O Festim dos Corvos

O Festim dos Corvos George R. R. Martin...

Resenhas - O Festim dos Corvos

Sl@ck 02/01/2023

De longe o mais lento dos livros, pelo menos para mim, entendo que tem que ter todo um enredo das histórias de Westeros, maa por não ter alguns personagens que gosto não curti. Para mim os capítulos mais lentos foram os da Brienne, realmente os primeiros capítulos foram muitos paradas.
Capítulos que mais gostei foram os da Arya, Sam e James, com o final do capítulo da Cersei. Mas espero que quem queira ler consiga terminar e até gostar desse livro, eu recomendo mesmo sendo parado para mim.

romuloheleno 16/04/2021

Livro excelente! Em questão de conteúdo e detalhamento são dignos do Martin. Mas particularmente não gostei da divisão das histórias no livro, os capítulos mais emocionantes são dos personagens que foram deixados para a Dança dos Dragões. Então, em algums pontos a leitura não foi tão estimulante pela repetição dos mesmos personagens. Mas de forma geral o livro é muito bom!

Luiza.Carmo 27/06/2023

Assim, até agora foi o pior de todos pra mim, eu demorei muito pra me envolver com a história e os personagens que eu mais queria ver não apareceram. Mesmo assim vou ler o próximo pra ver o que acho.

Carol 10/02/2023

Quando fica bom, acaba!
Após o livro anterior ?Tormenta de Espadas? fui com bastante expectativa ler esse. E acabei um pouco decepcionada porque é um livro mais lento com poucos acontecimentos. O livro é centrado em Porto Real, Dorne,Bravos, Correrrio e ninho da águia. Apesar de tudo é uma leitura, maravilhosa e aqui a Cersei é a estrela! Vemos como ela é fria e calculista e como mãe faz tudo para proteger o filho. E eu estou surtando com o final desses últimos capítulos ?? estou muito curiosa com o que vai acontecer.
Elcimar.Matos 30/05/2023minha estante
É nesse q acontece aquela cena épica da Cersei? ?

Carol 31/05/2023minha estante
Oie @Elcimar como vai??
Esse livro a dona Cersei da o nome viu?! Faz cada coisaaa eu acho que é sim essa cena que você está falando.. ?

Elcimar.Matos 31/05/2023minha estante
Tudo bem e vc? ?
Eu odeio ela, mas amo o entretenimento que ela gera! Kkkkkk

Carol 31/05/2023minha estante
Simm ela sabe tumultuar

Diego Piu 11/05/2021

Bom... Dizer que eu não gosto do conteúdo seria uma grande mentira, caso contrário, seria uma grande tortura chegar até aqui.

Por que começo uma resenha assim?

Porque mesmo gostando, as vzs bate um desespero de que essa saga nunca vai acabar. As vzs tbm bate uma sensação de que algumas páginas só fazem volume.

Mas ainda assim, eu gostei de chegar até aqui.

Em pensar que ainda tem volumes a serem publicados (hahaha).

Enfim, Volume V, tô chegando!
Og Chagas 11/05/2021minha estante
Estou com esse sentimento em relação à Fundação. É bom, mas às vezes você só quer que a história acabe pra você poder ir pra outra coisa. Eu nunca vou ler essa saga aí, assim como não vou ler Duna.

Diego Piu 11/05/2021minha estante
Compreendo totalmente. A gente fica preso em Sagas intermináveis e acaba ñ descobrindo histórias curtas que são mais eficazes.

Vinicius 11/05/2021minha estante
E talvez nunca acabe... vai saber se o autor vai querer terminar rs, ele escreve quando dá na telha...
Mas de qq forma acho a leitura muito prazerosa. A série da HBO ocultou muitos personagens. Acho a riqueza de detalhes de cada um, de cada local, uma das melhores coisas da saga.

Diego Piu 12/05/2021minha estante
Concordo Vinicius, enquanto a série consegue ser muito fiel aos primeiros livros, no decorrer da saga livros oferecem muito mais, o que torna essa jornada interessante.

Adiel Barbosa 04/04/2021

Um tanto lento nos acontecimentos
Dos quatro livros que eu li até agora de As Crônicas de Gelo e Fogo, esse foi o menos aprazível. Ele não é ruim, mas o fato de ter centralizado os acontecimentos no sul de Westeros não funcionou tão bem quanto o Martin achou que funcionaria. Quando a história trazia todas as personagens, a trama fluía incrivelmente bem. Nesse, entretanto, num determinado momento fiquei de saco cheio do Sul, querendo logo ir para as terras para lá das Ilhas do Verão, para a Muralha e o Norte. Ressalto mais uma vez que o livro não é ruim, apenas que me cansou de ver tanto sobre as mesmas personagens.
Dai 04/04/2021minha estante
Então espere chegar em A dança dos dragões ? abandonei por 2 anos... Só terminei na base da força de vontade/curiosidade.

