Quatro estações

Quatro estações Stephen King
Stephen King

Resenhas - Quatro Estações

ArthurmalariA 03/09/2021

Um tesouro para o cinema
23/2021

Quatro Estações é o décimo quinto livro publicado por Stephen King, lançado em 1982 e trás quatro novelas bem diferentes do trabalho apresentado pelo escritor, conhecido como o mestre do terror. Temos aqui "Rita Hayworth e a redenção de Shawshank", um drama sobre um bancário preso por matar sua mulher, "Aluno Inteligente", que conta a história de um garoto inteligente que descobre um procurado nazista vivendo como um imigrante comum, "O Corpo", que fala sobre quatro meninos que partem numa aventura pra ver o corpo de um menino morto e "O Método Respiratório", o conto mais macabro (o único terror do livro) que fala sobre um obstetra contando um caso de uma mulher que seria mãe solteira numa época em que isso não era bem visto e a forma que ele a ensinou o método respiratório. Quem leu esse livro percebe que as descrições rasas que fiz dos contos são na intenção de não dar nenhum spoiler que possa atrapalhar quem nunca leu ou viu os filmes que saíram desse livro, afinal, minha intenção é falar sobre o que senti e como me senti ao ler essas histórias e ver suas adaptações, e não estragar a experiência de ninguém. Pois bem, no pósfacio desse livro Stephen King fala com bastante humor sobre rótulos, e sobre como foi enfrentar a resistência em publicar suas histórias aterrorizantes uma atrás da outra e ser rotulado como escritor de terror, e depois sobre como foi enfrentar a resistência em publicar novelas, ou contos, de assuntos diferentes, dramas, aventuras, sem nenhum apelo ao gênero que o consagrou. E foi assim que me senti ao ler esse livro. Relutante no começo, principalmente por já ter visto as adaptações de Shawshank Redemption e de O Corpo. Não entendia como King poderia tirar histórias tão intrigantes e sensíveis como essas. Mas é aqui que você entende porque ele é um dos maiores criadores de personagens da história dos escritores. Red, de Shawshank, por exemplo, é um criminoso confesso, matou sua mulher, uma vizinha e seu filho, e ainda assim tem um carisma e inteligência cativantes, que te faz torcer por ele ao longo da história como se ele estivesse preso injustamente. Aliás, essa história levanta a discussão de quanto tempo é suficiente pra se punir uma pessoa mantendo-a presa (Hey, não me acuse de defender isso ou aquilo, estou apenas reconhecendo a discussão e a necessidade de pessoas especialistas a terem). Os meninos de "O Corpo", com certeza você teve amizades assim quando criança, amigos com quem brigar, com quem sorrir, com quem descobrir a vida e o mundo, e mais uma vez ele trás uma história recheada de referências pessoais, inclusive a ele mesmo, mas muitas que nos fazem lembrar daquele dia de sol sem nada com o que se preocupar, lá atrás na nossa infância. Em Aluno Inteligente trás dois personagens tão diferentes e uma relação simbiótica em que os dois se aproximam e criam situações tão intrigantes e pesadas (me enojei lendo essa história), novamente levanta a discussão sobre o tempo, sobre o efeito do tempo. Quatro Estações se propõe a apresentar uma história diferente pra cada estação do ano, e já descoberto como um gênio para o cinema, três delas foram adaptadas para o cinema (Um Sonho de Liberdade para o primeiro, O Aprendiz para Aluno Inteligente e Conta Comigo para O Corpo) e geraria um texto muito maior que esse se fôssemos falar sobre os méritos de tais filmes, portanto deixo essa discussão para os comentários, caso alguém se proponha a falar a respeito! 9/10

Bruna.Portoghese 06/11/2022minha estante
Quero muito ler

ksks.tavo 06/11/2022minha estante
Recomendo!

Maria 31/05/2022

Eu realmente não tenho como expressar a grandeza desses contos!!

Queria falar sobre cada um, mas isso demandaria muito mais tempo. Resumo dizendo que, de quatro contos, três viraram filmes premiadíssimos (inclusive, o careca dourado - Óscar).

