Watchmen

Watchmen Alan Moore...

Resenhas - Watchmen

Gabe_Yoda 18/08/2023

Crème de la crème dos quadrinhos
As vezes falar de uma coisa que você gosta, se mostra uma tarefa difícil. Não por falta de motivos, mas justamente por sua grande quantidade. Como se a sua fala não fosse capaz de exprimir de forma digna aquilo que significou tanto para você. E de certa maneira, eu me vejo nessa situação com o Watchmen.

Minha espectativa era alta. Claro, não poderia esperar pouco de um dos quadrinhos mais clássicos. Mesmo assim, já havia lido e visto clássicos que foram apenas bons. Conseguia reconhecer o que os davam o título, mas não me impressionava. Fico feliz de Watchmen superar minha espectativa.

Não exagero ao dizer que são muitos os detalhes que fazem essa obra excelente. Mas, como este meu texto deve ser relativamente curto, vou tentar só passar uma visão geral. Uma Review Pocket:

Uma narrativa inteligente que discute diversas temáticas complexas de forma orgânica: moral, ética, política, humanidade. Com um ritmo adequado e personagens bem construídos. Sem dúvidas o melhor jeito possível de iniciar a onda de entretenimento com temática "heróis mais realistas".

Recomendo.

Alessandro.Aguilera 15/08/2023

Fantástica
Que HQ fantástica Alan Moore escreve aqui. Que história e que personagens ele criou. Uma das melhores HQ escrita... uma obra de arte!

Marcelo573 10/08/2023

Uma das coisas mais densas que ja li na vida.
Não tenho muitas palavras para definir o que é Watchmen, e menos ainda o porque ele é tão bom. Me deixou estramente pensativo, empolgado em alguns momentos e chocado em outros. Não é uma leirura indicada para quem esta começando a ler quadrinhos ou quem não conhece nada de super-heróis, mas se você gosta do gênero e ja esta familiarizado com suas convenções, leia imediatamente.

_lendogibi 02/08/2023

Obra máxima do grande Alan Moore, esse quadrinho dispensa comentários e apresentações.

Todo mundo que gosta da nona arte precisa ler e reler sempre que possível.

Richelle 25/07/2023

Completamente chocada com todo o enredo, criatividade, estória e principalmente com os personagens. Adorei!

emclara 19/07/2023

"No fim? Nada chega ao fim..."
? // ?

Watchmen é fascinante e alucinante. É uma obra que te prende e te afunda em um universo incrível, mas também desprezível.

Somos apresentados não só aos Estados Unidos de 1985, com sua população temendo uma guerra e vigilantes sendo assassinados, como também a seus aspectos políticos, sociais e a forma como cada um vê esse caos, seja a visão de um jornaleiro sem nome ou a do homem mais inteligente do mundo.

Também preciso elogiar o trabalho de Dave Gibbons e John Higgins. O uso do vermelho e amarelo ao longo dos capítulos é espetacular! A iluminação e os planos são muito bem pensados, amava quando destacavam, de forma singela, pequenos detalhes ou personagens, como se a obra dissesse: "Ei, preste atenção! Isso é importante".

As partes finais dos capítulos acrescentavam muito na história. Eu adorei ler a autobiografia "Sob O Capuz", as fichas de Rorschach, o livro de recortes de Sally e as entrevistas. Obrigado por isso, Alan Moore!
WalterGoncalves 19/07/2023minha estante
? Obra prima!
5 estrelas ?????

Carlos770 17/07/2023

Como acabar com a Guerra Fria for dummies
Obra máxima do inglês AlaMó (e, segundo alguns, dos quadrinhos), Watchmen é clássico até dizer chega. As oito primeiras edições beiram a perfeição. Acho que a coisa perde um pouco o gás no último quarto (nºs 10-12), mas é impossível negar que é um final criativo e marcante, embora um pouco ingênuo.

Davi Vieira 14/07/2023

Incrível!!!
Quadrinho muito bem escrito e amarrado, me fez voltar várias páginas algumas vezes para ver coisas que deixei passar kkkk, heróis quebrados e complexos, mundo "acabado" e vários temas em cada personagem, uma ótima leitura, um pouco cansativa nas partes de texto corrido, mas q agregaram no "mundo" que estamos lendo, muito bom.

Antunes 10/07/2023

Obra Prima
É difícil resenhar Watchmen sem entrar na mesmice!
Alan Moore e Dave Gibbons conseguiram criar algo único aqui... uma legião de "heróis" que seriam necessários ainda hoje.
Em um mundo que hoje prega por controle de opinião, controle da Internet cada dia fica mais latetente duas frases:

1 - Quem vigia os Vigilantes?
2 - É tudo uma grande piada!

Mesmo que não seja um grande fã de quadrinhos, Watchmen é uma leitura obrigatória, algo fundamental para entendermos a falta que faz autores como Moore que preferiu o ostracismo à se render a patrulha.

