Watchmen

Watchmen Alan Moore...

Resenhas - Watchmen

Clara 13/01/2023

muito bom
O que me influenciou a ler a Hq foi adaptação. Fiquei chocada com os detalhes no filme.
Uma excelente hq. Nessa edição tem a biografia do primeiro coruja, tem até o formulário do Rorschach quando é preso !!! ( QUE TUDOOO) .

LGPLAUCK 12/01/2023

Excelente leitura em uma edição impecável, havia visto apenas o filme e me surpreendi com a fidelidade que o quadrinho foi transposto para as telas.

Vinicius Vitor 11/01/2023

De certa forma, minha hq favorita.
Contudo, com seu teor política e sério, Watchmen não deixa de ser uma história de super heróis, e como toda história de super heróis, ela contém tudo que precisa pra ser uma história irreparável. Me prendendo do começo ao fim, sendo uma coisa magnífica de se ler e consumir. Vindo da cabeça genial de Alan Moore, não há de se esperar menos.

Rodolfo 04/01/2023

1ª de 2023.
Desde que vi o filme (sem sequer ouvir falar de qualquer coisa sobre a história), me encantei. Há anos vinha "namorando" a ideia de adquirir a HQ, e felizmente na Black Friday desse ano deu certo ??

Eu poderia iniciar esse parágrafo dizendo: "Para os fãs de HQ's..." mas estaria diminuindo a grandiosidade da obra, e com entusiasmo corrijo: Para quem curte uma boa história, seja em qualquer âmbito, Watchmen é uma obra-prima. Dotado de um universo extremamente imersivo, por seu enredo, inteligência, humanidade, carisma, sentimentos, dentre diversos outros elementos que nos fazem sentir-se inseridos naquele contexto; Alan Moore consegue levar à padrões do mais alto nível essa obra maravilhosa.

Em um mundo sombrio, rancoroso e cruel, o mundo encontra-se à beira da 3ª guerra mundial, e com isso podemos presenciar em primeira mão o comportamento humano, que por mais difuso que seja, sempre parece tender ao caos e a desordem...

Enfim, prefiro não dar spoiler para quem não conhece nada sobre Watchmen, mas fica a minha sincera recomendação. E caso prefira outro segmento, veja o Filme, pelo que lembro é muito fiel à HQ.

Vicente 31/12/2022

Genial
Uma HQ que desconstrói o gênero de super-heróis e trata de questões políticas e críticas sociais. Os super-heróis são retratados como pessoas reais, com problemas psicológicos, repleto de defeitos e que são constantemente desafiados por questões morais.
Nunca li nada tão bom, amei.

Panda Paladino 21/12/2022

Quem vigia os Vigilantes?
Desenvolver uma análise sobre Watchmen demonstra-se uma tarefa genuinamente complicada, não apenas pelo caráter complexo da obra, mas também pela dificuldade de não repetir os mesmo comentários que outrora já foram feitos, soando assim redundante. O que falar sobre Watchmen que já não foi falado? O que dizer sobre a genialidade do roteiro de Alan Moore, dos belíssimos desenhos de Dave Gibbons e das alucinantes cores de John Higgins que agregam um valor quase psicodélico ao quadrinho que já não tenha sido dito?

Então, sob o risco de soar repetitivo prefiro deixar nas mãos do leitor a chance de tirar suas próprias  conclusões.

Sim, Watchmen é um quadrinho que deveria ser lido por todos, entretanto reconheço que talvez não seja uma HQ para todo mundo. Para quem está mais acostumado com o clássico mundo de Super-Heróis e suas grande sagas possivelmente se decepcionará com o que irá encontrar aqui. Veja, Watchmen não é menos intenso, envolvente, dinâmico, com personagens complexos e momentos de ação de tirar o fôlego, na verdade em nada deixa a desejar se comparado a outros títulos do gênero. A questão que aqui temos uma abordagem (até então inovadora na época) muito mais realista, pessimista, sombria, trágica e extremamente atual do universo de Super-Heróis, longe bem longe do glamour das capas esvoaçantes, máscaras estilosas e colants coloridos de cores vibrantes. Comparado talvez apenas a Cavaleiro das Trevas.

