Macbeth

Macbeth William Shakespeare

Resenhas - Macbeth

lareS2 01/12/2023

Narrativa de Shakespeare encanta sempre
Dá pra entender o porque de Shakespeare ser tão celebrado. A obra de Macbeth é intensa e extremamente cativante, um deleite a fantasia e a exploração da mente humana

Vinny Britto 31/01/2020

Confesso que nunca tive muita vontade de ler Shakespeare ou outros do gênero, em parte por não gostar do estilo da narrativa.
Decidi ler Macbeth quando soube que Jo Nesbø estaria lançando um Romance Policial que seria uma espécie de releitura ambientado na década de 70, então quis ler a obra original antes.

A história de Macbeth faz jus a fama. Sombria, intrigante, com reviravoltas e traições, de fato se mostrou uma grande e obscura tragédia.

Como nem tudo são flores, continuo não gostando do estilo.
DANIROMA 31/01/2020minha estante
Somos 2 então, acho que tudo na cultura inglesa ( música e literatura ) é super valorizado. Abcs

Vinny Britto 31/01/2020minha estante
Nesse caminho mesmo, com exceções claro.

Rique Viola 31/01/2020minha estante
Mas isso acontece em qualquer país, até aqui no Brasil temos clássicos que são super valorizados e ruins!

Vinny Britto 31/01/2020minha estante
Verdade Rique, bem lembrado!

Mari.Vasconcelos 08/09/2023

Proposta: um quadrinho para driblar o medo de Shakespeare; resultado: parece ter surtido efeito positivo.
Ainda não tenho intimidade pra sentar no colo do vô William, mas quem sabe eu consiga pouco a pouco perder a timidez...

"A vida é só uma sombra que anda, um ator ruim que se pavoneia e se lamuria no palco e de quem mais nada se ouve depois. É história contada por um idiota, cheia de som e fúria, que nada significa."

Layla.Ribeiro 20/05/2022

Confesso que comecei a ler com receio por ter ouvido coisas não muito boas sobre o livro tanto sobre a linguagem como do enredo, pelo contrário, achei a linguagem (pelo menos nesta edição) muito compreensível, claro que por se tratar de uma peça, haverá diálogos exagerados ou muito pomposos e cheio de metáforas mas nada que atrapalhe a fluidez do livro, enquanto ao enredo achei muito interessante sobre como a ganância corrompem o ser humano e como a consciência sempre está ali para lembrarmos de tudo. Fiquei com muita vontade de assistir a peça, com certeza a visualização da estória será muito melhor, mas ao procurar sobre, descobri que há uma maldição sobre a encenação da peça, de incêndio a mortes, deixei pra lá , me contento mesmo só com o livro.
@tigloko 21/05/2022minha estante
Tbm tive esse receio quando li. Mas fiquei surpreso em como fluiu bem a leitura. Ótima resenha ?

Felipe 20/03/2022

Resenha bem atrasada
Não é um clássico por obra do acaso. Shakespeare é um mestre da forma. Há um controle do ritmo, essencial pra grandes poemas que não se vê qualquer um fazendo. O formato em peça também é fundamental pra que se entenda o que, onde, quem e quando, visto que nos diálogos não se repetem as informações, o que seria antinatural em qualquer conversa.
Com personagens que vão do épico ao engraçado e sagaz, Shakespeare nos conta uma história sobre poder, desejo, medo, jogos políticos, e uma sábia conclusão perante a morte.

"Then the liars and swearers are fools, for there are liars and swearers enough to beat the honest men and hang up them."
glendha 20/03/2022minha estante
comecei esse

Felipe 20/03/2022minha estante
Po, aproveita. É muito bom!

Bah 21/05/2020

Seja a obra que for, Shakespeare tem e terá meu coração todinho. Digo sem medo de errar.

site: https://www.instagram.com/itsbarbaracunha/

Lucas | @luagonoslivros 12/08/2021

Hamilton
Nunca li Shakespeare e decidi começar por Macbeth para entender as referências de Hamilton (oh o vício).

