

SahRosa 19/11/2013minha estante
De nada, Josy, fico feliz que tenha gostado da resenha!