Em Chamas

Em Chamas Suzanne Collins

Resenhas - Em Chamas

Aline MSS 27/08/2023

Dá raiva do 1° até o último parágrafo. Rapaz, tá certo isso?
Ainda não consigo decidir se esse 2°livro foi melhor do q o 1°. Incrível!

É uma ótima sequência, a autora não decepciona na continuidade da história e faz o leitor sentir RAIVA do 1° até o último parágrafo. Sério!
É impossível não ficar p*u da vida com essa história.

Na minha opinião, os jogos em si não têm um grande destaque nessa continuação. O diferencial é todo o contexto revanchista q vai se formando.
É ler e ter em mente o meme do Galvão Bueno "vai se criando um clima terrível". ???

Assisti à adaptação desse 2° livro e achei q evoluíram demais. O investimento no figurino, o aumento do elenco e a melhora nas atuações são visíveis.

Vale demais investir tempo nessa saga! Espero q não estraguem o final! ??
Gleidson 30/08/2023minha estante
Li há muito tempo essa trilogia, mas classifiquei como primeiro o melhor, o segundo mais ou menos e o terceiro o pior.

Aline MSS 30/08/2023minha estante
???Pra Vc foi decaindo, eu ainda? estou na esperança de q finalize tão bem qto começou. Mas realmente o 3° é mais monótono comparado aos outros. ??

Camila 13/09/2023

Fantástico, épico e colossal
Meu Deus, que deleite é reler algo tão verdadeiramente bem escrito, que te prende, te instiga e te revigora. "Em Chamas" é o filho do meio e para o segundo de uma trilogia ele fica no topo quando se trata de alta qualidade narrativa. Cada frase, cada gesto tem uma finalidade e durante o desfecho você entende que não é só nossa querida Katniss que possui aguçadas inclinações subversivas. Infelizmente meu amado Peeta fica ofuscado nesse livro devido às tramoias ardilosas da Capital e aos conluios formados. Porém, a cena da revelação sobre a gravidez é tão impactante quanto é no filme (e hilária). No mais, não há muito o que ser dito, só resta você desfrutar dessa obra-prima.
fontbooks 13/09/2023minha estante
oi pode curtir minha última publicação

Claro!

AllandaS 13/09/2023minha estante
Compartilhamos do mesmo sentimento. Saudades de reler esse

o621s 13/09/2023minha estante
Que resenha maravilhosa!!
"Em chamas" é maravilhoso, "Jogos Vorazes" em si é incrível ??

Camila 13/09/2023minha estante
Eu apoio veementemente mais uma releitura dele kkkkkkkk

Camila 13/09/2023minha estante
Obggg! Jogos Vorazes é uma preciosidade ?

lana!¡ 26/10/2023

Esse não é um lugar para um garota em chamas.
Apesar de eu ter dado 5 estrelas e achar que é o melhor da trilogia até agora, o livro só chamou mesmo minha atenção lá para os 30% da coisa, acredito que seja pq eu não vou com a cara do Gale e as ceninhas empurradas de romance dele com a Katniss ocorreu logo no começo então ficou uma chatice vishi, no caso ilusões dele já que a Katniss nunca deu pinta nenhuma de amor assim, enfim voltando depois de dar minha humilde opinião sendo mais uma everlark shipper na vida.

A história continua muito boa, acontece TANTA coisa nesse mundo que eu tenho um choque lembrando que a Katniss tem apenas 17 anos de idade e já é o rosto de uma revolução. o Peeta continua sendo meu amor protegido, e ele também tem que receber muito crédito pq apesar de tudo a Katniss não começou mesmo que sem querer no início essa revolta geral dos distritos sozinha, o Peeta teve um papel muito importante também, as armas dele são as palavras e certas ações e vamos combinar a cena do "Se não fosse pele bebê" é maravilhosa demais o poder dele é a fofoca (mesmo que seja fofoca de mentira) sério meu loirinho é divo demais sim

Grata surpresa finalmente ter conhecido o famoso Finnick, eu já estava esperando gostar dele e não deu outra mesmo. Gostei de conhecer a Johanna e a cena do elevador é boa demais assim como todas que ela teve. O Haymitch continua sendo meu pai (e da Katniss também) eu gosto bastante da parceria deles dois e como ela entende a maioria das coisas que ele quer dizer até sem palavras serem ditas, o desenvolvimento desse vínculo é um dos melhores da trilogia

E esse famoso final que agora eu entendo o desespero dos fãs mais antigos que falam que terminaram loucos querendo já ler a finalização, pois é eu também me encontro assim haha estoy loco... estoy loco lalalalalala.

