Nove Plantas do Desejo e a Flor de Estufa

Nove Plantas do Desejo e a Flor de Estufa Margot Berwin

Resenhas - Nove plantas do desejo e a flor de estufa

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ana Ramos 06/12/2016

Leve e interessante.
Livro rápido, bem estruturado por capítulos pequenos que começam sempre com a descrição interessante de uma planta. Leitura agradável e divertida. Na aventura q a Lila se meteu eu acho q a protagonista desse livro não é ela e sim as plantas. :) O final do livro pra quem ama cachorro tem um elemento imperdoável, mesmo assim fui até o fim e gostei do desfecho.
Sandra (@lidosnaestante) 14/04/2017minha estante
Comecei a ler... mas, depois e ler sua resenha me detive. O que ocorre com o cachorro? Pq dependendo nem leio mais

Cris Paiva 19/10/2016

No começo eu achei que fosse ser um romance de uma executiva nova-iorquina que descobre que existe mais da vida do que prédios e escritórios, encontrando o amor nos braços de algum “roçassexual” que vende plantas no mercadinho de orgânicos perto da casa dela. Mas não foi nada disso, minhas expectativas foram totalmente frustradas.
A historia é sobre uma florzinha de estufa que quer encontrar a si mesmo, e descobrir sua verdadeira identidade através de uma busca maluca por algumas flores raras, promovidas pelo dono de uma lavanderia que faz as vezes de um guru da auto-ajuda.
Sinceramente, o papo da autoajuda me irritou profundamente (não tenho paciência com o tema), mas até que gostei da jornada da descoberta da mocinha, pelas selvas do México, com direito a pantera negra, nativo bronzeado e até aulas de como produzir uma plantação de maconha de primeira qualidade. Muito instrutivo.
O livro é meio maluco, totalmente estranho, mas até que foi bem interessante. Recomendo com ressalvas à parte da autoajuda.

Barbie grew 21/05/2016

Leia resenha sim, mas tenha sua própria opinião
Li várias resenhas negativas a respeito desse livro. Daqui do skoob mesmo!
Quero aqui dizer aos próximos leitores, que pensam em ler esse livro, que levem em consideração as resenhas feitas sim (até porque comprar livro ruim ninguém merece), mas que ao menos tentem ler o livro para que possam opinar também (até porque, como leitores,não somos obrigados a ter opinião única a respeito de nada, mas sim apresentar).

Aqui vai a minha opinião: o livro fala de magia (acho que foi isso que "bagunçou" a cabeça de muita gente). Ponham na cabeça de vocês que magia não é apenas ter vampiro na história, ou pessoas/bruxos de varinhas de condão com direito a abracadabra e salabim bim, vai bem além. É fácil imaginar o Tártaro em Percy jackson, e as presas do Edward aparecerem para salvar a Bella, mas aqui também tem sua pitadinha de magia em crenças, nas plantas presentes no decorrer da história e outras coisas, além de informações a respeito de plantas nem sequer conhecidas por todos.

Lila Nova tem 32 anos, redatora de publicidade e saída de um divórcio. Com o mantra pessoal "nada de animais de estimação, nada de plantas, nada de gente, nada de problemas", Lila conhece David Exley, um vendedor de plantas, que faz sua vida florescer a partir do momento que se conhecem, mas que acaba levando Lila a viajar além de sua zona de conforto e encontrar seu verdadeiro eu.

