Clube da Luta

Clube da Luta Chuck Palahniuk

Resenhas - Clube da Luta

Cláudia 17/06/2009

A primeira regra do Clube da Luta é não falar sobre o Clube da Luta.
Carla 16/01/2010minha estante
vi q 3 pessoas gostaram da resenha e 3 não ... será que os q não gostaram não entenderam a regra número 1??? fica a minha duvida.

Ivan Picchi 18/01/2010minha estante
tem a opção de serem retardados tb

Fabio 30/08/2011minha estante
Claudia, a melhor coisa a fazer é seguir a segunda regra do Clube da Luta. ;)

Davi Araya 26/10/2011minha estante
Por que ninguém segue as regras?

Cláudia 27/07/2012minha estante
Exato, não seguem a 1ª e nem a 2ª /o\

VIANA 15/03/2013minha estante
Não vou falar... kkk

Carol.Panaro 16/03/2020minha estante
Hahaha excelente

Alexa 25/04/2020minha estante
Melhor resenha já feita na história kkkkkkk a regra é não falar sobre, fim. Lidem com isso ?

tiago 21/08/2020minha estante
HAHAHAHAHA GENIAL

viscose 12/01/2023minha estante
***** ** ****

CaAque.Fernando 28/06/2023minha estante
acabou as resenhasKKKK

rihsantos 31/07/2023minha estante
A melhor resenha que eu já li KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Renata ð« 19/11/2023minha estante
Não é clube da luta, é***** ** ****

Jackeline 07/05/2020

então né, a regra do clube da luta é não falar sobre o clube da luta. No caso, vocês que lutem para saberem mais sobre esse livro. Mas digo a vocês que tanto o filme quanto o livro, valem muito a pena.
dayanearocha 07/05/2020minha estante
"vcs que lutem" kkkkkkk boa boa

Jackeline 07/05/2020minha estante
kkkkkkkkk gostasse?

dayanearocha 07/05/2020minha estante
Sim sim!! ??

Jackeline 07/05/2020minha estante
Lisonjeada pelo seu comentário ???

Deco 07/05/2020minha estante
Mas e aí? Gasolina com suco de laranja congelado ou gasolina com pó de serragem para gato? kkkk

Fdesiderio5 08/05/2020minha estante
Amo um livro esse é o Clube da Luta. O filme digo que não gosto, o livro é uma coisa maravilhosa.

Jackeline 08/05/2020minha estante
Hmmm, gasolina com suco de laranja congelado ?

Jackeline 08/05/2020minha estante
Pq tu não gostou do filme?

Fdesiderio5 08/05/2020minha estante
Já assisti até a metade do filme, sei que segue o livro, só o final que muda,( não sei o final do filme) a minha construção de personagem de paisagem não era aquilo, sei lá, eu já tinha na cabeça, o que era a história, o Tyler não seria o Brad Pitt kkk

Fdesiderio5 08/05/2020minha estante
O Plost no livro é melhor que no filme.

Jackeline 08/05/2020minha estante
KKKKKKKKKK é tipo isso véi

Lizi 15/10/2019minha estante
Lendo sua resenha da até vontade de retomar a leitura. Eu achei tão chato, mas tão chato que abandonei!

Amanda Jucá 16/10/2019minha estante
Acredito e não critico, mas vê o filme, caso não tenha visto ainda. Acredito que o importante dessa história é que ela seja conhecida, independente do formato.
Ps: "Secretamente" torcendo pra você retomar a leitura.

Lizi 19/10/2019minha estante
Vou assistir! Por você. Porque to sem fé... ????

Amanda Jucá 30/10/2019minha estante
??????

Lizi 31/10/2019minha estante
Não assisti ainda. Mas tentei ler de novo, por VOCÊ. Mas não deu. Quando cheguei aquela parte ?sou o intestino grosso de Joe? foi demais pra mim. ?

Amanda Jucá 10/11/2019minha estante
Kkkkkkkk Uma pena, Lizi. Mas muito obrigada pelo voto de confiança! Espero que não tenha desistido de ver o filme.