Adiel Barbosa 04/04/2021minha estante
Espero que ele me surpreenda positivamente, pois tem muitas personagens que eu gosto bastante, como a Daenerys.

Dai 04/04/2021minha estante
Não é ruim. Mas é cansativo, e bem tedioso!

Rayhan Chamoun 01/05/2020

Valar morghulis...
Se você chegou até aqui na saga, não preciso comentar o tanto de coisas que faz ¨As Crônicas de Gelo e Fogo¨ ser o que é, e por que é uma série de fantasia maravilhosa, ainda assim, hei de discutir alguns pontos que muita gente comentou e que eu discordo, bora lá!

Primeiramente, irei falar da edição, a LeYa fez um excelente trabalho na tradução da série, e o apêndice também é de extrema utilidade, PORÉM, percorrer cinco tijolos com o MESMO mapa que é retratado na Guerra dos Tronos é, no mínimo, um incômodo. Por quê? Meu caro leitor(a), se você leu, ou se está para ler a série, pode perceber facilmente que a história de cada um dos personagens se passam muito longe umas das outras.

À medida em que a série avança, os personagens cada vez mais se afastam no decorrer da trama, e durante boa parte dos livros também acompanhamos suas viagens. Acontece que, em ¨O Festim dos Corvos¨, acompanhamos muitos dos personagens em viagens por lugares não tão relevantes, mas o o bendito mapa não dá qualquer indicação de locais menores, como vilarejos, estalagens, etc. Ou seja, passei metade do livro sem saber onde a Brienne estava, muito menos os personagens das Ilhas de Ferro, o que me desagradou. Minha recomendação é procurar por mapas na internet de outros artistas, pois terão mais utilidade.

Agora falemos um pouco sobre o livro em si, o que me fez dar cinco estrelas para esta obra foi o fato de que, mesmo no quarto livro, George R. R. Martin expande o cenário, evolui os personagens e apresenta as situações mais diversas para eles de forma inovadora e cativante, só fazendo-nos criar mais laços com cada um dos andarilhos, meu destaque vai para o Prólogo e o desenvolvimento de Dorne com suas respectivas personagens.

¨O Festim dos Corvos¨ é aquele livro que foi menosprezado com o argumento de que ¨A proposta de mortalidade dos personagens principais não é cumprida¨, coisa que eu discordo. As pessoas se esquecem de que ¨As Crônicas de Gelo e Fogo¨ é uma série de fantasia, e dada as previsões e a própria quantidade de livros a serem lançados, não faz-se necessário matar metade do elenco em um livro que desenvolve este de um modo tão poético, fazendo jus ao título mais intrigante e literário da série.

Um prato cheio para os fãs de fantasia, e um verdadeiro banquete para aqueles que querem saber mais sobre os outros personagens e que podem ser tão cativantes quanto aqueles apresentados no começo da saga. Uma trama cheia de possibilidades, mas todos os caminhos soam perigosos, onde quer que se vá, há morte, e os corvos, bom, eles aproveitam.

site: https://www.instagram.com/rayhan_chamoun/
Marquinhos 03/05/2020minha estante
Bela resenha! O pessoal diz que esse livro foi um declinio em relacao a tormenta de espadas.

Rayhan Chamoun 03/05/2020minha estante
Opa, agradeço o elogio! Dado os acontecimentos do terceiro livro, "O Festim dos Corvos" é mais cadenciado.

Ainda assim, não o considero em nenhum momento um declínio da série, pois se realmente fosse, a obra não refletiria de forma tão impactante elementos relacionados tanto à trama dos personagens, quanto à volta da magia com os Caminhantes Brancos e os Dragões.

Além disso, ela consegue te surpreender do modo como é trabalhada mesmo no quarto título, e igualmente surpreendente é como os personagens REALMENTE mudam ao longo do tempo se comparados com outras séries de fantasia.

Mas essa é apenas a minha opinião, avaliando o livro como parte de uma série, e não como uma unidade, como vi muita gente criticando (também na minha opinião, injustamente).

Joao366 14/09/2022

O Festim dos Corvos
Resolvi continuar essa saga porque fiquei muito hypado com House Of The Dragon (pretendo ler Fogo e Sangue assim que acabar A Dança dos Dragões).
O desenvolvimento desse livro é muito lento, e a trama de alguns personagens foram mais lentos ainda, demorei pra ler hein (como a jornada da Brienne procurando a Sansa). As descrições do Martin também são muito cansativas, não minto.
Eu gostei muito dos capítulos da Cersei, a mulher é estrategista demais, ela é persistente em níveis absurdos, eu ficava chocado com o quanto ela conseguia ser manipuladora pra alcançar seus objetivos. Pra mim ela é uma das personagens mais bem construídas dessa saga.
Gostei dos capítulos do Jaime e até mesmo do Sam (que não é nem de longe um dos meus personagens favoritos). Os capítulos de personagens coadjuvantes também são indispensáveis para a história mesmo com o desenvolvimento lento, tudo se encaixa em algum momento.

