Primeiras estórias

Primeiras estórias João Guimarães Rosa

Resenhas - Primeiras Estórias

Thaysss 20/01/2009

Um livro mágico para ser lido muitas vezes!

Flávia Salla 16/06/2009

Erudito!!!
Só consegui entender os contos porque na época a professora de literatura do cursinho explicou! Fantástico!!!

Lela.c 12/05/2009

histórias de começo de vida
Na infância o mundo é revelado , Guimarães Rosa sabia disso e faz em Primeiras estórias este recorte de mundo que só as crianças sabem ver , na filosofia infantil encontramos a essência da vida, no décimo primeiro conto deste livro , "O espelho" o herói reencontra seu rosto perdido que nasce como quase um rostinho de criança e está talvez a maior busca humana lida aqui!

22/09/2009

Tem um conto que é uma poesia!
Leia para descubrir a terceira margem do rio e a maneira mais singela de falar do medo, do desconhecido, do falível...

ScaredOn 01/11/2010

Ótimo
Não me canso de ler "A terceira margem do rio".Marcou minha vida.

May 26/08/2011

Sou muito fã da forma que o Guimarães escreve e esse livro então, esbanja originalidade. ÉPICO!

Augusto Abreu 29/07/2011

Guimarães Rosa
Além do clássico Grande Sertão, Veredas; e do épico Corpo de Baile, que é como se fosse o Ulisses brasileiro, Guimarães Rosa escrevia contos magistrais, como os deste livro que ele batizou estranhamente Primeiras Estórias, embora fossem as últimas que ele publicasse em vida. Sua justificativa era de que ele compreendia que seus textos buscavam a pureza e a simplicidade, e ele gostaria que tivesse sido assim desde o começo, como quando publicou Sagarana, outro livro de contos. Depois de uma grande volta pelo romance, o gigante retornaria com a técnica refinada a nos presentear com este monumento do lirismo e da concisão. Um livro difícil para quem não é acostumado à linguagem, mas repleto de ótimos momentos.

Victoria.Marques 21/10/2016

Primeiras estorias
O livro que eu estou lendo chama-se ''Primeiras estorias''.Indico esta obra porque é muito legal e o autor descreve a historia de um menino que ia viajar com seus tios para a grande cidade.
E lá ele fez várias coisas como brincar no quintal com as galinhas e com os perus,mas ele se encantou com o peru de lá e se apegou muito a ele.
Lá também tinha uma menininha chamada Maria. Ela era toda miudinha com olhos grandes e cabelos enormes. Ela não falava,a mesma tinha tinha um dom de saber quando vinha chuva, seca ou algo parecido, a garota era bem doentinha e logo com 4 anos ela morreu.
Todos ficaram triste, porém passou a vida mudou e o menino começou a se espelhar em pessoas leais, trabalhadoras e virou alguém no futuro.

Faber-Castell 02/11/2011

A pedagogia rosiana do viver
Livro primoroso deste grande escritor brasileiro. "Primeiras estórias" é uma reunião de contos escritos para este livro que compoem uma harmonia: todas as estórias falam do mesmo tema, mas cada uma de forma diferente. Cabe ao leitor o trabalho de descobrir o tema que é o fio-condutor do uno e do todo no livro.

Cyssah 29/01/2014

Contos da Roça
VIAGEM PELO BRASIL EM 54 LIVROS
003/54

"Primeiras Estórias" é o sexto livro do mineiro Guimarães Rosa publicado em 1962.

Os contos são bem divertidos, todos se passam no interior e todos tem um doido ou uma criança como personagens principais. Os textos são ricos em descrições, mas também em palavras criadas pelo autor e frases que não seguem a ordem a qual estamos acostumados. Também tem bastante onomatopeia. Não é nada fácil de ler. Mas não deixa de ser uma leitura agradável!