"Ainda estou encostada no vidro quando a brisa atinge meus cabelos e me forço a ficar na posição ereta. Bem na hora, porque o vidro está recuando e estou em pé na arena. Alguma coisa está errada com a minha visão. O solo está brilhante demais e continua ondulando. Estreito os olhos em direção aos meus pés e vejo que meu prato está cercado por ondas azuis que sobem por cima de minhas botas. Lentamente, levanto os olhos e consigo distinguir a água se espalhando por todas as direções.
Só consigo formar um único pensamento claro.
Esse não é um lugar para um garota em chamas."
Ester.Frerichs 26/10/2023minha estante
Ah, como eu amo essa frase. Como eu amo esse casal. Como eu amo essa trilogia ??

lana!¡ 26/10/2023minha estante
everlark é perfeito ?

geovannav 31/07/2021

nós não oferecemos perdão.
Aqui, diferente do primeiro livro, foca mais nos acontecimentos antes da arena, e isso foi um ponto muito positivo pra mim. A forma de como a revolução se instalou tão rapidamente e dos jeitos mais inimagináveis, foi tudo muito incrível e intenso.
Quis matar o presidente várias vezes e agora mais ainda, não sei se tô pronta para "a esperança".

Leitura e . 15/07/2020

@leituraeponto
Em breve resenha no instagram

@leituraeponto

Segue lá... s2

baju69 28/10/2021

Finnick Odair, eu te amo
Eu não pensei que conseguiria me surpreender mais do que havia ficado chocada com a perfeição que é a escrita da Suzanne Collins. Cada detalhe, cada cena e cada acontecimento é marcante de modo que, mesmo nas cenas mais corridas e redigidas em parágrafos pequenos, você sente o impacto. Dá pra recriar com a imaginação na riqueza dos detalhes.

Agora, os personagens? Meu Jesus? No primeiro livro, acabei me apegando a poucos deles, justamente por serem muitos (a maioria nem nome tinha, como os tributos que a Katniss não conhecia) e terem aparecimentos muito corriqueiros. Mas mEU AMIGO DO CÉU????? Não só o Haymitch recebeu um aprofundamento absurdo do personagem, porém o próprio Peeta (que é meu bebêzinho, o amo) parece terem ficado absurdamente mais cativantes já nos primeiros capítulos. A família do Gale (que a gente mal conhecia), os tributos do Massacre Quartenário, os próprios figurantes da Capital foram detalhados e representados de cabo à rabo e isso foi simplesmente uma jornada INCRÍVEL. Sem contar no Finnick, que virou minha paixão desde o primeiro diálogo sobre segredos. A dinâmica dele com a Katniss é leve, descontraída e você percebe que eles conseguem tirar momentos felizes até mesmo dentro da arena, como os dois adolescentes que são.

Enfim, poderia ficar falando por anos sobre cada ponto forte (que é o livro inteiro ? forças, Darius ??) mas acho que você deveria ler e experimentar dessas sensações incríveis por si só.

PER-FEI-TO!!!!!!
Aline Michele 28/10/2021minha estante
Concordo com tudo que você escreveu

Ana 28/10/2021minha estante
amiga achei a notinha baixa kkkk eu amo demais

Duda 28/10/2021minha estante
Finnick é um reizinho

Pam 28/10/2021minha estante
Eu tava assistindo o filme onteeem... Finnick acima de tudo e todos

baju69 28/10/2021minha estante
eu cliquei nas 5 estrelas mas só foi 4 ???? não sei pq??

É CINCO!!!

F. Pierantoni 24/04/2012

Em Chamas
Finalmente, o segundo livro da série Jogos Vorazes (Editora Rocco) aporta no Brasil. Foi uma espera árdua, mas enfim podemos acompanhar Katniss e companhia na sequência da história que, para mim, veio a ser a melhor série de ficção desde que Harry Potter conquistou nossos corações, uma década atrás. Como se sairá Em Chamas perante o reflexo impecável de Jogos Vorazes? Como manter o ritmo da série depois dos Jogos? É hora de descobrir.

