Macbeth

Macbeth William Shakespeare

Resenhas - Macbeth

Luíza | ig: @odisseiadelivros 05/07/2020

Leitura de quarentena #10
A considerar que o isolamento deve durar até o final do ano, estou indo bem nas leituras. Devo dizer que esse foi meu primeiro Shakespeare, na íntegra, sem adaptações. Gostei de conhecê-lo. Já conhecia a história de Macbeth, na época, por meio de uma adaptação para história em quadrinhos.
Gosto muito da história, que mostra como a ambição pode guiar (e cegar) o homem. É a Lady Macbeth quem é, na minha opinião, dona da história. Pois, ao saber dos dizeres das três bruxas, impulsiona o marido a cometer os assassinatos. Essa ambição os torna cegos, mas a culpa vem tarde demais, sepultando-os em seus destinos. As bruxas já previram o final trágico, mas o homem, achando-se dono de seu próprio destino, acredita veementemente em seu próprio poder de mudá-lo. Em Macbeth, o destino já é forjado pelos deuses e ele se cumpre impetuosamente.
Eu estava esperando um pouco mais, é verdade (ainda estou incerta do quê), mas foi um bom ponto de partida para conhecer esse autor.

site: https://www.instagram.com/odisseiadelivros/

Nazrat 09/12/2021

Resgatando clássicos
Não tenho muito costume de ler peças de teatro, mas gostei desta experiência. Foi diferente do que eu esperava, uma leitura muito interessante e que acho que precisaria de releituras para captar mais nuances.

André Vedder 26/04/2020

Muito bom!
Primeira leitura de Shakespeare. Muito por eu sempre ter tido uma certa relutância em ler peças teatrais. Mas ao dar essa chance tive uma agradável surpresa pois, ao menos no caso específico de Macbeth, a leitura é prazerosa, cheia de lirismo e ótimas reflexões.

v de vanisse 27/03/2024

UMA NOTA SINISTRA VEM POR AÍ
Foi a tragédia que eu menos gostei do Shakespeare até agora. Por favor, não levem a nota a sério. Não quer dizer que a peça é ruim, eu só não gostei. Não gostei dos personagens, não gostei do ritmo apressado? enfim.
Mas gostei bastante das três bruxas, elas me lembraram muito As Bondosas de Sandman. As melhores cenas são delas.
Enfim, eu acho que vale a pena ler. O ambiente da peça é bem sombrio, as falas poéticas? só não foi pra mim mesmo.

sa ð 19/02/2024

Qm nunca!
Ai esse shakespeare eh babadeiro vius!! n eh meu tipo de livro mas achei bem interessante !! incrível como todos os personagens sao caoticos

Camilla Cardoso 17/03/2020

Lições
Independente de não ser meu estilo de leitura preferido, um clássico é sempre um clássico. Carregado de uma linguagem erudita, em resumo muito simplório, nos deparamos com lições: 1. O bem vence o mal; 2. A maldade vai ser castigada no futuro; 3. Não se deixe iludir pelas promessas do poder; 4. A felicidade não está onde acreditamos. Vale a pena sempre a leitura.

Bianca2282 19/03/2023

Profundo e filosófico
Gostei bastante dessa que é uma das peças de teatro mais famosas de Shakespeare. O que mais chama a atenção não é a história em si, mas a assertividade e a profundidade das reflexões existenciais.

Sammy 23/02/2021

O que convém para um rei tirano?
Apesar de Macbeth ser uma peça e as cenas e consequências se desencadearam de uma maneira um pouco imprudente, faltou o Macbeth ler O Príncipe.

"Essas atitudes podem levar à conquista de um império, mas não à glória."
E acrescente a do governante, que no cargo de tirano abdicou de sua glória.

Parte com spoiler:
Não entendi, pensei que o Fleance se tornaria rei, assim como as três feiticeiras adiantaram. Aparentemente isso foi mais um dos medos iracionais e premeditorios do Macbeth. Talvez fosse para as próximas gerações?

Apesar de Macbeth ter tornado-se um tirano e colérico governante, sempre senti uma pontada de valor nele. A avareza dele foi grande, mas ele me parecia valoroso até certo ponto.

Stella F.. 27/01/2021

Sempre o poder!
Macbeth era um homem tranquilo até que encontra 3 bruxas que o incitam com previsões de que receberá um título, o que acontece. E seu amigo Banquo o alerta para o risco da ambição ao trono: "Mas é estranho; por vezes, para nos perdermos, contam-nos os agentes das trevas alguns fatos verídicos, seduzem-nos com coisas inocentes, porém de pouca monta, para nos arrastar a consequências incalculáveis "
E realmente, um pouco do poder sobe à cabeça e junto à sua esposa Lady Macbeth começa uma carnificina. Matam Duncan, Banquo, esposa e filhos de Macduff e tentam tirar todos do seu caminho de glória, de Rei que se tornou após a morte do então rei Duncan. Sempre culpam outros e matam também quem sabe de algo sobre o casal.
Mas, essa carnificina, faz com que Macbeth viva aos sobressaltos, angustiado e sozinho. Todos o servem ppr obrigação. E seus poucos convivas resolvem ir para a Inglaterra tentar encontrar aliados, para uma revolução e retirada de Macbeth do trono.
E Macbeth tinha um tipo de superstição. Dizia que quem tivesse nascido de mulher não era páreo para ele. " Tu nasceste de mulher. Para mim são como o vento golpes de quem teve esse nascimento."
E depois sua mulher, que já estava louca, apesar de ter sido ela a mais fria do casal e ele permanece sozinho para lutar contra os seus pares e acaba com a cabeça decepada e o herdeiro natural do trono, Malcom, filho de rei Duncan, torna-se rei.
Ao se ver prestes a batalhar fala o seguinte: "Quase esqueci que gosto tem o medo. Já houve tempo em que um só grito, à noite, gelados os sentidos me deixava, e a relação de qualquer fato horrendo eriçar os cabelos me fazia, como se vivos fossem. Entupi-me de tal modo com coisas pavorosas, que o horror, já agora familiar das minhas cogitações de morte, não consegue abalar-me no mínimo."
E filosofa sobre a vida: "A vida é apenas uma sombra ambulante, um pobre cômico que se empavona e agita por uma hora no palco, sem que seja, após, ouvido; é uma história contada por idiotas, cheia de fúria e muita barulheira, que nada significa."
Ingredientes de Shakeaspeare: poder, ambição, intriga, traição, tragédia e ótimos diálogos.
Gostei!
Matheus Cunha 27/01/2021minha estante
Minha favorita do Shakespeare!

