True History of the Kelly Gang

Peter Carey
Peter Carey

Resenhas - A história do Bando de Kelly

@admiravel_leitura 06/02/2023

“Eu era o terror do governo ganhando vida no caldeirão da morte.”
Essa não é uma leitura fácil.

Digo isso, principalmente pela escolha narrativa do autor, Peter Carey, que opta em transcrever os recortes importantes da vida de Kelly através de uma narrativa em primeira pessoa, intimista e que se assemelha a um “monólogo”.

O que temos então, é uma trama que preza pela crueza linguística do narrador para causar uma sensação de veracidade. Entretanto, por ser uma escrita sem pontuações e com excesso de detalhes atmosféricos, a obra se torna enfadonha.

Confesso que, por mais que a trajetória de Ned Kelly seja interessante, a escolha narrativa do autor não me agradou.

A história aqui narrada acompanha a vida de Edward “Ned” Kelly, e sua trajetória em particular é deverás interessante. Fato, que me fez ficar empolgada em vários momentos, tanto para saber o que ocorreria em seguida, como para observar o desenrolar das coisas e compreender como um garoto simples e sem instrução, se tornou o mais notável criminoso/herói da Austrália.

Admito que é uma leitura nichada, afinal apenas aqueles que se interessam por conhecer uma personalidade histórica embarcariam nessa obra para conhecer um personagem, que aqui no Brasil é desconhecido, mas que possui uma trajetória rica em tentar mudar a sociedade em que viveu.

Não é atoa que Ned Kelly recebeu o apelido de Robin Hood Australiano, afinal em boa parte de sua vida ele lutou pelos direitos dos mais necessitados, por aqueles que sofriam nas mãos das autoridades por absolutamente nada. A injustiça de uma época, levou o rapaz a juntar o seu bando em busca de justiça e da liberdade de sua mãe, presa injustamente.

Ned não foi e não é reconhecido como um herói, mas ele lutou pelos direitos dos mais pobres. Infelizmente, seu destino é como o de tantos outros que tentaram lutar contra o sistema: a morte.

PITUCALELE 31/01/2022

A história do bando de kelly
O livro reconta a vida da infância à vida adulta de Ned Kelly, considerado o maior fora da lei da Austrália no século XIX