O volume dois começa de onde parou o primeiro. Nas últimas páginas de Jogos Vorazes, Katniss percebera que o fim dos Jogos não significava sua segurança. Nem de longe. Sua batalha para sobreviver não está para terminar e as perspectivas não são nada boas. Seu desempenho no reality show gerou efeitos incalculáveis em Panem e há pressões por todos os lados. Rumores de uma rebelião começam a se espalhar como fogo e Katniss parece ser a única capaz de findá-los – ou aumentá-los.

A princípio, eu não sabia como esse livro funcionaria. Os Jogos foram parte tão importante do livro um que, com o término da edição envolvendo Katniss, tinha receio de que a trama fraquejasse sem sua espinha dorsal. Esse temor, porém, mostrou-se completamente infundado. Mais uma vez, a história flui de forma poderosa, ágil e profundamente emotiva. Os Jogos Vorazes se mostram ser apenas a ponta do iceberg e Katniss, mesmo fora da arena, é desejada morta pela Capital. Ao mesmo tempo, ela precisa cuidar não só de si mesma, mas também de seus entes queridos, lutando debilmente para filtrá-los de todos os perigos trazidos por sua posição de símbolo de uma rebelião.

Suzanne Collins segue genial e sua trama é tão imersiva quanto antes. As surpresas continuam a nos atingir como flechas e, uma delas, é absolutamente inesperada. Num primeiro instante, cheguei a sentir-me traído e enganado pela autora, mas, logo, essa mágoa se transformou em admiração. Ao fim da obra, depois de aturdir-me com seu impactante gancho final – que gancho! –, meu desejo persiste: espero, algum dia, ser capaz de escrever tão bem quanto Collins.

Tal qual Jogos Vorazes, Catching Fire é uma obra-prima. Minha identificação com o volume um ainda me faz preferi-lo, mas este segundo título é certamente do mesmo nível do primeiro. Ou seja: maravilhoso.

Sobre a edição brasileira, cabem algumas notas. A tradução de Jogos Vorazes teve muitos acertos – a permanência dos nomes oficiais dos personagens e a própria tradução do título, muito melhor do que o original (os portugueses ficaram com Os Jogos da Fome). Todavia, erros graves também aconteceram, como traduzir o pássaro fictício mockingjay por tordo (um pássaro que já existe!), e a tradução do apelido Katniss “Girl on Fire” para Katniss “A Garota Quente”.

Em Em Chamas, o abominável tordo continua, mas leitores apreciarão a aparição de Katniss “A Garota Em Chamas”, assim como alguns toques curiosos de brasilidade, como uma ocasião em que Katniss ganha pães de queijo como presente. Não obstante, observei pelo menos um caso de eufemização da violência, quando o tradutor traduziu o que seria “lutando para manter seus intestinos para dentro corpo” para, simplesmente, “apertando seus ferimentos”. Além disso, a sinopse na orelha do livro é péssima, pois consegue não só estragar o final do livro um (a sinopse americana infelizmente também o faz), mas também estragar o grande barato desse livro dois. Então, termino essa resenha implorando para aqueles prestes a comprar Em Chamas que o façam sem perder tempo, mas que não olhem para a sinopse até o virar da última página.

Gostou da resenha? Quem sabe você também goste do meu livro.
Descubra novos mundos em O Diário Rubro.

site: Conheça o livro e leia os primeiros capítulos
Bruno Aguiar 07/06/2011minha estante
Fico frustrado com essas traduções D':

daany eimori 09/10/2011minha estante
". Num primeiro instante, cheguei a sentir-me traído e enganado pela autora, mas, logo, essa mágoa se transformou em admiração." Exatamente o que eu senti! haha. E coitados dos portugueses lendo "O jogo da fome". x)

Priscila Nonato 24/04/2012minha estante
sua resenha esta muito boa e o livro "Em Chamas" vei muiiiiiiito bom, PERFEITOO essa autora é incrivel ja entrou na minha lista de favoritas, só espero naum ficar frustada com "A Esperança" (já que todos estão dizendo que foi um final ruim para uma ideia tão boa )!"Jogos da Fome" kkkk q rídiculo chega tira a vontade de ler da pessoa !

