Em Chamas

Em Chamas Suzanne Collins

Resenhas - Em Chamas

Vitória 04/01/2024

Superou todas as minhas expectativa!!!!!
Que livro maravilhoso!!!
Em chamas superou todas as minhas expectativas e se tornou até agora o meu favorito (apesar de ter amado o primeiro).
Estava muito ansiosa para ler esse porque o segundo filme também é o meu favorito e fiquei viciada a cada página que lia.
Ansiosa para o próximo!!!
Peeta te amo ??

Desi Gusson 11/03/2012

Impossível ler só uma vez
“-Quer dizer então que estamos todos nos dirigindo para o grande desconhecido, não é? – pergunta ele, olhando para mim.

-Não. –digo. –Não mais.

-Você analisou as fraquezas desse plano, não analisou queridinha? –pergunta ele. –Alguma ideia nova?

-Quero começar um levante.

Haymitch apenas ri.”

Até tentei ler outra coisa, mas depois de re-devorar Hunger Games não aguentei, e aqui está a resenha de Em Chamas, continuação de Jogos Vorazes. Outra re-releitura muito proveitosa.

A primeira coisa que me veio a cabeça depois de fechar Em Chamas foi: Collins, sua danada, você já tinha TUDO em mente antes de sequer começar a escrever JV, né? Porque chega a ser absurdo como tudo se encaixa com perfeição, sem nem chegar perto do clichê ou de ‘favas contadas’.

Para vocês terem uma ideia da diferença que isso faz, é só prestar atenção aos livros do Harry Potter...

“Deus, lá vem ela de novo com HP...”

Sério! Não estou comparando, ok? Mas essa linha de raciocínio leva ao que falei na resenha de JV a respeito de treinar sua leitura. Perceber as diferenças entre um autor que adiciona detalhes que se encaixam com o que aconteceu, e autores que deixam o gancho para um detalhe que só vai aparecer lá na frente. Não estou dizendo que um é certo e outro é errado, não!! Tudo depende da qualidade do autor... Às vezes um autor medíocre pode sair ‘inflando’ a estória de coisinhas de tal maneira que você vai pensar: “Oi?, vocês está tirando tudo isso da cartola, querido?” ou então deixar tantas indicações do que vai acontecer que a gente fica tipo “Não me diga.”

Mais uma vez, isso vai da qualidade do autor (uma mistura de talento e comprometimento) e é bacana nós percebermos isso durante a leitura, nos torna críticos conscientes. Leitores de verdade.

Assim como quem ficou tenso com o final de JV (in other words: TODO MUNDO) eu não sabia o que Collins pretendia, já que Katniss havia saído viva da Arena. Por um lado, tinha uma pálida ideia de que a coisa seria bem mais voltada para a política, afinal Peeta sobreviveu também. Afinal, dificilmente a Capital deixaria aquilo barato. Por outro, sabia que haveria ainda um terceiro livro, o que tornaria ainda mais delicado o equilíbrio de uma estória que nos prendesse tanto quanto sua predecessora.

Aí que entra a grande sacada. O Presidente Snow deixou muy claro que a culpa de qualquer insurgência contra a Capital é de Katniss, já que foi ela quem ofereceu as amoras venenosas à Peeta. Foi ela a Eva do paraíso de Panem.

Falando em Eva, um pequeno adendo: onde está a religião em Jogos Vorazes? Katniss fala 'Deus' algumas vezes mas, naquele futuro, a religião (qualquer que seja) não tem voz nem vulto. Bem, é só somar dois mais dois para perceber o que Collins quis dizer com isso.

Retomando: o Presidente Snow manda Kat se virar para convencer Panem de que o que foi feito foi por amor, não rebeldia. Ou seja, ela e Peeta vão ser para sempre o casal mais apaixonado do país. Casar e tudo o mais. Ou então a Capital vai matar todos aqueles que a garota ama, a começar por seu amigo Gale.

Não funciona. Um país à beira de um colapso não precisava de muito mais que uma fagulha para pegar fogo de vez, e a fagulha já tinha se espalhado com aquelas amoras. Os Distritos já se saturaram.

É ai que Katniss revolve jogar tudo pro alto e lutar contra a Capital, ela pretende comandar um levante.

Prevendo algo do tipo, Snow se adianta.

"Você subestima meu poder."