E acabou que me surpreendi demais com a história! Eu imaginava ser algo enfadonho, e talvez até dramático demais, mas encontrei tragédia e obscuridade na medida certa, a pronto de me deixar tão envolvido que até interagi em momentos de assassinato com suspiros de surpresa.

Vale a pena e já quero mais!

E pra quem quiser entender as referências de Hamilton, aqui vai:

They think me Macbeth, ambition is my folly (Hamilton cometeria loucuras por ser muito ambicioso)
I'm a polymath, a pain in the ass, a massive pain (Auto explicativo kkkk)
Madison is Banquo (Uma pedra no caminho de Hamilton que é a mais provável de ser eliminada, pelas características mais calmas de Madison)
Jefferson's Macduff (Inimigo de Hamilton que o mataria para subir ao poder)
And Birnam Wood is Congress on its way to Dunsinane (Todos os soldados que marcharam para lutar contra Macbeth em Dunsinane, ou seja, o Congresso que não aprova suas emendas)

Francisco240 19/06/2022

O preço da ganância
Macbeth, é uma tragédia baseada nas crônicas escocesas, na qual Shakespeare desenvolve umas de suas mais conhecidas e célebres tragédias.
Michela Wakami 21/06/2022minha estante
Amo.??

Francisco240 22/06/2022minha estante
Eu mais ainda kkk
Preciso ler alguma comédia ou peça histórica dele

Michela Wakami 22/06/2022minha estante
Se puder, leia Hamlet.

@apilhadathay 10/01/2011

Magnífico!
"Aquilo que sabe o coração falso, a cara falsa deve esconder"

Estou maravilhada.
Escrito no século XVII, aproximadamente entre 1605 e 1606, Macbeth é uma peça maravilhosa, que narra a história de um oficial do exército escocês, tido em alta conta pelo rei: o General Macbeth. Eu não resisti a inúmeras citações perfeitas que encontrei durante a leitura e muitas estão aqui.

"O belo é podre e o podre, belo sabe ser: ambos pairam na cerração e na imundície do ar"

Macbeth é um bravo e valoroso guerreiro que está a ponto de se tornar uma lenda nas batalhas. É primo e homem de confiança do rei Duncan da Escócia. Seus feitos lhe rendem cada vez mais títulos, mas uma profecia alimenta mais que suas expectativas para o futuro. Três bruxas encontram Macbeth e seu amigo Banquo, numa charneca deserta, e fazem predições sobre os dois: um será rei e o outro será pai de reis, menos importante, porém mais poderoso.

"Aconteça o que acontecer, o tempo e as horas sempre chegam ao fim, mesmo do dia mais duro dentre todos os dias"

Alimentado pelo gênio maquiavélico e sedento de poder de sua esposa, a dissimulada Lady Macbeth (uma vilã fantástica, que eu adoraria interpretar no Teatro), o general é levado a cometer a mais vil traição contra aquele que tanto o admirava. Testemunhamos, por esta história, a que ponto chega um ser humano em sua busca pelo poder: a frieza, os melindres, o coração duro e falso, que depois da primeira crueldade sente mais facilidade em cometer a seguinte.

Mas, uma hora dessas, tudo o que fez se volta contra você. E pode sentar, porque virá quando menos esperar.

"Não existe arte pela qual se possa adivinhar o caráter de um homem só observando-lhe a fisionomia"

Uma onda de parricídios tem início, no reino escocês.
Quando dizem que o gênero é dramático, não se referem apenas ao estilo literário, mas aos exageros em Oh!’s e Ah!’s no decorrer do texto, bem como a reação das pessoas. Por exemplo, dos assassinos contratados para matar um cidadão na emboscada!

