A Grande Caçada

A Grande Caçada Robert Jordan

Resenhas - A Grande Caçada

Roberto594 27/12/2021

A roda tece o padrão "???"
O segundo livro da roda do tempo, cara que livro INCRÍVEL! Será que já posso me considerar fã???

O livro me prendeu da primeira até a última página, amei muito! E o tempero da Nynaeve nesse livro... Nem se fala, perfeita, nunca errou.

Espero que os próximos continuem bom.

Queria Estar Lendo 13/12/2021

Resenha: A Grande Caçada
O segundo volume do épico de fantasia, A Roda do Tempo, nos leva de volta ao universo de terrores e jornadas sem fim. A Grande Caçada é uma ótima sequência com reviravoltas intensas e um desenvolvimento de ameaça crescente impecável.

Esta resenha vai conter alguns spoilers do livro anterior.

Nossa aventura começa com um mistério, e com uma prova de que o Tenebroso está mesmo retornando; seus seguidores aumentam entre o mundo, e seus monstros seguem em missões cada vez mais perigosas para o equilíbrio que conhecemos.

Quando a Trombeta de Valere é roubada por Amigos das Trevas, Rand, Mat e Perrin, junto a um grupo de guerreiros destemidos, deve partir para recuperá-la. Rand, principalmente, motivado não pela glória ou pela grandeza, mas para salvar seu amigo de um destino terrível, vai se ver confrontado pela possibilidade de as profecias serem reais, e da sua jornada realmente o estar levando ao descobrimento de que é o Dragão Renascido.

Do outro lado da moeda, Nynaeve e Egwene viajam para Tar Valon e para a Torre Branca a fim de começar seus treinamentos (e resistir a eles) como aprendizes de Aes Sedai.

A Grande Caçada, assim como O Olho do Mundo, mescla bastante a sensação de jornada sem fim com os percalços que nossos personagens encontram pelo caminho.

"- Bem, a espada que não podia ser quebrada acabou se estilhaçando no fim, pastor, mas combateu a Sombra até o fim."

Aqui, o protagonismo está claramente nos ombros de Rand al'Thor. Depois dos acontecimentos no fim do livro anterior, nasceu nele a desconfiança, o medo e o terror de ser o possível Dragão Renascido. E, ainda que negue e omita e fuja de tudo que envolve essa profecia, os sinais estão cada vez mais claros e impossíveis de ignorar. Não apenas pelo fato de ele ser capaz de canalizar, mas também com seus sonhos e visões e sua ligação com o Tenebroso.

O Rand... Está insuportável. Foi o motivo de eu não ter dado 5 estrelas pro livro; entendo tudo pelo que ele está passando, mas os ataques que ele dirige aos que estão ao seu redor nunca soaram realmente desesperados. Era só um piti passageiro e, depois do quinto, eu já queria sair no soco com ele.

Sua jornada, no entanto, é cativante. A busca pela Trombeta, esse símbolo místico que conecta a era em que estão a uma passada, onde heróis cavalgaram para grandes batalhas (os mesmos heróis que podem ser convocados novamente pela Trombeta, o que torna a busca por ela ainda mais desesperadora) é fascinante.

Robert Jordan conta uma história de aventura grandiosa e de perigos inimagináveis com muitos detalhes e cuidado. Dá para sentir o amor que ele colocou na construção desse universo, desses personagens, dessa trama. A batalha que se aproxima pode salvar ou destruir o mundo - com a liderança do Dragão Renascido - e a tensão cresce conforme as forças do Tenebroso se multiplicam.

Se no ponto de vista de Rand temos uma visão mais ampla dessas ameaças e da crescente tensão que existe nos territórios pelos quais eles passam, na de Nynaeve e Egwene vivemos uma antecipação. As duas são poderosas com o Poder Único, mas precisam aprender a canalizá-lo da maneira correta, sem se esgotar e virar cinzas; com o temperamento de Nyn, é um problema - porque é sua raiva que lhe dá força - e com a incerteza de Egwene, é outro.

"- Eu sinto você aí se escondendo, Rand al'Thor. Não pode se esconder, não de mim."

