O caso do Hotel Bertram

Agatha Christie

Resenhas - O Caso do Hotel Bertram

Kamilla 26/03/2023

Me deixou com sono
De todos os casos da Miss Maple, confesso que esse foi o que mais me deixou entediada, sinto que a Agatha Christie atirou para todos os lados e não acertou em nenhum com esse livro.

Miss Maple está apagada, os personagens secundários não são nem um pouco memoráveis, os suspeitos são todos canastrões…faltou a atmosfera dos demais casos de Miss Maple para fazer esse livro funcionar.

A resolução do mistério foi rasa e se baseou em uma série muito inverossímil de coincidências. A velhinha detetive merecia mais.

Marina.Moya 29/08/2022

Como fã de carteirinha de Agatha Christie, posso dizer que esse livro entra na minha lista de "aqueles que não tenho vontade de reler"! A trama é até interessante, apesar de não ser daquelas que te prendem desde a primeira página, mas não gostei da pouca atuação de Miss Marple e do final meio estranho....a impressão que tive é que a autora tinha pressa de terminá-lo e não fez uso de sua habitual genialidade para dar o desfecho de tirar o fôlego, como costuma acontecer! Particularmente, prefiro os livros "tradicionais" da Agatha, com as mortes que tornam membros da família suspeitos, grandes segredos revelados e coisas assim...esses mais modernos, com crime organizado, eu acho que fogem um pouco ao estilo que a consagrou!!

Fernanda631 31/07/2023

O caso do Hotel Bertram
O caso do Hotel Bertram foi escrito por Agatha Christie e foi publicado em 15 de novembro de 1965.
Conta com a participação de Miss Marple.
Miss Marple decide tirar umas férias. E ela escolheu um lugar bem inusitado para isso: o Hotel Bertram em Londres. Esse hotel é diferente de todos os outros, ele simula o passado, um ambiente muito familiar da infância de Miss Marple. Tudo lá é extremamente tradicional, inclusive os funcionários e os hóspedes.
Pensado nos mínimos detalhes para agradar e satisfazer a nostalgia dos admiradores dos tradicionais hábitos ingleses, o Bertram, um hotel bastante prestigiado pela velha aristocracia britânica, remonta o início do século XX e tudo nele: mobília, alimentação, funcionários e até mesmo os hospedes remetem à Era Eduardiana.
Passar um tempo neste hotel leva qualquer um ao século XIX. Era essa experiência que Miss Marple procurava, mas afinal não foi bem assim.
Para recordar sua infância, Miss Marple, a simpática e observadora personagem bastante conhecida das histórias de Agatha Christie, decide passar ali suas férias e tudo o que ela espera é por alguns dias de descanso e boas recordações, mas é claro que nós, leitores esperamos mais do que isso. Evidente que, em se tratando de um livro da Rainha do Crime, vem confusão por aí.
Miss Marple encontra todo o tipo de pessoas de diferentes idades, personalidades e índoles: desde a adolescente que de santinha só tem a cara, ou um clérigo totalmente distraído e desmemoriado, até um competente mordomo à moda antiga de nome Henry
Durante sua hospedagem, Miss Marple começa a perceber coisas estranhas. Apesar de tudo ser feito de forma extremamente correta, algo no hotel causava estranheza, soava artificial. Ela não sabia o que, mas alguma coisa estava errado. E, claro, suas suspeitas começam a tomar forma quando um dos hóspedes desaparece.
Em “O Caso do Hotel Bertram”, Miss Marple hospedou-se no referido hotel para tirar uns dias de férias. Tudo o que ela quer é apreciar a atmosfera do local, que permanece a mesma desde os tempos em que ela era menina, e descansar. Mas como sempre, coisas acontecem quando ela está por perto e desaparecimentos, roubos e mortes cercam o charmoso hotel.
Enquanto isso, a polícia de Londres está em busca de uma quadrilha criminosa que tem feito diversos roubos pela região. Um crime organizado que tem dado muito trabalho encontrar os responsáveis. Mas quando eles começam a investigar o desaparecimento no Hotel Bertram, talvez uma coisa possa estar ligada a outra.
A simpática velhinha de Saint Mary Mead que parece ter um dom especial para atrair problemas – e por problemas leia crimes e assassinatos - para suas proximidades. Miss Marple não é detetive, embora muitas vezes ajude a polícia, sendo até fundamental, na resolução dos crimes. Ela é simplesmente uma pessoa atenta, que repara nos menores detalhes e é, acima de tudo, uma grande conhecedora da natureza humana – como na maioria das vezes é descrita.
Agatha não tem pressa em apresentar os personagens que viverão essa aventura. Introduz cada um aos poucos na trama, dando tempo para que o leitor os conheça com calma. E quantas personalidades distintas podem ser encontradas no Bertram. O velho e desmemoriado vigário que desaparece sem deixar rastro, a jovem e rica herdeira que insiste em querer saber quem ficará com sua fortuna caso ela venha a morrer antes de se apropriar do dinheiro – algo que só acontecerá quando fizer 21 anos - e a mulher ousada, famosa por suas aventuras e indiscrições são apenas algumas das figuras que Agatha Christie coloca nesse cenário fazendo o que sabe fazer de melhor: deixar o leitor ter noção o suficiente do que está acontecendo – a ponto de se sentir inteligente – ao mesmo tempo que tem consciência de que não sabe exatamente o que está acontecendo, de forma que quando a autora revela o mistério, o leitor se surpreende. Mestre!
Pode se dizer que “O Caso do Hotel Bertram” apresenta duas histórias paralelas: os curiosos roubos, com o mistério das placas semelhantes, e o assassinato – que em se tratando de um livro da dama do crime não poderia faltar. Com tantos elementos em mãos, Agatha lança várias interrogações ao leitor e é hábil o suficiente para que chegado o momento das explicações consiga dar duas respostas plausíveis, mesmo que erradas, antes de dar a resposta correta. Tudo isso nas últimas 15 páginas.
Quando você acha que sabe o que está acontecendo, a autora mostra que está tudo errado e quando você se convenceu a abandonar a primeira teoria porque, obviamente, a segunda é a correta ela vem e diz: errado de novo! Repito: Mestre!