Como dá pra notar pela sinopse, Kat é forçada a lutar novamente. Num golpe muito astuto, o Presidente Snow decreta que – No aniversário de setenta e cinco anos, para que os rebeldes não se esqueçam de que até mesmo o mais forte dentre eles não pode superar o poder da Capital, o tributo masculino e o tributo feminino serão coletados a partir do rol de vitoriosos vivos.

Ou seja, em comemoração a 75ª edição dos Jogos, Katniss, a única vitoriosa viva do distrito 12 será obrigada a voltar para a arena. Viver tudo aquilo de novo. Com Peeta.

OMG
Do hit: É verdade, por que Katniss?! POR QUE VOCÊ É TRAUMATIZADA?!!

Well, apesar de adorar o que Collins fez, não consegui deixar de reparar na coisa que, muito provavelmente, foi o motivo por Em Chamas ser meu livro menos querido da trilogia: ele parece uma ponte entre o primeiro e o terceiro.

Tirando as tensões óbvias da trama, Em Chamas parece que está o tempo todo nos preparando para o que vem em seguida, não para o que está acontecendo ali, naquele momento. Entendem?

Estou me preparando emocionalmente para reler A Esperança, espero trazer uma impressão clara para vocês logo, logo.

desigusson.wordpress.com

P.S.: Caso você esteja se perguntando por que eu não disse nada a respeito do triangulo amoroso Kat - Peeta - Gale... é porque para mim sempre foi claro que a Katniss nunca esteve apaixonada por Gale. Ela só estava puta da vida por ser obrigada a casar com Peeta (por quem ela obviamente estava apaixonada, do jeito dela) e só enxergava Gale como a outra opção. Um jeito de não fazer o que estavam mandando.
Andreza 02/08/2013minha estante
Finalmente alguém que concorda que sim, a Katniss estava apaixonada pelo Peeta, do jeito dela, é claro.

KellyJ 11/12/2013minha estante
Discordo completamente e para mim Em Chamas é o melhor livro da trilogia. Jogos Vorazes é a introdução da história e Esperança tem tanta informação que chega a confundir, parece que ela colocou todo num livro só apenas por ser "a moda" fazer trilogias.
Quanto aos sentimentos amorosos dela, não vi indícios de que ela seria apaixonada desde sempre por Peeta. E nem pro Gale também. Parece mais que ela não estava nem aí pra coisa nenhuma.

Camila 29/12/2013minha estante
Não acho que o mundo futurista criado não possua religião, se foi isso o que você quis dizer. Ou, no mínimo, não é ateu (tanto que a Katniss menciona Deus algumas vezes). Acho que a opção em não tocar no assunto "religião" foi feita pelo fato de esse assunto gerar tantas polêmicas, o que poderia afastar leitores; assim como a narrativa é rasa em sentimentos, para que não ficássemos chocados com a mente traumatizada de Katniss, o que também seria polêmico.

Joicereja 16/04/2022

Resistência, promete pegar fogo!
Dividido em três partes; Começa devagar, mostrando as consequências, surge a faísca, e depois parte para a ação. Faz uma ponte perfeita entre o primeiro livro (com os Jogos) e o terceiro (com a Rebelião), junta as duas coisas perfeitamente, sem perder tanto o ritmo, que normalmente o segundo livro de uma série faz.

Em vários momentos eu senti medo desses jogos, principalmente medo dos personagens, instáveis, não confiáveis. A narrativa da Katniss passa TUDO que ela tá sentindo, inclusive angústia. Muita angústia. Tudo na visão dela é uma ameaça, e com razão, já que quem planta essa sementinha de Ameaça Maior é o presidente e o que se passa na cabeça dele.

Ao ver os Jogos Vorazes acontecendo pela segunda vez (Massacre Quaternário), a gente começa a entender as ideias do presidente Snow por trás de todo esse planejamento. As tésseras são para garantir que os mais necessitados e revoltados tenham mais chances de morrer na arena. As entrevistas são para conhecer a lábia de cada tributo (quem começaria uma Rebelião só pelas palavras?). Os Carreiristas são justamente os mais fortes e leais a capital, caso algum dia uma Rebelião comece. O Massacre Quaternário é justamente para acabar até com aqueles que um dia ganharam os Jogos Vorazes.
Tudo, absolutamente tudo está conectado numa roda de poder mortífera e ameaçadora, criada pelo presidente, que gira e gira. Katniss, determinada a burlar as leis dos jogos, vira um símbolo de Resistência, que tem lá suas consequências bem sofridas.