Eu gostei demais das minhas meninas; elas seguem fortes, independentes e donas de si. Nynaeve vive momentos de vulnerabilidade, quando entrega seu coração a Lan, mas ainda mantém o pé no chão e a fidelidade a si mesma e ao seu lar. Ela quer aprender a canalizar para poder proteger quem ama, e para garantir que não caiam mais nas lábias de quem surge para enganá-los (no caso, ela acredita, Moiraine).

Que, aliás, some nesse volume, com poucas aparições misteriosas que deixam muito em aberto seus planos para o futuro. Moiraine segue essa figura enigmática, mas carismática por isso; ao lado de Lan, ela desbrava um território novo e traz mistérios interessantes envolvendo a profecia do Dragão Renascido. Até onde isso vai levar, só os próximos livros podem dizer.

Mat e Perrin acabaram ficando de escanteio também; um pouco pelo protagonismo do Rand, um pouco porque suas jornadas não ofereciam tanto quanto no primeiro livro. Eles ainda estão ali, e ainda entregam bons momentos a serem desenvolvidos em coisas grandiosas - Perrin e seus olhos amarelos, Mat e sua ligação com a adaga enfeitiçada - mas isso fica para o futuro.

Novos personagens surgem para encher as páginas, trazendo participações das mais variadas. Hurin, o rastreador, foi uma figura interessante, dedicado ao trabalho e temeroso com o que pode sentir com ele; temos Ingtar, líder da missão que busca a Trombeta, um homem honrado que carrega um grande fardo nas costas por isso. Min retorna, no arco da Torre Branca, e me surpreendeu como uma personagem extremamente importante do começo ao fim do livro.

Ao mesmo tempo em que temos aqueles em que podemos confiar, também temos novas ameaças; nos portos, o povo do além mar, Seanchan, chegaram para tocar o terror. O tipo de terror ideológico, dobrando o povo às suas crenças e poder, que talvez nem mesmo a Trombeta possa resolver.

Conhecemos um pouco mais sobre os Abandonados, com menções, principalmente, à Filha da Noite, Lanfear; uma das seguidoras do Tenebroso que ainda tem muito a acrescentar para a história.

"Lanfear. Na Língua Antiga, Filha da Noite."

A Grande Caçada é outro épico de alta fantasia para encher o coração de quem, assim como eu, ama uma jornada grandiosa, com perigos que nunca acabam e com batalhas de tirar o fôlego. O final desse livro é puro surto e desespero; ponto positivo por eu já ter O Dragão Renascido aqui comigo.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/12/resenha-grande-cacada-robert-jordan.html

luanivea 12/12/2021

Não tenho nada a dizer além de que esse livro é muito bom!!!

Gostei mais desse do que o primeiro e estou louca pra ler o próximo, mas quero ler devagar pra não acabar rápido ?

Os últimos capítulos, meu deussss!! Surto atrás de surto. Estou gostando bastante pra onde a história está se encaminhando.

Enfim, ansiosa demaissss.

p.s. provavelmente eu tinha mais coisa pra falar, mas demorei muito pra fazer a resenha e esqueci, é sobre isso.

Vitorcfab 11/12/2021

A Grande Caçada
Nesse segundo livro, acompanhamos duas linhas narrativas, uma com Nynaeve e Egwane na Torre Branca, treinando para se tornarem Aes Sedai, a outra com Rand e os outros rapazes em uma busca pela Trombeta de Valere, um instrumento capaz de trazer guerreiros mortos de volta a vida.

Quando li esse livro pela primeira vez, li com pouca vontade e sem prestar muita atenção, o que me impediu de absorver a história da melhor forma possível, resultando em uma experiência enfadonha, confusa e com pouquíssima compreensão do desenvolvimento de personagens.

Porém, nessa releitura eu não apenas gostei muito mais do livro, como também percebi detalhes e nuances que deixaram a história ainda melhor, resultando em um livro 5 estrelas e favorito.

O plot de Rand é cheio de aventura, ação e construção de mundo. Gostei muito da aventura toda, do grupo formado, dos personagens novos, do desenvolvimento para os principais e os conceitos apresentados.

Novamente, temos um grupo forçado a se dividir, criando outras duas histórias paralelas, uma liderada por Rand e outra por Perrin. A divisão do grupo foi causada pelas "Pedras-Portais", um dos conceitos mais interessantes dessa série. Não posso explicar exatamente o que são essas pedras, mas o que proporcionaram para a história foi sensacional, além de deixar o rumo da trama incerto e cheio de possibilidades.