Dani 05/06/2012

O primeiro livro de que não gostei muito da Agatha.
O final não surpreende ninguém e a história não prende muito.
Não é tão interessante como dizia a sinopse.

Miss Jane Marple merecia um pouco mais!!

Carl 12/10/2021

História, narrativa bem contada
O livro em si é bom, a história de uma velhinha muito perspicaz,observadora que desvenda um crime aparentemente sem solução, eu só não gostei é que um assassino não foi punido por falta de provas. E deu uma raiva a falsidade do assassino. RS que ainda ficou rico.

Letticia 01/09/2021

Mais um dá gata triste.
- Amo a miss marple de paixão mesmo.
- demorei pea engatar na história e olha que é um livro curtíssimo, não foi pra mim.
- no começo fiquei: ???
- No meio pro final fiquei??
- não da pra negar que tem um plot muito bom, como todos mas ainda sim nãi me faz ter amado ele.
- um bom, entre melhores.

Kathlen 18/11/2022

Agatha empurrou a Miss Marple de qrr jeito na história, nem sei se daria para chamá-la de protagonista, mas a história em si é ótima

Emille.pravereler 06/08/2021

#praler
Enfim terminei esse livro depois do que parece ser alguns séculos, não que o livro seja grande ( o que não é), mas não me prendeu neem um pouco.
Claro que O Caso Do Hotel Bertram como todo livro característico da maravilhosa Agatha Christie é um romance de suspense policial, super bem escrito, com uma incrível riqueza de detalhes, mas diferente dos outros livros da autora eu não gostei da história e muito menos dos personagens.
O livro fala sobre um Hotel em Londres, que sobrevive ao tempo e a atualidade de forma clássica e com clientes fiéis. Porém algumas coisas estranhas acontecem no Hotel.
Achei que enrola muito antes de realmente acontecer o mistério do hotel. Sei que a intenção da Autora é te envolver até o inesperado, porém isso não aconteceu.

maria_apt 21/02/2021

FAN 2266
Esse livro com a Miss Marple eu gostei mais que assassinato na casa do pastor, acho que foi porque eu gostei mais dos personagens e das revira voltar que tiveram. É incrível como ela sempre está no lugar certo, na hora certa, veinha esperta demais!!

Aqui a gente encontra um desaparecimento misterioso, um assassinato mais misterioso ainda e muitos roubos!!

O que uma pessoa não é capaz de fazer por dinheiro e amor, não é mesmo!?