"Sou sujeito, meu Suserano, a quem os golpes vis e as bofetadas do mundo de tal modo enfureceram que me é indiferente se faço isso ou se faço aquilo, contanto que eu machuque o mundo"

Parece com drama de adolescência. Mas imagine isto sendo dito por um homem com fogo e desespero nos olhos afundados de sofrimentos antigos. Hoje em dia, isto se traduziria assim: “Já apanhei muito da vida e agora é hora de dar porrada!”

Os assassinatos na emboscada da estrada, e do rei, pelos servos, tinham tudo para ser crimes perfeitos, com álibis irrefutáveis e profissionais envolvidos. Mas acontece que o único crime perfeito é aquele que não se comete. Além disso, a culpa e a confiança demasiada são as piores inimigas dos fracos de espírito.

"Que a benção de Deus o acompanhe, e a todos aqueles que desejam transformar o mal em bondade e os inimigos em amigos"

Um ponto interessante na ideia das festas da sociedade real naquele tempo: o anfitrião precisava reiterar várias vezes que os convidados eram bem vindos para que a festa não fosse arruinada. Em todo caso, a pior inimiga que Macbeth poderia conseguir chegou e ele, como sempre, é salvo pela esposa.

"Mais seguro é ser o objeto que destruímos, mais seguro do que habitar uma alegria duvidosa, construída pela destruição (...) Coisas para as quais não há remédio não devem ser contempladas. O que está feito, está feito"

Vemos no livro a ideia apregoada por tantos séculos sobre o mal, para alguns, ser algo louvável, enquanto fazer o bem é tido como atitude de loucos. E Macbeth aprende da pior forma que pôr os olhos no futuro sem ter posto os pés nele, antes, pode ser mais assustador do que aguardá-lo chegar, no dia em que vier.

"Quando não fazem de nós traidores as nossas ações, nossos medos disso encarregam-se"

As pessoas na Escócia começam a fugir, temendo morrer, porque o rei mandava executar todos os traidores. O reino escocês sofre: ninguém mais sorri, soluços e gemidos e gritos ecoam por toda arte, tristeza é um sentimento corriqueiro e quando se anuncia um funeral, ninguém mais pergunta quem morreu. As emoções estão alcançando os limites humanos.

"A dor que não fala termina por sussurrar a um coração sobrecarregado, pedindo-lhe a explosão"

Aos assassinos do rei, não se esperava apenas que fossem traídos por uma inimiga tão próxima e tão incontrolável – uma que eles não poderiam eliminar na base da tirania e da espada.

PRECISO VER O FILME!

PALAVRAS NOVAS

Alambique = destilador
Alaúde = antigo instrumento musical oriental de cordas dedilháveis
Ameias = cada saliência retangular separada a intervalos sobre muros
Anteparos = defesas
Arauto = nas monarquias medievais, oficial que fazia publicações solenes, anunciava guerra ou paz.
Arremetida = investida impetuosa
Asseverar = garantir, afirmar
Atalaia = ponto de vigia, guarda
Auspicioso = promissor
Beligerante = que está em guerra
Charneca = terreno não cultivado
Claudicante = coxo
Cutiladas = golpe de cutelo, sabre, espada
Desditosa = infeliz, desventurada
Desfraldar = brandir, agitar
Diligente = rápido, direto
Embotado = enfraquecido, desfocado
Epicurista = adepto do epicurismo, doutrina que prevê que se encontre o bem pelo prazer, pela prática da virtude e da cultura de espírito
Fenecer = acabar, morrer
Inconteste = não contestado / questionado
Inebriante = embriagante, extasiante
Infausto = infeliz, aziago
Laivos = manchas, nódoas
Oboé = instrumento musical de madeira, de sopro, com palheta dupla
Parricídio = assassinato do pai
Pardacento = tirante a pardo, que aparenta ser pardo
Pasmaceira = pasmo tolo, apatia
Rendilhado = ornado com rendilhas
Sacrílego = que cometeu sacrilégio
Silente = silencioso
Vaticínio = profecia
Verruma = instrumento com ponta em hélice, para abrir talhos em madeira
Vicejar = ter viço, opulência
Laura 26/05/2012minha estante
Oi Thaíse Gomes, eu queria saber qual foi a tradução que você leu, porque não consigo encontrar uma boa. Obrigada.

