O Recruta

O Recruta Robert Muchamore

Resenhas - O Recruta

Angelica155 30/11/2020

Jamesss
Nossa, nunca achei que ia gostar tanto desse livro.... E me surpreende com quanto amei ler essa história.

Rony 27/04/2011

Uma série boa... mas nem tanto
Escrita leve e fácil que proporciona uma leitura rápida. Os capítulos são pequenos e a leitura não é cansativa, o que permite com que você leia esse livro em um dia, se não estiver com muita preguiça.
Mas essa não é uma história que cativa. Não temos heróis na história; apenas pessoas normais. O personagem principal não é nenhum tipo de anti-herói também, não vá pensando isso; ele é apenas um garoto que na maioria das vezes segue seus impulsos. Não peguei antipatia por nenhum personagem do livro (nem por Clark e Sebastian, dos quais eu teria bons motivos), mas também nenhum virou meu favorito.
Que eu me lembre, as únicas coisas que eu não gostei no livro, foram: que duas vezes o autor deixa um espaço em branco. Em um capítulo a personagem está em determinado local e situação, e no próximo já muda totalmente, sem explicar como, o que deixa meio confuso, mas nada que vá realmente atrapalhar a leitura (e ainda bem que isso é só no começo); e também os títulos dos capítulos, como por exemplo: "A irmã", ou "A Cidade". Achei que faltou criatividade da parte do autor. Teria sido melhor deixá-los apenas numerados, sem títulos.
Infelizmente o livro é anti-clímax, pois no momento em que daria para fazer ótimas cenas, em que você acha e espera que algo aconteça, não rola a ação. Apesar disso dei 4 porque gostei da parte em que é narrado o treinamento básico de CHERUB (inclusive foi a parte que eu li mais rápido no livro).
Acho que o problema mesmo foi que eu acabei criando expectativas demais para a série, e ela não era tudo isso. Tinha esperanças que pudesse preencher pelo menos em parte o vácuo que ia ficar pelas série Amanhã que eu terminei há pouco tempo (e que é uma das minhas favoritas). Por isso a dica que eu dou é: leia, mas não se deixe enganar pela sinopse, pois ela faz o livro parecer muito mais emocionante do que realmente é. Por ser o primeiro livro da série, o jeito é aguardar que próximo seja lançado e torcer para que ele tenha mais ação do que esse.

natacha 07/04/2021

gostei imenso
No início eu ia abandonar porque não me estava a interessar mas acabei por ficar mesmo viciada hahah
Uma cena que é mesmo estranha é que eles têm 11/12 anos e são bué resistentes e fortes !!
Eu tirei 1 estrela por causa do início mas mega ansiosa para ler o próximo ?

teh 07/12/2021

Leitura leve e muito gostosa
Esse livro é daqueles q vc lê para se distrair, muito bom, leitura rápida e prende muito, apesar de ser coleção ele é história independente, e se tem uma coisa q eu adoro em livros é epílogo. Recomendo demais para quem quer sair da ressaca literária.

LuAsa106 24/02/2023

Simplesmente adorei esse livro, os personagens, as missões, é tudo incrível!! Li tudo em um dia de tão envolvida que eu fiquei com a história.

Murphy'sLibrary 04/07/2011

Classificado como 4 estrelas e meia em Murphy's Library

Quando recebi a proposta de resenhar um livro sobre uma agência de espionagem com agentes na faixa de 10 a 17 anos, pensei que era inovador. O Recruta, primeiro livro da série Cherub, de Robert Muchamore, é muito mais que inovador: me deixou completamente sem fôlego.

A construção do personagem narrador, James, é maravilhosa, e você percebe o crescimento dele junto à narrativa. James é um perseguido de Murphy, e disso eu entendo, então podem acreditar que rolou uma simpatia extrema pelo garoto de apenas 12 anos. Sim, 12 anos e envolvido até o pescoço no treinamento para se tornar um agente da Cherub, agência de espionagem daquelas que se mete em problemas de gente grande.

O livro simplesmente não para. James começa a história com intensas surpresas, e termina cheio de aventuras. A espionagem do livro foi narrada em ótimo tom, e é incrível que a história de “pequenos agentes” tenha ficado tão verossímil. Eu realmente achei que conforme a narrativa avançasse eu encontraria problemas em acreditar na história que estava sendo contada, mas me enganei. Você começa a se convencer que aquilo é possível—óbvio que não real, apenas possível dentro do enredo—e que James está pronto para as situações que são apresentadas.