Stephen King pode escrever absolutamente qualquer coisa e isso é excepcional. Ele é diferente.

SÓ LEIAM! Comecem com um dos contos. Duvido você largar!

Voorhees 17/10/2009

Quatro estações é uma reunião de quatro das melhores histórias do King. Das 4, três viraram ótimos filmes: Um sonho de liberdade, Conta Comigo e O Aprendiz.

Uma vez, li um crítico que dizia que o King era melhor cronista do que escritor de horror. Concordo em parte, na verdade acho que ele é tão bom quanto, e essas histórias mostram isso. Das quatro histórias, apenas a última, Método Respiratório abraça totalmente o sobrenatural, e é a mais fraca de todas.

As outras histórias, mergulham fundo nos aspectos psicológicos das personagens misturando drama e suspense. Em Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank ele fala de perseverança e inocência, tendo como pano de fundo a vida em uma cadeia de segurança máxima. No genial O Aluno Inteligente, disseca a relação doentia de um garoto de doze anos com um ex-oficial nazista. E no perfeito O Corpo, mostra amizade com sensibiladade e crueldade como poucos sabem fazer.

Para os não familiarizados com o trabalho do King, esse talvez seja o melhor livro pra começar.
Renata Cavalcante 25/04/2016minha estante
Gostei da dica. Vou começar por esse. Valeu!!

Nick 29/08/2020

Quatro Estações
Coletânea de quatro histórias que abordam, cada uma com suas particularidades, temas controversos e sensíveis em épocas distintas, sendo que, pelo menos três delas, trazem finais surpreendentes e inesperados.
Primavera eterna: Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank trata de questões sociais relevantes: Prisão perpétua e institucionalização do preso. Embora de forma despretensiosa a narrativa nos leva a refletir. No entanto, o enredo vai bem além disso, chegando a nos tirar o folego em alguns momentos frente a certas descobertas e a nos emocionar diante de determinadas situações.
Sem dúvidas possui um dos melhores finais escritos por King.
Em Outono da inocência: O corpo, nos deparamos com os dramas da infância e da passagem dela à adolescência representados pelos quatro protagonistas enquanto os mesmos seguem o caminho da busca perturbadora pelo corpo de uma criança desaparecida. O que chama a atenção nessa história é a morbidez inerente a experiência do primeiro contato com a morte.
Já Verão da corrupção: Garoto inteligente, aduz à loucura provocada pelos horrores de uma guerra. Mesmo anos depois do término da mesma as lembranças (que permanecem, elas sempre permanecem) são capazes de causar demasiado estrago. É o que acontece quando um veterano da segunda guerra mundial é coagido a exteriorizá-las a um jovem com personalidade um tanto quanto peculiar. O resultado? Horripilante.
A última história, Inverno no clube: O método respiratório, traz, com toda a certeza, o final mais improvável e chocante. Se o drama de uma mulher na iminência de ser mãe solteira em uma época em que tal coisa era extremamente mal vista, a princípio, não te desperta grande interesse, abandone o preconceito. Continue e esteja preparado para um final no melhor estilo Stephen King de escrever. E boa sorte, você vai precisar.

Romulo.Fergutz 27/03/2023

Um presidiário, um nazi, crianças aventureiras e um clube de terceira idade.

Assim como as estações do ano, cada conto aqui tem a sua forma de atingir a gente de uma maneira diferente.

Marcelo Ricarte 24/12/2022

Excelente
Primeiro livro de contos que leio do king, mais uma vez excelente experiência. Recomendável a todos.

