Watchmen

Watchmen Alan Moore...

Resenhas - Watchmen

Marix 03/04/2023

Estamos em 2023 e você se pergunta se vale a pena ler algo que foi escrito a décadas atrás... absolutamente, sim.

O determinismo de Pierre Simon Laplace é incorporado pelo Dr. Manhattan enquanto personagem, personificando uma auto imagem paradigmática da ciência como ideia geral.
Por outro lado, Ozymandias, que representaria as ideias de James Clerk Maxwell, com hipóteses que questionam a segunda lei da termodinâmica.

Assim, duas forças opostas se colocam frente a frente e quem conhece a HQ já deve ter posto seus neurônios para funcionar, raciocinando bastante sobre essa proposta. Se esta mera arranhada já despertou seu interesse, imagine com o livro em mãos.

Sir David 01/04/2023

A prova de que gibizinho não é coisa de criança
Na profundidade de sua brutalidade, na profundidade de seus temas filosóficos e existenciais, na profundidade de suas metáforas e críticas ácidas, Watchmen é muito mais do que um gibizinho qualquer.

A quadrinhos que mudou para sempre o mundo das histórias em quadrinhos de super-heróis. Simplesmente perfeito!

?Quando se percebe que tudo é uma piada, ser O Comediante é a única coisa que faz sentido.?

Blake, Eduard - O Comediante

Alex708 30/03/2023

O fim e justifica os meios
É muito filosófica, propõe diversas reflexões, duas em especial me comoveram bastante. Achei lenta a princípio, tem uns issues que eu considero desnecessários, e poderiam ter feito essa história mais curta. Mas o final é espetacular, coisa de explodir miolos. Interessante que a adaptação cinematográfica foi bombardeada pela crítica, mas ela é extremamente fiel, eu mesmo não gostei do filme, mas lendo a HQ eu consegui entendê-lo melhor.

Pablo 27/03/2023

Uma obra de arte
" De fato, onde quer que estejamos, nossa existência depende de caprichos de assassinos ..........."

Gabi.Costa 18/03/2023

Perfeito
Tudo nesse quadrinho é perfeito, a ambientação, os desenhos, o enredo, a construção de personagens, tudo funciona muito bem, mas quadrinho oficialmente não é uma mídia que funcione comigo, talvez em alguma das adaptações dele?

"Aonde você vai Sam?" 10/03/2023

"Nada chega ao fim, Adrian. Nada."
Sim, essa é a melhor história em quadrinhos de todos os tempos!

Foi muito provavelmente por causa dela (e dos desenhos do Druillet!) que hoje não achamos absurda a expressão "nona arte".

Nalva 23/02/2023

Homem tv, vigia, relojoeiro e afins
Tudo cronometrado e bem definido.
Até a metade do livro os fios são soltos para que possam ser amarrados na segunda metade.
O final tem um bom fechamento e o autor trás muitas reflexões pertinentes ao longo de toda a obra.
Nos últimos capítulos pensei mesmo em 1984 do Orwell, e não me surpreendeu o "pós créditos" do autor o mencionar.

Enfim, recomendo a leitura

Rian gomes 21/02/2023

Heróis ao nível máximo
A história mais complexa de herói e o mundo que o cerca, bastante envolvente, não somente para ler uma única vez. Todos os personagens incríveis.

Caio 19/02/2023

Perfeito.
Simplesmente a melhor HQ de todos os tempo, eu poderia ficar horas ditando todas suas qualidades, mas vou resumir para uma simples palavra: perfeito.

Pizza Fernandes 13/02/2023

Fazer resenha de Watchmen é chover no molhado, muita gente ja falou desse clássico e sobre o porque você precisa ler então estou aqui apenas para reforçar. Se você gosta de quadrinhos e ainda não leu, LEIA, é basicamente obrigatório você conhecer essa obra prima, mesmo que você não goste de histórias de super heróis, até porque, essa graphic novel funciona muito mais como uma grande crítica e problematização do genero.

Também é uma obra fantástica pra ser relida varias vezes. A quantidade de referências dentro da obra é tão grande que a maior parte passa despercebida por um leitor iniciante e é sempre interessante reler e descobrir novos detalhes. Eu mesmo lendo por volta da quinta vez ainda estava me dando conta de coisas novas que não tinha percebido antes.