@apilhadathay 26/05/2012minha estante
OI, Laura! Foi da L&PM, justamente a da capa que está nessa resenha =)

Pablo Paz 06/11/2023

Minha taça de paz enchi de fel.
Na minha época de ensino médio, ou seja, há muito, muito tempo, fazia um curso de teatro no Sesi. Tínhamos que escolher uma peça de Shakespeare para representar - como uma espécie de TCC. As peças que lemos foram: Otelo, Macbeth, Romeu e Julieta, Mercador de Veneza e Sonhos de uma Noite de Verão. Lembro-me que Macbeth não chamou a atenção do grupo, ficamos entre Romeu & Julieta e Mercador de Veneza e acabamos escolhendo... Sonhos de uma noite de verão.

Mas nos últimos dias - por causa do filme 'A Tragédia de Macbeth' (2021) de Joel Cohen, com Denzel Washington e Frances McDormand - reli essa peça e, santo deus!, sabe aquela sensação que temos de: como não vi a beleza disso antes? Pois é, que peça linda, cheia de nuances, simbolismos e significados sobre como o (desejo de) poder pode ser nefasto nos corações e mãos de pessoas erradas. O casal Lady e Lord Macbeth talvez sejam os melhores vilões já inventados na história da literatura ocidental. Lady Macbeth, minha preferida, deixa explícito que queria ter nascido homem só para ter o poder e ferrar com todo mundo (ahahah). É claro que há na construção da personagem muito estereótipo da bruxa medieval: ela não tem filhos, acredita em magia, fala com bruxas e espíritos, manipula e é muitíssimo inteligente... A mentalidade de homens e mulheres da Idade Média temia mulheres inteligentes e sem filhos porquanto achavam que o Diabo nos corrompia e nos contatava a partir desse tipo (psicológico) de mulher, 'infeliz' por não ter se realizado na maternidade (algo que vem lá do Velho Testamento, com Sarah, esposa de Abraão), mentalidade essa que começa a mudar com o Renascimento. Olha que trechos lindos:

Lady Macbeth:
"Vinde, espíritos
Das ideias mortais; tirai-me o sexo:
Inundai-me, dos pés até a coroa,
De vil crueldade. Dai-me o sangue grosso
Que impede e corta o acesso do remorso;
Não me visitem culpas naturais
Para abalar meu sórdido propósito.
Ou me fazer pensar nas consequências;
Tornai, neste meu seio de mulher,
Meu leite em fel, espíritos mortíferos!
Vossa substância cega, onde andar,
Espreita e serve o mal. Vem, deusa Noite!
Apaga-te na bruma dos infernos,
Pra não ver minha faca o próprio golpe,
E nem o céu poder varar o escuro
Para gritar-me 'Para! Para!'

Lord Macbeth:
Dia tão lindo e feio eu nunca vi
(...)
Estou pronto, e cada nervo
Será um tenso agente deste horror.
Vamos; mostrando ar sereno e são,
O rosto esconde o falso coração.
(...)
Minha taça de paz enchi de fel.

"Covenants without swords were but words". Pactos sem espadas, são só palavras, disse Hobbes, no livro Leviatã. Mas para Shakeaspeare, não. Para Shakespeare: "words are like sword"... Palavras são como Espada. Era este o seu superpoder. Suas palavras atravessam gerações, atingindo, a nós que temos a sorte de ir ao seu encontro, atingindo-nos, enfim, como espadas, armas e bombas de lirismo, metáforas, provérbios, poesia e de tudo saber da natureza humana...