A leitura do livro, exatamente por causa dessa intensidade, é muito rápida. Mas não se engane achando que você vai ficar sem histórias da Cherub para ler depois do ponto final: a série é bastante extensa. Então, está esperando o que para embarcar nessa aventura de gente não tão grande assim?

clockwork_lilo 29/03/2022

quis reler este livro pois estava com medo de entrar em ressaca literaria e realmente me impediu de a ter. eu tinha lido pela primeira vez faz uns 4 anos então meus gostos eram bem diferentes, por isso provavelmente gostei mais da primeira vez que li. ainda assim é um livro bem leve e rapido de ler, recomendo mais para adolescentes tipo 13/14 anos

CooltureNews 06/09/2011

Por: Junior Nascimento
Senti certa dificuldade para começar a leitura de Cherub, afinal tinha acabado de ler um livro com temática parecida, por sorte isso durou só algumas páginas. Antes de começar a falar do livro, tenho que dar uma pausa e dizer (novamente) como a Editora Fundamento é perfeita na confecção das obras, papel de primeira e com as páginas estilizadas, simplesmente demais.

Cherub é um tipo de livro que nos faz pensar sobre os caminhos que a vida pode tomar, o que uma criança é capaz de se tornar quando damos oportunidade para que ela mostre o seu melhor, por outro lado podemos visualizar o que acontece quando o oposto é aplicado. Por ter uma narrativa fluída é o tipo de livro acessível a todas faixas etárias, sem se tornar cansativo para os leitores mais velhos e muito complexo para os mais jovens. Outro ponto forte da obra é a construção dos personagens, impossível não se identificar com algum, vou além, é impossível não visualizar conhecidos em outros personagens. Uma verdadeira volta ao passado, ou no caso de alguns, ao presente.

James é uma criança problema, mas podemos perceber que na verdade foram as situações que passou que o tornaram assim, e posso afirmar que nem eu com meus 25 anos sei como agiria se passasse por elas, James era um projeto de marginal. Por sorte ou destino, não vem ao caso debater isso agora, acabou sendo escolhido para ingressar em uma organização secreta chamada Cherub.

“Cherub é uma agência de espionagem. Seus agentes têm entre 10 e 17 anos e costumam passar despercebidos do mundo dos adultos, que não veem uma criança ou adolescente como ameaça. Oficialmente, esses agentes não existem.”

Ao ler a sinopse, juro que estava esperando algo surreal, como o filme Pequenos Espiões e afins. Cherub não tem nada a ver com isso, o que é mais interessante é que o fato de utilizarem crianças realmente faz todo o sentido, principalmente por serem uma simples força auxiliar do MI5. Vocês devem estar pensando como um projeto de marginal pode vir a se tornar um agente do governo, posso afirmar que não é fácil. A rotina de James na Cherub era brutal, ele estava livre de sofrer bullying (como sofria na escola), afinal os residentes se mostraram ser realmente pessoas boas, mas em contrapartida a rotina de treinamento era barra pesada, eu mesmo não sei se conseguiria passar por ela.

James não deixa de ser uma criança de 12 anos em nenhum momento do livro, apesar de ter seus momentos onde parece alguém muito mais velho e experiente, isso chega a ser raro, o que na verdade é um ponto positivo, afinal odeio tramas onde os personagens não condizem com suas idades, salvo casos onde isso é exposto logo no início. Como não poderia deixar de ser, James é um menino entrando na adolescência e sim, temos romance na trama além de um possível triângulo amoroso (espero que sim!).

Cherub é aquele tipo de livro gostoso de ler, você se envolve de tal forma na trama que é impossível não ficar apreensivo em algumas partes e dar gargalhadas em outras, é uma leitura que consegue nos cativar logo no início, o que na verdade é um “problema”, afinal a Editora Fundamento é mestre em me deixar perdido,a série é composta por 12 livros, até o momento, temos até o 2º lançado no Brasil, e eu simplesmente preciso ler todos agora. Sim, o primeiro livro teve a autorização necessária para virar filme, porém poucas informações (desencontradas ainda por cima) estão disponíveis na internet, portanto prefiro não dar nenhuma notícia como certa, mas vamos torcer pra isso.
Biel 08/03/2013minha estante
Descrição formidável desta obra fabulosa! Nossa Junior, esta série é algo que nós só sabemos sentir pois faltam palavras para descrever; é algo que vai além de todos os paradigmas literários, é de fato uma experiência gratificante e envolvente acompanhar a série, li o primeiro livro e estou sedento por uma continuação! Sua resenha é fascinante, condiz com tudo o que o livro nos fornece! Afetuosamente, Gabriel Araújo.

byggabi 15/10/2023

Eu amei!
Esse livro é super divertido, e a história é envolvente. não imaginei que fosse gostar, mas logo nos primeiros capítulos já me interessei!

