Quatro estações

Quatro estações Stephen King
Stephen King

Resenhas - Quatro Estações

Monalisa.Ribeiro 07/04/2022

Quatro histórias ligadas pela mudança das estações!
Cada uma narrando a jornada de diferentes personagens, sob diferentes momentos da vida.
As histórias não são de terror. Rotulado como escritor de terror, essas histórias são para provar que ele pode escrever histórias comuns, sem recorrer ao sobrenatural.
King constrói narrativas baseadas no dia a dia dos personagens e mostra sua habilidade em criar demônios sob uma nova perspectiva: em que a monstruosidade pode estar escondida em pequenos atos, dentro de nós mesmos ou ao nosso redor.
Os contos receberam ao meu ver algumas das melhores adaptações para o cinema (Um Sonho de Liberdade, Conta Comigo e O Aprendiz).

Nao vou falar sobre cada conto mas, deixo o meu amor pelo primeiro conto aqui (Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank), pra mim é o mais emocionante, viciante e intrigante. O cenário do presídio construído por King é perfeito e já antecipa qualidades que mais tarde viriam a ser comprovadas em À Espera de Um Milagre. A narrativa flui num ótimo ritmo e chegamos a um final brilhante e surpreendente.

Biia 20/08/2021

Quatro Estações
Neste livro, King constrói narrativas baseadas no dia-a-dia de personagens comuns e mostra sua habilidade em criar 4 contos completamente insanos.
Não sei dizer qual me agradou mais ou qual me chocou mais, todos foram tremendamente espetaculares.
Em Primavera Eterna, temos Red contando sua rotina na prisão e seu relacionamento com Andy.
Em Verão da corrupção O mais longo dos contos, não tão elogiado pelos leitores, acabou sendo o meu preferido. Aluno Inteligente é daquelas histórias que vão crescendo a cada novo desenrolar dos fatos e desembocam numa sequência final perturbadora.

O garoto Todd é aficionado pelas histórias envolvendo o nazismo e seus campos de concentração e por isso acaba se envolvendo numa amizade perturbadora com um nazista.
Em Outono Da Inocência, a viagem de um grupo de amigos para matar a sua curiosidade em ver alguém morto parece um enredo simples, mas King a transforma num rito de passagem da infância para a vida adulta, nesse conto foi onde me apeguei mais aos personagens e fiquei admirada com os fortes laços de amizade deles.
Já em Inverno No Clube, último conto do livro, vem com uma pegada mais sobrenatural. Um grupo de homens se reúne numa espécie de clube para contar histórias macabras, e a história mais assustadora de todas é sempre reservada para ser contada na véspera do Natal. No conto, acompanhamos a narrativa de um médico cuja paciente grávida estava disposta a tudo para dar à luz em segurança. Tudo ocorre b até a parte final que soa estranha e bizarra.

JJFelix 30/09/2023

Stephen King, em Quatro estações, se dis-
tancia do sobrenatural e se lança no dia a
dia de personagens comuns, construindo
histórias envolventes que prendem o lei-
tor até a última página. 0 mestre do ter-
ror americano comprova aqui seu talento
como um dos melhores ficcionistas da li-
teratura contemporânea e presenteia seus
leitores com histórias curtas, densas e
surpreendentes, percorrendo os estranhos
labirintos da mente humana.

ToniBooks 08/06/2021

Os Contos de King
Longos demais para serem curtos, e curtos demais para serem longos. É assim que S.K. comenta a respeito de Quatro Estações. É pura leitura e diversão.

Deborah.Paula 02/11/2021

Quatro Estações
1? Conto: Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank
? Esse conto despertou diversas sensações em mim. Primeiro fiquei me imaginando sendo presa injustamente e passando todos aqueles anos presa, e quando tem a oportunidade de provar minha inocência fazem com que eu não consiga. Esse conto não é de terror, mas isso não quer dizer que as cenas descritas não sejam um terror. Stephen King foi a fundo sobre como as prisões funcionam, confesso que não penso nos presos e na prisão todo dia, mas depois desse conto irei pensar. Cheguei até pensar que o King chegou a ser preso pq ele escreve como se ele tivesse estado lá. Ele narrou perfeitamente a corrupção e a crueldade que acontece nesse lugar. O personagem principal com tudo que aconteceu não se abalou totalmente. Conseguiu fazer uma grande amizade e ainda teve o final que eu estava esperando. Esse conto é sobre o desejo de liberdade, mas também sobre amizades. Sei que o Andy foi preso por assassinato mas no final fiquei feliz por ele conseguir o que ele tanto queria. Achei esse conto muito bom, o King não decepcionou.

