Sandman: Edição Definitiva - Volume 2

Sandman: Edição Definitiva - Volume 2 Neil Gaiman
Neil Gaiman




Resenhas - Sandman - Edição Definitiva - Vol. 2


150 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


NINAZEN1K 08/05/2024

Não são isso todos os nossos sonhos?
Neil Gaiman mais uma vez brinca com instituições, com arte, linhas, texturas, culturas e saberes. Ele reverencia, diverte e luta. Faz tudo virar sonho. E que conhecimento vasto de tantas mitologias, feitiços, lendas populares, contos e seres este autor tem.

Agora, não me entenda mal, A Estação das Brumas só não funcionou. Mas tudo bem, nós temos o arco de Um Jogo de Você.

Com referências a outros mestres - Stephen King, Tolkien, a estrada de tijolos amarelos de Oz ou Nárnia - ele delineou a parte colorida - ora, vai sim haver algum velho ermitão maluco, com instruções entalhadas numa rocha e só visíveis no dia em que os personagens pintarem por lá; teremos também Thor, Loki e a Baba Yaga (com seu pilão e almoriz, na sua casa com pernas de galinha), e o Caos e a Ordem -, pois haverá sempre o mundo de imaginação sem limites. E os sonhos são espetaculares (ver página 409).

Mas há a realidade, de uma vida dura e violenta. De Wanda, de Barbie, de Augustus, do Imperador da América. Há uma personagem trans tão maravilhosa e forte com seus muitos debates e dores. Gaiman propõe lutas reais, vivências e temas fortes, numa graphic novel adulta e consciente.

E ilustrar consciência e conhecimento funciona bem: Como a diferença entre precaução e prevenção, o Verde do Violinista como um sonho real dos marinheiros e a história de Marco Polo - que inclusive encerra a coletânea com qualidade, ainda que um conto individual, que não é bem minha gama. Aqui, retomam-se conceitos essenciais, também com possibilidades para continuações através dos acontecimentos no deserto de Lop (onde quem entra não sai mais) - como os Lugares Maleáveis e as Zonas de Alternância. E o fechamento com retorno ao início do Arco 1 (1992) é completamente espetacular.

Gaiman consegue encontrar palavras que descrevem a sensação de sonho tão bem (como “Foi uma espécie de revelação. Sonhos, areia, histórias. Desertos, cidades e o tempo. Os grãos caíam lentamente escorrendo dos dedos pálidos do rei-sonho para as suas mãos sujas de viajante. Os padrões que formavam ao caírem iluminaram sua mente: uma paisagem pulsando diante dos clarões de um relâmpago distante”), porque os domínios do sonhar são assim, nós não conseguimos fixar. E “Será que tais conceitos se aplicavam à situação?”, ora, o Mundo dos Sonhos é regido por outras regras, que mais sentimos, experienciamos e de algum modo sabemos do que podemos de fato explicar. “Uma areia brilhante e multicolorida que se dissipou no vento gélido do fim do mundo” e “Eu jamais me esquecerei disto, pensou, triunfante. Eu jamais me esquecerei do que aprendi aqui… Mas seu mundo escureceu, tornou-se maleável e se desfez.”. Não são isso todos os nossos sonhos?

A edição é muito caprichada, um verdadeiro presente aos fãs, mas ainda gostei mais do primeiro volume. O texto do posfácio, no entanto, me explicou e traduziu pela escrita um sentimento que nunca antes pude colocar em palavras:

“Uma das missões do escritor é escrever como se aquilo fosse novo [?] Passei mais de seis meses com Barbie e Wanda e Hazel e Foxglove e Wilkinson e Thessaly e todos eles vagando pela minha cabeça. Tem noites em que sinto saudades. (1993) [?] Cada quadro traz memórias do lugar onde eu estava quando o escrevi [?] Eu sabia o caminho a seguir, mesmo que ninguém mais soubesse. (2007)”
comentários(0)comente



ArthurBueno 02/05/2024

Maravilhoso
Neste segundo volume da edição definitiva temos duas histórias que compõem o arco principal, sendo elas, Estação das Brumas e Um Jogo de Você. Intercaladas entre os arcos principais estão outras histórias, não menos cativantes, que exploram e dão profundidade ao universo criado por Gaiman.
comentários(0)comente



Davigoncalvss 26/04/2024

Deveras o sonhar
Sandman: Edição Definitiva - Volume 2, traz mais histórias do grande rei dos sonhos, detentor de vários nomes, um dos grandes perpétuos.

Nesse volume mostra acontecimentos que antecedem o volume 1, assim como a continuação dos acontecimentos passados que envolveram grandes momentos épicos, como a ida de Morpheus ao inferno em busca da sua algibeira. O retorno de personagens que não foram o foco no volume 1 mas que tiveram uma importante participação e puderam ser desenvolvidos nesse volume, trazendo consigo uma história com um final belo.

