Acima de qualquer suspeita

Acima de qualquer suspeita Scott Turow

Resenhas - Acima de qualquer suspeita

1 | 2 | 3 | 4

Bruna Fernández 16/09/2011

Resenha para o site www.LivrosEmSerie.com.br

Quando surgiu a oportunidade de resenhar um thriller jurídico admito que fiquei empolgada. Explico: sou fã de literatura policial, mas nunca havia me aventurado pela leitura de livros com tribunais, processos e milhões de advogados, apesar do tema me chamar a atenção. O livro já foi adaptado para o cinema na década de 90 e fiquei aliviada por não ter assistido ao filme antes de ter a oportunidade de ler o original, acredito que me envolvi muito mais no enredo e com os personagens dessa maneira.

Acima de qualquer suspeita começa nos introduzindo o personagem principal de toda a trama: Rozat "Rusty" Sabich, um renomado advogado que ao chegar ao seu trabalho é notificado de que sua colega de trabalho, Carolyn Polhemus foi assassinada e estuprada. Como seu chefe, Raymond Horgan está no meio de uma campanha de reeleição, e insiste que Rusty seja o encarregado na investigação do caso. Até aí, tudo "normal". Porém, logo no início nos é revelado que Rusty tinha um caso com Carolyn, do qual as pessoas não tinham conhecimento. Fato que poderia ser considerado corriqueiro, se ele não fosse casado há alguns anos com Barbara e tivesse um filho com ela, Nathaniel.

Ao investigar o caso, Rusty tenta acobertar os indícios do seu caso com Carolyn, ao mesmo tempo em que tenta encontrar um suspeito com a ajuda de seu grande amigo, detetive Lipranzer, ignorando o detetive que foi originalmente destacado para o caso. Porém, como toda boa história, o fato inesperado é que Tommy Molto, um dos maiorais dentro da área de Homicídios, conduziu uma investigação paralela. Assim que o chefe de Rusty perde a reeleição para Nico Della Guardia, Nico e Tommy acusam então Rusty de estar presente na noite do crime na casa de Carolyn e afirmam ter provas disso pois um dos copos encontrados no apartamento possuem as digitais dele.

Seu chefe por doze anos, Raymond, lhe nega apoio, porém Rusty está empenhado em provar sua inocência. Contando com a ajuda de Lipranzer, seu amigo, e, pasmem, com o apoio de sua esposa, Barbara, que tinha ciência sobre o envolvimento de seu marido com Carolyn, Rusty contrata um ótimo advogado para defendê-lo e começa então o julgamento.

Achei o enredo fascinante e incrivelmente bem estruturado. Aos poucos vamos conhecendo melhor a personagem principal, sua vida durante a infância, como conheceu a esposa, como foi seu envolvimento com Carolyn. Todos os personagens possuem profundidade e motivações. Fora a descrição das cenas dentro do tribunal em que o autor nos leva a pensar que estamos alli sentados, observando tudo de perto, desde grandes frases de efeito dos advogados, às menores reações das testemunhas. O autor involve o leitor de tal maneira que nos faz sentir como um dos jurados. Até mesmo para quem não entende nada sobre Direito, o livro é bastante didático.

Um fato curioso que só percebi ao terminar a minha leitura é que em momento nenhum senti pena ou compaixão pela vítima, Carolyn. Pois mesmo estando morta desde o início é uma personagem que está constantemente em cena ou sendo relembrada por alguém. A única coisa que queria ao longo de minha leitura era descobrir quem tinha a assassinado, os motivos não tinham tanta importância. Me tornei apática à personagem. E para quem gosta de um bom suspense, essa é uma ótima leitura, pois ficamos até o último momento ponderando e imaginando quem é o verdadeiro culpado, como tudo foi feito e, devo dizer, o desfecho me impressionou bastante de várias e distintas maneiras.