Crowe 17/04/2020

Excelente obra
Só pelo autor já imaginos que é algo genial e com Macbeth não é diferente, podemos observar como a ambição e a maldade destroem um homem e principalmente como conselhos maldosos de terceiros podem nos levar a ruína.

Leandro Emanuel 21/11/2023

Macbeth é um texto dramático de William Shakespeare, datado do século XVII. O nome da obra se dá pelo sobrenome do protagonista, um nobre escocês muito bem reconhecido pelo rei Duncan por sua lealdade à nação. O conflito se inicia após a profecia de três bruxas, que desperta a ganância de Macbeth prometendo-lhe o trono. Em uma noite em que o monarca visita o casal Macbeth, a esposa, inspira seu cônjuge a um plano de assassinar o visitante afim de obter seu poder. Eles são bem sucedidos, o que gera cada vez mais conflitos, já que o novo rei decide eliminar qualquer pessoa que possa suspeitar da sua forma ilícita de chegar à coroa. Não demora muito para que a desconfiança venha à tona. Assim chegando o conflito final que decide o destino de Macbeth.
A história conflituosa te impede de sentir tédio, sempre há alguma coisa para manter o ritmo de tensão, do começo ao fim. Outro detalhe interessante é a presença de um elemento sobrenatural, que apesar de parecer um segundo plano do drama, é essencial e deixa registrado nas entrelinhas toda a rota a ser seguida pelos personagens. Também é muito interessante a atração dos personagens por aquilo que desconhecem, ao mesmo tempo que temem as profecias e a imagem das bruxas.
São personagens cativantes pelo seu senso de heroísmo. A dramaticidade das ações de todos eles faz jus ao nome do gênero.
Não é uma leitura maçante, muito por conta de ser uma história curta. A estrutura de roteiro, também é um fator facilitador. Ainda assim, o vocabulário demasiadamente rebuscado pode atrapalhar aqueles que não se identificarem com o tipo de linguagem.
É uma narrativa que vale a pena, mas antes de começar a leitura, deve-se levar em conta os gostos pessoais de cada um, para que não lidem com uma frustração.

Ricardo.Mello 13/05/2020

É um Shakespeare!
Quem vai falar nada de um Shakespeare? E do que adiantaria eu dizer que a história é sensacional? Quem, hoje, pode não deduzir que uma obra de Shakespeare é sensacional?

Por ser teatro, não temos pistas de características físicas dos personagens, o que, por vezes nos frustra um pouco, não vou mentir.
A edição não é das melhores, mas não é ruim.

sofialmeidah 28/12/2020

Ótimo
Mais uma incrível peça de Shakespeare, adorei Macbeth, só não é melhor que Hamlet por enquanto. E só tenho uma coisa a dizer: lady macbeth, QUE mulher!!!

Daniel.Alcantara 30/04/2022

Culpando a mulher
MacBeth por William Shakespeare
Tradução de Beatriz Viégas-Faria
Editora @lepmeditores
Título original: MacBeth

Outra peça de Shakespeare, mas uma que fala de outros atributos do coração humano. Agora o dramaturgo fala de ganância e corrupção. Se em Romeu e Julieta os assassinatos se travam por paixão, em duelos, em Macbeth os assassinatos se travam por poder, seja para conquista-lo, seja para mante-lo.
Acredito que a esta altura, Shakespeare já tenha lido O Príncipe do Maquiavel (1513), ou talvez o início do século XVII tenha abordado de maneira mais sombria seu coração.
Algo que chamou-me atenção nesta releitura é que, sendo ele escrito em uma fase de acumulação pré-capitalista, vão se desenhando as bases do modelo capitalista. Em Caliban and The Witch de Silvia Federici, temos uma explanação teórica sobre as marcas de formação do machismo sistemático dentro desta nova dinâmica político-economica que aparece na última peça shakesperiana, A tempestade.
Já em Macbeth, nesta releitura, enxerguei ali também algo semelhante. As bruxas, personagens femininos, vem para enganar o coração fiel e leal de Macbeth. E Lady Macbeth, a grande vilã, é ela quem trava toda a estratagema para o reigicidio e o Coup d'Etat, para que sejam cumpridas as profecias das bruxas.
Ou seja, nenhuma culpa da ganância e da infidelidade cometidos no livro ficam como autor o próprio protagonista. Este fica sempre na inércia do movimento. Falando para a esposa sobre a profecia, deixando ela planejar como concretizar. Um coração tão puro, que ao trair seu fiel amigo Banquo, assassinando-o, sente-se tão culpado que vê ainda seu fantasma passeando pelo castelo.
O coração humano, criador de coisas tão belas, aqui mostra sua mais feia face.