2? Conto: Aluno Inteligente
? Esse conto nos mostra a "amizade" entre um velho e um adolescente, parece fofo, mas não é. O velho na verdade é Kurt Dussander um soldado nazista que torturou e matou centenas de judeus, e o menino é Todd Bowden que ficou fascinado pelo nazismo. Todd não é um adolescente comum a gente percebe isso já de cara quando ele ao invés de denunciar um ex soldado nazista, faz amizade com ele e pede que Dussander conte nos mínimos detalhes as torturas que ele fazia. A história do nazismo já é nojenta por si só, mas ver um adolescente de 13 anos querendo saber detalhe por detalhe é mais nojento. No início o Dussander demonstra não gostar desse assunto, fica desconfortável, mas na verdade ele só "não queria" que aquele lado dele despertasse novamente como aconteceu. Confesso que senti muita raiva de ambos. Todd obrigou Dussander a contar tudo para ele, e quando ele começou a ter pesadelos, quando suas notas começaram a cair porque ele só pensava nas torturas, ele jogou a culpa em Dussander, quando na verdade ele foi atrás, ele quis saber, então achei muito bem feito tudo oq ele passou. Olhando por fora pensamos que a família de Todd é aquela linda família tradicional americana, só que não, porque o pai trai a esposa e passa a mão na cabeça do filho, a mãe acha que o filho é perfeito e o filho é um psicopata que gosta de matar e ouvir histórias de tortura contra os judeus. Nesse conto vemos a crueldade e perversidade dos humanos. Depois que Todd apareceu na vida Dussander, ele volta a matar, inclusive mata animais e depois mendingos e Todd segue a mesma linha, ambos nojentos. Gostei do final de ambos, fiquei com medo do Todd ainda se safar dessa. Essa "amizade" durou 4 anos, porém conforme foi passando o tempo foi esfriando, ambos se toleravam porque estavam presos nessa teia de aranha. Até agora esse foi o conto mais pesado, mas muito bom.

3º Conto: O corpo
?Quero começar dizendo que várias vezes esqueci que eles tinham 12 anos, onde já se viu crianças de 12 anos fumar, carregar arma e ir atrás de um corpo??? Mas não fico surpresa principalmente porque é um livro do King. Achei o Chris e o Gordon bem maduros pra idade deles. Todos ali sofrem de maneiras diferentes em casa. Achei os pais deles [*****]. Vemos abuso familiar com agressão, vemos irmãos mais velhos que batem nos mais novos, vemos pais omissos, pai que quase matou o filho... Resumindo esses meninos tem uma família bem fodida. Durante o trajeto deles até o corpo foi um momento de muita reflexão, inclusive sobre amizade. Chris fala pro Gordon que algumas pessoas te puxam pra baixo e ele não estava errado, por mais amigos que são, as vezes a solução é se afastar, mas o carinho continua. Achei esse conto bem maduro, e gostei também como o King retratou a desonestidade e como as pessoas te rotulam pela sua família. Infelizmente Chris foi rotulado, e quando tentou fazer a coisa certa um adulto se aproveitou disso e acabou o prejudicando. Da para tirar diversas mensagens desse conto. Achei uma leitura agradável, mas com assuntos pesados ao mesmo tempo.

4º Conto: O Método Respiratório
? No começo achei meio chato e sem sentido, mas a parte dois explicou tudo e ai começou a fazer sentido. Sr. Adley foi convidado pelo seu chefe a ir em um clube onde diversos homens também vão, e lá eles contam histórias. Em uma quinta na semana de Natal Emelyn conta a história de uma moça grávida. Ela era mãe solteira e não pensou em abortar seu filho. Literalmente levou a gravidez até o fim. Acho que pode se dizer que esse conto tem uma pitada de sobrenatural. Não esperava pelo rumo que a história levou e achei bem legal.

Eliete 27/04/2023

4 histórias, muitos sentimentos
Tendo o livro apenas 1 conto de terror, 4 estações foi uma leitura maravilhosa não só por sair do tema comum do King mas pela intensidade de sensações em cada conto. Eu me emocionei, tive esperança, raiva, repulsa, empatia, tudo funcionando muito bem em cada conto. Nada de novo lendo king RS.
Sigo amando e recomendando com moderação, as histórias são ótimas e mexem com o leitor, mas diferentes de outros livros de contos esses por serem contos mais longos é uma boa ler bem devagar para aproveitar cada história e pescar uma referência ou outra de outras obras do autor.

hércules 02/11/2022

Contos comuns
A evolução de King nos contos desde Sombras da Noite, tanto na prosa quanto na construção da história, é notável em Quatro Estações. Lançando um formato diferente de contos grandes e em menor quantidade, King conseguiu desenvolver melhor suas histórias, algumas com uma ideia realmente boa, outras que não caminharam tão bem assim e levaram um tombo lá para o meio para depois se reerguerem com dificuldade.
Como o próprio autor diz no posfácio, se trata de um livro de contos com história comuns, e fugindo um pouco do terror mais deslavado que é mais presente nos seus livros.
Gostei da experiência como um todo, apesar dos contos se arrastarem por algumas partes. Chorei com o primeiro conto ao lembrar do filme com o Tom Hanks e o Morgan Freeman, e acho que boa parte da minha curiosidade foi saciada com O Corpo, considerada uma de suas melhores histórias segundo o próprio autor. São contos que focam em reflexões sobre a vida humana, sobre as suas condições miseráveis e sobre nossos limites.