Um Rascunho a Mais 27/04/2016

Estava procurando um livro um livro diferente pra ler quando encontrei este. O título me chamou a atenção desde o início e apesar de ter lido tantos livros, nunca havia lido um sobre plantas. É uma estória com romance e apesar de não ser esse o foco do livro, tem aventura e muita magia sobre o mundo da natureza.
Lila Grace é uma publicitária de 32 anos, divorciada e sem filhos. Seu melhor amigo é Kody, um surfista que divide com ela um escritório na empresa tentando elaborar juntos um comercial e a aconselhando sobre seu casamento fracassado.
Lila muda para um pequeno conjugado em Nova York localizado perto da feirinha da Union Square. Apesar da regra de viver sem plantas, filhos, marido e animais de estimação, ela conhece Exley que vende para ela uma planta tropical chamada ave-do-paraíso que Lila leva para a sua casa.
Com a planta em casa e o medo de fracassar, Lila passa a tratá-la como uma hóspede e com o tempo ela vai se revelando tão linda que decide comprar mais plantas. Certo dia ao sair do trabalho Lila vê uma planta com flores amarelas e folhas vermelhas que chamam a sua atenção a vai até a lavanderia para ver a planta de perto. Ao chegar lá, ela conhece Armand e fica surpresa com a quantidade de plantas que ele tem na lavanderia. Ele oferece a ela a muda da samambaia-de-fogo e a avisa que se ela conseguir fazer a planta criar raízes, ela terá acesso a um quarto que ele tem com nove plantas especiais, mas ela não pode revelar isso a ninguém.
Movida pelo desejo, Lila não consegue guardar o segredo e desencadeia uma sucessão de acontecimentos que a levarão para Yucátan no México e apesar da sua hesitação, ela embarca nessa viagem que será a maior aventura da sua vida.
Nove Plantas do Desejo e a Flor de Estufa é um livro bem interessante para quem deseja conhecimento e se aventurar em culturas diferentes. Cada capítulo traz informações fundamentais de cada espécie de planta apresentada e é na Parte 2 em que a viagem ocorre que esses detalhes são minuciosos.
Apesar de ser um livro bem diferente do que eu esperava, foi uma leitura agradável. A personagem Lila não me conquistou, achei ela bem imatura e irritante em alguns momentos, mas isso não a impediu que a leitura do livro fluísse.
É um livro que deve ser lido com calma para quem deseja conhecer um pouco mais da natureza ou de forma despretensiosa para quem deseja só se aventurar. Em todos os casos, pode ser um grande aprendizado sobre plantas e culturas de outros lugares.

site: http://umrascunhoamais.blogspot.com.br/2016/04/resenha-nove-plantas-do-desejo-e-flor.html

Sandra (@lidosnaestante) 14/04/2017minha estante
Se soubesse desse fatos nem teria comprado

Iris 15/01/2016

Interessante...
Não vou dizer que AMEI, mas, de fato achei interessante o mix de conhecimentos em herbologia + xamanismo + méxico + romance. O livro surpreende a cada capítulo. É bem louco. Nunca mais vou ver as plantas e o México da mesma maneira.

Fábia 15/01/2016

Definitivamente não é um livro "para todos". Li algumas resenhas onde falavam o quanto a autora viajava, e realmente é isso em certos momentos.
É um livro interessante, li sem esperar nada dele e fui me envolvendo totalmente na narrativa. A personagem principal não é daquelas que você adora, acho que por isso muitas pessoas não gostaram do livro, é uma mulher de classe média alta que vive em NY e que não tem muita profundidade. Porém, dá pra refletir bastante a partir da maneira que Lila vê o mundo, e os seus sentimentos, dá pra perceber o seu amadurecimento ao decorrer do livro e como aprendeu a lidar com situações que nunca teve que lidar antes.
Os cenários e situações são mais interessantes que os personagens em si, tem magia, tem romance, tem cagada, tem traição... mas se você curte algo mais realístico, talvez esse livro não seja pra você.

Maísa Andreoli 22/10/2015

Lila Nova é uma publicitaria de Nova York, divorciada e entediada. Conhece David Exley numa feira, que vende a ela uma planta chamada ave-do-paraíso. Lila logo cria um vínculo especial com tal planta. Além disso, a protagonista sente-se profundamente atraída por Exley, e tenta seduzi-lo.

"Talvez eu não tivesse nascido para trabalhar em publicidade. Talvez meu destino fosse trabalhar em algo mais romântico. Como negociar plantas tropicais raras." - Pág. 62

Ao passar por uma lavanderia, Lila se depara com uma flor que lhe chama a atenção, e resolve entrar lá para conferir. Na lavanderia ela conhece Armand, um sábio senhor que cultiva diversas plantas, inclusive as nove plantas do desejo: diz o mito que quem possuir todas as nove plantas terá tudo na vida.