Moore nos conduz por uma trama complexa, ampla em proporções e ao mesmo tempo cheia de minúcias, perfeitamente costurada. Não é uma tarefa simples, muita coisa não é entregue de bandeja, muito está nas entrelinhas, a própria narrativa é conduzida de maneira não linear exigindo ativamente do leitor.

Tive que ler mais de uma vez para realmente conseguir entender e confesso que ainda não compreendi tudo. O quadrinho possui um "fator replay" muito grande, a cada nova leitura algo novo vem a tona, algum detalhe que possa ter deixado passar salta aos olhos renovando a experiência.

Extremamente envolvente, você logo se vê imerso até o pescoço dentro do caldeirão de emoções que é Watchmen. Impossível não ser impactado.

Com tantos títulos igualmente incríveis é difícil bater o martelo e definir Watchmen como sendo a obra definitiva do Moore, mas é indiscutivelmente a mais influente até hoje redefinindo a forma de se contar histórias em quadrinhos. Tal qual o correu com Crise Nas Infinitas Terras, existe um cenário cultural antes e depois de Watchmen.

O universo criado aqui é tão apaixonante que seria (para a infelicidade do autor) revisitado outras vezes e adaptado para outras mídias. Por mais felizes que algumas dessas possam ter sido nenhuma sequer se aproximou do original.

Vale aqui recomendar a animação "Contos do Cargueiro Negro" que adapta o conto homônimo que aparece durante toda a HQ e a série da HBO que se trata de uma sequência direta do quadrinho.

Enfim, Watchmen é incrível e todo mundo sabe, então fassa um favor a sí mesmo, não perca tempo e vá ler.

The Alchemist 20/12/2022

A Magnus opus do que talvez seja, o maior quadrinista que já escreveu histórias de super-herói.
Uma trama com várias sub-histórias densas e complexas (como por exemplo "os contos do cargueiro negro", uma série de histórias narrada por uma personagem, que são extremamente imersivas, e nem foram citadas na sua adaptação para o cinema, em 2009.), num universo de pessoas com morais dúbias, e desejos obscuros.
Mais de 30 anos de sua primeira edição, os temas de Watchmen são discutidos até hoje.

Nan 18/12/2022

Atual até hoje
O que mais me chama atenção nessa história é o ambiente criado pelo gênio Alan Moore, onde ele mistura guerra fria com um cenário totalmente atípico onde heróis e vilões mascarados surgem na vida normal de uma forma totalmente comum..o plot twist no final também segue sendo um dos melhores já feitos até hoje!!

Yann Almeida 14/12/2022

Merecedor de todos os elogios
Eu já sabia que watchmen era grandioso, e é, mas o que mais me chamou atenção foi como a narrativa se desenvolveu.

Feito com calma e sem pressa, utilizando "arquivos" e handouts nos finais de capitulo para dar profundidade aos personagens e ao mundo como um todo, foi uma agradável surpresa ver que não é preciso ir muito longe para entender os personagens e parte de suas motivações.

Marcos 10/12/2022

Quem vigia os vigilantes
Quem vigia a justiça quando a própria é uma instituição corrupta, ideológica ou defensora de uma classe dominante? E quem vigia as pessoas que fazem justiça com as próprias mãos ou são os representantes do Estado que possui o monopólio da força? Essa é a questão de Watchmen.
Achei interessante como os dramas e paradoxos da HQ se relacionaram bem com os últimos livros que li e estou lendo no grupo de leitura (Do Contrato Social do Rousseau e O Processo do Kafka). Recomendo fazer essas três leituras em conjunto, inclusive.

Jasmyn 03/12/2022

É tudo o que dizem e muito mais
Talvez essa seja minha última leitura finalizada desse ano, e digo com tranquilidade que foi uma boa escolha, pois irei finalizar com chave de ouro um ano em que consumi muito conteúdo literário de qualidade.

É sensacional, lotado de conteúdo de todos os tipos, críticas e críticas escancaradas na nossa cara, sem medo de tocar em qualquer assunto, sem medo de dar opinião. Com TODA a certeza irei reler pq tem muito conteúdo, o texto, as artes, juntos e separados trazem tanta coisa, fora o final de cada issue/capítulo q acrescentam ainda mais.
Simplesmente incrível

EduardoCDias 13/11/2022

Maçante
Não é o tipo de estória que gosto e foi um tanto quanto maçante chegar ao final. Não entendo tanta crítica excelente.