Carlos531 30/05/2022

O caso do hotel bertram
Mais um romance policial de Agatha Christie muito divertido e que prende a atenção do leitor do começo ao fim. Na minha modéstia opinião não tem o mesmo charme quando o protagonista é o detetive Poirot mas nem por isso menos interessante, a velhinha mrs Marple cumpre bem o papel nas investigações. Outra coisa bem interessante é que a tradutora desta obra é a Rachel de Queiroz.

Laurinha 17/06/2020

Dos livros que li da Agatha Christie, foi o que menos gostei. Miss Marple é adorável, mas está longe de ser uma detetive, ao menos nessa obra.

Nathalia.Danielle 30/07/2015

Surpreendente mas maçante
Primeiramente, terei o máximo de cuidado para não revelar nenhum mistério a ser resolvido nessa trama. A história gira em torno de um Hotel aparentemente descente e acima de qualquer suspeita de Londres, enquanto todos acionam o botam da modernização, o Bertram tenta deixar toda áurea e conforto da Era Eduardiana.
Há vários pontos interessantes nesse livro, um dos quais mais me chamou atenção é que não se prende a um único mistério, temos aí 3 envolvimentos para serem desvendados que, a princípio, não tem nexo um com o outro:

Um desaparecimento de um velhinho caduco;
Um assalto a um trem
Um assassinato

As coisas vão ficando mais intrigantes e porque não dizer intrínsecas ao correr das páginas, Miss Marple, uma velhinha muito simpática e curiosa a respeito da vida alheia, se mostra de grande valia para o inspetor-chefe, responsável pelos casos, ela fornece algumas pistas para o mesmo e para nós leitores de modo muito sutil, assim mal percebemos quando o inspetor faz todas as ligações (aliás eu não resolvi o caso, porém, meu amigo disse que foi o primeiro livro em que ele desvendou o mistério, grande abraço pra Dudu que inclusive, me deu o livro). A senhorinha se mostra experiente em fazer ligações e não confiar demais em coincidências.

Algumas frases são profundas e eu fiz questão de marcar no livro, tais como:
"Quanto mais as coisas mudam, mais continuam a mesma"
"...Acho aliás, que já sabia disso antes - que não se pode nunca volta atrás, que não se deve tentar voltar atrás... Que a essência da vida é andar pra frente. A vida é na realidade uma rua de mão única, não é?"
"...Além disso, ela é bonita, a senhora sabe.
- É verdade - concordou Miss Marple - Os filhos de Lúcifer quase sempre são belos. E, como sabemos, florescem como o loureiro verdejante."

O que me fez tirar pontos do livro foi a extrema DEMORA pra ir direto ao assunto (talvez teria tirado 1 ponto, porém, o final me deixou de queixo caído, então...), sei que livros de Suspense são assim mesmo, ainda mais casos policiais, as coisas demoram para se revelar, mas esse livro lhe testa a paciência (tanto que desisti de lê-lo umas três vezes)

Exemplo disso é a TOTAL FALTA DE NECESSIDADE nesse parágrafo do livro (um entre vários):

"...De repente, a velocidade diminuiu, os freios agiram. As rodas gritaram ao agarrarem-se aos trilhos. A velocidade foi diminuindo... diminuindo... O guarda enfiou a cabeça pela janela, observou o sinal vermelho à frente, e o trem afinal parou. Alguns dos passageiros acordaram. A maioria continuou dormindo..."
(Séeeerio que esse parágrafo era necessário? Tá de brincadeira né?)

Porém, não pensem que é um livro em particular que ela faz isso, é característico dela, afinal, nem tudo é perfeito né?

site: http://prisma-literario.blogspot.com.br/

cizibooks 17/02/2023

Surpreendente
Achei a leitura de O caso do hotel Bertram bem diferente dos outros livros da Agatha que li.
O livro não gira em torno de um assassinato e tem um desenrolar mais lento no início.
Com uma rede de personagens bem grande e um hotel fascinante de plano de fundo, a história vai se entrelaçando aos poucos.
Gostei bastante da leitura, o fato de o hotel conectar tudo foi muito interessante para mim.

Debora Esteves 22/12/2017

Menos que o esperado
Por se tratar de uma publicação de Agatha, claro que comecei a ler com a maoir expectativa possível. Me parece que as tramas que envolvem Miss Marple são sempre menos empolgantes que as de Hercule Poirot. Enfim, gostei do livro, mas não o amei.