O plot de Nynaeve e Egwane se passa em grande parte na torre branca, onde as duas estão em treinamento para se tornarem Aes Sedai. Gosto muito dos desafios que enfrentam, principalmente pelo desenvolvimento emocional que essa experiência proporciona para as duas, mas principalmente Nynaeve.

As duas garotas também se tornam mais próximas de Min e Elayne, o que deixou a história ainda melhor. Gosto muito da amizade delas, bem como a dinâmica desse grupo.

Mais para o final, o plot de Nynaeve e Egwane muda bastante, onde devem resolver um problema, colocando Nynaeve em uma posição de liderança. É maravilhoso ver essas 4 mulheres se ajudando e resolvendo juntas os problemas.

Não é o livro com maior desenvolvimento para os personagens, é na verdade uma história onde esse desenvolvimento acontece de forma sútil, mas significativa. Alguns personagens ganham mais espaço e desenvolvimento explícito do que outros, como Rand e Nynaeve, mas os secundários também tem seus momentos para brilhar.

A fluidez desse livro é muito melhor que a do livro anterior. Ainda é um livro longo (700 páginas) e muito descritivo, mas nessa releitura considerei que fluiu muito melhor. A forma como o autor mesclou a divisão dos pontos de vista e linhas narrativas me agradou muito. Todos os plots apresentados também me pareceram igualmente interessantes, o que me fez ler ainda mais rápido e aproveitar a história do início ao fim.

O final é previsível, mas da melhor forma possível. Tudo que eu queria ver, realmente aconteceu, resultando não apenas em momentos épicos e emocionantes, mas também proporcionando mais um pouco de desenvolvimento para alguns personagens.

Minha única reclamação é que a grande batalha do final foi contada de forma superficial, breve e sem muitos detalhes, além de terminar de forma abrupta. O autor escolheu a pior hora para deixar de ser prolixo. Todos os acontecimentos foram maravilhosos, mas eu gostaria de mais detalhes.

--- Os Personagens ---

Rand. Ele está confuso, lidando com muita responsabilidade e sem saber em quem confiar. Sabe que estar com as Aes Sedai é o mais seguro, mas se sente pressionado, manipulado e usado por elas, o que lhe causa muita insegurança. Por vezes, acaba tomando decisões erradas, tentando não ser manipulado. Em certo momento da história, é forçado a assumir uma posição de liderança, algo que ele não desejava nem estava preparado, mas garante um bom desenvolvimento. Também é constantemente atormentado pelo Tenebroso em sonhos, que aparece para tenta-lo ou assusta-lo. Sei que muitos consideram Rand chato nesse livro, mas não foi meu caso, pois foi um desenvolvimento que me pareceu coerente.

Mat. No livro anterior, ele roubou uma adaga de Shadar Logoth (a cidade amaldiçoada), e essa adaga passa a contaminar sua mente. As Aes Sedai tentam quebrar essa ligação, mas a adaga é roubada, o que coloca Mat na jornada. Ainda que esse conceito seja interessante, o personagem não tem espaço, deixando seu plot subdesenvolvido.

Perrin. Continua sendo um ótimo amigo, mas também um homem retraído, que não gosta de aparecer nem de ter responsabilidade. Ele também é forçado à uma posição de liderança em determinado momento, principalmente por sua capacidade de falar com lobos. É um personagem que não tem tanto espaço quanto eu gostaria, mas já demonstra um bom começo de desenvolvimento.

Ingtar. Soldado que lidera o grupo em busca da trombeta. É um líder muito inteligente e cheio de conhecimento histórico. Também é um personagem ambíguo, com um desenvolvimento que pode até ser clichê e previsível, mas muito bom para esse livro.

Loial. Continua com sua personalidade companheira, agradável e cheia de vontade de aprender, com comentários inteligentes e cheios de conhecimento. Ele é útil para o grupo e se aproxima muito de Rand, por quem passa a nutrir uma admiração. É um é um ser pacífico e que detesta a violência, mas é forçado a fazer coisas ruins para proteger os amigos.

Selene. Uma mulher que Rand encontra e ajuda durante a jornada pelas "Pedras-Portais". Ela passa a ajudar o grupo e nutrir uma forte admiração por Rand, que pode ser patético em alguns momentos. Também demonstra um certo interesse pela Trombeta.