"Era difícil lembrar qualquer outra lavanderia em meio à extravagância de cores e formas em que eu estava." - Pág. 31

No decorrer da trama e após um acontecimento crucial, Lila parte para Yucatán, no México, para recuperar as nove plantas, e em busca da própria felicidade, de aventura e de amor. Nas florestas mexicanas, ela vai descobrir um mundo selvagem e mágico, com xamãs, espíritos de animais e curandeiras, aprendendo mais sobre si mesma e sobre sua necessidade de estar em um relacionamento, sobre sua insegurança e carência afetiva.

"A trepadeira boa-noite é um cordão umbilical que liga todas as mulheres à Lua." - Pág. 126

A narrativa é feita em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Lila. Apesar de se tratar de uma leitura simples e rápida, o enredo não impressionou. Existem passagens bastante confusas e os personagens, além de excêntricos, fazem uso excessivo de alucinógenos e baseados, o que torna o livro um tanto cansativo.

"Diego parecia fazer parte da terra. Como se, brotado dela, não tivesse depois sido separado, como o restante das pessoas." - Pág. 190

site: http://pequenomundodoslivros.blogspot.com.br/2015/10/dica-de-leitura-nove-plantas-do-desejo.html

Livia 14/09/2015

ótimos conhecimentos!
Eu amo plantas e ler esse livro foi muito saboroso, aprendi muito. Eu acredito muito no poder medicinal e espiritual que as plantas e árvores possuem então amei a escritora mesclar isso. Claro que tem uma partes meio "quê?!" mas a ideia inicial é super original, bem escrita e me deliciei demais com essa leitura. Recomendo especialmente para quem gosta de plantas e entende esse energia bonita que elas emanam para quem cuida delas :)

site: aveclili.blogspot.com.br

João 01/09/2015

Um bom livro!
Do começo até a metade foi excelente mas depois ficou fantasioso demais(minha opinião).
Muito interessante as partes que falam sobre plantas,algumas nem conhecia.
Os personagens são meio malucos mas despertam empatia.

Frases interessantes do livro:

"Suas raízes são seu problema.Elas a prendem e a impedem de crescer.As plantas precisam de raízes por que não podem se locomover.As raízes são úteis para elas,impedem que o vento as derrubem.Nós,humanos,podemos nos deslocar quando queremos,mas nossas raízes nos prendem,sem necessidade.Em geral,num lugar que não queremos estar.Depois,quando tentamos sair dali,precisamos romper com as raízes,e isso dói,então acabamos ficando onde estamos."

"Os arrependimentos são pra quem acredita que poderia ter agido de outra forma.Se pensar com cautela no que faz e depois agir,não se arrependerá,pois saberá que tomou a decisão com todo cuidado possível."