AndyinhA 22/07/2011

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

James poderia ser mais um personagem qualquer de um livro se ele já não tivesse uns parentes estranhos: a mãe é uma ladra e ele só tem do bom e do melhor (roubados, claro), o pai ninguém sabe e ninguém viu. A irmã é a única que está com ele 100%, pois sabe como é ser criado assim e seu padrasto (cara mala d+, pai da irmã) só está interessado nos bens da mãe. Acha que pode piorar?

Mas Murphy é tudo nessa vida e de repente James se vê sozinho e é quando ele tem a oportunidade de entrar na agência. Mas não ache que vai ser moleza porque nada ligado ao MI5 é fácil. O treinamento foi intenso e teve horas que eu estava pedindo para sair (kkkk, eu só estava lendo e nem suava, imagina passar frio e fome? Tá doido...).

As missões são inteligentes e ao mesmo tempo que lemos que um erro pode colocar tudo a perder, parece ser como um grande playground, imagina como esses atores mirins que sabem que estão gravando e é sério, mas ao mesmo tempo é divertido? O livro é assim, momento de tensão, sem saber se ele vai conseguir passar nos desafios que a agência propõe e ao mesmo tempo torcendo para que ele se saia bem por todo o drama do rapaz.

Mais em: http://www.monpetitpoison.com/2011/06/poison-books-o-recruta-robert-muchamore.html

Julianne.Freitas 27/12/2018

Magnífico!!!??
Achei a história super envolvente, devora em menos de um dia de tão bom que é.
Adorei a amizade do menino e da irmã dele,achei tão fofo.
Adorei as novas amizades que ele faz.
Adorei as aventuras.
Adorei tudo desse livro.

vick spido 14/10/2011

o recruta

CHERUB é uma agência de espionagem. Seus agentes têm entre 10 e 17 anos e costumam passar despercebidos no mundo dos adultos, que não veem uma criança ou adolescente como ameaça. Oficialmente, esses agentes não existem. Mesmo para um adolescente, a rotina de James Choke era conturbada até demais - ele nunca procurava confusão, mas estava sempre metido em uma. E as coisas só pioraram quando a mãe do garoto morreu no mesmo dia em que ele foi expulso da escola depois de uma briga com uma colega de classe. Jame
s foi mandado para uma instituição para órfãos, onde enco

ntra garotos com histórias ainda piores que as dele e que invariavelmente s
airiam dali direto para uma curta e tensa vida de

crimes. Quando pensou que nada poderia mudar seu destino, James foi surpreendido com um convite para tornar-se um agente da CHERUB. Ele agarrou a chance e começou um treinamento que testou todos os seus limites físicos e psicológicos. A primeira missão de James foi infiltrar-se em uma comunidade onde um grupo de terroristas poderia estar se escondendo. Mas será que ele estava realmente pronto para agir sem despertar suspeitas? Será que vai suportar a pressão de cumprir uma tarefa tão arriscada? O garoto terá que entender que no jogo de espiões da vida real não existe "continue"...

Tati320 18/05/2014

Trama inteligente e emocionante
Quando soube desse livro não me interessei muito, mas depois de ver o quanto a Pâm do Garota It gosta resolvi tentar e não me arrependi! Para ter uma ideia eu o li em menos de 1 dia, isso porque tive que dormir!
Pra começar o livro é lindo, é cheio de detalhes, em todas as páginas tem o símbolo de CHERUB e todos os títulos estão em laranja combinando com a capa, nunca tinha visto um livro assim =D
A história é emocionante, James é só um menino de 12 anos e é muito esperto, porém em alguns momentos pode-se ver o lado criança dele, isso que fez ele parecer tão realista. Gostei de praticamente todos os personagens, mas nem a pau que eu passava nesse treinamento deles, só tem uma palavra pra ele "Brutal".
Recomendo muito pra quem quer fugir de histórias de amores e triângulos amorosos e só quer uma trama inteligente e emocionante.
Mal posso esperar pra ter os próximos em mãos, pena que vou ter que esperar até mês que vem D=