P.S.
01-) Li essa edição bilíngue, mais a da Bárbara Heoliodora no vol. 1 do 'Teatro Completo', mas leia qualquer tradução; o original é tão bom que quaisquer delas não irá decepcionar.
02-) Se puder, assista ao filme; está à altura do livro. [Link do trailer: https://youtu.be/HM3hsVrBMA4?si=62ZpCWqeGA6tU-A1]
Ana Sá 06/11/2023minha estante
Pablo, é muito bom revisitar certos livros na vida adulta, né?

Acho que vc me deu o impulso que eu precisava pra tirar esse clássico do armário, pq tb tô curiosa pro filme!

obs.: o SESI não tava pra brincadeira nas leituras não, hein haha

Pablo Paz 06/11/2023minha estante
Ana, demais mesmo, parece que certos livros são para serem lidos na época certa, né? Se puder, leia antes de assistir, a peça é curta: umas 100 páginas apenas. ler antes e assistir depois será uma verdadeira fruição estética. Quanto ao Sesi, é verdade, mas a professora era tão maravihosa. dominava a didática lúdica, tanto que mal notamos que lemos esses livros, 'chatos' para adolescentes, em um ano, e no ensino médio! Mas sejamos justos com os professores de escolas formais: o fato de ser um curso livre ao invés de obrigatorio também pesa muito na motivação pessoal, né? O que era para ser chato foi algo muito proveitoso...

Pablo Paz 06/11/2023minha estante
Ana, demais mesmo, parece que certos livros são para serem lidos na época certa, não é? Se puder, leia antes de assistir, a peça é curta: umas 100 páginas apenas. Ler antes e assistir depois será uma verdadeira fruição estética. Quanto ao Sesi, é verdade, mas a professora era maravihosa, dominava a didática lúdica, tanto que mal notamos que lemos esses livros, 'chatos' para adolescentes, em um ano, e no ensino médio! Mas sejamos justos com os professores de escolas formais: o fato de ser um curso livre ao invés de obrigatorio também pesa muito na motivação pessoal, não é? O que era para ser chato foi algo muito proveitoso...

*muito prazeroso...

Ana Sá 07/11/2023minha estante
Eu não poderia concordar mais com tudo o que você disse, e fico muito feliz de vc ter tido uma experiência assim!

Obrigada pela dica livro-filme, vou fazer assim com ctz! :)

JurúMontalvao 10/11/2023minha estante
??

fev 28/01/2022

"A vida não passa de uma sombra que caminha, um pobre ator que se pavoneia e se aflige sobre o palco – faz isso por uma hora e, depois, não se escuta mais sua voz. É uma história contada por um idiota, cheia de som e fúria e vazia de significado."

Eu gostei bem mais dessa peça em comparação com Otelo. A achei bem mais reflexiva e poderosa tanto na história em si quanto na construção. Ler sobre a fraqueza humana é mergulhar nos seus mais variados defeitos. Para mim, foi bastante interessante. Ambição demais pode em algum momento deixar louco sem não antes de encher de culpa e fazer com que você se torne uma espécie de tirano. As reflexões shakespearianas contidas em Macbeth me deixaram pensativo. Recomendo.

Apesar de ter gostado de ler talvez teria aproveitado mais se fosse um audiolivro interpretativo.

Yasmin1132 23/04/2021

Gostei
Bem interessante, gostei bastante da história e também gosto desse tipo de texto teatral, embora não entre nos meus favoritos, certamente acho uma ótima leitura!

Lucas.Castelo 22/06/2022

Macbeth
Nessa leitura percebi que diversos livros e filmes tiveram sua inspiração nessa história. Eu particularmente gosto bastante de tragédias então gostei do livro e dos personagens, principalmente de Lady Macbeth, suspeito que a inspiração pra personagem tenha sido a má rainha jesabel. Em suma, é um livro bom