"CONTINUE A SORRIR" ?

Eduardo.Guimaraes 16/06/2023

O Cargueiro Negro
Reli após 6 anos, antes nota 4,5, agora um 5 redondo (tenho 22).
Cada capítulo, cada trecho, cada extra (todos os capítulos possuem 3 a 4 páginas de texto do autor), os contos do cargueiro negro, tudo, absolutamente tudo é magnífico, eu já havia lido, assistido ao filme e a série, e mesmo assim li com fome de mais e com desejo de terminar e quando terminou, me senti vazio.
Os personagens são tão bem escritos e detalhados que me sinto como colega, amigo, inimigo e parceiro, é uma construção de um mundo amplo e acessível, dá pra se sentir lá, ele se expande com os jornais, outdoors, fatos e histórias narradas, verossímil e bizarro, parece Kafka.
A discussão política, a polarização, a agressividade e tudo que há de bom daquelas décadas ainda persiste nos dias de hoje, a sexualidade, a raça, esteriótipos ainda são usados nos ataques, parece que só piora com o tempo.
O Coruja é meu favorito, disparado, mas o Rorschach, o Veidt, o Comediante, a Laurie (não sei escrever o nome) e o Manhathan são absurdamente complexos e multifacetados.
Eu amo essa hq, amo o filme e amo a série, recomendadíssima, ainda mais se for a edição definitiva, a primeira vez que li foi pelo celular em 144p, agora foi tudo lindo e maravilhoso, peguei uma promo boa, hq perfeita.

Galinacio 14/06/2023

Eu te amo Alan Moore
A melhor Obra literária que eu já li em toda minha vida, TUDO nela é maravilhoso o Desenho,o Roteiro a construção de mundo.

alpaco 11/06/2023

WATCHMEN
Eu adorei a leitura. Sinceramente. E foi a minha primeira de um quadrinho de super heróis, pelo que me lembre. Peguei par ler porque lembrava de já ter visto o filme e não entendido. Agora entendo a história.

Confesso que senti falta de alguns elementos apresentados no filme como o acompanhamento que fazem do relógio para o fim do mundo na tevê e como o roshchar tem dua aparência mudada ao longo do filme (o autor até escreveu no final que é algo do personagem, mas o Walter não ten isso)(reclamei, mas não mudaria, por mais que o Walter seja diferente do que eu esperava, acho que é meu favorito).

Adorei como todos os personagens tem vida e profundidade. Alguns poderiam ter mais, histórias poderiam ser mais faladas e mais desenvolvidas, mas entendo que ser um quadrinista de uma grande produtora não deve ser nada fácil, em questão de prazos com qualidade definitivamente.

Caso existam mais coisas sobre esse universo que eu poderia ler, gostaria de saber, iria atrás.

A temática da guerra fria é o foco central aqui, basicamente, e a existência da guerra do Vietnã e uma possibilidade dos EUA ganharem é bem interessante. A surra que eles tomaram foi retratada, entendo que deve ser uma grande amargura. Foi muito legal a experiência de ler sobre isso logo depois de terminar um livro justamente sobre a guerra do Vietnã.

NickMiyo 10/06/2023

Um mundo forte e adorável
Watchmen é o que surge quando toda maluquice do mundo se alinha pra ter algo único, e que bom que o falecido selo vertigo trouxe tantas coisas únicas.
É impossível em algum momento de interesse em hq não ter visto watchmen ser comentado, seja novato ou velha guarda, todo mundo adora seja por todos os motivos mais simples, até os mais profundos.
Até escreveria mais, mas seria chover no molhado, façam um favor a si mesmos e leiam logo watchmen

Kassandra.Janis 08/06/2023

Sempre levo em consideração ao ler livros/hqs a época que ele foi lançado, logo Watchmen é uma história muito fora da caixinha, muito boa, muito pesada, com várias criticas que ainda são validas desde os anos 80 até hoje, o que é inclusive preocupante. A história tem passagens bem interessantes, pra mim a trama do Rorschach e do Coruja é a mais interessante de acompanhar, e por isso o livro pra mim não foi 5 estrelas, os monólogos do Doutor Manhattan eu achei um pouco chatos, as vezes complexos de se entender, então perdia um pouco o ritmo da história. Mas fora isso eu gostei muito, já tinha visto o filme, então foi muito bom poder ler a HQ e inclusive achei o filme até bem fiel a tudo. As artes e a riqueza de detalhe de tudo é um assunto a parte, as sub histórias que você vai acompanhando, o universo caótico, é tudo muito bem pensando e colocado.

gabriel2171 31/05/2023

Um dos quadrinhos mais absurdos que existe. Eu gostei MUITO na época, e foi muito divertido. Incrível mesmo.