Helena

Helena Machado de Assis...

Resenhas - Helena

Brina 05/03/2021

Gostei
Este ano resolvi ler um clássico brasileiro por mês, e sempre quando leio Machado mais eu gosto da minha meta. Esse livro é muito bom, leiam.

Rogers.Silva 29/04/2023

Machado polêmico!!!
Helena foi uma agradável surpresa. Já conhecia algumas obras de Machado de Assis, mas essa nunca tinha me chamado a atenção para a leitura, mas antes tarde do que nunca.

A história inicia com a morte de um importante homem da sociedade carioca do século 19, que em herança deixa parte de sua fortuna para Helena, sua filho fora do casamento. A menina, que vivia num colégio interno, passa então a morar na casa de seu pai e tendo que interagir com seu meio irmão Estácio e sua tia Ursula. Então, o livro passa a se desenvolver em meio ao desenvolvimento da relação dessa família improvável e também no crescimento latente do amor impossível entre os dois irmãos.

Machado é absurdamente talentoso em criar suspense, bons ganchos entre capítulos e diálogos repletos de poesia sem cair para o melodrama barato.

O autor também foi muito corajoso em suas abordagens, levando em conta a época que o livro foi escrito,1876, levantando assuntos como: incesto, adultério, escravidão, entre outros assuntos espinhosos. Além do final que é bem controverso e pode não agradar todo mundo.

Machado sempre a frente de seu tempo e entregou mais um grande livro. Vale muito a leitura!!!

bibiteodora 26/10/2021

entrei feliz esperando um romancezinho de epoca sai com depressão e 3 consultas marcadas na psicóloga
Clara 02/11/2021minha estante
acabei agora e tô exatamente assim de saúde

bibiteodora 02/11/2021minha estante
ai amg ta foda viukkkkkkkk

Gabriela.Brites 28/11/2021minha estante
Eu tô muito revoltada com esse final kkkk

Renata 05/09/2022

Helena
Uma leitura envolvente e curiosa que nos prende do começo ao fim.Realmente Helena é encantadora e cativa todos ao seu redor.Fiquei chocada com o final.Machado de Assis é sensacional.Super recomendo está leitura.

Danilo Parente 05/12/2020

Primeira informação: NÃO LEIA A SINOPSE dessa edição porque tem um spoiler terrível.

Esse foi o primeiro livro da fase romântica de Machado de Assis que eu li. É uma daquelas histórias que você começa a ler e não consegue parar, pois cada final de capítulo desperta a curiosidade do leitor para saber o que vai acontecer na próxima parte.
O enredo se passa no Rio de Janeiro imperial e começa com a morte do Conselheiro Vale, pai de Estácio e irmão de Dona Úrsula. Em seu testamento ele reconhece Helena como sua filha e pede que o filho e a irmã a recebessem na família. Até o momento do testamento a existência de Helena era desconhecida para os familiares e a sua chegada provoca certos sentimentos em Estácio e Dona Úrsula.
Há um mistério de ronda a protagonista com relação a uma casa pobre que fica próxima a chácara do Conselheiro e isso nos deixa mais ansiosos para saber o que Helena esconde. Esse segredo só é revelado no final e é muito BOMBÁSTICO.
Helena é uma mulher prendada, gosta de ler e tem muita sensatez. Num dos capítulos há um diálogo entre ela e o irmão sobre um preto que caminhava a pé, enquanto eles como "privilegiados" andavam a cavalo e consequentemente levariam bem menos tempo que o preto para chegar ao destino, o irmão vê isso como uma vantagem, já Helena tem outro ponto de vista que torna o contexto sensacional e uma das melhores partes do livro.

Amei a leitura, amei Helena e principalmente amei o mistério e sua revelação.

Esse livro merece nota 5 e muito mais.

Enfim, Machado de Assis

Ana Claudia 24/08/2020

Primeiro livro de Machado finalizado.
Apesar de ter tentado ler outros dois livros de Machado de Assis, esse foi o único que consegui finalizar. Comecei o livro sem saber de absolutamente nada sobre a história, e por isso fiquei com a duvida sobre Estácio estar realmente apaixonado pela própria irmã ou se ele só era possessivo e estranho mesmo, afinal a gente não espera um livro de 1876 que fale de um tabu como incesto.

