Gregor, O Guerreiro da Superfície

Gregor, O Guerreiro da Superfície Suzanne Collins

Resenhas - Gregor, o Guerreiro da Superfície

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Yoshida 29/11/2020

Mais uma saga pela qual me apaixonarei
Bem... quando comecei a ler Gregor, confesso que não esperava muito do livro, mesmo a autora sendo incrível. No entanto, fico feliz em saber que quebrei a cara.
Aconteceu tanta coisa que só agora, após concluir a leitura, consigo respirar direito.
Todos os personagens são incríveis a sua maneira, chegando ao ponto de eu amar duas baratas, e sofrer por uma delas.
Todo o lance da profecia foi um toque especial, o pivô, para ser mais exata.
Enfim, não vejo a hora de ler o próximo e me acabar novamente. Que Gregor continue voando alto.
Felipe 01/02/2022minha estante
Estou igual a você. Nunca achei que iria me apegar a baratas, mas depois de reler a série eu me apeguei mais ainda

Felipe G. | @Felipee_gomees 26/05/2020

Um universo muito bem criado, assim é regalia.
Gregor é apenas um jovem de 11 anos de idade com muitas responsabilidades, e uma delas é cuidar da irmã chamada boots, e de sua família também. Suzane Collins, nunca nos decepciona. Em uma de suas primeiras fantasias, pouco conhecida ela nos apresenta este pequeno jovem, mais com um grande e promisso futuro. Vale muito a pena a leitura, nos trás muito ensinamentos sobre nós mesmo. Recomendo demais!

1usuario 18/04/2020

Gostei bastante desse livro,o mundo que a autora criou é muito legal, e nem precisou de tantos detalhes assim para você já conseguir imaginar toda essa imensidão em sua mente. Personagens bem colocados, trama interessante eu só achei que a autora se apressou muito nas últimas 50 páginas, tudo aconteceu tão rápido que eu fiquei pensando "Ué, foi isso?", com o desenrolar da história pensei que seria algo totalmente maior. Mas gostei mesmo assim.

Will 18/02/2020

E o Guerreiro pulou...
Arrastado para uma aventura da qual não queria fazer parte, Gregor lida razoavelmente quando um novo mundo se descortina completamente abaixo dos seus pés. Com novos amigos e a missão de restaurar a sua família e a paz no subterrâneo, Gregor pode não saber o quanto ele é importante para os regalianos, mesmo que haja uma sala exclusiva falando muito sobre ele.

Diêgo Bravo 16/01/2018

Voe alto guerreiro da superfície
O primeiro livro da saga "Gregor" é viciante. Uma história envolvente cheia de personagens encantadores. O livro é gostoso de ler, desenvolve bem e tem um final icônico e surpreendente.

Mary 21/11/2017

Meu nenê
essa série tem um espaço reservado no meu coração.

Bela Lima 30/04/2017

A vida de Gregor foi esgoto à baixo muito antes dele realmente ir esgoto à baixo. Seu pai desapareceu há mais de dois anos, sua mãe precisa trabalhar horas a mais para poder dar conta das dividas da casa, sua avó ora sim e ora não o chama de Simon (quem é Simon?), sua irmã Lizzie está num acampamento de verão que ele também deveria estar, mas...

Gregor, com apenas 11 anos, agora é o homem da casa e precisa cuidar da sua avó e da sua irmã Margaret de 2 anos, tão conhecida como Boots, o que implica em dar soda de limão a avó, trocar fraldas e levar roupas para a lavanderia e separá-las por cor.

"Necessidade mutua é um vinculo forte. Mais forte do que a amizade, mais forte que o amor."

Preocupado com as roupas – uma roupa de listras preta e branca entra na categoria roupa branca, escura ou colorida? – Gregor não percebe quando Boots deixa a bola cair atrás de uma máquina de lavar e é sugada pelo duto de ventilação ao tentar recuperá-la.

Sem pensar, ele pula depois da irmã e se ver num local escuro, frio e... e cheios de baratas, morcegos e ratos gigantes? Acrescente os humanos de olhos violetas, tão pálidos que se pode ver as veias, (por que sempre tem que ter humanos?!) e o subterrâneo é um lugar mais perigoso do que Gregor imagina.

"Convidados podiam ir embora se assim desejassem. Prisioneiros tinham que escapar. E isso era exatamente o que Gregor pretendia fazer."

Ao que tudo indica (cof, cof, os humanos do Subterrâneo, cof) Gregor é o Guerreiro da Superfície, aquele profetizando por Bartholomew de Sandwich que liderará todos os habitantes do Subterrâneo numa luta contra os ratos, os seres mais nojentos, perigosos e traiçoeiros que existe, e o pior/melhor de tudo é que seu pai parece que é prisioneiro deles.

“Cuidado, subterrâneos, o tempo.
Escorre pela peneira.
Os caçadores são caçados.
A água corre vermelha.
Os roedores atacarão para espalhar destruição.
A esperança dos desesperados reside numa missão.

Um guerreiro da superfície, do Sol ele é filho,
Poderá nos trazer de volta a luz,
Poderá nos trazer o vazio.
Mas reúnam seus vizinhos e sigam seu chamado
Ou pelos ratos cada um de nós será devorado.

Dois de cima, dois de baixo,
De sangue Real nas veias
Dois voadores, dois rastejantes, aceitam.
Dois fiandeiros de teias.
Um roedor ao lado e um perdido adiante.
E oito sobrarão ao contar.
Os mortos e os rastejantes.

O último a morrer escolherá de que lado está.
O destino dos oito em suas mãos ficará.
Digam para ele ter cuidado.
Para olhar onde pula,
Pois vida pode ser morte e na morte
A vida outra vez circula.”

A narrativa é em terceira pessoa por Gregor e só posso dizer que valeu a pena comprar. Os personagens são bem trabalhado, os acontecimentos não são previsíveis e estou ansiosa por mais, pela continuação.

Todos os detalhes do livro – começando pelo titulo e pela capa – passa a impressão que a história se passa em outro mundo, em outros tempos, mas não. Suzanne Collins criou um local de guerra e perigo bem abaixo de nosso nariz, mas especificamente dos nossos pés, em que o destino de muitos são impostos nas mãos de crianças.

"Às vezes ele entrava na briga se alguém estivesse batendo num garoto menor (...). Mas ele nunca procurava brigas, e brigar não era aquilo que guerreiros mais faziam?"

Gregor, o Guerreiro da Superfície foi escrito antes de Jogos Vorazes e não é tão conhecido quanto o mesmo, mas, na minha opinião, é uma história tão boa quanto, se não melhor.

site: http://sougeeksim.blogspot.com/2017/04/resenha-gregor-o-guerreiro-da.html

Carla Vieira 14/01/2016

Imagine se Alice ao invés de cair na toca do coelho caísse por um duto de ventilação?
E então, ao invés de parar no país das maravilhas, ela parasse em um mundo subterrâneo com baratas gigantes e ratos falantes? Foi a partir dessa ideia que surgiu a série Gregor, de Suzanne Collins, aclamada autora da série Jogos Vorazes. Eu iniciei a leitura sem muita pretensões já que o livro é infanto-juvenil, mas agora posso afirmar que me surpreendi com a fluidez da narrativa de Gregor e logo de início conclui que independente da trama desenvolvida, Suzanne Collins é definitivamente talentosa.

Quando comecei a ler Gregor não imaginava o quão incrível o mundo subterrâneo poderia ser! No início, pensei em lugares e bichos nojentos, mas nos deparamos com Regália, um local repleto de belas construções e de humanos fantásticos de olhos roxos e pele quase translúcida. Obviamente, os lugares e bichos nojentos estão presentes, e em tamanhos bem maiores, mas, com uma descrição super leve, a autora nos faz ter vontade de entrar por um bueiro esperando entrar em uma aventura tão fantástica quanto a de Gregor.

Um livro envolvente, instigante e super divertido, onde se aprende com esse jovem guerreiro que a esperança sempre deve estar em nossos corações, mesmo em momentos difíceis, se permitindo nunca deixar de sonhar...

Leia a resenha completa no blog!

site: http://www.carlavieira.com.br/2016/01/gregor-o-guerreiro-da-superficie.html

Marlon 05/09/2015

Esse livro é ótimo. Desde o início, Gregor já apresenta traços de coragem e grandes responsabilidades para um garoto de 11 anos que não vê o pai há mais de dois anos. Depois que cai em um duto de ventilação na lavanderia do prédio onde mora, Gregor descobre um mundo diferente do seu, com subterrâneos de olhos roxos, morcegos, baratas e ratos gigantes, e depois disso ele não será mais o mesmo, amadurecendo a cada página, deixando os leitores lisonjeados em conhecê-lo. Quando Boots entra em cena, nos deixa encantados com cada uma de suas ações. Um livro envolvente, instigante e super divertido, onde se aprende com esse guerreiro que a esperança sempre deve estar em nossos corações, mesmo em momentos difíceis, se permitindo nunca deixar de sonhar.

Júlia 07/04/2015

Um mundo subterrâneo
Se você achava que já tinha lido tudo de Suzanne Collins com Jogos Vorazes, não podia estar mais enganado. Antes de Katniss Everdeen, antes de Panem, antes mesmo de todo aquele mundo distópico que todo mundo conhece (e ama), um mundo subterrâneo escondido bem debaixo da cidade de Nova York já permeava as livrarias, criado por essa queridíssima autora.

Pois bem, agora vou apresentá-lo a você.

Em As Crônicas do Subterrâneo, Collins cria uma história complexa e intrigante, recheada de todos os elementos de uma boa fantasia infanto-juvenil de uma forma nunca vista antes. E tudo começa com o desaparecimento do pai de Gregor, que mesmo ouvindo as mais diversas teorias sobre o pai ter deixado a ele e a sua família para viver em outro lugar, ele conhece o pai o suficiente para jamais acreditar nessas histórias. Vivendo com a mãe, a avó e as duas irmãs, Gregor não tem notícias de seu pai há mais de dois anos, e o menino agora só torce para que ele volte logo pra casa.

