Filho da Terra

Filho da Terra Josy Stoque

Resenhas - Filho da Terra

Linny 01/03/2013

Envolvente e Misterioso
Este livro é o segundo volume da Saga dos Quatro Elementos, por isso quem ainda não conhece o primeiro volume da série, leia a resenha de Marcada à Fogo

Filho da Terra conta a história de Lucca Gonçalves, um arqueólogo que foi adotado por uma família pantaneira quando tinha dois anos de idade e mesmo não conhecendo as suas origens, ele conseguiu vencer a dor do passado e alcançar os seus objetivos profissionais.

Porém havia algo que o incomodava profundamente; mesmo sendo criado como um filho legitimo, ele nunca sentiu que realmente fizesse parte da família, pois se achava uma aberração, era como se não fizesse parte deste mundo, mas mesmo assim tentou deixar de lado os seus próprios desconfortos e viver normalmente.
No entanto sua vida muda drasticamente quando resolve dar um passo importante em seu relacionamento com uma namorada de anos; no dia em que resolve propor casamento a esta, ele se depara com uma força mística que o leva em direção a uma índia, que parece conhecer quem ele realmente é, ao mesmo tempo em que começa a desenvolver poderes místicos e a descobrir qual é a sua verdadeira identidade e missão.
Assim como o primeiro volume, este livro contém uma boa dose de mistério e magia. A história é bem elaborada e a narrativa é de fácil entendimento, de forma que logo nos primeiros capítulos já é possível engrenar na leitura e conhecer os personagens.
Um fato interessante é que em Filho da Terra os capítulos são alternados de acordo com a perspectiva dos personagens principais; seja por Lucca ou pela Tamires protagonista de Marcada à Fogo, como também por seus companheiros de jornada.
Outro ponto positivo que me agradou, foi que neste há revelações do passado dos personagens e os acontecimentos são bem detalhados e explicados. Lucca foi um protagonista bem agradável, até mais do que Tamires que em alguns momentos me deixou irritada por ser tão teimosa rs. Ele é aquele típico personagem que agrada o leitor em todos os sentidos.
A única coisa que não gostei foi o envolvimento rápido de Mainá e Lucca, apesar de entender a forte conexão entre eles, estranhei um pouco aquela atração toda rs. Porém devo ressaltar que os momentos íntimos, entre o casal são bastante calientes e românticos e foi um dos pontos mais envolventes da trama!
Em resumo, gostei bastante desta obra e estou ansiosa pelo próximo volume da série. E aproveito para agradecer a Josy Tortaro por mais uma oportunidade de ler a sua obra.
Enfim, deixo a recomendação para todos aqueles que apreciam livros envolventes e originais.
Josy.Stoque 17/08/2014minha estante
Obrigada, Linny, pela resenha!!! Adorei!! Beijos

Gabi Lima 07/01/2013

Filho da Terra conta a história de Lucca Gonçalves, um arqueólogo de Corumbá no Mato Grosso do Sul. Ele sempre controlou suas emoções e sempre foi centrado no trabalho. Lucca namora há sete anos com Vitória, a filha do coronel da região, um homem poderoso e que todos temem. O interessante sobre Lucca é que ele é ruivo enquanto todos ali tem a pele morena. Além disso, ele foi encontrado aos dois anos num parque florestal e foi adotado por uma família pantaneira.

Tudo parece muito bem até que Lucca conhece Mainá, uma índia que possui uma força sobre ele inexplicável. Ele também fica atraído por uma pedra que ela usa no pescoço e que tem tudo a ver com a sua vida antes de ser encontrado. Aos poucos ele se aproxima mais de Mainá e coisas estranhas acontecem com o seu corpo, como ganhar uma audição super poderosa e o poder de ler mentes. Além de se preocupar e tentar entender esses novos poderes, Lucca precisa se preparar para o seu casamento com Vitória que acaba de ser marcado e que ocorrerá em poucas semanas. Será que Lucca vai realmente se casar com ela? Será que é essa a vida que ele deseja? O que está acontecendo com ele? E que atração é essa que ele sente por Mainá? Essas são questões que estão na cabeça dele durante todo o livro.

Paralelo a isso temos a história de Tamires, personagem do primeiro livro. Ela, sua irmã Suzane e o cunhado Marcel estão procurando por Lucca, pois em breve a marca dele aparecerá assim como aconteceu com ela e a sua transformação será completa. Tamires ainda precisa decidir se confia ou não em Alexandre, irmão de seu marido, que teve um papel muito importante no final do primeiro livro.