Acima de qualquer suspeita é um livro impossível de se abandonar. Turow aborda o ser humano de maneira expressiva, observando suas atitudes, falas, gestos e suas vulnerabilidades, envolvendo-os em escândalos, politicagem, interesses pessoais e obsessões. Isso acaba tornando sua obra verossímil, aproximando-a da realidade, como se estivéssemos lendo um relato de um caso real.
Silvana 29/05/2023minha estante
Achei um pouco chato e me perdi entre tantos personagens mas o final é surpreendente!

xtina42 01/06/2023

Fofaaaa esse cara eh foda. Já tô com outro livro dessa série pra ler. Gostei bastante. É exatamente o tipo de mistério/suspense que eu curto. Desenvolvimento calmo e calculado. Suspeitos viáveis, resolução de impacto. Show de bola, amigues. Recomendo.

Juju 24/03/2021

Leitura demorada
Acredito que por ser um thriller com muitos elementos jurídicos, demorei bastante para finalizar a leitura e compreender bem os acontecimentos do livro. Apesar disso, gostei de como a obra retrata a vida dentro dos fóruns e toda a politicagem que esse ambiente envolve, além de me surpreender um pouco com o final...

Ricardo.Rincon 04/07/2021

Um ótimo thriller
Se você está procurando um livro de tirar o fôlego e que você não consegue parar de ler.
Que final sensacional.
Maravilhoso.
Só não é perfeito porque tem alguns momentos enfadonhos.

Dan 11/06/2021

Simplesmente surpreendente!
O desfecho da história é simplesmente surpreendente. Se em algum momento suspeitei do assassino no decorrer do livro foi bem rápido, tão rápido que eu nem me lembro!
Dificilmente você irá descobrir quem matou Carolyn Polhemus antes do autor dizer com todas as letras, EU SINTO MUITO...

danda 13/01/2021

Indico!!
No começo,estava um pouquinho chata a leitura.Nas 100 páginas faltando,nossa! Foi surpresa atrás de surpresa... Me surpreendi por duas vezes!!Muito bom!!!

Edy 13/06/2021

É um romance policial, que fala sobre homicídio e as fases das investigações e julgamento. É uma leitura fluída, que consegue prender dia atenção e ter o tempo todo curiosidade do desfecho do caso

Ewerthon.Gomes 24/06/2020

Livro arrastado, mas no fim foi até legal
Esperava mais com certeza do livro. Achei bem arrastado no início. Mas depois peguei no tranco. E, matei facilmente quem era o assassino da Carolyn. Logo, esperava bem mais do livro.

Fernanda 03/08/2021

Resenha
Eu particularmente adoro livros com temas policiais e jurídicos e por isso mesmo que este livro me "chamava" para ler lido cada vez que ia pegar um novo para ler.
A história toda fala da vida e carreira de Rusty, um investigador com uma carreira brilhante mas nem tão perfeita na vida pessoal. Inicialmente o autor nos passa uma visão da vida do personagem que parece sim ser ótima mas aos poucos ele vai mostrando detalhes da vida de Rusty e atitudes que talvez não tenham sido corretas, porém que levam um caminho sem volta.

Acusado de um crime que ele jura ser inocente, o livro mexe com a imaginação do leitor até o momento final onde a sentença é dada. Seria o personagem inocente ou culpado? Acredite, mesmo depois de ler o final, você ficará desconfiado da decisão do juiz.

Bastidores de audiências são detalhadas nos mínimos detalhes, incluindo a emoção de todos os envolvidos. Detalhes das investigações também são narradas com o máximo de cuidado. Para quem não for da área jurídica não se preocupe, o livro relata cada ação de forma bem compreensível.

O livro é interessante demais pois além de nos mostrar os bastidores do mundo jurídico (que eu adoro), nos coloca a refletir sobre as decisões, às vezes aparentemente sem importância que tomamos no dia a dia, o quanto essas decisões de fazer algo podem afetar nosso futuro.