Queria lembrar também que ter visto o filme de 2009 não substitui de forma alguma experiência de ler o quadrinho original. O filme ganhou fama de ser uma das adaptações de HQ mais fidedignas ja feitas e de certo modo até pode ser mesmo mas algumas coisas simplesmente não funcionam da mesma forma. Fazendo uma comparação quadro a quadro, o filme quase inteiro se parece com a graphic novel, mas a semelhança é apenas visual pois a adaptação falha em transmitir a mesma mensagem e clima da obra original. Os temas relacionados a temores intrinescos ao periodo de guerra fria em que o quadrinho foi escrito não causam o mesmo impacto em uma obra lançada no século XXI, a preocupação do diretor em recriar as cenas da HQ resultaram em um visual estranho com pouco movimento que realmente faz parecer que os atores estão tentando se encaixar em pequenos quadros e não aproveita as novas possibilidades que a mídia cinematografica pode proporcionar. Sem falar que no filme, um personagem super problemático, o Rorschach, que na HQ é explicitamente mostrado como sendo sexista, homofobico e possivelmente racista, teve essa parte de sua personalidade omitida e foi colocado em um papel de maior protagonismo na história, fazendo com que muitas pessoas passassem a romantizar o personagem.

Em minha opinião, a série da HBO lançada em 2019 fez um papel muito melhor em adaptar a HQ, visto que ao invés de recontar a história original, ela faz uma continuação dessa história se passando nos dias de hoje e utilizando os personagens e elementos clássicos da obra para explorar temas mais atuais. Vale lembrar também que o desfecho da HQ e do filme são diferentes e a serie segue pela versão que foi mostrada na HQ

Pizza Fernandes 13/02/2023

Di3gao 04/02/2023

"Quem vigia os vigilantes?"
Watchmen foi escrito nos anos 80 e critica diversas falhas da sociedade dessa época que se mantêm presentes até os dias de hoje, como a crise dos mísseis que aconteceu e pode muito bem estourar de novo a qualquer momento. Ou seja, a obra ira se manter atual até a humanidade aprender com seus erros e, assim, conseguir parar de repeti-los.

Como dito, Watchmen foi escrito no final da década de 80 e sua trama se passa nesse mesmo período, durante a Guerra Fria. Por mais que essa guerra seja muito influente na história, ela foi apenas um pano de fundo e não uma representação fiel dos acontecimentos. No geral, o enredo é único e muito complexo, também teve uma construção fantástica e foi muito bem arquitetado, a sua narrativa é envolvente, tem críticas muito duras ao comportamento humano, o arco dos personagens principais convergem no desenrolar da história, as reviravoltas são geniais e vários diálogos são bem profundos. Além disso, ele foi dividido em várias subtramas que podem parecer inúteis, mas elas traçam paralelos com a trama principal, foram bem desenvolvidas e enriquecem o universo da obra. Vale ressaltar que a arte é muito linda e a direção foi excelente, por exemplo, a posição da "câmera" criou ótimos enquadramentos e a transição entre diferentes momentos é muito fluída.

A construção do universo foi realizada com maestria pelo Alan Moore e esse é o ápice da obra. O contexto histórico é extremamente importante para entender a situação caótica desse mundo, as questões políticas foram bem abordadas, o núcleo dos heróis foi ótimo e o material extra presente no fim dos capítulos exploram muito esse universo. Os personagens apresentados também tiveram uma construção excelente porque eles são humanos, ou seja, tem seus dramas e suas motivações, o psicológico deles é complexo, são carismáticos e possuem muitas falhas. Além disso, a relação entre eles foi bem estabelecida, eles possuem duas diferenças e algumas vezes acompanhamos o ponto de vista de cada sobre um mesmo evento.

Portanto, Watchmen pode parecer à primeira vista apenas mais um simples quadrinho de heróis, mas ele é muito complexo, continua influente atualmente, tem críticas muito pontuais e precisa ser lido mais de uma vez para conseguir compreender toda a trama e pegar os detalhes presentes nela. Recomento muito!!
Vinicius 12/02/2023minha estante
Outros vigilantes

Matt 30/01/2023

Maravilhoso. Toda a trama, os personagens, a mensagem que é passada, os quadros, cenas, tudo bem planejado nos mínimos detalhes.
Só não curti muito o final, no caso, as últimas cenas.

Dória 24/01/2023

Ópera
O gibi é fantástico. A leitura, para mim, trazia uma sensação como se estivesse lendo/assistindo a uma ópera. Cheia de dramaticidade, diálogos épicos e desfechos memoráveis?

Gabriel.Luck 22/01/2023

Perfeito
Realmente uma das melhores historias de super heróis, gostei bastante das ideias e escolhas criativas. Muito bom e interresante, um daqueles que todo mundo deveria poder ler.