Nynaeve. Está desconfiada e dividida, pois não confia nas Aes Sedai e teme pelos amigos, principalmente por Rand. Ainda que eu ame sua personalidade raivosa e explosiva, isso representa um problema em alguns momentos, principalmente quando deve conviver com as Aes Sedai, o que exige que ela se adeque. Tem ótimos momentos para desenvolvimento, principalmente durante o treinamento, onde seus sentimentos mais fortes são postos à prova de formas cruéis, principalmente seus sentimentos por Lan. Mais para o final, Nynaeve me surpreende ainda mais, demonstrando características de liderança e coragem para enfrentar desafios e salvar sua amiga. Com certeza minha personagem favorita.

Egwene. Está mais leve, descontraída, divertida e confiante depois que começou a treinar para ser uma Aes Sedai. Sua amizade com Rand é mais explorada, principalmente nesse momento de confusão na vida do rapaz. Continua sendo a mulher sonhadora que fica maravilhada com tudo, mas é visível que está mais madura e séria nos momentos mais importantes.

Min. Uma garota que pode ver auras, e está na Torre Branca praticamente obrigada e contra sua vontade. Ela conheceu Rand no livro anterior, e desenvolveu uma paixão por ele. Ela se aproxima muito de Nynaeve e Egwane, o que traz ótimas dinâmicas de equipe.

Moiraine. Ela aparece pouco nesse livro, mas sempre rouba a cena. Através de seus capítulos, veremos mais de suas irmãs Aes Sedai, principalmente os relacionamentos entre elas e os envolvimentos políticos. Podemos ver também um pouco de seu passado e sua amizade / laço espiritual com Lan.

Padan Fain. Um "Amigo Das Trevas" que se encarrega de perseguir Rand e conseguir a trombeta, se estabelecendo como um vilão.

Liandrin. Uma Aes Sedai Ajah Vermelha, que se dedica a caçar homens que considera corrompidos. É muito controladora, manipuladora e até violenta

leiturasdaursula 10/12/2021

Esse livro é mais frenético
Aqui são formados vários grupos diferentes, então os capítulos se intercalam entre as aventuras vividas por cada grupo. É mais uma história de jornada só que em busca de recuperar objetos perdidos que são essenciais. Eu gostei, tem plots interessantes, cenas pesadas mas ainda há um pouco de enrolação. Porém quero ler o terceiro volume.

Maisa @porqueleio 08/12/2021

Continua sensacional
⏳ Segundo livro da série, portanto pode ter spoiler do livro anterior.

♾ Rand, Perrin e Mat estão hospedados em Fal Dara, além de Moiraine Sedai e seu guardião Lan – que se incube de treinar Rand no uso da espada. Ele gosta do treinamento, mas sente a necessidade de fugir para proteger os amigos, caso enlouqueça por canalizar o Poder Único.

⏳ Entretanto, Aes Sedai, incluindo o Trono de Amyrlin, chegam a Fal Dara. E a roda começa a girar, quando os Trollocs invadem a cidade e conseguem levar a Trombeta de Valere e a Adaga de Shadar Logoth. Esse evento separa os amigos – Rand, Mat, Perrin, Loial e um grupo de soldados shienaranos saem em caçada à Trombeta e à Adaga, e Egwene e Nynaeve partem para Tar Valon a fim de serem treinadas como Aes Sedai.

♾ Um rastro de destruição em direção à Trombeta vai ficando no rastro dos Trollocs, mas os amigos seguem, apesar das diferenças – acima de tudo, da desconfiança de Mat e Perrin em relação à Rand.

⏳ Já na Torre Branca, Egwene e Nynaeve demonstram potencial, acima de tudo a sabedoria, que vai amadurecer muito nesse livro. E voltaremos a nos encontrar com Min e Elayne, que se tornam amigas de Egwene e Nynaeve. As quatro jovens serão colocadas em grandes dificuldades, e elas vão encarar situações perigosas, que deixarão cicatrizes em uma delas.