Eu adorei o livro e enquanto não comecei a ler a continuação não susseguei, hehehe. Recomendo para todos que adoram investigações e área jurídica.

site: https://trilhas-culturais.blogspot.com/2014/11/resenha-acima-de-qualquer-suspeita.html

bruna.diska 28/05/2021

Muito bom...
Gostei bastante desse livro, é um suspense policial com um crime com detalhes bem pesados, mas é um historia com muita investigação, cheio de intrigas, vinganças e afins. Tem toda uma parte que reflete a questão jurídica também da situação, então pra quem gosta desse gênero, é uma boa pedida. Prende o leitor e desafia o mesmo a descobrir o assassino junto com o personagem principal, e coloca mesmo em duvida sobre quem poderia de fato ser autor daquele crime. Em dado momento já da pra sentir quem pode ser o culpado, começa a desconfiar daquele especifico personagem, mas ainda não é uma certeza, só por fim tudo se confirma. Confesso que no entanto, no meio da trama, a historia se arrasta um pouco, único ponto negativo pra mim, por isso não cheguei a favoritei o livro. Mas no balanço geral eu gostei muito da trama de intrigas, da investigação em si e claro da escrita do autor, muito rica nos detalhes da historia. Recomendo a leitura!

site: https://www.instagram.com/bru.leituras/?hl=pt-br

Rose 06/07/2020

Rusty Sabich é um promotor público com uma carreira consolidada e um currículo impecável. Ele recebe a incumbência de comandar as investigações sobre o assassinato de Carolyn Polhemus, uma advogada sensual e ambiciosa que não se furtava de usar sua beleza para subir na carreira.

Ela foi encontrada morta em seu apartamento e com indícios de um estupro seguido de morte. A princípio foi levantado a hipótese do assassino ser um dos criminosos que ela já defendeu.

As investigações começaram e Rusty se vê entre a cruz e a espada. Ele teve um caso com Carolyn e esta ligação e algumas ações suspeitas o colocam como principal suspeito do crime.

De promotor para réu, ele vai precisar provar sua inocência e conta com a ajuda de um brilhante advogado, sua esposa e seu amigo Lipranzer.

Com o interesse da mídia em peso neste julgamento, nem sempre a verdade é aquela que está sendo mostrada, e conforme o julgamento segue, Rusty vai descobrindo o que a politicagem e suborno vão jogando para debaixo do tapete.

Um caso que vai além de um simples assassinato. Uma trama recheada de sexo, jogo de poder, traição e política. Quem matou Carolyn e porquê são perguntas que o leitor se faz e onde vários suspeitos se encaixam.

A leitura não foi rápida apesar de conseguir manter meu interesse. Uma parte muito interessante e que gostei foram as inquirições das testemunhas durante o julgamento. Um jogo de inteligência, raciocínio e palavras sem igual.

Um thriller jurídico que apesar do ritmo lento, tem um enredo instigante e um final que pode surpreender alguns desavisados. Eu consegui matar o culpado em determinada parte do julgamento, mesmo assim, achei interessante a forma como o autor costurou a trama, apesar de saber que muitos podem não gostar por conta do ritmo mais lento.

site: https://www.instagram.com/fabdosconvites/

Camirota 20/03/2022

Hmmm
O livro é bom, em algumas partes pode ser um pouco denso pois o personagem principal explica de forma jurídica o que está acontecendo no julgamento, não é ruim, só pode se tornar um pouco cansativo.
Em certo momento o real suspeito até passou pela minha cabeça, realmente foi ?acima de qualquer suspeita?, porém, senti que suas ?motivações? para o crime foram um pouco rasas; também gostaria de ver a perspectiva do autor do crime com suas próprias palavras, pois foi algo pouco tratado no livro.

Rita Nunes 27/08/2020

Pra quem gosta de tribunais
Excelente livro! No início eu achei que não ia gostar, pensei que a história ia se concentrar apenas na questão política, mas logo tornou -se um excelente romance de tribunal, cheio de reviravoltas diante do júri e armações nos bastidores.

Karen 18/09/2015

Cansativo
Não gostei do livro. A escrita é confusa para identificar os personagens e quem está falando. Achei a escrita e a narrativa cansativa e entediante. Muitos detalhes eróticos desnecessários. A escrita até a página 100 ainda não tinha ação nenhuma. Por isso resolvi abandonar a leitura. Achei pelo menos mal construída a história e a narrativa.
Adriano.Araujo 25/09/2018minha estante
somos dois...achei arrastaaado...

Adriane 13/02/2019minha estante
não abandonei a leitura mas definitivamente esse personagem principal acaba com o livro, muito arrastada a leitura!

1 | 2 | 3 | 4