Clube da Luta

Clube da Luta Chuck Palahniuk

Resenhas - Clube da Luta

sanuelrs 30/05/2024

A primeira regra do clube da luta...
...é que você não fala sobre o clube da luta.
(Releitura)
Fluido e pungente. Um clássico anárquico.
"Tyler Durden vive."

rayning 30/05/2024

Gostei muito de ler "às cegas", sem ter assistido o filme e sem conhecimento de nenhuma parte da história. O plot é perceptível com a atenção certa, mas ainda aproveitei.

"Sua filosofia de vida, ela me disse, é que ela pode morrer a qualquer momento. A tragédia da sua vida é que não morre."

elle20 28/05/2024

Nossa
Leia, leia com vontade, "e a melhor coisa que você fará nessa sua vidinha de merda"
Confeso que comecei a ler esse livro por incentivo de uma pessoa, achando que seria sabe, uma leitura chata e normal, afinal o que se espera de um livro comprado por 15 reais em um banco de leitura no meio do shopping?!,
e eu te digo que ,não espere nada, porque esperar algo vai além do que esse livro é, minha sincera reação quando acabei foi de vários "nossas" seguidos e logo após um "que livro bom da desgrama".
Para os macacos espaciais desinformados,sim,
esse é um livro de romance claro, e se você não consegue ler, identificar, associar e apreciar o livro de tal forma, melhor que nem leia.
Agradeço imensamente ao "amigo" que me incentivou a ler clube da luta, te adoro por isso!, e adoro principalmente Chuck por ter um cérebro fantástico pra escrever tal preciosidade literária.
" talvez eu goste de você"!

Alice2908 28/05/2024

Por onde eu começo
Você entra na mente do louco e acaba percebendo que o louco que está sendo o maior refém da história toda, aqui da para ler o declínio de um homem que só queria sair da realidade deprimida e triste, isso livro séria facilmente introduzido em alguém alrigo importantíssimo de psicologia, isso daqui é arte, fui ler por conta do filme, tem cenas hilárias que deveria ter no filme, mas entendo que nenhuma adaptação vai ser 100% fiel a obra original infelizmente.
Recomendo sim o livro.

Sakura17 28/05/2024

Eletrizante, absurdo, perspicaz.
? A primeira regra do clube da luta é que você não fala sobre o clube da luta.
? A segunda regra do clube da luta é que você não fala sobre o clube da luta.

Vinicius Vieira 26/05/2024

Que livro bom
No início a leitura pode parecer um pouco estranha, assuntos e perspectivas são levantadas do absoluto nada, mas que livraço, fez jus a tudo de bom que eu ouvi sobre este livro, fiquei preso neste livro do início ao fim.

Se podemos definir este livro em uma palavra é eletrizante.

Doug 24/05/2024

Isso é um teste? Você está testando a gente?
Sei que você veio aqui para ler sobre o Clube da Luta, mas a primeira regra do Clube é *** ******* ***** * ***** ** ****.

Brincadeiras a parte, o livro é bacana, sobretudo quando você não sabe nada do plot. Resisti a assistir o filme antes da leitura, mas a base do plot eu já conhecia, então fui imergindo para tentar entender mais da história e os desdobramentos da jornada confusa do personagem principal.

Não sei se em razão de saber parte do plot minha experiência foi menos impactante, mas esperava algo mais catártico, talvez. Foi uma boa leitura.

Se você não conhece o filme que adapta a história e chegou aqui por recomendação de alguém ou de tanto ouvir falar, leia. Vale a pena.

Fiz algumas marcações ao longo da leitura, e são coisas que realmente valem a reflexão. Quando você lê o posfácio do autor, nota que ele mesmo ficou surpreso no impacto de seu livro, e acredito que é marcante assim porque é possível refletir sobre pontos que talvez nem mesmo envolvam diretamente o leitor, mas valem o ponderar e pensar como uma situação aparentemente micro poderia escalonar para o macro. A arte em forma de cultura, é vice versa, está cheia de exemplos de como isso é possível.

Segue atual, por hoje a nota é 3,5/5.

Nika 23/05/2024

Clássico
Primeira regra do clube da luta:
Não fale sobre o clube da luta.

Segunda regra do clube da luta:
Não fale sobre o clube da luta.

Fernanda 19/05/2024

Clube do que?
A primeira regra do Clube da Luta é não falar sobre o Clube da Luta. A segunda regra do Clube da Luta é não falar sobre o Clube da Luta.

