Helena

Helena Machado de Assis...

Resenhas - Helena

Elaine 31/10/2023

Que loucura essa história!
A leitura é muito maçante no início, mas lá pra metade começa o desenrolar e acaba sem pé nem cabeça.

Babi 18/06/2021

Helena
Eu simplesmente amei este livro, em geral gosto muito das obras do Machado de Assis, porém Helena me cativou. Eu acho o livro incrível, para quem não está acostumado com leitura de livros mais clássicos, eu recomendo começar por Helena, o livro possui um toque de mistério que te deixa preso do inicio ao fim.

AnaLarissa.Cabral 17/09/2023

?Todas as seduções próprias da mulher?
Helena é um livro lindo. Machado em sua fase romântica é puro açúcar, sem, contudo, deixar de ser surpreendente e crítico, como lhe é peculiar.
A cada livro de Machado que leio eu enriqueço. Como é rica a experiência de ler suas obras, de ver quão bem escritas são. Esse autor tem o dom de trazer reflexões a partir de fugas dos temas centrais, sendo arrebatador nas conclusões para as quais transporta seu leitor.
Helena é doce, romântico, poético, mas também é trágico e absolutamente chocante para talvez qualquer época pois trata de temas críticos como incestos, traições e amores proibidos.
Não é meu favorito, ainda fico com a fase realista do autor, mas recomendo fortemente pois um tempo dedicado à Machado nunca será desperdiçado.

bibiteodora 26/10/2021

entrei feliz esperando um romancezinho de epoca sai com depressão e 3 consultas marcadas na psicóloga
Clara 02/11/2021minha estante
acabei agora e tô exatamente assim de saúde

bibiteodora 02/11/2021minha estante
ai amg ta foda viukkkkkkkk

Gabriela.Brites 28/11/2021minha estante
Eu tô muito revoltada com esse final kkkk

Sassenach 16/10/2022

"É que sou uma pobre alma lançada num turbilhão"
"O passado é um pecúlio para os que já não esperam nada do presente ou do futuro; há ali sensações vivas que preenchem as lacunas de todo o tempo."
M . Danilo 02/11/2022minha estante
Uma das minhas citações preferidas do livro s2

Tielly 12/03/2022

vontade de me mat@r?
livro recomendado pela minha professora de português. Muito obrigada, encontro-me TRISTE, DESOLADA e FRUSTRADA. o livro é muito bom mas tô esperando minha prof pagar minha terapia?

Brina 05/03/2021

Gostei
Este ano resolvi ler um clássico brasileiro por mês, e sempre quando leio Machado mais eu gosto da minha meta. Esse livro é muito bom, leiam.

InfinitaTBR- Jana 27/07/2021

Cada vez melhor
Helena era aquela mocinha perfeitinha, que caiu de paraquedas no testamento de uma rica família carioca. A tal família se viu obrigada a engolir uma herdeira do nada.

Pois bem, ??????? me fez duvidar por quase todo o livro da personalidade da moça. Não sei? um ar de sonsa e ao mesmo tempo de boa menina. Contudo, fiquei passada com a menina.

Confesso que senti um soninho durante a leitura, mas eu não consegui abandonar o livro. ????? ???!

As viradas da narrativa são sutis, mas mesmo assim me impactaram.
E como sempre, o final do livro me quebrou. Em ?????????çã? fiquei surpresa; ? ?ã? ? ? ???? me deixou satisfeita, mas ?????? doeu. ?

Rayza.Figueiredo 17/11/2022

Reviravolta
metade deste livro foi um tédio sem fim!
e na outra metade eu fiquei: o que ta acontecendo aqui?!
a reviravolta foi grande; Machadinho pela primeira vez me fez de trouxa e provou que pode tacar um suspense no meio de um romance classico e ainda dar um final digno de Shakespeare.

tirando o pacato início, gostei bastante deste livro;
apesar das propositais pontas soltas e perguntas sem respostas concretas que, MISERICÓRDIA ODEIO! serem a marca registrada e varias vezes repetidas por Machado em suas obras.

ps ALERTA SPOILER:
pra quem não sabe, esta é uma das obras mais polêmicos de Machado, pela alusão de uma relação incestuosa entre irmãos, o que, mais tarde, provou-se não ser o caso.
Cris 15/05/2024minha estante
Hummmm. Eu pegando spoiler... então não são irmãos rs!? ?

Cris 15/05/2024minha estante
Hummmm. Eu pegando spoiler... então não são irmãos rs!? ?

Rayza.Figueiredo 15/05/2024minha estante
não kkkkkkkk

Lilian 20/10/2022

Um clássico que vale muito a pena ler. Uma história envolvente, que prende a atenção do leitor além de possibilitar a nossa evolução de vocabulário! Conceitos de honestidade e exemplo de atitudes generosas!

Augustho.Deki 20/07/2022

Um livro gostosinho de se ler, mas a sinopse da edição da Paulus 2009 deu um pouco de spoiler desnecessário ao meu ver, em comparação a sinopse de outras edições. É uma narrativa muito boa e levinha.

Cynthilante 07/12/2021

É uma típica obra de romance da época em que Machado estava inserido, com um desenrolar surpreendente. Recomendo todos os livros de Machado.

roberta | @robertabooks 02/10/2021

Maravilhoso
Li Helena a primeira vez em 2013 e fiquei intrigada com a história e surpresa com as reviravoltas. Esse ano decidi reler, pois não lembrava de praticamente nada da história (apenas de que eu tinha adorado o livro por ter sido surpreendida com a trama) e qual a minha surpresa ao ser feita de boba de novo? Fui feita de trouxa ao não ter noção nenhuma do que viria e ficar chocada com o final, tudo de novo.
E assim Machado de Assis me conquistou mais um pouquinho, com um enredo maravilhoso e uma escrita fantástica. Este livro é de sua fase romântica, de quando ele começou a escrever, mas já é possível ver os traços que o tornariam mundialmente famoso: frases irônicas, céticas e, em alguns momentos, com um realismo ferrenho.
O livro é curto e demora um pouco para desenrolar a história, mas depois fica num ritmo acelerado que é difícil de largar, com um final dramático e intenso.

SSandes 11/10/2021

NÃO LEIA A SINOPSE
Se você não conhece a história, NÃO LEIA A SINOPSE (de nenhum lugar), pq elas entregam completamente o clímax da história (momento do texto em que inicia realmente a ação; quando atinge seu ponto crítico), o que acabou comprometendo a minha experiência da leitura. Pois, fiquei a procura dos elementos que me levariam ao clímax e quando enfim chegou, advinhem? não tive surpresa alguma, por que eu já sabia e até chegar aquele momento, eu já estava impaciente de tanto esperar.

Preciso destacar o excesso de drama (característico do autor e/ou da época), a ideia de mulher milagrosa "misteriosa, porém doce, gentil e meiga, que trará mudanças e conquistará todos com seu carisma e dotes". Gostei de como o romance foi construído, bem natural (apesar da situação) e sutil.

Helena carrega esse esteriótipo de "a luz que faltava em minha vida" (que eu particularmente não gosto), para além disso, ela tem uma personalidade bem intrigante (em muitos momentos tive dúvidas sobre o seu caráter), junto com uma empatia enorme pela outras pessoas (mais dependentes que ela), assim como uma força e uma coragem admiráveis.

Por último, senti necessidade da contextualização sobre a sociedade, porque nessa história, "supostamente" existe um escândalo, que ninguém tenta esconder, pelo contrario, ele é exposto, mais de nada sabemos sobre o que acontece em volta, com os vizinhos, etc.