Lizi 11/11/2019minha estante
Ta bom, vou ver o filme! Por vc... ?

Amanda Jucá 14/11/2019minha estante
EBAAAAAAAAAAA

Bart 23/07/2020

Clube da Luta
*Chuck Palahniuk*
Editora LeYa Brasil
272 pág, 2012.
Se você não conhece nada desse livro, então indico assistir ao filme. As duas versões são excelentes, o filme (agora posso dizer isso) foi fiel ao livro, mas tem um "porém" nessa onda ?...?? O filme é muito melhor!!??
Existem filmes que acabaram ficando melhor que os livros que foram baseados/adaptados"... esse foi um deles. É sensível a diferença, no livro a reviravolta é morna (mas existe), mas no filme... "p?wrraaaa!!" Você fica olhando p/lado, sem chão e perguntando, "Comaçim?!
Na trama (agora que dei conta que não lembro o nome do narrador... me passou despercebido, me ajudem aí por favor) um "homem" que sofre de insônia, muito infeliz com sua vida, vai contando que conheceu um vendedor muito doido Tyler, o cara era tudo que ele sempre quis ser ... logo os 2 ficam muito amigos e criam um clube p/brigar e desafogar do stress e mediocridade do dia a dia. O Clube da Luta vai crescendo e ganhando adeptos... mas a história não fica somente aí, o narrador (como é o nome do cara?! Kkkkkkkk) conhece Marla numa das sessões de apoio à pessoas com problemas graves, e ela começa a ter um caso com os "dois". O clube da Luta vai se tornado algo muito maior, a ponto de quererem instaurar o caos na sociedade e ... você precisa ler ou assistir ao filme... garanto que vai ficar de boca aberta!! Desse livro dá p/trazer um monte de discussões, nem vou entrar no viés da psicologia (vide print kkkkkk), é de fato um p?ta livro!!
NÃO ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS!!
Sensacional hahaha

Ju 26/07/2020minha estante
Jesus, também não me lembro do nome ??

Bart 26/07/2020minha estante
Eu Não tô relendo, mas , tô procurando no livro o nome do cara que narra!! Kkkkkkkkkk não tô achando!! Eu já tava achando que mha leitura tinha sido falha!! O nome do principal não apareceu ainda!! E não é Tyler!!

????

Ju 26/07/2020minha estante
Apelei para o Google ??, o cara não tem nome mesmo ??

Bart 26/07/2020minha estante
Sério?! Kkkkkkkkk que estranho! Mas só pensei nisso qnd fui escrever sobre o livro!!
Mt obg, ????? eu já estava chateado comigo mesmo!!
Kkkkkkkkkk
Powrra o nome do principal e eu não lembrar?! Kkkkkkkkk
Valeu mesmo!!

Ju 26/07/2020minha estante
Deu um bug legal na minha cabeça também. Minha memória não é lá muito boa, mas nem tanto né?! ??
Precisando, tamos aí!! ?

?????

Mariana113 28/02/2021

"nada é estático. tudo está desmoronando."
quebrando a primeira regra do clube da luta.. rs
"Sabe o velho ditado que diz que você sempre mata aquilo que ama? bom, veja, a recíproca também é verdadeira."

aqui temos uma série de acontecimentos narrados em primeira pessoa, de uma forma bem direta, por um personagem que possui uma personalidade um tanto instável e questionável, passando por uma 'crise dos 30 anos' com insonia, diversos traumas, depressivo e frustado, de um jeito caótico, não muito sentimental ou tocante, mas instigante.

lidando com o abismo da sua existência, o ppp (principal personagem perturbado, pq todos são, risos) conhece Tyler Durden, com quem idealiza um Clube da Luta, que conta com algumas regrinhas..
nesse clube, eles acumulam um número cada vez maior de homens que alcançam uma redenção momentânea da própria ira, e se aliviam do peso de uma existência vazia e sem propósito, despertando gatilhos passados e lutando contra seus ideais e frustações com a realidade.