Juh 16/07/2012minha estante
Nossa, amei a resenha, transmitiu o que realmente sentimos sobre o livro quando lemos, enfim a história fez com que devorasse cada página do livro e fazer com que amasse mais o enredo!!!!

Letícia 14/02/2013minha estante
Me adoro por só ter lido a sinopse agora quando vim marcar lido e escrever minha resenha. Porque, realmente, a sinopse ACABA com o livro, conta uma coisa que acontece MUITO pra frente.

Patricia 14/11/2013minha estante
Ótima resenha. Parabéns!!! Estou APAIXONADA por essa trilogia. Se já havia gostado de Jogos Vorazes (o li em 10 dias), Em Chamas me levou ao delírio (o li em 4 dias). Suzanne Collins é MARAVILHOSA!!!

Maisa 21/05/2023

Gostei
Gostei bastante de ?em chamas?, achei uma continuação digna e muito boa!

Mas devo admitir que ainda prefiro o primeiro! Hehe

Logo quero ler o último e me redimir por ainda não ter terminado essa trilogia ?

Emy 16/05/2021

qq foi isso
quatro palavras:
oque foi esse final?
gente eu n to bem não.

enfim, se eu falar mais vai ser spoiler.
considerando o livro todo o começo eu achei meio lento e até que boom, do nada um monte de coisa acontecendo, tô chocada.
eu queria ter visto mais do romance e os verdadeiros sentimentos da Kat, mas pelo jeito eles vão ser retratados no próximo livro.
o final mexeu muito cmg, achei até parecido com a rainha vermelha KKKKKKKKKKKK achei que confiava em um mas tava totalmente errada.
enfim, ansiosissima para o próximo livro!
favoritado
dudaisreading 16/05/2021minha estante
você falou tudo moça ???

Myrella.Sales 16/05/2021minha estante
O final desse livro é um surto completo

Emy 16/05/2021minha estante
eu tô passando mal KKKKKKKKKKKKK preciso começar o outro imediatamente

Myrella.Sales 16/05/2021minha estante
O último tem mais locura ainda, até agr não sei oque tá acontecendo kkkkk, mais é muito bom

Bianchi 16/05/2021minha estante
Meu Deus !!! Meu favorito arrasando corações! Essa trilogia é tudo. Mas Em chamas é maravilhoso

Bianchi 16/05/2021minha estante
Talvez vc ache A esperança lento tbm. Pq ele é mais político e psicológico

Myrella.Sales 16/05/2021minha estante
Sim "a esperança" é meio lento no começo, mais depois começa a acontecer algumas coisas que fazem vc se prender ao livro

Myrella.Sales 16/05/2021minha estante
Mais até agr "em chamas" é o meu favorito da série

Emy 16/05/2021minha estante
simmm o em chamas pra mim é melhor doq o primeiro, falta ler o último agora ansiosa

mariarrrita 12/12/2021

não sei oq dizer, só sentir.
Suzanne Collins usou mta droga pra escrever essa saga disso eu tenho ctz e ainda bem. Empecilhos na minha vida fizeram com q eu demorasse mto pra terminar então não tive uma experiência 100% lendo, mas com certeza foi muito bom mesmo assim. A escrita dessa mulher é inacreditável, prende qualquer um. Vou correr pra ver o filme agora e depois partiu pra esperança.

Aline Michele 08/06/2021

Seis estrelas
Que livro perfeito meo deos!!!

O primeiro livro da trilogia eu achei bem didático por explicar os jogos e super angustiante por não saber como seria na arena (eu não tinha visto nenhum dos filmes) e durante a leitura meu coração fiou na boca a maior parte do tempo.

Nesse segundo, eu já sabia e entendia a dinâmica dos distritos com a Capital e estava ciente de todas as maquinações mais do que perversas dos que estão no poder e do que eles são capazes de fazer para que tudo permaneça da maneira que é. Por isso e gostaria de dizer: Presidente Snow te detesto!!!

Desabafo a parte, o livro te prende do início ao fim. Os diálogos são todos necessários, não tem uma página sequer com a função de encher linguiça. E isso é uma maravilha não é verdade? Nada de capítulo arrastado, ainda bem!