O Livro já começa com a melhor "saga" A Estação das Brumas, onde você já se surpreende com uma reviravolta de cair o queixo envolvendo varias mitologias e até mesmo decisões duvidosas.

Mais um livro incrível que merece todo o sucesso que carrega, tanto pela sua narrativa quanto pela arte única incrível.

comentários(0)comente



Lucas1974 22/04/2024

Neil Gaiman dança com o roteiro
Neste volume definitivo inteiro não achei nada ruim, as histórias todas são muito boas.

Neil Gaiman consegue brincar e dançar com elas o quanto quiser, desenvolve personagens que no começo parecem desinteressantes mas que no final da história dela parece tão amigável e companheira, outros que você começa não entendendo, no meio parece que tá no começo mas o final faz todo sentido!!

Uma ótima leitura, simplesmente o brabo.
comentários(0)comente



Débora 17/04/2024

Podia ser ruim e teria 5 estrelas só pela arte
Sandman é instigante e intrigante, esse volume tem conjuntos de histórias muito bons, e outras isoladas tão boas quanto. Estação das brumas e um jogo de você são os maiores destaques, mas august e thermidor são muito boas.

O Neil Gaiman arrasa, cada página é uma completa obra de arte, sinto falta de alguma história que seja foca na relação dos perpétuos. Toda vez que desejo aparece eu fico com vontade de ver mais e mais.
comentários(0)comente



nick 10/03/2024

Neil Gaiman é sempre tão pertinente ?
achei a história da Barbie um tanto chata, mas a Wanda realmente salvou muito ?
no geral, foi uma leitura bem boa e não vejo a hora de ver sendo adaptação para a tv
comentários(0)comente



Sabrina.Leonhardt 20/02/2024

Ótimo!
Gaiman e seu superpoder de nos fixar em suas histórias cativantes e lindas!
Diferente do primeiro, este foi um livro que procurei ler mais lentamente para aproveitar todos os detalhes de cada história e a experiência foi muito boa.
Super recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Natyvollet 20/01/2024

Releitura essencial.
Sandman é minha leitura de conforto. Um dos quadrinhos que eu amo e que gosto de reler sempre que posso.
comentários(0)comente



jessiviesser 14/01/2024

OPINIÃO | Sandman vol. 2 (Neil Gaiman & outros)
Neste segundo volume, Gaiman expande o universo e a mitologia de Sandman. Há um desenvolvimento maior dos personagens, tanto do protagonista quanto de outros que apareceram pontualmente em histórias anteriores. Gosto como Gaiman usa personagens que normalmente não tem destaque como sendo os protagonistas das histórias, abordando temas que continuam sendo muito discutidos atualmente. Gaiman é um baita contador de histórias! Recomendo a leitura! ??
comentários(0)comente



Ota Fumiga 31/12/2023

Gigantesco
NEIL GAIMAN VOCÊ É UM GÊNIO. SIMPLESMENTE O MAIOR.
SANDMAN É INCRÍVEL
Esse volume só expande ainda mais o universo de formas super criativas e com histórias cativantes e originais
Toda a ambientação é maravilhosa
SÓ LEIAM
comentários(0)comente



Ricardo.Estevez 29/12/2023

Gostei muito da estação das brumas e jogo sobre você, mas as vezes fico achando que faltam mais aparições do Sonho, tem muita história só como pano de fundo (beeem no fundo) com o tema Sonho/Sonhar que ou serão só um filler ou no futuro voltem a surgir e serem referenciados
comentários(0)comente



Canela_lau 28/12/2023

Perfeito
Cara não sei nem descrever o quanto os livros do Neil são perfeitos são sem dúvidas os meus favoritos e a coleção de sandman é simplesmente perfeito em todas as coisas, desde os detalhes dos personagens até a narrativa de mortes
comentários(0)comente



Joséf 28/12/2023

Apenas leia! Por favor, você não vai se arrepender. Uma obra de Horror no gênero de HQs e cheia de classe.
comentários(0)comente



Mel ð¯ 20/12/2023

Como em um sonho, terrivelmente bom
Viajando mais profundamente junto à jornada de nosso Morpheus, eu me perco intensamente nessa história?
comentários(0)comente



Mariana 20/12/2023

Gostei mais do volume um mais Gaiman, como sempre, nos surpreendendo nos detalhes e reviravoltas. Gosto muito como ele consegue encaixar mitologias nas histórias, fica bem fluído.

Não gostei muito do penúltimo "arco", não me prendeu muito, fiquei um pouco entediada. Mais enfim, Wanda você sempre irá ser lembrada.
comentários(0)comente



150 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR