Gregor, O Guerreiro da Superfície

Gregor, O Guerreiro da Superfície Suzanne Collins

Resenhas - Gregor, o Guerreiro da Superfície

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Nati 08/05/2014

Gregor o guerreiro da superfície foi uma leitura deliciosa. Como já tinha lido várias resenhas não esperava nada parecido com jogos vorazes, mas o fato de serem livros escritos pela mesma autora influenciou muito na hora de eu escolhe-lo para minha lista de leitura.
Como é impossível não comparar os dois livros vou dizer logo as maiores diferença entre os dois:
1- Guerreiro da superfície não é uma distopia, isso óbvio, eu sei. Pelo menos nesse primeiro livro não é um livro que vai centrar em temáticas como a sociedade e tudo mais, os temas são bem mais leves, mas sugeri que no segundo livro muito mais vai ser explorado. Vou ter que ler para ver.
2- É um livro com um público alvo mais jovem que a trilogia de sucesso da autora, portanto onde pode-se perceber características já conhecida de Suzanne, como a imperiosidade na hora de matar alguns personagens, contudo em uma escala menor e mais apropriada para idade do público alvejado. Mas sem ser menos doloroso.
Deixando as comparações de lado vamos ao livro. Gregor é um menino de onze anos que vive com a mãe, a avó e as duas irmãs mais novas Lizzie e fofucha da Boots- A princesa. Ele tem que lidar com o desaparecimento do pai e tudo que isso implicou na vida da família. Quando o menino acaba parando no subterrâneo com a irmã boots e descobre que tem uma pequena chance de reencontrar o pai, ele agarrará com unhas e dentes e irá enfrentar todas as aventuras que vier em seu caminho.
O livro tem um ritmo muito uniforme e rápido, até um pouco corrido. Mas os personagens tiveram sua personalidade bem construída e delimitada. Gregor é uma criança que acabou amadurecendo por conta das circunstancia, assim como Luxa, a rainha de regália e mostram muito isso nas atitudes. Mas de todas as personagens a que eu mais gostei de longe foi boots ela é a criança mais fofa de todo submundo e vira peça chave na aventura. Além desses personagens vários outros ilustram a trama como os rastejante (baratas) que foram com eles, o rato que também os acompanha na jornada e vira aliado, e outras criaturas.
Apesar de ter gostado bastante desse primeiro livro acho que ficou faltando um pouco mais de densidade, mesmo sendo um livro que é voltado para o público mais jovem, ficou faltando um pouco mais de algo mais, acredito que posso esperar mais dos próximos livros.
É um livro recomendado para quem gosta de ler aventuras e fantasia com uma trama leve, mas com uma escrita de alta qualidade.

cotonho72 29/04/2014

Excelente!!!
Gregor é um garoto de 11 anos que tem uma adolescência complicada, pois seu pai infelizmente sumiu a mais de dois anos e a mãe trabalha em dupla jornada para poder sustentar a família. Ele tem duas irmãs mais novas, Lizzie de 7 anos de idade e Boots de 2 anos de idade, e possui a responsabilidade de cuidar delas, ou seja ficar de babá. Por esse motivo nesse verão ele não iria curtir as férias no acampamento, somente a sua irmã Lizzie, tendo ele que ficar com Boots e a avó que achava que ele era alguém chamado Simon.
Naquela manhã, Gregor foi junto com a sua irmãzinha Boots, à lavanderia comunitária do prédio, que ficava no subsolo, para colocar para lavar um amontoado de roupas da família, sua irmã encontrou uma bola de tênis e ambos brincavam enquanto as roupas lavavam, quando colocava as roupas na secadora, percebeu que Boots estava muito quieta e foi verificar todo aquele silencio, logo se deparou com a irmã espiando a abertura de um duto de ar, logo começou sair um vapor estranho do buraco que envolveu Boots. Ela estendeu o braço e em seguida foi sugada pelo duto de ventilação, Gregor sem pensar meteu a cabeça e os ombros no buraco, a grade de metal bateu nas suas costas e logo ele estava caindo no vazio.
Durante a queda ele foi envolvido por uma névoa densa que fazia com que aquela queda não fosse tão brusca, Gregor ouviu a voz da sua irmã ao cair e ao encontrá-la se deparou com uma barata gigante e falante, logo acabaram descobrindo que estavam na superfície e foram chamados de habitantes da superfície pelas baratas gigantes, mas isso era só o início da grande aventura que irão passar ali, além de pistas sobre o sumiço inexplicável de seu pai.
Nesse livro juvenil a autora Suzanne Collins, nos apresenta um mundo completamente diferente, cheio de ratos, aranhas, morcegos e baratas gigantes, além de um povo estranho da cidade subterrânea de Regália, esses habitantes acreditam que Gregor seja o guerreiro da profecia escrita por Bartholomew de Sandwich, que ajudará o seu povo na guerra contra os roedores.
A autora diz ter se inspirado em Alice no País das Maravilhas para escrever as aventuras de Gregor, a leitura flui muito bem e não faltam emoções, suspense e um pouco de diversão nessa história cativante e cheia de muita ação, recomendo a leitura a todos e não vejo à hora de ler as continuações.

site: devoradordeletras.blogspot.com.br

Yuri 25/02/2014

Um curioso livro que te prende do início ao fim. Com todas aventuras vividas por Gregor, Boots, e os outros habitantes do subterrâneo, você realmente não vai querer sair da caverna! Mais um livro que prova o quão boa é Suzanne Collins como escritora.

Karina 22/08/2013

Gregor, o Guerreiro da Superfície - Suzanne Collins
É incrível quando conseguimos nos emocionar, e nos identificar loucamente com um livro de magia. Mais uma vez Suzanne Collins mostrou que realmente nasceu para escrever.
Aqui no Blog Casa de Livro já contamos com sua série Jogos Vorazes, publicada. Uma trilogia que deu o que falar, e que conquistou uma legião de fãs ao redor do mundo.
Porém muitos não sabiam, que essa habilidosa autora, já havia escrito uma outra série. As Crônicas do Subterrâneo. E é com grande orgulho que eu, da equipe Casa de Livro, venho a comentar sobre cada volume dessa magnífica jornada por uma Terra onde criaturas míticas, irão deixá-los sem fôlego. Apresento agora a todos vocês, Gregor, o Guerreiro da Superfície.
Gregor é um garoto de origem humilde, que mora com sua família em um pequeno apartamento em Nova York. No local moravam, o garoto de onze anos, sua avó já idosa e doente, sua mãe que trabalhava duro para sustentá-los, e as duas irmãs. Lizzie de nove anos, e Boots, ou melhor, Margareth de dois anos.
Gregor sofria com o desaparecimento de seu pai. Há mais de dois anos ele simplesmente sumiu. Sua mãe ficou desolada e o garoto com apenas nove anos de idade teve que ajudar a tomar conta de sua família. Hoje com onze, ele não pode mais ser considerado uma criança. Com sua vida cheia de problemas e um pai ausente, ele teve que amadurecer e encarar as responsabilidades, sem nem ao menos conhecer nada da vida.
Certo dia, Gregor foi até a lavanderia de seu prédio. Boots, sua pequena e inseparável irmãzinha o acompanhou até o local.
E foi quando a garotinha estava brincando perto de uma abertura estranha na parede, que a aventura de Gregor deu início.
Ele e sua irmã foram sugados por aquela “porta”. E o caminho era extremamente extenso, ele nunca demorou tanto para cair.
O garoto pensou que sua vida estava chegando ao fim, aquele seria seu último momento de vida. E Boots, tão pequena, também estaria perdida. Foi quando ele sentiu seus pés tocarem o solo, que tudo ficou ainda mais confuso na mente de Gregor. Pois ele se deparou com baratas gigantes, que falavam e que sabiam quem ele era.
Como isso era possível?

As Baratas, contaram ao menino que ele estava no subterrâneo e decidiram levá-los para os humanos. Boots logo fez amizade com aqueles “bixo gande” que ali naquele mundo mágico eram conhecidos como rastejantes.
Quando eles se encontraram com os humanos, Gregor ficou fascinado. Eles eram de uma brancura incrível, os olhos cor de violeta e as roupas um tanto inusitadas.
Luxa, foi a primeira a conversar com o garoto, e ele não gostou nada nada de sua arrogância. Quem aquela menina metida a besta achava que era?
Foi então que Vikus apareceu e os apresentou. Luxa era nada menos que a rainha do subterrâneo.
Gregor e Boots foram levados para o palácio, em uma cidade subterrânea que se chama Regália. Lá eles foram tratados, alimentados, e limpos. O cheiro dos humanos da superfície poderia atrair roedores, ratos gigantes, que estavam loucos para começar uma terrível Guerra, guerra essa que estava mais próxima do que todos poderiam imaginar.
A principio o menino só queria voltar para casa. Ele sofreu com sua mãe quando seu pai desapareceu e sabia que agora ela estava novamente sofrendo pelos filhos. Ele não conseguia suportar a ideia de que sua mãe estaria sofrendo tamanha dor.
Quando ele pediu para ir embora, ninguém deixou. Gregor então imaginou que estavam sendo mantidos prisioneiros e tentou fugir, ele criou um plano mirabolante em sua cabeça e tentou executar, mas quase saíram mortos. Se não fosse por Luxa e os habitantes daquela cidade, os irmãos teriam sido devorados pelos ratos.

Foi então que ele descobriu que não eram prisioneiros, e sim considerados Guerreiros, e Boots uma princesa.
Há muito tempo atrás, Bartholomew de Sandwich, escreveu uma profecia sobre aquele lugar. Ele disse que um guerreiro desceria ao subterrâneo para salvar os humanos das garras dos roedores, e para resgatar uma figura perdida. E a figura perdida, era o pai de Gregor. O Pai que estava desaparecido a mais de dois anos, que fez a sua família sofrer a dor de perdê-lo, o Pai que eles tanto amavam, e que foi sugado pela mesma abertura que seus filhos.
Mas estaria ele ainda vivo?
Vikus imagina que sim, o pai dele era um homem da ciência, os ratos o manteriam vivo para conseguirem formular armar para acabar com Regália.
Juntos então se juntam para salvar o pai do Guerreiro. Juntos eles descobrirão verdade sobre o mundo subterrâneo que ninguém conhecia. Juntos eles entenderão o valor da amizade e da lealdade.
Humanos, Rastejantes, Voadores, Fiandeiros e Roedores, se juntaram para um bem maior, e farão a diferença entre muitos.
Gregor conseguirá manter sua irmã viva?
A profecia diz que quatro morrerão. Gregor estaria entre eles?
O pai estaria ainda vivo? Como resgatariam?
E como esta sua mãe na superfície, ela irá aguentar até que eles voltem?
Quanto tempo já seu passou?
Em um lugar escuro, úmido e fatal. Duas crianças irão até o fim para salvar seu pai e uma cidade que está em perigo.
Reis, Rainhas, criaturas maquiavélicas, todas prontas para matar.
Como diriam as incríveis rastejantes: Qual será o destino de Gregor da superfície, Qual será?
Esse foi o nosso comentário para o primeiro volume da série. Que já foi incrivelmente bela. Continue nos acompanhando, logo mais teremos os outros volumes.
E ao contrário de Gregor, nós não vamos querer mais sair do subterrâneo.
Casa de Livro Recomenda.

Profecia:

Cuidado, subterrâneos, o tempo.
Escorre pela peneira.
Os caçadores são caçados.
A água corre vermelha.
Os roedores atacarão para espalhar destruição.
A esperança dos desesperados reside numa missão.

Um guerreiro da superfície, do Sol ele é filho,
Poderá nos trazer de volta a luz,
Poderá nos trazer o vazio.
Mas reúnam seus vizinhos e sigam seu chamado
Ou pelos ratos cada um de nós será devorado.

Dois de cima, dois de baixo,
De sangue Real nas veias
Dois voadores, dois rastejantes, aceitam.
Dois fiandeiros de teias.
Um roedor ao lado e um perdido adiante.
E oito sobrarão ao contar.
Os mortos e os rastejantes.
O último a morrer escolherá de que lado está.
O destino dos oito em suas mãos ficará.
Digam para ele ter cuidado.
Para olhar onde pula,
Pois vida pode ser morte e na morte
A vida outra vez circula.

Titulo: Gregor: O Guerreiro da Superfície.
Titulo Original: Gregor the Overlander.
Autora: Suzanne Collins
Ano: 2003
Páginas: 300
Editora: Galera

Boa Leitura.

Casa de Livro Blog.

Karina Belo

- Aqui só vivem pessoas, ou vivem baratas e morcegos também? – Gregor indagou.
- Esta é uma cidade de humanos. Os outros têm suas próprias cidades, ou talvez “terras” seria um termo mais exato – explicou Vikus. – A maior parte do nosso povo vive aqui, porém alguns vivem nos subúrbios, se seus empregos assim determinarem. Lá está nosso palácio – disse Vikus, apontando uma enorme fortaleza circular na borda oposta do vale. – É para lá que nós vamos.

O grupo rapidamente se preparou para partir. Temp e Tick se negaram terminantemente a montar qualquer morcego sem Boots. Isso provocou uma breve discussão, porque Boots tinha de voar com Gregor, e aquilo significava que um morcego teria de levar ambos os habitantes da Superfície e as duas baratas. Os morcegos podiam aguentar o peso, mas isso significava que quatro passageiros inexperientes ficariam sozinhos no mesmo morcego.

- Bem, prefiro pensar em mim mesmo como uma lenda, mas suponho que “guia” seja suficiente – disse uma voz grave e experiente, vinda das trevas.
Gregor virou o facho de luz da lanterna na direção do som.
Encostado na boca do túnel estava um rato com uma cicatriz diagonal no rosto. Gregor precisou de apenas um instante para reconhecê-lo como sendo o rato que Vikus havia derrubado no rio.

- Bem, sendo assim, Gregor, eu sei qual é o presente que eu gostaria de lhe dar, mas você só poderá encontrá-lo em si mesmo – Vikus concluiu.
- E o que é?

- Esperança – Vikus revelou – haverá momentos em que ela será muito difícil de encontrar. Tempos em será muito mais fácil escolher o ódio, em vez dela. Mas se você quiser encontrar a paz, você terá primeiro que ter a esperança de que ela é possível.

Summy 18/07/2013

Muito divertido
Conheci Suzanne em Jogos Vorazes e quando soube do Gregor decidi ver como era seu outro trabalho.

Que surpresa agradável. Tudo que Jogos tem de deprê, triste, o Gregor tem de leve, divertido.
Lógico que existem momentos tristes, mas por se tratar de um mundo surreal, onde seres tão desprezados por nós como ratos, baratas, aranhas, ganham vida e personalidade, é muito interessante.

Eu nunca pensei que fosse dizer isso, mas me apaixonei pelas baratas do Subterrâneo. Sério! São meus personagens favoritos.

No meu mundo real ainda tenho pavor, mas ok. Acho que é normal.

Gregor e sua irmã Boots vivem altas aventuras e o ponto de vista de um bebê lindo como Boots é maravilhoso. Como no próprio livro se diz, você só aprende a ter medo depois de aprender a contar.

A bondade é algo constante que até Gregor precisa reconhecer quando se trata de sua irmã.

Leitura recomendada para crianças, adolescentes, adultos.

Super interessada em ler o próximo.

Só Sobre Livros 25/05/2013

Um novo mundo, o Subterrâneo
Confira resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2013/02/um-novo-mundo-o-subterraneo-aline.html

Potterish 19/05/2013

Entre ratos, morcegos e baratas
Uma garotinha cai num buraco, seu irmão vai atrás e ambos acabam indo parar num mundo diferente do que conhecem. Uma introdução que pode ser familiar para alguns, mas ao invés do País das Maravilhas, o que a garotinha e seu irmão encontram é um mundo subterrâneo onde as baratas são gigantes, os morcegos atuam como cavalos falantes, os ratos são os vilões e os seres humanos tem olhos violetas e cabelos brilhantes. Todos falando de um jeito, digamos, fofo. Bem vindos as aventuras de Gregor. Uma história inspirada em Alice e suas aventuras no País das Maravilhas.
---

Gregor, o Guerreiro da Superfície

Cinco anos antes de publicar a mega super bem sucedida Saga Jogos Vorazes , a autora norte-americana Suzanne Collins publicou a saga infanto juvenil Gregor- As Crônicas do Subterrâneo em cinco volumes. No primeiro deles, Gregor- O Guerreiro da Superfície, nos é apresentado Gregor, um garoto que leva uma vida difícil com a mãe, irmãs e a avó inválida. Sua grande tristeza foi o desaparecimento misterioso do pai. Sem entrar em grandes detalhes para não estragar o prazer da leitura, Gregor acaba chegando num mundo subterrâneo repleto de ratos , baratas e morcegos, mas não exatamente como os conhecemos normalmente. Em meio a grandes desafios, Gregor vai ter que encarar muitos obstáculos para retornar ao seu lar e encontrar seu pai.

Aludindo a Alice no País das Maravilhas , Colins pinta com tons sombrios esse mundo hostil do subterrâneo. Além disso, utiliza-se da clássica Jornada do Herói, ao apresentar desafios a serem superados pelo protagonista, juntamente com seus amigos com um objetivo nobre e vital para todos.

O livro apesar de leitura clara, não flui com tanta facilidade em alguns momentos, mas em contrapartida tem seu ponto alto no protagonista. Muito bem construído pela autora, o menino é um mosaico de contradições , medos e verdades tão presentes na vida dos jovens de hoje. É gratificante ver as nuances da personalidade do menino e como ele se transforma ao longo de toda a trama.

Evitando o lugar comum hoje tão exaustivamente utilizado da narração em primeira pessoa, Collins faz uma narração sem ser impessoal e muito próxima das próprias convicções de Gregor, o que torna tudo muito verossímel por mais fantasioso que pareça. Além disso, como não se apaixonar pela fofa Boots e até não simpatizar com as baratas da história? É nessa estranheza de cenário e personagens que o livro tem seu ponto forte e principalmente nas mensagens de esperança, coragem e fé em alguma coisa que você acredita de verdade.

O desfecho tem passagens que rapidamente vão do eletrizante ao emocionante deixando obviamente um gostinho de quero mais. É uma boa pedida para aqueles que gostam de aventuras nos moldes tradicionais da já mencionada jornada do herói. Pelo fato de ser uma escrita de modo geral concisa que vai direto ao ponto, pode tranquilamente ser apreciada por leitores de todas as idades. Contudo, é inegável que meninos como Gregor se identificarão de imediato com o protagonista.

Os primeiros quatro livros da saga já foram publicados pela Galera Record. O quinto e último volume da série será lançado no Brasil provavelmente no segundo semestre. Voem alto leitores!!!

Resenhado por Marcus Siani

Flavinha 19/04/2013

Resenha: Gregor, o Guerreiro da Superfície - www.chatadoslivros.blogspot.com.br
ALERTA SPOILERS!!!

Gregor é um garoto de 11 anos que vive em Nova York. Ele mora num prédio humilde junto com suas duas irmãs mais novas, uma avozinha doente que tem lapsos de memória e uma mãe batalhadora.

A vida de Gregor não é fácil, seu pai está desaparecido há pouco mais de dois anos e sua mãe conta com a sua ajuda para cuidar das suas irmãzinhas e de sua avó, enquanto ela ganha o sustento de todos.

Nas suas férias de verão, Gregor deixou de ir para o acampamento para crianças que sempre ia, mesmo ansiando por isso, porque o garoto sabia que sua avó já estava muito velhinha para cuidar de Boots, sua irmã de dois aninhos, e numa atitude altruísta (a primeira de muitas) resolveu ficar para ajudar sua mãe.

Sem muita coisa pra se fazer no apartamento, Gregor vai com Boot’s para a lavanderia, ajudar com a lavagem das poucas roupas que eles têm, e Boots, no meio de suas estripulias, cai pelo duto de ventilação. Gregor fica desesperado e entra no duto atrás de sua irmãzinha, e depois de uma queda que parecia não ter fim, eles caem num mundo subterrâneo, repleto de baratas gigantes.

Boots logo faz amizade com os insetos rastejantes, enquanto Gregor entra em pânico por nunca ter visto baratas tão grandes na vida!

Temp, uma das baratas gigantes, se encantou com Boots e resolve levá-los até os humanos, para ver se eles conseguem ajuda para voltar pra casa. Quando finalmente eles saem do túnel, Gregor se depara com um mundo fantástico, onde seres humanos de pele muito branca e olhos violeta montam morcegos gigantes.
Apesar da arrogância de alguns membros da realeza, Gregor e Boots conseguem se enturmar e conhecer um pouco mais da história daquele lugar tão diferente. E é descobrindo sobre a história local que ele se vê envolvido numa profecia, a Profecias das Cinzas, que diz que um guerreiro da superfície salvará o subterrâneo.

Gregor , a princípio não aceita essa possibilidade, mas depois de saber que ao realizar a profecia pode encontrar seu pai desaparecido, ele não pensa duas vezes e embarca nessa aventura com sua irmãzinha ao seu lado.

A história tem uma linguagem bem simples, própria para o público infanto-juvenil. Não tem enrolação na história, as coisas acontecem de forma bem dinâmica. Sempre tem algum elemento novo, alguma coisa a ser descoberta e isso faz com que você fique preso, querendo saber o que vai acontecer depois.

O livro tem 300 páginas, mas o formato dele é menor do que o de um livro comum. As folhas são grossas e as letras grandes, o que faz a leitura ser bem rápida, quando você se dá conta, está na metade do livro.

Uma das coisas mais legais que eu li, foi o cuidado que Gregor teve com a sua irmãzinha Boots, que roubou todas as cenas em que apareceu, diga-se de passagem. Ele cuidou dela com um carinho e uma preocupação tão grande, que foi praticamente impossível não me emocionar com várias cenas desse livro. É, eu sou chorona mesmo!

A história não é tão eletrizante como Jogos Vorazes, mas é muito gostosa de ler.

Me apaixonei pela Boots e adorei o modo como Gregor cuidou das pessoas que ele ama, sempre se sacrificando, não importa o quanto nem como, para fazer com que eles ficassem bem e em segurança.

www.chatadoslivros.blogspot.com.br

Leidy 01/04/2013

Surpreendente
Tenho que admitir que quando comprei este exemplar, não achei que a história fosse me cativar. Porém, quanto mais eu lia, mais eu via o quão enganada eu estava. Suzanne Collins mostra que não é uma escritora de um sucesso só e surpreende com a história de Gregor, um garoto de onze anos que se vê em uma situação totalmente inesperada. É um excelente livro, de linguagem fácil e de clara compreensão, e tem uma historia tão envolvente que achei dificil me separar de meu exemplar quando o estava lendo. Recomendo muito esta sárie.

Giovana 18/03/2013

Collins antes de Jogos Vorazes
Gregor, um menino de onze anos, que não vê outra opção além de pular atrás de Boots (sua irmãzinha de dois anos de idade), que acaba de cair em um buraco -duto de ar- em meio à lavanderia de seu prédio em NYC. Ok, vamos começar devagar.
Em pleno verão, o que Gregor mais queria era ir para o acampamento de férias junto com as crianças de sua idade, mas tem que ficar casa para cuidar de Boots. Sua mãe? trabalhando para sustentar a casa. Seu pai? desaparecido à dois anos. Ao pular atrás da irmã e cair em pleno ar por algum tempo, Gregor descobre um mundo subterrâneo que supostamente sempre existiu e sempre esteve na frente dos seres humanos, como dizem, "os seres humanos, só veem o que querem ver" -será assim mesmo o ditado?- Lá, um mundo repleto de insetos gigantes (sim, baratas gigantescas), morcegos gigantes, e o pior\melhor, eles falam, não que sejam realmente pensantes, mas falam. E seres humanos com a pele quase transparente e cabelos prateados. Ele descobre que faz parte de uma profecia, em que ele, Boots e seu pai estão envolvidos. E é claro que o subterrâneo depende disso.

Não esperava muito desse livro, eu sei que estamos falando da Suzanne Collins aqui, mas parece ser tão infantil e chatinho, principalmente para pessoas como eu que gostam de um romance no meio da aventura. Mas a Suzanne continua a mesma (isso não faz muito sentido, sendo que ela escreveu esta série antes de Jogos Vorazes) com sua linguagem detalhista, viciante e apaixonante de sempre. Absolutamente recomendável.

Helena Menezes 11/03/2013

Da Superfície ao Subterrâneo!
"Como seria se 'Alice no País das Maravilhas' se passasse na Nova York dos dias atuais?". Essa é a premissa básica de "Gregor, o Guerreiro da Superfície", de Suzanne Collins.

Gregor é um garoto "quase" comum. Ele vive sob a sombra do desaparecimento do pai - que ocorrera dois anos, sete meses e treze dias antes -, do qual jamais havia se recuperado. O menino de onze anos de idade vivia cada dia como se fosse o último, relutante em pensar no futuro sem o pai e preocupado em pensar de modo esperançoso a respeito do retorno dele para, por fim, se decepcionar.

Então, repentinamente, enquanto ele lavava as roupas na lavanderia do prédio, sua irmã de dois anos de idade, Boots, cai em um duto de ar. Preocupado, Gregor se joga atrás dela.

Após uma queda que parecia interminável, Gregor e Boots aterrizam em um estranho local subterrâneo. Ali, eles encontrarão seres estranhamente familiares, mas completamente diferentes: baratas, ratos, aranhas e morcegos gigantes são parte da vida de toda uma cidade de humanos ali localizada.

No subterrâneo, Gregor aprende o valor da lealdade e da esperança quando finalmente vê possibilidades de reencontrar seu pai desaparecido.

Essa é uma história de luta e superação. Gregor é um protagonista interessante, tentando se manter apartado da vida no subterrâneo e distante dos seres que lá habitam ao mesmo tempo em que conta com alguns deles para ajudá-lo a proteger sua irmã mais nova e resgatar o pai, para que os três pudessem retornar para casa.

Suzanne Collins finalmente provou que sabe construir um enredo que cativa. Entretanto, senti-me um pouco decepcionada com o rápido desenvolvimento da história quando finalmente começa a guerra pela qual esperamos o livro inteiro.

A excelente desenvoltura da autora no começo da obra se perde um pouco por fim e o sentimento predominante no final foi: "é só isso?". O livro podia ter mais cinquenta páginas, no mínimo.

Entretanto, bom. Merecidas quatro estrelas, porque a ideia é genial e cativante; além disso, personagens sempre foram o forte da autora e aqui não deixam a desejar: elas são ótimas.

Guzz 10/03/2013

Gregor, o Guerreiro da Superfície - Suzanne Collins
Quem aí já leu Jogos Vorazes? Se sim, você deve conhecer a autora Suzanne Collins, que mostrou muito do seu talento na série.

Mas para quem viu Gregor e logo pensou que a estória seria parecida com a de Katniss, Peeta e os outros, se enganou bastante.

Já na forma de escrever a autora faz diferente, com uma escrita em terceira pessoa, e não para por aí, já que a aventura se passa em nosso mundo. Ou melhor, embaixo dele.

Gregor é um bom filho primogênito. Cuida da avó, que passa a maior parte do tempo deitada ou divagando em seus pensamentos, e faz questão de ser o irmão mais velho protetor, ajudando sua irmã Lizzie com o dever de casa e sendo a babá de Boots, a menina caçulinha de apenas 2 anos de idade.

Em mais uma de suas tarefas de casa, Gregor vai até a lavanderia do prédio para cuidar de algumas roupas e tem que levar sua irmãzinha junto para que ela não saia de perto dele. Mas é exatamente neste lugar que acontecerá o maior perigo de suas vidas, ao serem sugados pelo duto de ventilação e chegarem ao subterrâneo, cheio de animais gigantes e que falam com os humanos.

No novo mundo, que vive embaixo da cidade de Nova York, Gregor tem de cuidar da sua irmã, que é amada pelos rastejantes (como os habitantes do submundo chamam as baratas gigantes), e ainda bancar o herói, já que fica sabendo que é o guerreiro citado na profecia de Sandwich, o humano que descobriu o subterrâneo.

Agora, para voltar para casa, Gregor só tem uma escolha: ajudar os habitantes do subterrâneo a se verem livres dos ratos gigantes e salvar seu pai, desaparecido há 2 anos e que ele acaba de descobrir que está aprisionado pelos roedores.

Gregor lembra dois grandes clássicos em sua composição: Harry Potter, por descobrir um mundo ao qual pertence e influencia, e Alice, aquela do país maravilhoso, classificada pela própria Suzanne Collins como referência para a série.

Muita aventura acontece e a escrita do livro é realmente bem diferente de Jogos Vorazes, com trama mais juvenil e personagens com perfis bem mais rasos. Não há como comparar uma obra e outra da escritora. Gregor é um ótimo passatempo e consegue envolver o leitor. E você vai se apaixonar pela menininha Boots (de longe o personagem mais carismático).

1 | 2 | 3 | 4 | 5