Até o dia em que Gregor vai com sua irmãzinha Boots à lavanderia e os dois acabam caindo em um duto de ventilação do prédio onde moram. Depois de uma longa queda, Gregor e sua irmã aterrissam em um mundo desconhecido e que eles jamais imaginaram que fosse possível, um lugar repleto de animais gigantescos (e falantes!), onde vivem ratos, baratas, morcegos, entre vários outros, além de uma colônia de humanos que há vários séculos não vê a luz do Sol, cujo reino é chamado de Regália. E o mais inesperado: o seu pai está lá embaixo também, sendo mantido prisioneiro pelos cruéis e impiedosos ratos. E como se tudo isso já não fosse suficiente, o menino descobre ser o guerreiro de uma antiga profecia, a Profecia Cinzenta, e ao lado dos mais ilustres viajantes, Gregor parte em uma missão para salvar o seu pai.

Collins simplesmente sabe como conduzir uma narrativa. Os cenários são tão bem descritos, as cenas de batalha são tão bem conduzidas, tudo feito nos mínimos detalhes, que o leitor sente como se estivesse vivenciando aquilo tudo, visualizando cada cena pelos olhos de Gregor. A autora criou todo um mundo no subterrâneo com diversos reinos, cada qual com seus costumes, tradições e histórias que os interligam através dos séculos, tudo tão rico e detalhado que torna a leitura ainda mais prazerosa, além do enredo cativante e envolvente.

Gregor é um protagonista à altura, esperto e corajoso, sem nunca desistir de lutar para salvar sua família. Boots, sua irmã, é uma fofa e consegue roubar a cena diversas vezes, proporcionando várias situações divertidas e inusitadas. Luxa, aos 11 anos, já é a rainha de Regália, e ela não é a típica mocinha em apuros. Pelo contrário, suas habilidades em combate são impressionantes, e mesmo não podendo, ela sempre dá um jeitinho de entrar na luta e derrotar seus oponentes, e apesar do seu jeito autoritário e inflexível, Luxa tem um bom coração e está sempre disposta a ajudar seus amigos.

É impossível não se encantar com os subterrâneos, e não estou falando só dos humanos, não. Cada personagem é essencial, e antes de As Crônicas do Subterrâneo, eu jamais poderia imaginar que me apegaria tanto a ratos, baratas e morcegos, mas Tick e Temp ganharam o meu respeito e carinho; a ligação que os humanos têm com os morcegos, como Ares e Aurora, é algo realmente fantástico e lindo de se ver, e até mesmo Ripred, com seu humor ácido e seu jeito insubordinado, se tornou um dos meus personagens favoritos da saga.

Gregor, o Guerreiro da Superfície, apesar de ser um livro infantil, consegue abordar questões sociais e políticas assim como Jogos Vorazes, o que o torna uma leitura essencial para qualquer idade. E como toda boa profecia, A Profecia Cinzenta pode não se concretizar da maneira como se imagina, mas você pode descobrir junto com Gregor, os regalianos e todo o Subterrâneo em Gregor, o Guerreiro da Superfície, e se aventurar pelo mundo de As Crônicas do Subterrâneo, criado por Suzanne Collins. É uma saga indispensável para qualquer leitor e que já se tornou uma das minhas favoritas.

Resenha do blog Mundo Sereno ;)

site: www.serenomundo.com

Junior 12/10/2014

Espetacular!
Gregor é um garoto de 11 anos de idade, que vive uma vida triste e solitária, pois seu pai desapareceu quando tinha 9 anos.
Gregor cai em um duto de ventilação, juntamente com a irmã de 2 anos, chamada Boots. Ele descobre um mundo fantástico que é chamado de Subterrâneo.
Um livro espetacular que literalmente nos leva para outro mundo. Uma grande aventura. Gregor nos encanta com sua coragem, enquanto Boots nos traz o humor. Recomendo para todas as idades. Mais uma vez, a autora de Jogos Vorazes não errou!

site: facebook.com/CriticaLivros

Erik 24/08/2014

UMA LEITURA PARA RELAXAR
Para quem gosta de literatura juvenil e fábulas, onde os animais falam, vai se deliciar com este livro. A história narra a história de um menino de 11 anos, com uma vida nada fácil em Nova York e que é arrastado, juntamente com sua irmã Boots, de pouco mais de dois anos, para dentro de uma profecia, narrada e registrada nas paredes da sala de um palácio em um mundo subterrâneo,há muitos séculos. Eles conhecerão não apenas os humanos que vivem neste mundo, descendentes daqueles atraídos por um visionário, no século XVII, mas também os outros incríveis habitantes deste mundo, como aranhas, ratos, morcegos, baratas, formigas e lagartos, todos pertencentes a raças gigantescas e que também aprenderam a se comunicar na língua dos humanos. Dentre estes animais, há alguns apaixonantes, como Temp, a barata gigante ou mesmo Ripred, um rato gigantes sempre severo, porém justo e protetor. Leia. Vale a pena!

1 | 2 | 3 | 4 | 5