Janaina 16/07/2015

Nota da Leitora!
Como já afirmei em outras oportunidades: eu não dispenso um título diferente, e este é no mínimo curioso. Eu uso a leitura como fuga, eu uso para viajar mesmo. É para espairecer que eu leio. Leio para conhecer povos diferentes, outras culturas e para ter a sensação do impossível acontecendo. De realidade nua e crua já temos a mídia para nos saturar, para ler a respeito de mortes, guerras e epidemias virais já temos os jornais diários (que eu leio sim, é de lei).
Me surpreendi com esse livro, de verdade. Ele me proporcionou exatamente isso que eu busco na leitura. E a leveza da escrita da autora dispensa comentários.
Esse é literalmente um romance biológico, de amor físico e de amor por plantas. Tem uma leve sensualidade, meditação e alucinógeno!
Essa é a estória de Lila, divorciada e que tanta levar uma vida normal e sem apego com nada e nem ninguém. Passando na feira de produtos naturais, conhece David que vende plantas tropicais. Ela se sente atraída pelo jeito exótico do rapaz e como vendedor que é, vende um planta para Lila. E ao cuidar da planta ela sente certo prazer e acaba se identificando com a atividade.
E sem explicação, a partir de então, a natureza simplesmente entrelaça seu caminho com o de Lila. E ela conhece Armand, dono de uma lavanderia nada convencional no centro de Manhattan. Armand é um homem muito diferente, quase mistico, sua lavanderia parece um jardim encantado no meio da cidade, com musgo no chão e flores por toda a parte. Armand é o guardião das nove plantas do desejo, que reza a lenda que quem as possui, possui sucesso em todos os aspectos da vida.
Lila ambiciona ganhar dinheiro com as plantas raras de Armand, e em um descuido fala a respeito com David, e este a usa para roubar as nove plantas de Armand.
Lila envolta em culpa, promete a Armand que recuperaria as plantas. Então partem para uma aventura em Yucatán. E essa é a receita perfeita: um lugar paradisíaco e uma motivação. Lila nunca mais será a mesma. Ela busca as plantas, mas muito mais que isso, sente na pele os efeitos delas. Ela sintoniza com tanta perfeição à natureza em sua volta que as plantas simplesmente se apresentam a ela.
Armand, na verdade, não precisava reencontrar as plantas, a ambição dele era uma décima planta, extinta e sem nome, a planta da paixão. Vendo a paixão em Lila e seu potencial a usa para encontrar a flor. Lila estava destinada as plantas. Começa a sentir a vida de maneira diferente. Conhece Diego, nativo daquele lugar paradisíaco, e a atração de Lila por ele é irresistível. E Diego acaba fazendo parte da grande aventura de Lila.
Ela volta para sua rotina, para seu trabalho e apartamento. Mas sente que seu lugar sempre vai ser Yucatán. E quando chegar o memento certo é para lá que ela irá voltar.

site: http://queopensamentosejalivre.blogspot.com.br/2015/04/resenha-nove-plantas-de-desejo-e-flor.html

Sara 14/06/2015

Não entendo os comentários negativos, sinceramente. É tão leve que se não tomar cuidado, acaba em um dia (que foi o meu caso). Só uma coisa me incomodou: a forma como ela descreveu o México. Talvez não seja a autora e sim a própria personagem. Uma pessoa que sai de Nova York, que é publicitária e está acostumada com "luxo", chega numa terra extremamente diferente da que ela vive, não vai pensar diferente... Enfim. É muito fofinho e só queria uma explicaçãozinha pela menina ser tão especial e diferente das outras 10 pessoas.
Indico!

Ana 03/06/2015

Herbologia mística
O livro tem um romance e tem aquela parte do misticismo e do uso medicinal das plantas, achei interessante, é um tanto louco, por isso me fez sair da "zona de conforto" da leitura. Paguei bem baratinho e, pelo preço, me surpreendi. Recomendo para uma leitura rápida.

Fer Kaczynski 02/04/2015

Adorável
Me diverti muito com esta leitura, aprendi bastante sobre o cultivo das plantas e achei super interessante, e até leria novamente, na Bienal do Livro de SP custava 5 reais apenas, sorte de quem adquiriu!
Para quem gostou de A Linguagem das Flores, por exemplo, irá adorar este livro certamente, é um livro perfeito para presentear principalmente as mulheres, pois todas em algum momento da vida se identificarão com os anseios da nossa atrapalhada protagonista, como também encontrei no livro Comer, Rezar, Amar, outro bom exemplo de livro neste estilo.

Herick 10/01/2015

Resenha - Nove Plantas do Desejo e a Flor de Estufa - Reading With a Fox
Encontrei o livro em uma das pesquisas da Black Friday, eu já conhecia o titulo, mas nunca tive nenhum interesse real no livro, encontrei ele por um preço super acessível, comprei sem mesmo ler a sinopse. Ao receber o livro em casa fui surpreendido pelo trabalho gráfico do livro, É muito bem revisado, encontrei poucos erros de digitação, e o livro é muito ilustrado e cheio de informações, cada capitulo é nomeado com o nome de uma planta e com a informação sobre a planta, estilo uma ficha técnica, adorei isso. Todo titulo de cada capitulo tem uma grande relação no decorrer da história. Mas deixa eu começar...