Confira o resto da resenha em: http://livrofilmeecia.blogspot.com.br/2013/01/resenha-filho-da-terra.html
12/09/2013minha estante
Oiee Siga Meu blog Querida Sigo de Volta.....
www.obaudosmelhores.blogspot.com
Desde já Obrigado !!

Josy.Stoque 27/10/2014minha estante
Oi linda, obrigada!!! Beijos

Swan 06/01/2013

Minha opinião? Meu comentário não será muito extenso, pois vou tentar não passar (muito) spoiler, nem vou me ater a detalhes técnicos, visto que li a versão digital do livro.
Bem, eu tinha grandes expectativas sobre esta leitura já que, sem qualquer sombra de dúvidas, Marcada a Fogo (o primeiro volume da série), foi um dos melhores livros que li e que entrou rapidamente para a minha lista de favoritos. Porém, senti-me um tanto frustrada com FdT. Não me interpretem mal, não estou dizendo que o livro é ruim, pois certamente não o é. Acontece que simplesmente não fiquei tão envolvida com a estória nem consegui sentir muita empatia pelo protagonista como senti por Tamires em MaF. Apenas por esse motivo o livro não levou as 5 borboletas.
Lucca é um homem de inúmeras qualidades, sempre foi um bom filho, um excelente aluno e colega de trabalho, ganhando a simpatia, o respeito e a amizade das pessoas ao seu redor, exceto Edmundo, o primogênito da família que o adotou e que considera Lucca mais como um inimigo do que como membro da família. Alheio ao verdadeiro motivo de tanto ódio por parte de seu irmão, Lucca leva vida normal e estável, até que seu corpo começa a passar por mudanças que, apesar de imperceptíveis aos outros, eram inconfundíveis para ele. Tudo em que ele acredita e a vida que construiu estão prestes a mudar radicalmente. Todos aqueles questionamentos que sempre estiveram em seus pensamentos, vinham agora, ainda mais fortes: Qual era a sua origem? Quem eram seus verdadeiros pais e por que o haviam abandonado? E, afinal, o que estaria acontecendo com ele para provocar todas aquelas mudanças estranhas?
Ao mesmo tempo em que Lucca enfrenta seus conflitos internos, Tamires e seus novos companheiros, Suzane e Marcel, fazem o possível para encontrá-lo. O tempo está passando e cada minuto é precioso. Há também um novo companheiro, Alexandre, mas será que realmente podem confira nele?
A narrativa, ora em primeira pessoa, ora em terceira, guia o leitor, inicialmente, por “águas calmas” e, mais próximo do fim, torna-se eletrizante. Posso assegurar que é uma ótima leitura!
Josy.Stoque 17/08/2014minha estante
Obrigada pela resenha, Swan! Beijos

Gisele Galindo 27/02/2012

Mais um sucesso
Filho da Terra permanece com alguns mistérios no ar, o que é natural em se tratando de uma série. Mas, dessa vez o volume 2 de Os Qu4tro Elementos, vem mais introspectivo. O leitor mergulha de vez nas mentes de cada personagem, decifra todos os sentimentos, ambições e valores.
Josy Tortaro soube costurar muito bem informações reais com ficção, primando pela história, pela ficção desenvolvida, gênero do livro.
Apesar de ser uma continuação, pude perceber que a autora optou por um estilo bem interessante, pois a história de Lucca, personagem central desse volume, é "fechada", digamos assim. Ela começa e termina, deixando alguns personagens para trás. Paro por aqui para não cometer o erro de soltar spoiler.
Posso dizer, com certeza, que Tortaro mantém a qualidade de sua escrita, mas dessa vez nos horizontes pantaneiros.
Ah, só para deixar um gostinho... os trechos calientes são de arrasar quarteirão *O* e o livro termina com uma ação de tirar o fôlego. Preparados?
Josy.Stoque 27/02/2012minha estante
Ai, Gi, amiga, muito obrigada pela resenha... muito show, neh, como sempre!!!! Sua opinião é sempre muito importante para mim. bjossssssssss

Gisele Galindo 28/02/2012minha estante
Imagina, Josy, eu q agradeço pela oportunidade ímpar de apreciar seu dom em forma de escrita. bjão***

12/09/2013minha estante
Oiee Siga Meu blog Querida Sigo de Volta.....
www.obaudosmelhores.blogspot.com
Desde já Obrigado !!