Apesar dessas intrigas, achei o início muito arrastado, mas o final eu simplesmente devorei. Além de romance, drama e várias reviravoltas, existe umas críticas bem sutis, principalmente a figura de Estácio, que me deixou empolgada pra dar mais uma chance aos livros que abandonei.
ju azevedo 24/08/2020minha estante
É meu favorito do Machado! Também foi o que me deu gás para ler outros.

Alê | @alexandrejjr 24/08/2020minha estante
Por curiosidade, Anna, quais foram os outros dois livros?

Ana Claudia 24/08/2020minha estante
Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas.

Alê | @alexandrejjr 24/08/2020minha estante
Entendo. Eu voltei ao Machado esse ano também, Anna, e comecei pelo conto "O alienista", que é uma ótima introdução!

Ana Claudia 24/08/2020minha estante
Obrigado pela indicação, com certeza vai ser meu próximo conto. O que também me desanima em Dom Casmurro, é que eu sei tudo o que vai acontecer, mas também vou dar uma outra chance.

AnaLarissa.Cabral 17/09/2023

?Todas as seduções próprias da mulher?
Helena é um livro lindo. Machado em sua fase romântica é puro açúcar, sem, contudo, deixar de ser surpreendente e crítico, como lhe é peculiar.
A cada livro de Machado que leio eu enriqueço. Como é rica a experiência de ler suas obras, de ver quão bem escritas são. Esse autor tem o dom de trazer reflexões a partir de fugas dos temas centrais, sendo arrebatador nas conclusões para as quais transporta seu leitor.
Helena é doce, romântico, poético, mas também é trágico e absolutamente chocante para talvez qualquer época pois trata de temas críticos como incestos, traições e amores proibidos.
Não é meu favorito, ainda fico com a fase realista do autor, mas recomendo fortemente pois um tempo dedicado à Machado nunca será desperdiçado.

Tielly 12/03/2022

vontade de me mat@r?
livro recomendado pela minha professora de português. Muito obrigada, encontro-me TRISTE, DESOLADA e FRUSTRADA. o livro é muito bom mas tô esperando minha prof pagar minha terapia?

Sassenach 16/10/2022

"É que sou uma pobre alma lançada num turbilhão"
"O passado é um pecúlio para os que já não esperam nada do presente ou do futuro; há ali sensações vivas que preenchem as lacunas de todo o tempo."
M . Danilo 02/11/2022minha estante
Uma das minhas citações preferidas do livro s2

Elaine 31/10/2023

Que loucura essa história!
A leitura é muito maçante no início, mas lá pra metade começa o desenrolar e acaba sem pé nem cabeça.

Lahdutra 23/04/2023

Helena me cativou profundamente
Apesar de ser Machado, a escrita é super fluida, fácil de se ler e muito envolvente. Parece um novelão da globo com muitas fofocas da alta sociedade.

Fiquei encantada com a riqueza das descrições de cenários e dos personagens.
Começa com uma vibe de fim de tarde no interior e acaba com um drama super cara do romantismo.

A linguagem folhetinesca é desenvolvida com muita habilidade, me prendeu do início ao fim. Os capítulos tem ganchos que faz ser difícil interromper a leitura do livro e, na época, imagino como todos ficavam ansiosos para o folhetim seguinte!

Amei a leitura, amei Helena e principalmente amei o mistério e sua revelação.

Silmara.Alencastro 21/01/2021

Típico romance do século XIX. A beleza de Machado com um escândalo familiar para a sociedade da época.

ray :) 19/12/2022

APENAS LEIAM.
confesso que no início do livro eu fiquei um pouco perdida, pensei até em largar a leitura.
mas GRAÇAS A DEUS que eu não fiz isso!

o que dizer? simplesmente perfeito!!!
essa obra é impecável, já sou fã do machado, mas ESSE LIVRO superou minhas expectativas e minhas experiências anteriores.

a narrativa é muito boa. muita gente diz que é difícil de ler mas eu achei super fácil e didático.
a leitura te prende até o final com um mistério e no fim ele é revelado.
e eu nunca ia pensar nesse fim!!!
sem contar que o livro tem poucos personagens, o que facilita a leitura.

fiquei muito triste nos últimos capítulos, machado sabe como mexer com nossas emoções! chorei e estou reflexiva até agora.

leiam. apenas leiam. recomendo demais!