Ps. Senti muita falta da Daenerys nesse livro :( espero que no próximo livro ela tenha algum destaque...
Mandy_ 14/09/2022minha estante
Eu li esse livro faz muitos anos mas até hj eu adoro a Cersei justamente por causa da evolução dela nos livros!

Caio 02/07/2023

Um pouco demorado
O quarto livro da série é o mais fraquinho na minha opinião. As coisas demoram para acontecer, porém  e não é um porém qualquer, quando as coisas começam a acontecer você não consegue largar o livro. Ansioso para ir para o próximo.

Luan 19/03/2023

Os rastros das guerras
Acho interessante essa ideia de dividir as histórias de Crônicas de gelo e fogo em dois livros nessa parte da saga: um contando os acontecimentos do Sul de Westeros e o outro do Norte de Westeros e dos lugares Além do Mar Estreito. Nesse quarto livro, vemos os acontecimentos do Sul, palco principal da Guerra dos Cinco Reis. A primeira parte desse livro relata em grande parte, a partir do ponto de vista de alguns personagens, as consequências imediatas da guerra e da morte de Tywin Lannister. A segunda parte desse livro já vai abordar as conspirações, embates e ambições dos personagens, preparando um prato cheio para o sexto livro. Em suma, um livro de início mais lento diante dos três primeiros, mas que é bem interessante por trazer ao leitor as consequências imediatas da guerra e como ela atinge os mais vulneráveis, e até mesmo alguns senhores. Achei esse ponto muito legal porque, na maioria dos livros de fantasia e/ou guerras medievais, essas consequências pouco são vistas ou contextualizadas, e aqui isso é exposto de maneira satisfatória sem esquecer da história principal. Esta, por sua vez, ganha mais foco na segunda parte do livro, e tem todos os grandes ingredientes que popularizaram esta saga: Traição, morte e conspirações, mas sem dragões rs. Vale a leitura!

shá 05/04/2021

05/04/2021
Ansiosa pelo próximo livro, a dança dos dragões. Vamos vê como vai se encaixar, já q se passa ao mesmo tempo do festim dos corvos.

Marcus Lemos 14/09/2012

Enfadonho
Doi o coração criticar uma obra da série mas, se há alguma crítica, é para este livro.

No resumo geral, o livro é bom e te deixa louco para ler o seguinte. Nisso, George Martin é excelente e creio não e existir muita discussão a respeito. Porém, possui, também, uma capacidade incrível de enrolar e chegar a nada. O livro tem um excesso de detalhes do tipo que não acrescentam em muito a compreensão da estória. Nomes, origens, histórias das famílias que enriquecem o mundo fantasioso, mas que não retornam e dificultam a compreensão do todo.

Exagerar nos excessos de detalhes é uma característica do George Martins, porém, nos demais livros, os excessos são compensados por acontecimentos incríveis dos quais os detalhes contribuem para a compreensão e porquês das coisas serem como são. Neste, porém, o excesso não é recompensado com acontecimentos à altura e, isso, acredito eu, é o que torna a leitura mais cansativa e menos empolgante.

Mas, fazendo justiça, reafirmo que o livro é, sim empolgante, mas muito longe de ser aquilo que os três primeiros são. Diria que somente a partir do terço final do livro é o autor cria mais capacidade de prender à leitura.

E, se ainda não sabia, compreenda que os livros 4 e 5 eram um só, porém, pelo volume, o autor dividiu em dois, separando por personagens. Por isso, não se fruste com a ausência de personagens principais, como Tyrion, Daenerys, Jon Snow (apenas citado), Bran, etc. Aliás, o próprio autor explica isso em nota, no final do livro.
Lucas 19/09/2012minha estante
Concordo plenamente, boa resenha

Lobinha Sincera 04/07/2021

De todos é o mais chatinho até agora. Algumas coisas se tornaram mais descritivas e explícita... Mas como sempre tem algo que da um tchan

hércules 19/06/2020

Enfadonho, mas não menos importante
Há uma nota do autor no final deste livro, depois de tantas páginas maçantes, explicando um pouco como foi feita a divisão dos livros 4 e 5 e, apesar de ter guardado um pouco de rancor do George em cada capítulo, acabei entendendo a proposta do autor.

O problema de quando você cria um mundo inteiro para dar vida a uma história, há partes que não são tão interessantes assim para serem contadas, mas não são menos importantes por isso. Aqueles personagens que fazem parte da história, mas ninguém está muito interessado neles. No entanto, George nunca se distancia da história propriamente dita, a qual gira em torno da Guerra dos Tronos. Apesar disso, o fato de ser preciso esperar um livro inteiro para saber o destino de personagens como Tyrion e Daenerys é angustiante, para falar o mínimo.

Porém, acima de tudo, é de George Martin que estamos falando, e ninguém poderia narrar um livro não tão interessante de forma tão bela quanto ele.