Cristiane.Brasil 17/05/2023
Sandman - Volume 2
?Histórias originalmente publicadas em Sandman 21-39, The Sandman: A Gallery of Dreams 1 e Vertigo: Winter?s Edge 1, de 1990 a 1998.
?O primeiro arco, ?Estação das Brumas?, Morpheus recebe a chave do inferno e provoca a ira de vários deuses e demônios.
Gaiman nos dá um Lúcifer completamente original. Este anjo caído está pendurando suas asas e deixando o Inferno. Ele não parece um personagem particularmente mau e há uma verdade quando lamenta ser lembrado apenas como o monstro perverso da humanidade.
?É sempre divertido ver Gaiman lidando com figuras mitológicas e intrigas entre os deuses. O Inferno está fechado e as almas dos condenados voltaram a andar na Terra. O Capítulo 4 segue a vida em um internato britânico durante as férias de Natal. É uma coisa sombria, mas há uma pitada de otimismo que pode brilhar no final da história.
?O segundo arco, ?Um Jogo de Você?, se relaciona com ?Casa de Bonecas? (do volume 1) e foca em Barbie. A história apresenta algumas das ideias mais interessantes dos quadrinhos (principalmente o próprio cuco, mas também a noção de sonhadores habitando, formando e criando terras que sobrevivem além deles). No entanto, a verdadeira beleza do arco está no brilho contínuo de Gaiman em amarrar o mundo épico e mágico da fantasia à vida cotidiana (apesar dos medos de Barbie sobre si mesma).
?Em ?Convergência: Lugares Maleáveis? expõe o tema de Gaiman sobre o homem racionalizando toda a magia do mundo, enquanto Marco Polo se vê preso entre o sonho e a realidade. Ele conversa com Verde do Violinista, que lamenta a diminuição do número desses ?lugares maleáveis? enquanto a sede de exploração da humanidade mapeia o globo e o fixa em padrões rígidos. É um conto doce e que continua a tendência da série de mostrar eventos ocorrendo fora da ordem cronológica (porque, pelo menos nos sonhos, o tempo é maleável como o espaço).
?Falando de eventos fora de contexto, ?Espelhos Distantes: Termidor? nos apresenta o filho de Orfeu. Essa história levantou mais perguntas do que respostas. Só posso presumir que Gaiman está tentando nos dar um senso de escala e um senso de padrão na aleatoriedade que é a vida. No entanto, como a maioria das histórias independentes em que se desenrolam em grandes tópicos, esta peça se mantém por conta própria e explora a noção do poder dos sonhos sobre a alma humana.
??Convergência: A Caçada? joga com os mesmos temas (além de ser um conto de fadas bastante bom por si só). ????Espelhos Distantes: Três Setembros e Um Janeiro pode ser meu curta favorito de toda a saga deste volume. Não poderia dizer por que, exatamente. Claro, poderia apresentar um monte de razões e isso mostra a importância dos sonhos e da esperança para a sobrevivência do indivíduo, o poder de aspiração e a capacidade de manter a dignidade mesmo nas circunstâncias mais terríveis. Pode ser que o protagonista, o autoproclamado Imperador da América, seja um homem bom (e podemos concordar com a Morte nisso). Pode até ser que Morpheus realmente faça uma coisa boa, em vez de simplesmente observar passivamente, embora por suas próprias razões egoístas (incitadas por seus irmãos). Também pode ser apenas uma coisa simples e subjetiva. É uma ótima história, lindamente contada.
?Falando em Absolute Editions, já é redundante comentar como é incrível ter a história neste formato. A obra de arte superdimensionada é impecável e o volume de capa dura é simplesmente lindo de segurar e ler no colo. Como sempre, há uma série de extras incluídos que devem saciar o rápido fanático por Sandman ou Gaiman, mas o verdadeiro tesouro são as próprias histórias.
?A obra de arte aqui é um pouco mais caótica do que no primeiro volume, embora isso não seja uma coisa ruim. Há mais artistas trabalhando no livro do que quando ele começou e a ampla gama de estilos complementa o trabalho. É um tanto apropriado que haja tantos estilos e maneiras diferentes de desenho para ilustrar o mundo dos sonhos, como se cada um iluminasse uma única e minúscula faceta desse mundo.
?Ao ler a coleção pela primeira vez, o leitor pode não necessariamente compreender a importância de várias vertentes. A coleção é uma leitura obrigatória para qualquer pessoa interessada em fantasia ou fábula, mitos e contos de fadas. É um exercício fantástico e recompensa a releitura. Em retrospecto, os temas e pontos de Gaiman parecem mais claros, assim como os
pequenos detalhes que ele deixou ao longo do caminho. É uma conquista literária notável, uma única história contada em capítulos publicados mensalmente ao longo de quase uma década. É realmente um épico, no melhor sentido possível da palavra.