Amei o livro. É devastador! 5 estrelas! O filme é uma das melhores adaptações que eu já vi.

lubzwp 05/03/2023

Lembre-se, Garota em Chamas. Ainda estou apostando em você.
No segundo livro da trilogia de Jogos Vorazes, Katniss e Peeta, um ano após terem ganhado, se encontram no ano 75° dos Jogos.

Um evento especial que acontece a cada 25 anos, proporcionando o dobro de tributos na arena. Mas, como sempre, apenas um vitorioso. Mas, esse ano, as coisas vão ser muito diferentes.

Essa trilogia me conquistou de uma forma que eu não consigo nem explicar. Ouso dizer que Em Chamas superou minhas expectativas, e na minha opinião, melhor do que o primeiro livro. Plot twists impecáveis.

Tiveram vários personagens novos absurdamente incríveis e desenvolvimento dos antigos. (te amo finnick)

Favoritado, como todos os outros livros da saga.

?Katniss, a garota em chamas, deixou pra trás suas chamas bruxuleantes, os mantos cheios de joias e as suaves túnicas à luz de velas. Ela agora está tão mortífera quanto o próprio fogo.?
Paty Gocalita 05/03/2023minha estante
Eu li a trilogia a uns 10 anos atrás. Sem dúvidas uma das minhas preferidas!

angelina 30/07/2023

?? Basta se lembrar quem é o inimigo.? ??
Essa continuação prometia muito e mesmo assim conseguiu atender a todas as minhas expectativas!!! Nesse volume fomos apresentados a novos personagens e eu já me encontro complemente apegada a todos eles. Mas o desenvolvimento dos antigos continua impecável e eu me sinto completamente parte dessa grande família dos Jogos Vorazes!! O romance também está cada vez melhor, esses laços criados no primeiro livro estão sendo muito bem trabalhados e eu estou apaixonada por esse casallll (e por dois personagens também, peeta e finnick, um beijão para vocês)

O começo foi meio lentinho (com um triângulo amoroso bem ?), mas depois as coisas começaram a acontecer e era tapa na cara atrás de tapa na cara. Até agora não sei bem o que pensar do final, dava para ter uma ideia do rumo que a história ia tomar, mas confesso que conforme as coisas iam acontecendo eu ficava de queixo caído. Não posso negar que foi muito bom, mas quero ver como tudo vai se desenvolver. O livro acaba com uma frase muito ? e eu preciso do terceiro agoraaa!! Tive até uma certa dificuldade para avaliar essa leitura, porque ainda preciso de muitas explicações!!! Se até Katniss está confusa, como que eu não iria ficar também?

Além disso, gostaria de ressaltar nessa resenha o como a escrita da Suzanne é mágica. Consegue nos fazer mergulhar nesse universo e ficar vidrados na leitura, sem conseguir parar de pensar na história até mesmo quando não está mais lendo, amo me sentir assim lendo fantasias. Estou amando essa saga e recomendo para todosss juro que esse segundo volume mantém o mesmo alto nível do primeiro

?? Enquanto você viver, a revolução vive.?
isa... 30/07/2023minha estante
Esse livro é incrível msm!!
O mlr da trilogia!

angelina 30/07/2023minha estante
simmm mas eu acho o primeiro mto ?? ainda n decidi qual eu prefiro. mas uma coisa é certa, ela trilogia é perfeitaaa!!

isalivs 31/07/2023minha estante
nossa AMO esse

angelina 31/07/2023minha estante
MTO BOOOOM! e olha q eu tava com medo dela avacalhar a saga

Anyta 03/05/2023

PERFEITO!!
jogos vorazes é A SÉRIE distópica mesmo , fico passada quanto é bom e como demorei ler pra essa obra-prima.

Daniel.Malaquias 05/09/2023minha estante
Esse livro é excelente, um dos melhores da saga.

Jeh 16/03/2021

Realmente, o livro pega fogo!
Muitas emoções nesta continuação incrivel! Muita coisa para digerir...
Quando finalmente acho que Gale e Katniss desempacam vem o Massacre quaternario. Achei confuso o momento em que, depois que ela enche a cara com Haymitch, volta pra casa e encontra Gale. Foi um momento que ela desperdiçou para a despedida.
Achei a ideia do vestido incrível... Mas Cinna 😥 Aguardo por notícias!
Mais uma vez Peeta se mostra inútil na arena... Com todos os tributos tendo que protege-lo, para no fim não perderem Katniss.
Os truques da arena não estão pra brincadeira... Mas ela não resistiu aos tributos escolhidos.
Espero que o terceiro e último, seja magistral, pra fechar com chave de ouro, essa saga que tem sido incrível!

goldenlantsov 14/12/2021

...
Definitivamente, o melhor livro da trilogia. É incrível.