Tem a história de um menino e seus amigos tentando esconder de seus colegas não participantes o enredo de sua peça de teatro na escola. Uma jovem que abre mão do amor de sua vida para cuidar do pai idoso e doente. Um homem cuja família é perseguida aonde quer que more por um encrenqueiro e pede ajuda de um delegado da nova cidade onde vive. Uma vaca fujona da trabalho ao filho de seo Rigério que se incumbe de levá-la ao dono original. O que se vê em um espelho, mais do que a física e a óptica podem explicar. Fazendeiro que perde a mulher e fica com quatro filhas para criar.

O inicio dos contos parece bem simples, embora não dê para saber exatamente no que vai dar, mas aos poucos eu ia me acostumando com as palavras do autor e ia decifrando a historia. Achei difícil, mas foi divertido. Minha mãe me ajudou com muitas palavras, ela é idosa e nascida no interior, então seu vocabulário engloba algumas das palavras usadas por autores antigos como o Rosa.

Há um filme chamado Outras estórias inspirado em contos de Guimarães Rosa, dirigido por Pedro Bial.

Bárbara 22/05/2014

Histórias inusitadas
O livro é composto por contos, muito bons, que nos levam à reflexão e deixam uma mensagem. No entanto, não é muito fácil de ser entendido, não consegui compreender tudo que Guimarães Rosa quis transmitir. A linguagem e a forma escrita também me chamaram atenção, termos diferentes, neologismos, e há trechos em que a história tem um ritmo que parece uma poesia, muito interessante mesmo. É uma ótima leitura, um belo livro, com contos por vezes inusitados, diferentes e que certamente, por trás de fatos estranhos, inexplicáveis, deixam uma mensagem, mesmo que de difícil compreensão. A existência humana, seus sentimentos, loucuras, angústias, buscas, entre outros, são abordados na obra. Alguns dos contos que mais me encantaram foram "A menina de lá", "Pirlimpsiquice" e "Os cimos".

Aleksander 11/06/2014

Que tal uma leitura robusta?
Tive o cuidado de ler cada resenha e comentário aqui colocado. Muitas impressões já descritas são as que trago da leitura de Primeiras Estórias. Esse é o primeiro livro do Rosa que leio. Como alguns concordaram, a linguagem empregada não se trata daquela fluida e de fácil entendimento num primeiro momento. Nem em outros momentos, a bem da verdade. No entanto, é interessante, expressa a oralidade muito característica dos personagens e é proposital por parte do autor. Comum encontrarmos também onomatopéias, como o som dos cavalos em disparada em "Tarantão, meu patrão" e o som do tucano em "Os cimos".

É fato também que essa linguagem se altera de conto pra conto. Alguns apresentam maior dificuldade no entendimento, o que não se deve totalmente ao vocabulário empregado, mas também à construção das frases e idéias, fazendo-se necessária às vezes uma releitura de um parágrafo. Outros (contos), no entanto, apresentam um linguajar mais fluido e simples, de fácil apreensão, associado a um enredo mais simples, no sentido da construção do texto, e não da interpretação dele. Por exemplo, "A menina de lá" e "Substância", como dois contos com linguagem mais simples, delicada, assim como seus enredos. Contrastando com "O espelho"e "Darandina", por exemplo, de entendimento mais complicado.

Me surpreendo ao dizer que gostei do livro, porque no início, tendo em vista o que já citei acima, achei que nem terminaria a leitura. No entanto o recomendo. O livro como um todo apresenta algo de muito especial em suas histórias. São 21 contos, personagens simples, cenários em geral sertanejos mas alguns urbanos, estórias até certo ponto também simples mas com um sentido bem mais elaborado do que as aparências possam indicar.

Luca Coelho 21/10/2014

Tem seus momento...lindos momentos. O último conto é um verdadeiro primor!
Mas, não se compara a Sagarana

Valnikson 24/04/2015

1001 Livros Brasileiros Para Ler Antes de Morrer: Primeiras Estórias
Os contos reunidos em 'Primeiras Estórias' constituem a melhor porta de entrada para o universo criado pelo escritor. O título da coletânea reflete a opção de Rosa em resgatar elementos imaginários típicos dos “causos” contados por nossos ancestrais. (Leia mais no link)

site: https://1001livrosbrasileirosparalerantesdemorrer.wordpress.com/2015/04/19/29-primeiras-estorias/