Os personagens que voltam vão mostrando que não estão, ou talvez nunca tenham estado, de acordo com as coisas que acontecem. Claro que o pessoal da Capital sente menos os efeitos dos jogos (aparentemente) e de todo aquele controle, mas nem todos ali são passivos. E arrumam um jeito de protestar ou de mandar um recado, como o Cinna.

Os novos personagens são bons, muito bons. Finnick que eu pensei que não iria gostar se tornou um dos meus favoritos, assim como a Johanna. E a Mags, como não gostar da Mags? Do Beete?

Fiquei pensando em como seria esse tal de Massacre e ter tantos campeões no mesmo livro e foi ótimo. A única coisa que eu ficava pensando era que seria muito triste vê-los mortos.

Por falar em gostar, Peeta conseguiu ser mais perfeito nesse livro do que foi no primeiro ♥ . Ele tem um coração tão bom que até o mala do Gale reconhece. É não sou chegada no Gale, mas entendo o porquê de ele existir no livro. Voltando ao Peeta, espero que ele esteja no terceiro livro e continue sendo esse cara incrível que ele é.

Apoiei 100% a corajosa decisão da Katniss de manter um certo alguém vivo. Só achei que ela foi meio lerdinha em perceber umas coisas, mas parando para pensar a personagem é uma adolescente e mesmo ela tendo visto tanta coisa ruim na arena, tem coisas que nem a mente mais criativa imaginaria.

Esse livro também fez meu coração bater acelerado em vários capítulos e se encaixa perfeitamente na categoria do morri, mas passo bem.

Se tivesse seis estrelas para classificar, eu daria. Expectativa grande para o último, que eu espero que seja tão bom quanto.

Leiam, só façam isso rs.
Saturnotemanéis 09/06/2021minha estante
Suzanne Collins entrega tudo aqui, amo demaiss

RobertaToussaint 16/04/2021

Surtos, palpitações e muitos palavrões
Eu tive palpitações lendo esse livro. Surtei, chorei, senti raiva. Me senti igual a um pinscher. Foi uma loucura.
Esse livro é muito bem escrito, a protagonista é sensacional. Puta merda! Uma das melhores construção de protagonista que ja li.
O universo é bem construindo, questões como governos totalitários, sociedade e o papel da mídia tanto como uma ferramenta de manutenção desse tipo de governo, como para derruba-lo.
Violento pra caralho, mas não somente como forma de causa choque, a uma justificativa pra essa violência, um tanto grafica, no livro.
Livro MARAVILHOSO, o melhor dos três, na minha opinião. Recomendo muitíssimo.
Mas prepare o calmante.
psraissafreire 16/04/2021minha estante
Eu li e reli, mas ainda acho o terceiro melhor. Porém pqp: "Em Chamas" é ELETRIZANTE AAAAA

Macabeu 16/04/2021minha estante
O filme consegue ser fiel ao filme? Porque se sim, eu prefiro o terceiro tbm

psraissafreire 16/04/2021minha estante
O filme "Em Chamas" é o mais fiel de todos! "A Esperança - Parte 1" também é MARAVILHOSO. Já a parte final me desagradou, e não por causa da infidelidade de fatos (na verdade, os acontecimentos são praticamente iguais); o negócio foi que não senti 1% vendo o filme comparado a leitura do livro final.

RobertaToussaint 16/04/2021minha estante
Concordo, o em chama foi mais fiel. Com relação aos filmes, eu prefiro o primeiro.

psraissafreire 16/04/2021minha estante
O meu filme favorito é o segundo, e o livro é o terceiro kakaakaa enfim, uma coleção MARAVILHOSA, né?? ??

RobertaToussaint 16/04/2021minha estante
Com certeza, ler essa trioligia foi uma jornada maravilhosa.

Karol 21/09/2022

Nesse livro entendemos que a história é muito mais do que contar sobre os Jogos, mas mostrar como a população já não aguenta mais o que passa e que precisam de uma fagulha para começarem a agir.

Também compreendemos como os movimentos são feitos na nossa cara, ainda que não de maneira tão óbvia. Pistas nos são dadas, mas quando o quebra cabeça é montado, percebemos que tudo apenas começou. E a cada página que viramos ficamos sempre com o gostinho de quero mais.