Já tinha visto o filme. Adoro. Mas agora que li o livro? que história incrível. E vinda de uma ideia tão simples. (Não pulem o posfácio!!)

As cenas são muito bem descritas e, mesmo que no começo seja confuso, você se acostuma com o jeito do autor e acompanha muito bem as descrições e conversas. Talvez tenha sido mais fácil compreender a história porque já assisti ao filme várias vezes. Ainda assim, percebi que não tinha entendido tão bem algumas cenas.

O livro é violento, é explícito e extremamente sincero. Por vezes, até mesmo nojento. Ainda assim, vale muito a pena.

Resenha ruim, eu sei. Apenas leiam o livro.

goiabea 19/05/2024

Insano
Assim como muitas pessoas, eu conheci primeiro o filme. E levou alguns anos pra eu descobrir que era baseado em um livro e depois mais alguns anos pra que eu enfim sentisse vontade de ler. E esse livro é completamente insano.

Eu não lembro de me sentir tão angustiada e sem esperança vendo o filme como me senti ao ler o livro. Eu senti como se alguma coisa fosse me corroendo por dentro aos poucos???!!! E isso é algo que eu não esperava por já ter visto o filme e saber coisas cruciais da história.

Tudo é narrado do ponto de vista do carinha insone (ele nunca diz seu nome verdadeiro) e é uma coisa surreal de acompanhar porque a leitura te faz mergulhar completamente nos sentimentos dele. E ele é o sinônimo de cansaço. Não aquele cansaço físico, mas aquele cansaço da vida, de quem não tem perspectiva e cujo os dias são completamente monótonos, sem qualquer coisa (um sentimento ou sei lá) minimamente boa acontecendo. Ele até tenta suprir isso comprando coisas, mas obviamente não funciona. Já o Tyler é o oposto dele e eu detesto ele imensamente, assim como eu detesto o clube da luta que eles criam.

Ambos os personagens são perfeitamente construídos, acho que é por isso que detesgo tanto o Tyler (e sinto tanta pena do outro). A revolta dele e toda a sua intenção com o clube da luta é completamente vaga pra mim. No início é até interesante, principalmente quando se mostra como o clube abraça esses homens da sociedade que possuem empregos monótonos, cujas profissões são vistas como menos importantes e que se sentem como o carinha insone. Mas depois o clube se torna algo vazio, que visa a destruição por si só. O Tyler (e o clube) não tem qualquer proposta pra mudar a sociedade ou algo do tipo. É como se a destruição fosse o meio e o fim.

Essa leitura conseguiu ser assustadora pra mim em um nível que eu jamais esperava. Fiquei pensando como é uma visão fácil de ser comprada. Dito isso, não quero dizer de forma alguma que o livro é ruim, muito pelo contrário! A construção do ambiente e dos personagens é magnífica, eu senti na pele como se estivesse vivendo toda aquela violência. Gostei demais e vale muito a leitura!
Sakura17 28/05/2024minha estante
Nossa, você foi cirúrgico. Acabei de ler e suas palavras definem o que senti e absorvi da leitura!

Akemi 14/05/2024

Fui enganadaaaa!
Finalmente eu li esse livro e nem acredito que mesmo depois de tanto tempo eu não sabia nada sobre a historia e me surpreendi muito, enrolei tanto pra fazer essa leitura que tinha pouca expectativa sobre o livro. Os sentimentos dessa leitura me lembraram bastante laranja mecânica (mesmo não tendo nada a ver) e ilha do medo.
PS: tem um episódio de Rick e Morty que acontece isso!!! (E eu só percebi agora kkkk)
Enfim, foi uma leitura super rapida e perspicaz, não consegui largar. Os personagens aqui são meio doidos da cabeça, mas de um jeito que parecem ser gênios, você compra fielmente essa ideia até certo ponto. Tipo " esses malucos vão dominar o mundo!???!?" Recomendo que leia sem saber muito sobre o que se trata.

Lucca38 13/05/2024

Loucura. Personagens maníacos, história que prende no caos.
As cenas de luta são muito bem escritas, assim como os pensamentos autodestrutivos dos personagens. Dá pra entender porque o Tyler se tornou um personagem tão icônico.

LeLe 12/05/2024

A regra é clara é que você não fala sobre o clube da luta. Você não diz nada porque o clube da luta só existe entre a hora que o clube da luta começa e a hora que terminar. ???