Lila, ou melhor Lila Nova é uma mulher de 30 e poucos anos e acaba de sair de um casamento, seu novo lema é ter uma nova vida sem se apegar a nada e a ninguém, isso conta com bichos, plantas e pessoas. Mas não é bem isso que acontece, Lila se vê sozinha em seu novo apartamento dos sonhos, mas totalmente sem vida e resolve fazer uma visita na feirinha que acontece em frente a sua casa e conhece um floricultor bonitão e charmoso chamado David, sem ter muitas intenções compra uma planta chamada Ave-do-Paraíso, uma planta majestosa e de clima tropical. Lila sem muito perceber já se vê interessada no rapaz, com os sentimentos a flor da pele cai de amores pelo rapaz. Nas idas na feira Lila cria uma relação com as plantas, a cada passadinha na feira é quase impossível não voltar com um vasinho. Durante uma simples caminhada ela descobre uma Landroumat, uma lavanderia de um homem de meia idade chamado Armand, um cara muito amigável e com personalidade forte. Lila fica fascinada com a lavanderia, que parece ser normal, mas é a lavanderia mais linda e mágica que já se pode ver, ela é totalmente cheia de plantas e vida, a umidade das máquinas de lavar proporciona um clima perfeito para as plantas se desenvolverem. Armand enxerga uma coisa boa em Lila e lhe conta sobre as Nove Plantas, uma antiga lenda em que diz que a pessoa que possuir as nove plantas em uma sala terá sua vida em perfeita harmonia. Lila fica maravilhada com a história e pede para ver as plantas, mas não é tudo tão fácil assim, Lila tem que passar por um "desafio" para antes poder ver as plantas, fazer criar raízes em uma muda de Samambaia-de-Fogo (Eu não sei se esta espécie de planta realmente existe, até o momento não encontrei nada a respeito no Google), tudo parece ser muito fácil, mas leva algum tempo.

Lila começa a se envolver a cada vez mais com David, em seu primeiro encontro conta a ele sobre as plantas e a lavanderia, como David é floricultor rapidamente reconhece a história e também se vê maravilhado pelas plantas. Lila resolve mostrar a lavanderia para David, o seu maior erro, tudo está ficando perfeito, pois é sua primeira relação "pós-casada", para ela tudo é muito lindo, muito mágico e perfeito. O dia passa e Lila resolve ir visitar a tenda de plantas de David na feira, mas ao chegar lá não encontra nenhum vestígio dele e tudo vira de ponta cabeça. Lila se desespera e corre em direção a lavanderia, ao chegar na esquina percebe a movimentação estranha, policiais, a vidraça quebrada e Armand desesperado, as plantas foram roubadas e os dois sabem que é o culpado pelo roubo das plantas. David. Lila decepcionada promete arcar com o prejuízo, mas Armand lhe conta que não é tão simples assim, as plantas não podem serem compradas e sim encontradas, e faz uma proposta inusitada: Uma viajem para o México em busca de suas plantas roubadas. As nove plantas do desejo.