Lua 29/05/2022

O King escreve bem pra krl
4 estações é um livro que contém (obviamente) 4 contos . Que são eles : Primavera Eterna , Verão da Corrupção , Outono da Inocência e Inverno no Clube .
E esse é um ótimo livro para quem quer começar a ler os livros do King , porque são contos curtos e não possuem nenhum tipo de terror , mas sim um leve suspense.
Os contos não possuem conexão nenhuma entre eles , mas a maneira pela qual eles foram escritos é simplesmente PERFEITA
O meu favorito com toda certeza foi O outono da inocência , pelo suspense e talss

Yago.Fonseca 14/12/2021

Esse livro é pra quem acha que o King só escreve horror
As quatro novelas presentes nesse livros, mostram um tipo diferente de escrita do Stephen King, não histórias de horror como estamos acostumados, mas dramas seculares, vale muito pena ler

Marcílio 13/11/2010

Delicioso, tocante, com pitadas de maldade.
Um livro escrito por Stephen King bem diferente do que ele costuma escrever.

PRIMAVERA ETERNA - Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank

Você sabia que o Stephen King mal faz pesquisas para desenvolver seus livros? Nesse primeiro conto deste livro nem parece. Ele fala com tanta propriedade, descreve tão bem as situações, que nos sentimos como os presos, nos sentimos como eles: injustiçados.

Um história muito bonita sobre superação, persistência, inteligência e motivação. É incrível a forma como o King aborda o tempo. Como se 27 anos fosse só um pequeno período. Como se 10 anos fosse uma espera rotineira.

Não é à toa que este conto gerou um grande filme!

VERÃO DA CORRUPÇÃO - Aluno inteligente

Este conto começou do jeito que eu gosto; descrevendo os personagens e as situações. Depois ficou um pouco monotono com algumas histórias antigas. Mas volto a falar que é surpreendente o Stephen King escrever algumas coisas sobre a 2a Guerra sem ser um bom pesquisador.
Um pouco diferente do outro conto, o suspense começa a aparecer. Junto com o suspense pensamos como é formado e deformado a mente de um adolescente por influencias externas.
Chegando no fim, a historia fica emppolgante e sem fôlego! Com assassinatos, fugas, mentiras.

OUTONO DA INOCÊNCIA - O Corpo

Uma história muito divertida e cativante. É incrivel como Stephen King é versátil: conta histórias tenebrosas, sangrentas, de aventura, emocionantes. É o tipo de história que você fica torcendo para dá tudo certo no final. E deu. Mais ou menos.

Outra coisa, acho que é algo sobre a infancia de King, pois no final ele vira escritor, tem tres filhos...

INVERNO NO CLUBE - O Método Respiratório

Quando comecei a ler esse conto, achei meio estranho. Como minha noiva uma vez disse, e é verdade: "é estranho ler um livro sem saber do que se trata". Eu não sabia muito bem do que se tratava, até que apareceu a mulher grávida. Um vida sofrida. A gente sente bem o momento dificil que ela passa. Até que ela está para ter o bebê. Muito macabro, muito sinistro.
Um conto tocante e tenebroso.

Caio_Rafael 19/12/2021

O inverno passou e Quatro Estações acabou.
Último livro do mestre Stephen King do ano enfim foi finalizado!

Com quatro contos incríveis, Stephen King mostra um lado mais "pé no chão", que mostram como o autor consegue escrever em diferentes gêneros sem perder a qualidade. Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank é com certeza um dos melhores contos que já li do autor. Recomendo bastante!

Felipe 28/06/2020

Quatro Estações me cativou!
Antes de iniciar a leitura, ja sabia que a maioria dos 4 contos viraram filmes posteriormente, então tinha consciência que seriam boas histórias. Porém, o que me surpreendeu é que são contos que não possuem o mesmo toque de terror conhecido pelo King, mas que ao mesmo tempo, expressam o sentimento de horror e suspense bastante conhecido. São histórias longas, que carecem de um leitor que curta esse tipo de leitura. Muito satisfeito com essa obra!

Nicole710 14/08/2020

Foi como ler 4 livros e não 4 contos...
As histórias são complexas e os personagens envolventes e extremamente bem construídos e, por isso, como está em primeira pessoa parece ser alguém real contando as histórias, tem o toque SK inegável, da pra sentir ele escrevendo. As histórias são bem interessantes e geram grande expectativa pra chegar ao fim. Chega a ter contos dentro dos contos. Muito bem escrito de vdd.