O Colecionador

O Colecionador John Fowles

Resenhas - O Colecionador

Gabriela 22/05/2024

É perceptível que o personagem foi feito pra ser odiado e o autor fez um bom trabalho nisso. As inúmeras desculpas que ele da pra si mesmo pra não assumir suas responsabilidades e pra não fazer o certo são enervantes. O que eu não gostei muito foi do ponto de vista da Miranda, me irritou muito o jeito que ela, apesar de dizer não ter preconceitos, tem uma síndrome de superioridade tão grande, que não consegue nem se tocar de que ?Calibã? não merece a ajuda dela.

Natalie 22/05/2024

Discussões atuais
Mesmo há anos o autor já previa discussões de gênero e classe que temos hoje e traz muitas destas ao texto. Amei muito!
Vai para além do clímax principal!

nicolycas 21/05/2024

Sinceramente achei bem ruim
essa menina é uma coitada sem sal, esse cara é um maluco entediante essa historia é chata e previsível
acho que sairia melhor como filme, ia ser menos chato ver a mesma historia duas vezes

Thays 21/05/2024

Quase demorei um mês para ler ele. As partes narradas por ele é mas fácil de ler do que as da Miranda que é bem repetitivo e cansativo tem horas. Fiquei muito abalada com algumas partes do livro e com muita dó da Miranda. Queria que o final tivesse sido de outro jeito. Tirando isso foi uma boa leitura , achei que não ia gostar muito por ser um livro mais antigo , mas a escrita é fácil de entender.

Let 21/05/2024

Vamos lá. Eu gostei muito da parte dele, foi uma parte que me prendeu do início ao fim, devorei em pouco tempo. Mas quando chegou a parte dela.. achei um pouco maçante, por focar demais na vida antiga dela mas "esquecer" de mostrar os acontecimentos sobre a perspectiva dela. Achei que faltou muito isso, e por essa razão foi ficando desinteressante.

leopr 21/05/2024minha estante
Eu lembro que quando li esse livro, de tão pesada que é a história, pra voltar ao equilíbrio a minha balança mental, tive que pegar alguns livros leves mais de adolescente pra ler

Mireille 21/05/2024

Livro que inicialmente me deixou instigada e sedenta por descobrir qual seria o destino das personagens. Mas durante o desenvolvimento se tornou denso e muito descritiva. É uma boa leitura, mas para quem está acostumado a fluidez talvez ache cansativa.
MaxineMinx 21/05/2024minha estante
Então vou passar longe amg

Mireille 22/05/2024minha estante
Hehehe

Felipe 20/05/2024

Um livro intrigante
O Colecionador vai nos contar a história de Clegg um rapaz que tem uma paixão obsessiva por uma moça chamada Miranda. Em um dia ele ganha na loteria e, assim, começa a fazer um plano para sequestrar a moça que ele está apaixonado.

Sobre a minha leitura, no livro teremos duas visões sobre o acontecimento: Do sequestrador (Clegg) e da sequestrada (Miranda).
A visão de Clegg é um pouco lenta no começo. É toda a história dele, sobre o trabalho, a família e o amor pela Miranda. Até que ele ganha na loteria e começa a contar os detalhes do plano dele até sua culminância.
Clegg é egocêntrico e ao mesmo tempo cavalheiro com a Miranda e faz de tudo para tentarmos entender o por quê dele fazer isso (se fazendo de um completo sonso). Confesso que gostei mais da parte dele do que a da Miranda, pois acontece coisas, é mais movimentada (ele vai até a cidade e tem medo de ser descoberto, faz as artimanhas todas para não deixar ela fugir e conta mais detalhes dos acontecimentos entre eles dois).

Agora a parte da Miranda... Bom... Eu sei que ela tava presa e não tinha nada pra fazer além de escrever e pintar mas... Foi difícil não querer pular a parte dela. É muito parada e entediante. Chegou em uma parte onde ela vangloriava um cara que, pra mim, ele e lixo era a mesma coisa. Só ficou bom no finalzinho quando rolou um babado forte.

O plost do final me deu uma raiva e ao mesmo tempo um nojo imenso.

Bom... É um livro legal mas é denso, muita referência a obras de arte tanto visuais quanto literárias (o que me deixou um pouco confuso). Um livro intrigante.

Nana_anaju 20/05/2024

Admito que quase abandonei o livro, pois na visão de Miranda o livro pareceu um grande comercial, e ficamos agoniados esperando ver o que estava acontecendo.
Achei muito interessante como o autor conseguiu manipular a gente a ficar contra Miranda em alguns momentos, mesmo sabendo da situação dela. E também analisar o quanto Miranda é parecida com ?Ferdinand?: hipócritas, viver de aparências e ter opiniões violentas sobre demais classes.
O autor nos fez ter piedade do colecionador, ainda mais por Miranda sentir o mesmo em alguns momentos.

Livro de leitura lenta e densa, com uma pausa demorada, mas com um bom final.

ju.campelo 19/05/2024

Impressionante
Gostei bastante de toda a trama desse livro, devo confessar que foi mais fluido e mais ?impactante? ler o ponto de vista do Frederick, achei a parte da Miranda, talvez muito arrastada, não sei, em alguns momentos ficou muito ?maçante?
Gosto muito desse gênero, e curti muito o final, onde fica bem subtendido que ele possa estar começando a seguir seu padrão.
Gostei muito! E claro, o livro é esteticamente muito lindo, como qualquer livro da DarkSide ?

Mireille 20/05/2024minha estante
????????