a trama é constantemente 'cortada' e pula de uma cena para a outra, sem perder o leitor pelo suspense que fica no ar.
o mesmo vale para as interpretações da obra. você consegue abordar aspectos muito mais profundos se notar as entrelinhas, explanando a estória em si de maneira mais sofisticada, indo além do objetivo do autor, que foi criar uma obra crua e sem rodeios, ao mesmo tempo em que fosse envolvente para quem o lê.
(se seguir por este caminho, você provavelmente notará pormenores muito desagradáveis do universo aqui criado, como por exemplo a representação da mulher nesse livro. chega a ser um incômodo a superficialidade das (pouquíssimas) personagens femininas mostradas aqui... etc etc)

tive uma ótima experiência. a escrita foi muito fluída, o que fez com que os capítulos passassem rapidamente. tb há uma forte repetição de diversas falas e pensamentos, que funcionam como uma especie de 'slogan' ou algo do tipo. eu particularmente não acho que torne a obra cansativa, inclusive esse é um aspecto que gosto bastante, mas é algo q fica realmente bem nítido.
no final o autor conta brevemente sobre as medidas extremas que alguns fanáticos desse universo tomaram. chocantee, é bom ter limite hahahs

"por que causei tanta dor? não conseguia ver como todos nós somos manifestações do amor?"
Alberto.Tisbita 01/03/2021minha estante
PPP foi ótimo! Rsrs

Kamii_Berthier 02/03/2021minha estante
Amiga não creio que tu leu aaaa
Nada menos que o esperado, resenha incrível!!

Mariana113 02/03/2021minha estante
Alberto, é muita criatividade hahaha

Mariana113 02/03/2021minha estante
Kamii você ja leu??
muito obrigada amiga ?

Kamii_Berthier 03/03/2021minha estante
Não li, mas é uma obra tão comentada e debatida que não descarto para futuramente.

Darezzo 10/03/2021minha estante
Está gostando?

Mariana113 16/03/2021minha estante
Darezzo, já concluí a leitura! gostei sim!

Thais.Classe 11/06/2020

Um clássico é um clássico!
No início estranhei um pouco a escrita, mas em pouco tempo passei a gostar muito e achar super fluída. A obra do cinema é muito fiel.
Xabriel 11/06/2020minha estante
Interessante sua resenha, fiquei interessado no livro agora.

Thais.Classe 11/06/2020minha estante
Obrigada xabriel hahaha tentei ser sincera e passar o que senti ao ler. O livro é bem curtinho, isso me surpreendeu já q o filme é grande, mas msm assim foi uma adaptação fiel. Só lendo msm pra entender

Xabriel 11/06/2020minha estante
Interessante! Comecei estou curioso com a história, não assisti o filme ainda, Obrigado pela sinceridade. ??

Thais.Classe 12/06/2020minha estante
Dps me conta o q achou! Acho que a experiência sem conhecer a história vai ser ainda melhor, pq é daqueles plots twists que ngm não esperava hehe

Xabriel 12/06/2020minha estante
INCRÍVEL!!
Terminei de ler, que plot Twist mais Fo#@ fiquei extasiado, como se estivesse acordado de um sonho lúcido muito bom. A inteligência fez coisas imagináveis, ao mesmo tempo que era ludibriado pelo seu subconsciente... Terminando com ele em uma versão de paraíso utopia que só ele é capaz de ver.??????

Thais.Classe 13/06/2020minha estante
Que ótimo!!!! Fico muito feliz pela sua experiência! Eu sabia que seria incrível ainda mais por vc não ter assistido ainda a adaptação hehe o final explode a cabeça msm! Achei a adaptação mto fiel dps de ler, faz jus a ser um clássico também do cinema

Xabriel 13/06/2020minha estante
???

Phelipe Guilherme Maciel 17/11/2017

[RESENHA SPOILER] A primeira regra do Clube da Luta é: você não fala sobre o Clube da Luta.
A segunda regra do Clube da Luta é: você não fala sobre o Clube da Luta. Terceira regra do Clube da Luta: se alguém gritar "Pára!", fraquejar, sinalizar, a luta está terminada. Quarta regra: apenas dois caras numa luta. Quinta regra: uma luta de cada vez, pessoal. Sexta regra: sem camisas, sem sapatos. Sétima regra: as lutas duram o tempo que for necessário. E a oitava e última regra: se esta for a sua primeira noite no Clube da Luta, você tem de lutar.