♾ Enfim, o segundo livro da série conseguiu trazer mais ação que o primeiro, embora tenha resvalado em momentos descritivos e lentos. Ainda assim, trouxe mais perguntas e algumas respostas, e uma das batalhas mais épicas, com direito a bater de espadas no céu de uma cidade. Os personagens vão ganhando mais camadas, e alguns amadurecem, e alguns deles começam a deixar claro quais papéis cumprirão nos próximos livros.

⏳ Que venha O Dragão Renascido!

site: https://www.instagram.com/p/CWl3Z_pr9XV/

Ick 07/12/2021

Incrível
O segundo livro consegue ser ainda melhor que o primeiro, não tem como terminar de ler esse livro sem o anseio de iniciar o terceiro, uma dica que dou é, tenham o terceiro volume em mãos.
A evolução dos personagens o crescimento pessoal, é tão evidente, que te faz querer imaginar em que ponto estarão eles nas próximas edições.

Dalian 03/12/2021

O Dragão Renascerá, e seu retorno será acompanhado de choro e ranger dos dentes. Ele cobrirá o povo de cinzas e aniagem e causará uma nova Ruptura no Mundo, destruindo todas as correntes.

Como a aurora libertadora, ele nos cegará e nos queimará, mas o Dragão Renascido enfrentará a Sombra na Última Batalha, e seu sangue nos trará a Luz. Deixai que as lágrimas escorram. Ó povo do mundo. Chorai por vossa salvação.

Will 01/12/2021

Bela continuação...
Matei a saudade de um livro de fantasia em alto estilo. A sequência de A Roda do tempo é excelente, história aprofundada em vários pontos, alguns fios soltos do primeiro livro foram tecidos e também acrescenta novos elementos de mistério. Final muito emocionante, continuarei a saga no futuro.

Fátima 01/12/2021

Expectativas baixas ajudam
O primeiro foi algo difícil de ler e gostar, mas como eu já sabia que a leitura poderia ser um "arrastada" não tive pressa e isso acho que ajudou bastante. Gostei muito desse livro e fiquei ansiosa para ler os outros da série.

O fato de alguns personagens estarem fazendo sua própria jornada em lugares diferentes tornou a leitura mais instigante, saber mais da Torre Branca, ver o crescimento de Rand e saber um pouco mais do Loial foi ótimo. Agora o povo jogando o "grande jogo" foi bem confuso. Olhando para o lado das meninas Nynaeve não teve muitas mudanças. mas o que Egwene passou acho que vai haver mudanças na forma de pensar e agir nos próximos livros. Elayne ainda parece que está ali apenas para falar do Rand (tem que ter paciência) e a Min acho que ela ainda vai ter muito a fazer.
Os Seachan são um povo para realmente ficar com raiva.
A parte final do livro foi cheia de acontecimentos e estava tudo se juntando pra aquele acontecimento principal que entregou tudo que havia prometido. Aos poucos a construção de mundo vai ampliando.

VinAcius49 11/11/2021

Sumido por 7 dias e volto aqui com a leitura completa ?
São 14 livros, vou pegar o gosto por resenhar com o tempo (quem sabe?). Enquanto isso vocês vão ficando com as avaliações em estrelas ?

ju.cardozso 07/11/2021

olha eu me sinto cafona, mas ainda adoro esse universo e toda construção da fantasia

eu estava obcecada por cenas com as meninas, elas foram mais desenvolvidas nesse livro e não ficam no mesmo lenga lenga de rand e companhia com "aiui não confio em aes sedai, roubaram minha infância, oh pobre de mim"
mas ainda assim me irritou um pouco todas as meninas gostarem do rand, acho muito drama p um livro que nem beijo tem ?????

ansiosa para o próximo

Ianca 03/11/2021

Acabei, finalmente. O livro não é ruim, longe disso, mas com o cansaço era pegar pra ler e cochilar. Foi difícil mas terminei kkkkkk.
Agora temos realmente o Dragão Renascido, com estandarte e tudo. Egwene e Nynaeve estão descobrindo mais e mais sobre seus dons e sobre as Aes Sedai. Rand, Mat e Perrin cada vez mais longe de Campo de Emond. Livro bom, mas que poderia ser menos lento em algumas partes.

Lucas 23/10/2021

A história é muito boa. Contém um detalhamento impressionante. Porém há muitos requisitos para que a história chegue ao fim, e sempre parece aparecer outros a cada capítulo. Coloquem os personagens para brigar logo, por favor!!!