Após muito pensar, Lila resolve ir para o México com Armand e encontrar as nove plantas novamente. Logo ao chegar ao destino Lila não tem muita sorte, é roubada, ao adentrar na selva encontra bichos peçonhentos e outros perigos que acontecem por lá, mas é “salva” por Diego, outro carinha bonitão, e aos olhos de Lila bem mais atraente que David, o idiota que rompeu sua confiança. Lila dá muita sorte e já de cara encontra 4 das nove planas, mas cada planta tem sua magia e consequência , criando um elo entre os dois. Durante o caminho da selva até a Casa Branca que é a moradia de Armand no México, muitas coisas acontecem e tudo vai ficando muito bom. Depois muitas aventuras, encontros, desencontros, amores, plantas, xamãs, bruxas e cervos aparecer para deixar tudo mais interessante ainda. O romance que acontece entre Lila e os rapazes não é um romance meloso e todo cheio de “mimimi”, mas sim um romance liberal de uma jovem cheia de vida, tudo é levado mais para lado sexual que é ativado mais ainda pelo poder das plantas. O romance estilo 50 tons, mas sem "tudoaquilo", é bem bacana e imprevisível, onde mostra o que uma mulher pode fazer para satisfazer o seu apetite sexual a qualquer custo, seja ele até mesmo a morte. A mistura de magia, plantas, México, romance e aventura foi muito bem bolada e escrita, tudo foi muito bem planejado e escrito de uma forma bem inovadora, adorei a mistura de tudo isso e o aprendizado que o livro proporciona ao leitor, antes do livro eu não sabia quase nada de botânica e plantas, após o livro meu jeito de olhar as plantas se aguçou e eu estou adorando isso. A forma de magia usada no livro não é a magia convencional que vemos por aí com varinhas, avada kedravas e um cara sem nariz, mas sim a magia verdadeira, da forma como ela era realmente usada pelos xamãs e bruxas de antigamente, usando a natureza a seu favor (A mandrágora aparece no livro e é inclusive uma das nove plantas, e foi impossível não lembrar de Harry Potter). Fiquei encantado como a magia das árvores foi usada, também a magia em que os animais realizam, pode até parecer tosco, mas sim, eu acredito que tudo isso seja real e possível. Desde que terminei a leitura do livro, que foi muito rápida e fluída, não largo mais o livro, levo ele para todos os lugares que vou, tento assimilar as plantas descritas no livro com as que encontro por aí, pretendo fazer uma série sobre este livro e as nove plantas, que pelo que me parece até o momento não são tão difíceis de encontrar, passei por uma floricultura por estes dias e já encontrei 3 das nove plantas, vou tentar conseguir todas e quem sabe...

Durante a viajem de Lila somos direcionados a cultura xamã e aprendemos bastante sobre as formas de cura e rituais que eram empregados nas antigas aldeias, hoje em dia ainda são usadas, mas as aldeias e o povo xamânico já estão quase extintos. Eu acho quase impossível não lhe dar a vontade de começar uma coleção de plantas tropicais após este livro, a forma como elas são expostas aos leitores lhe dão um ar mais atrativo e convidativo, também aposto todas as minhas fichinhas em que você nunca mais verá uma lavanderia como uma simples lavanderia.

Nunca tinha ouvido falar de Margot, achei a escrita e a narrativa dela muito boa e de fácil entendimento, o humor é bobo mas ao mesmo tempo engraçado, nos fazendo rir sem parar e com que o leitor se fixe cada vez mais na história. Armand é um verdadeiro filósofo, suas frases cheias de mistérios e com um toque enigmático fizeram eu lotar o livro de post-its. Li o livro em 2 dias, mas a leitura pode ser concluída em algumas horas de leitura, o livro possui 248 páginas e a cada uma delas uma nova surpresa, super recomendo e pretendo reler ele brevemente. Uma coisa que achei curioso é que a autora dá uma nota antes de iniciarmos a leitura e explica que o livro é uma história que aconteceu entre ela e seu amigo Armand, e que pode ser interpretada da forma como nos melhor entender e for mais prazeroso, tudo com um ar de mistério.

Não preciso dizer que adorei o livro né, ficou na cara. Infelizmente a Editora Intrínseca não realizou um trabalho de divulgação maior no livro, pois ele tem tudo para ser um grande sucesso.

E aí, já estão participando do sorteio que o Reading With a Fox e o Clube Letters estão realizando? Nove Plantas do Desejo e a Flor de Estufa é um dos títulos que estão sendo sorteados, corre participar!

Ps: O momento em que citei Harry foi só uma brincadeira, okay?

site: http://readingwithafox.blogspot.com.br/2015/01/resenha-nove-plantas-do-desejo-e-flor.html#.VLF4qyLF8nI

1 | 2 | 3 | 4 | 5