Isso é o fundamental nesse livro. Não é a questão das lutas, não é a questão da dupla personalidade. Segundo o escritor, as regras do Clube da Luta são a chave de tudo.
A grande realidade é que Clube da Luta poderia ser clube de qualquer coisa. Clube da alegria, clube do ponche, poderia ser o Clube do livro do Skoob. Não é a violência e expor seu corpo ao limite da dor que interessa, mas sim como tudo se transforma no projeto Desordem e Destruição.

As regras do Projeto Desordem e Destruição são:
Primeira Regra: Você não faz perguntas;
Segunda Regra: Você não faz perguntas;
Terceira Regra: Sem desculpas;
Quarta Regra: Sem mentiras;
Quinta Regra: Você tem que confiar em Tyler.

Para mim, a grande questão de Clube da Luta é o radicalismo ideológico. Trata-se de um livro existencialista até a raiz da planta do pé. Desde a primeira página vemos um protagonista que também é narrador e sofre de Insônia. Não é qualquer insônia, esse cara está um trapo e vai em diversos grupos de ajuda que falam sobre pessoas em estado pior que ele para evidenciar como somos um lixo e de vidas curtas para que se sinta melhor e assim consiga dormir.

Até que ele conhece Marla. e Tyler Durden. Para mim, ambos são personalidades ocultas do personagem principal (que não tem nome). Marla aparece para mostrar que é ridícula a forma como ele se comporta indo em grupos de ajuda para miseráveis morrendo de câncer. Ele não consegue mais dormir. Tyler se apresenta como o cara que pode resolver todos seus problemas. Ele é o mentor do Clube da Luta.

Todo mundo conhece o roteiro desse livro, por isso estou fazendo uma resenha tão cheia de spoilers. Acredito que mais pessoas conheçam essa obra pelo filme do que pelo livro. Falar do roteiro se torna descenessário, então vou pular essa parte.

Quando tudo sai do controle e se cria o Projeto de Desordem e Destruição, entendi que esse personagem narrador na verdade queria muito Tyler Durden. Ele queria muito quebrar a ordem social, ele queria muito acabar com seu emprego de merda. Ele queria muito trazer o sofrimento que ele sentia para o planeta. (Quero sujar todas as praias limpas que não irei visitar).

Ele somente se dá conta que o preço pode ser muito alto, quando seu grande amigo Bob morre numa missão. Ai ele quer cancelar tudo. Ele acaba percebendo que não há modo de cancelar isso, e que ele está sozinho. Ai chegamos no final do livro e nas ações finais do narrador.

Clube da Luta é uma narrativa visceral, no estilo de "Almoço Nu", com ideias existencialistas muito fortes, bem no estilo de "O Apanhador no Campo de Centeio". Essa mistura é sensacional e dá um belo livro.

A leitura vale muito a pena.
Craotchky 17/11/2017minha estante
Faz muito tempo que li, era bem mais novo, e não consegui pegar quase nada do livro. Pouco entendi; o livro me foi um borrão disforme. Acho que se lesse hoje aproveitaria bem mais.

Phelipe Guilherme Maciel 17/11/2017minha estante
Esse livro eu nunca tinha lido, mas assisti ao filme antes. O filme é muito bom em relação ao livro, o Chuck disse que preferia a obra como filme que como livro.
O livro tem raciocínios cortados, a narrativa é constantemente violada, A operação de concatenação das ideias vai acontecendo conforme você passa por capítulos e uma coisa simples jogada lá atrás começa a fazer sentido diversos capítulos depois...
Eu tenho certeza que hoje o livro faria muito mais sentido para você, que é um leitor já provado e castigado.
Esse tipo de leitura para pessoas muito jovens fica bem direcionada na violência, nas informações sobre como criar bombas caseiras, e no grande plot twist sobre a personalidade real de Tyler.
Os jovens acabam perdendo a parte principal que é realmente levantar as questões sobre o sentido da vida, que no livro ele chama mesmo de "O milagre da morte". Quando você chega no fundo do poço, quando você chega no limite da vida, você descobre que viver é bom pra caramba. A cena dele atacando um jovem saindo do emprego que levava uma vidinha de merda, para o despertar a fazer coisas grandes, me pegou de jeito. Quantos dias do ano eu levo uma vidinha de merda? Se eu passasse pela mesma coisa, teria visto o milagre da morte e teria mudado meu modo de ser?
O Clube da luta revela muita coisa para nós. Martirizar seu próprio corpo para obter prazer. Alimentar uma personalidade fantástica dentro de nós mesmos (E não a colocar para fora).

