Helena

Helena Machado de Assis...

Resenhas - Helena

BeatrizLeone 28/04/2024

Amei a história principal? Não amei
Mas é escrita é uma coisa à parte, né? ??
A descrição dos personagens, entender o seu íntimo, o contexto social, também tornaram a experiência mais interessante

Porém claramente sou mais da segunda fase do Machado mesmo
bubuletta 28/04/2024minha estante
para a leiga aqui, o que seria a segunda fase dele?

Altina.Magda 28/03/2021

Sabe aquele livro que vc tem medo de ler e não entender nada que tá escrito ali, pq faz muito tempo q ele foi escrito, em outros tempos. Pois é, estou perdendo esse medo, tá me cativando mais ainda essas leituras clássicas. E esse livro me deixou com mais vontade ainda de ler! A narração deixa a gente com vontade de não parar até ver o fim, mas infelizmente, não gostei muito do final, apesar d todo o enrredo que me deixava aflita, hora agoniada e hora com alegria... Enfim, amei essa leitura!

gustavo 02/04/2023

Muito tocante
Foi o primeiro livro do machado de assis que eu li. Me senti estupefato lendo esta história. O machado sabia escrever com a alma, algumas frases ficam marcadas na gente

ele também tem um talento incrível para a descrição dos personagens, nos fazendo crer que eles são pessoas reais e não apenas tinta no papel.

Paty 10/02/2009

surpresa...
Fiquei totalmente surpresa com o andar da história!Quando você acha que sabe quem é a Helena e o que ela realmente quer,percebe que ainda tem muita coisa para acontecer... vale a pena ler e descobrir um pouco mais da beleza literária que é o nosso Machado de Assis.

thecia 28/04/2024

Romanesco, disse Machado
Não é o meu preferido do Machado, e é uma trama bem diferente dos outros livros que li dele. Mas não tem como não notar o brilhantismo de Machado de Assis!

A leitura é cativante, Machado tem um dom de descrever cada personagem nos mínimos detalhes. E a Helena é uma personagem feminina diferente do que ele costumava trazer em outros livros. Cada um dos personagens apresenta um lado bom e uma face sombria.

E é claro que não podia faltar um tom irônico e várias críticas a sociedade da época, afinal estamos falando de Machado de Assis né.

Eu amo romances de época, acho que principalmente porque as ações e os sentimentos eram demais, hoje, quando a gente lê, parece um pouco exagerado tudo que eles sentiam, mas refletindo bem, é só como era na época.

E acompanhar o Machado escrever um romance, com várias reviravoltas, alegrias e sofrimentos, muito romantismo, a sua maneira, foi simplesmente demais!

Mayara945 19/07/2023

Do sacrifício recíproco é que nasce a felicidade doméstica
Sempre com maestria, Machado consegue desvelar a alma humana em forma de prosa.
Nesse romance, marcado pelo mistério e pela tragédia, o leitor mergulhará na história de um amor proibido e da implacável necessidade de cumprir com as expectativas sociais.

Raul Ribeiro 26/04/2021

Não perde em nada pra os livros de Jane Austen...
Depois da má impressão que me deixou a leitura de "memórias póstumas de brás cubas" pela leitura enfadonha que foi, me aventurei a ler a fase romântica de Machado e que grata surpresa foi! Em termos de entretenimento esse livro é um primor, não dá vontade de largar um minuto sequer! Claro que há um drama excessivo típico do romantismo e que não deixa de irritar, bem como o excesso de pudor da época, mas nada apaga a experiência da leitura. A escrita é impecável, delicada e me deixou com uma extrema admiração pelo autor. Um verdadeiro GÊNIO! LEIAM SEM MEDO!

Bruna.Letteriello 07/01/2024

Perfeito!
Fiquei apaixonada por esse livro. Indico principalmente pra quem esteja começando a mergulhar no mundo dos clássicos. É fácil de ler e o enredo é emocionante. Vale muuuuuito a pena.

Vicks 30/01/2024

An?
Machado de Assis vc definitivamente foi um autor

A escrita desse cara é sempre surpreendente, você nunca começa a ler um livro dele sabendo como termina... o livro é cheio de reviravoltas e mesmo assim consegue ser bom (época que os plots faziam sentido e não eram só pra ter uma narrativa forçosamente interessante)

@limakarla 19/09/2023

Apaixonada desde o primeiro parágrafo e ainda mais impressionada com a escrita incrível do Machado. Alguns autores são bons demais de lermos após adultos, com uma bagagem maior porque conseguimos compreender os motivos de seremque se tão importantes na história da literatura.

Gostei dos personagens e ainda mais dos mistérios e dilemas traçados na história, o tempo todo estive engajada com a leitura, querendo saber mais e torcendo para que tudo fosse amarradinho como eu gostaria que fosse. No fim, me sinto absolutamente satisfeita com tudo.

Cristiane 16/04/2023

Helena
Machado de Assis é um primor da literatura brasileira, isso é um fato. Ele usa as palavras de maneira tão acertada que seus textos se parecem com uma escultura.
No início do livro o leitor toma conhecimento da morte do Conselheiro Vale, sua personalidade e sua história é descrita nos primeiros capítulos. Em seguida o leitor conhecerá seu filho: Dr. Estácio, sua irmã D. Úrsula, os amigos Dr. Camargo e o padre Melchior.
Após o velório é descoberto o testamento e nele há uma revelação: o conselheiro tem uma filha fora do casamento (ele era viúvo) e deseja que ela seja acolhida em sua casa pela D. Úrsula e pelo seu filho. Ela se chama Helena, estuda num colégio de freiras e ainda não completou 20 anos. É linda, educada, gentil e aos poucos conquistará o coração de todos naquela casa.
Dr. Eustáquio pretende pedir em casamento a filha do Dr. Camargo porém sempre adia essa decisão.
Helena guarda um segredo e isso abalará as relações familiares...
O livro é incrível. O final muito triste.
Manu217 21/04/2023minha estante
Muito obrigada moça com foto de cachorrinho. Você sempre me salva na hora de ver se o livro é bom ou não ?

Mika 27/07/2021

"Perdi tudo, padre-mestre!"
As últimas páginas foram com os olhos banhados, mas o coração se alegrava de ter lido essa obra belíssima e marcante.

Bruna 26/01/2022

Classico! Leitura básica! Tantas reflexões, deixe o passado no lugar dele. Se não ha presente, não terá futuro. Machado de forma poética me ensinou muito.