Pam 13/08/2023

Mais um livro do King finalizado.

Quatro Estações é uma coletânea com quatro contos do King, neste não temos só terror, temos ficção com pitadas de suspense psicológico e drama.

Particularmente o primeiro conto Rita Hayworth é a Redenção de Shawshank foi o meu favorito e sua adaptação, Um sonho de liberdade, é tão incrível quanto o conto.

O que menos gostei foi O Corpo, que serviu de inspiração pro filme Conta Comigo.

King ao contrário do que é vendido, é um autor muito versátil do qual pode escrever o que quiser e a cada obra que leio dele, fica comprovado isso.

Tai 25/11/2023

Quatro estações
Essa coletânea de contos do King é simplesmente perfeita/um arraso/ um escândalo, nela o rei do horror provou que nao se limita apenas ao gênero.

Luiz.Machado 14/08/2020

Um livro surpreendente, que foge totalmente do estilo do escritor, mesmo assim em alguns trechos, ele nos leva a crer que as histórias são sobrenaturais.

comprido 29/05/2023

Clássicos
Esse livro apresenta 4 contos, bem montados e formulado, com personagens bem humanizado.
O conto que eu mais gostei, mas acho que ele falhou ja no meio da estoria foi , menino inteligente, , acho final poderia ser melhor.
Recomendo .

Nyx 22/10/2021

Incrível!
Não consigo não começar dizendo o quanto esse livro é INCRÍVEL.
Todas as histórias transportam a gente para lugares em que, no íntimo da nossa consciência, todos conhecemos muito bem.
Não esperem sustos, talvez vocês nem se assustem, mas provavelmente deixarão as lágrimas caírem. O grande destaque do livro, em minha opinião, é o conto O Corpo.
Se estiver em dúvida entre ler qualquer outro livro e Quatro Estações, por favor, comece por Quatro Estações. Você não irá se arrepender.

César 16/06/2021

Longos demais para serem contos ou curtos demais para serem novelas ? Eis a questão kkkk
4 história de altíssimo nível.
Minha humilde opinião sobre o ranking do melhor para o menos melhor(até pq são todos excepcionais:
1- Aluno inteligente
2- Rita Hayworth e a redenção de Shawshank
3- O corpo
4- Método Respiratório (ficou em 4° por ser bem curtinho em comparação aos outros, entretanto também é excelente).

Anninha 26/12/2021

Eu sou fã do King, gosto de praticamente tudo q ele escreve incluindo os prefácio e posfácio kkkkkk
O outro único livro de contos q já li do King a parte q mais gostei foi a introdução kkkkkk
Os contos desse livro foram todos muito muito bons mesmo. N teve nenhum q n gostei.

Gabriel Dummer 18/01/2022

Diferentes estações...
A força da persistência e da inteligência contra a injustiça e a favor da liberdade. A angústia de uma influência insana e violenta. A aventura de uma juventude singular e repleta de amizade e curiosidade. O mistério das sociedades secretas e do sobrenatural que une mãe e filho.
Uma prisão, uma guerra, um corpo, um nascimento.
Neste livro Stephen King nos presenteia com quatro contos singulares e diferentes entre si. Cada um na essência de uma estação do ano, nos trazendo sentimentos ímpares a cada linha.
No primeiro acompanhamos a jornada de alguém que foi preso injustamente e passa por todos os infortúnios da prisão sem perder o sonho de liberdade.
No segundo conto nos vemos diante de duas personalidades com um interesse insano em comum, sentimos a dor, a atração e o condicionamento que os sofrimentos da guerra podem proporcionar.
No terceiro temos a amizade singular de quatro jovens em busca de aventura, e ao mesmo tempo descobrindo os valores da persistência, da coragem e da propria vida, a fim de encontrar um corpo.
E no último temos um plano de fundo misterioso que remete a sociedades secretas, mas que envolve-se no sobrenatural de um nascimento com tons de terror, e ao mesmo tempo de um amor para além da vida em si.
Sonho de liberdade, Aluno Inteligente e Conta comigo: os três primeiros contos viraram filmes ótimos que os complementam de forma satisfatória, ainda que com algumas diferenças.
Um bom livro para aqueles que querem começar a ler as obras de Stephen King, pois traz um resumo interessante dos elementos que costumamos encontrar em seus livros.