Acho que se daqui a alguns anos eu pegar esse livro para ler novamente, terei outras boas reflexões.

Craotchky 17/11/2017minha estante
Muito bom! Sim, quando mais jovens - e não só apenas quanto a idade mas também quanto ao tempo de leitor - ficamos muito na superfície, perdemos o subentendido, o que está nas entrelinhas. Daí a importância de algumas releituras.

Smith.Vader 22/11/2017minha estante
Já faz um tempo que li, mas até hoje mantenho uma dúvida do final, o Narrador morreu naquele prédio ( me lembro muito pouco)?? Me recordo de algumas partes onde ele parece estar no céu, ou algo assim, não saquei muito isso. Alguém pode me dar uma explicação do final?

Phelipe Guilherme Maciel 13/12/2017minha estante
Smith, ele não morre, inclusive o livro tem uma continuação, Clube da Luta 2, que se passa 10 anos depois dos eventos do primeiro livro. Esse livro tem um final aberto, você consegue interpretar ele como quiser. Pessoas interpretam que era uma alucinação, outros que sim, realmente aconteceu, outros que era uma metáfora pela luta interna desse narrador com Transtorno dissociativo...

Stifler 30/01/2018minha estante
Livro e filme são nota 10.

Phelipe Guilherme Maciel 30/01/2018minha estante
Stifler, concordo com o escritor que o filme saiu melhor que o livro, nesse caso.

Nana 11/07/2021

1° regra do clube da luta
NÃO FALAR SOBRE O CLUBE DA LUTA

Apenas leiam.
Augusto 11/07/2021minha estante
muito melhor que o filme? hahaha

Marilia.Araujo 11/07/2021minha estante
Esse livro é incrível, já no começo ele se mostra bem útil

Nana 11/07/2021minha estante
Augusto, não sei. Não vi o filme,eu ia ver antes de ler, mas me falaram que valia a pena ver o plot pelo livro. Então eu li primeiro

Nana 11/07/2021minha estante
Marília, eu achei o começo meio parado, mas importante e a leitura é tão fluida que vc passa da página 90 nos primeiros 40 minutos

Marilia.Araujo 11/07/2021minha estante
Pior que é meio bronca no começo, mas não é todo livro que te ensina a silenciar uma arma nas primeiras páginas

Sim, é incrível, favoritado

Elise 12/10/2015

O personagem principal não tem nome no livro, ele vai narrando a história. Ele viaja bastante a trabalho e sofre de insônia. Então por recomendação do médico começa a frequentar grupos de apoio, isso vira uma necessidade para ele com o tempo. Passa a frequentar vários grupos diferentes, seu preferido é o de câncer de testículos, onde conhece Marla Singer.
Ele conhece Tyler em uma viagem, mas não é como no filme.
A partir desse momento a história vai se desenrolando.
Bárbara Bivar 12/10/2015minha estante
Interessante! Já ouvi falar muito bem desse livro, mas nunca li e nem vi o filme... Você avaliou como 5 estrelas! O que mais gostou do livro? O que te atraiu? SEM SPOILER! haha

Hahahaha, complicado assim.
É um livro forte, eu já tinha visto o filme.
Alguns podem achar um pouco pesado.
Eu achei o que autor se aprofundou no niilismo.
A história também tem reviravoltas.