Algo que eu amo nesse livro é como os sentimentos da katniss são demonstrados de uma forma tão intensa que qualquer um que esteja lendo pode sentir os arrepios e os apertos no coração junto com ela

Jessica.Laureano 19/08/2021

Melhor que o primeiro
Melhor que o primeiro, o segundo livro de jogos vorazes traz um clima bem mais tenso e cenas muito mais elaboradas e pesadas, a construção dos personagens deu um salto e a história se tornou bem mais instigante. Enfim, já era óbvio que ia ser bom, só não sabia que tanto.

(Katniss você é a personagem mais chata do livro, lide com isso)

gsele 28/01/2021

de volta aos jogos
Nesse segundo livro vemos os povos começando agir e os vitoriosos voltando aos games, conhecendo novos personagens e uma nova aliança.

Nunca gostei de triangulo amoroso e não é aqui que vou começar a gostar, Katniss não consegue distinguir seus sentimentos aos dois personagens e oq ela mais quer é sua família e seus amigos seguros, e não tem tempo para algo mais profundo com nenhum dos personagens e isso ninguém pode culpar. Aqui conhecemos uma Katniss mais madura, forte e desafiadora e disposta a morrer para salvar aqueles que ama.

O final é impactante com uma reviravolta significativa e que me arrepiou.

Victor_leitor.mirim 16/01/2021

Tributo Aldeão vitorioso
Esse daí é bom!! É tão bom quanto bombom!! (Entendeu a piada?!) Esse é o segundo livro da trilogia "Jogos Vorazes" e é tão bom quanto o primeiro e espero que o próximo seja melhor ainda!!!!! Se você tá procurando ação e um pouco de suspense... ESSE É O LIVRO CERTO!!!
Mila 16/01/2021minha estante
Ele é bom mesmo a Esperança bom cada um acha uma coisa. Eu gostei tem de tudo um pouco

Victor_leitor.mirim 18/01/2021minha estante
Estou lendo a Esperança. Muito bom ?

Marlos 13/04/2021

"Em Chamas" é mais devagar que o primeiro livro, acredito que por abordar mais os indícios da revolução iminente e das consequências dos eventos de Jogos Vorazes.
Apesar disso, a descrição dos momentos de incerteza e medo são necessários para o desenvolvimento da trama e para demostrar os motivos que levaram às ações dos personagens no levante contra a Capital.
Confesso que apesar de ter gostado, o livro só me prendeu a atenção depois da metade.

mirella.camargos 05/09/2020

receita para um livro perfeito
1 xícara de levantes
1 xícara e ½ de rebelião
200ml de jogos vorazes
2 colheres bem cheias de romance (com triângulo amoroso)
uma pitada de humor

misture tudo, leve ao forno por 30min a 250° C, deixe esfriar. Então você tem: Em Chamas.

Letí :) 14/05/2023

"Eu sou o tordo."
Eu ainda estou surtando com tudo oq aconteceu aqui!! No começo, achei que fosse ser um livro mais lento pq eu tava ficando entediada com as cenas do Gale, mas tava muuuito enganada. Simplesmente genial o modo que a autora elaborou cada detalhe e revelou a bomba no final, fui totalmente enganaaada, passei o livro todo tentando entender oq tava acontecendo e no final BUM, quase gritei.
A Katniss e o Peeta continuam incríveis, são persongens super humanos que fazem escolhas difíceis e tentam continuar seguindo em frente mesmo com tudo acabando, gostei muito dos novos personagens tbmm. A ambientação é fantástica, inclusive quero muito assistir os filmes pra ver se é como eu tô imaginando kkkkk.
Por fim, a história tá seguindo por um caminho tão intrigante que não dá vontade de parar nunca, quero ver a Capital, esse sistema e o Snow indo pelos aresss.Tô bem ansiosa pro final e já vou começar o último.?
isa... 14/05/2023minha estante
Meu fav da trilogia
É bom dmsss

Letí :) 14/05/2023minha estante
Amg siiim, muito bommm!! Eu sinceramente não decidi qual gostei mais kkkkkkk