Bárbara Bivar 12/10/2015minha estante
Bacana Elise! Vou colocar na minha lista de desejados ;)

Elise 12/10/2015minha estante
Se quiser te empresto, eu tenho ele aqui, novinho.

Bárbara Bivar 12/10/2015minha estante
FATO! haha Próximo almoço eu te lembro de leva-lo ;)

Alice Rabêlo 07/09/2017

Socorooo!
Com todo respeito; achei esse livro um "saco"! Sinto me um E.T. Não consegui me envolver, tão pouco entender a mensagem...
Me parece que o autor quer que o leitor sinta se como o personagem: desconexo/caótico... Não fui capaz! (já tenho minhas próprias confusões)...
Que tarefa enfadonha concluir essa leitura!
Parei e recomecei não sei quantas vezes, sem o menor"tesão".
Enfim, não me conquistou...muito pelo contrário, sinto me frustrada, já que ouvi e li inúmeros elogios sobre a obra.
Pergunto me era mesmo necessário tanta pertubação?!
Pri 07/09/2017minha estante
Concordo com você. Estou na página 100 e não ficou nada interessante.

Ricardo Silva 06/01/2018minha estante
Veja o filme, vai ser mais fácil. Se você não gostar, talvez o gênero conhecido como mindfuck apenas não faça seu tipo. Se você gostar, retome a leitura. Um filme que acho bem parecido é "A Ilha do Medo", te imerge de uma maneira um pouco parecida, porém no Clube da Luta, nem todos vão interpretar da mesma forma, é um tanto abstrato. A sacada é que a maioria das pessoas se identifica com o narrador do Clube da Luta.

Natalia1831 31/03/2018minha estante
Concordo plenamente, já abandonei uma vez e agora retomei, faltam 100 páginas e tô achando tudo confuso, a leitura não me prende ... não entendo nem quando a narração está no passado, no presente... algumas coisas não sei se está mesmo acontecendo ou se são metáfora... Mas mesmo assim vou tentar concluir a leitura

Lucineide 27/05/2018minha estante
Também estou detestando esse livro

JulianaESF 25/06/2019minha estante
Achei mais pessoas que não gostaram!! Eu também. Detestei, não gostei nem um pouquinho. Foi difícil terminar, mesmo tendo poucas páginas. Foi uma leitura cansativa, o único motivo que me fez continuar a ler era pra saber se quando chegasse o final eu iria compreender algumas passagens do livro. Por um lado até entendi mas fiquei com dúvidas, muitas dúvidas. Senti que mais perdi meu tempo lendo esse livro do que ganhando algum conhecimento ou lendo um livro fantástico, a maioria dos comentários são só elogios, acho que me falta inteligencia, ou dão muita bola pra um livro que não merecia tanta atenção assim.

Alan 15/07/2019minha estante
Finalmente alguém que também não gostou. Achei que o livro traz algumas boas reflexões. Porem achei o livro beeem chato. Não gostei da escrita do autor, achei bem confusa. Tem lá um plost twist no decorrer da trama, mas pra mim já era tarde. Não consegui me apegar.

Ivan Picchi 10/03/2010

Hypeado
por demais, é um livro excelente, um dos melhores de Palahniuk (tudo bem, ele tem poucos lançados), mas é isso: ele é um excelente livro, mas HYPEADO demais da conta.

A maior desgraça foi ver o filme antes de ler.

Mas tio chuck escreve rápido, ácido, abusado, e rápido de novo.

É um livro excelente; mas calma também. É um livro. Excelente. Não uma seita.

Talvez na falta do que o ler, pular Harry Potter ou Paulo Coelho a ele tenha sido prejudicial d+ p/ algumas... Dai talvez a possível causa do estrondo. Ei, mas é um baita livro.

Mas, a maior MERD@ foi ler depois do filme... o filme foi adptado fantasticamente, 90% do livro tá nele; raras as cenas excluidas, contando com o final adulterado/capado.

Ei, mas é um baita livro. Só não o coloque do lado de Crepúsculo ou A Cabana na sua prateleira cult!

(CALMA EU GOSTEI DO LIVRO, OLHA A NOTA, 4 ESTRELAS! NÃO, EU NÃO CHINGUEI O LIVRO!)

Sinceramente

balducci 09/08/2010minha estante
cara, gostei muito da sua resenha, eu também li o livro depois do filme, e é neste ponto que eu discordo de você.

Se procurarmos uma definição exata pelo mundo todo do que é um filme vamos descobrir que um filme é:
"um filme."
e como filme, clube da luta é muito bom, um dos melhores que eu já vi, principalmente por ter se baseado num livro incrível.
E o final não foi adulterado/capado. foi diferente.

O final do livro, não é um final cinematográfico, mesmo porque não é um filme, mas o final do filme sim, esse é cinematográfico.

São dois mundos diferentes, duas linguagens diferentes, dois tempos diferentes.

Agora ergam-se as cruzes, acendam o fogo.

Eu gostei mais do final do filme. Pronto falei já podem me levar.

Guardar a descoberta de que Norton e tyler são a mesma pessoas pro ultimo segundo foi perfeito.

Ivan Picchi 05/11/2010minha estante
E eu não gostei do filme? :P

Aqui só está a resenha do livro, não do filme

Quando digo que a maior desgraça foi ver o livro, foi pq dedurou todo o roteiro. E que gostaria de ter lido o livro antes, e me realizar vendo o quao fiel foi.

E não é capado n? o final n é cinematográfico, então levou um corte. N foi?

E sim, o final do filme é infinitamente melhor. O filme, inclusive, achei bem melhor que o livro.

Mas valeu ai! O que vale é conversar sobre!

Abraços!

Esdras Castiliano 07/12/2010minha estante
Gente, eu super concordo com você Pickles e com o Balducci, não farei resenha para este livro, pois vocês já comentaram tudo que eu poderia falar.. haha
E sim, o final do filme foi melhor... mas ali é um filme neh, e qual filme do David Fincher não é bom?
Só achei que o Chuck poderia escrever mais devagar..

Matt 02/07/2012minha estante
juro que não entendi nada da sua resenha hahahahahahah

Ricardo Silva 20/01/2018minha estante
"É o tipo de livro que da pena de ser hypeado, acaba virando indicações de pessoas bizarras, e acaba dando algum abuso/pré-conceito. Fazer o quê?"

What?!

Que diferença faz se é Hypeado ou não? Entendo que sua resenha é mais referente ao comportamento das pessoas do que do livro em si.

Mobula Birostris 30/11/2018minha estante
A resenha é sobre o livro ou sobre as pessoas? Haha

Rita 11/05/2020

Clube da luta
Por incrível que pareça eu nunca assisti clube da luta hahaha então foi uma experiência mais que especial, eu realmente não sabia nada da história. Foi surpreendente e diferente de tudo que já li!
Danilo 11/05/2020minha estante
Vai arriscar ver o filme?

Rita 12/05/2020minha estante
Sim Sim

Danilo 12/05/2020minha estante
Eu só vi o filme, após você ver o filme, se importa em falar aqui se é uma boa adaptação ou não?

Rita 12/05/2020minha estante
Falo sim!

Danilo 12/05/2020minha estante
Obrigado

Alana 21/06/2016

Superestimado
Bom, preciso começar dizendo que este é um dos raros casos em que o filme é melhor que o livro. De longe, o filme é muito melhor. Inclusive, considero-o um dos meus filmes preferidos da vida, e morria de vontade de ler a obra a qual se baseava. Nem preciso dizer sobre a minha decepção, certo?

Dito isso, agora vou explicar o motivo do desapontamento. Não gostei do estilo da escrita do Palahniuk. Ele tentou fazer algo diferente, autentico, mas acabou soando supérfluo para mim. O livro levanta reflexões muito boas, mas que são exploradas pobremente. Achei a leitura entediante, e os personagens, idem.

Acho que as melhores partes do livro foram o capitulo 6 (que era a historia original) e o final do livro. Eu realmente gostei do final, mas infelizmente foi a unica parte do livro que realmente me causou alguma reação.
Gabi 23/06/2016minha estante
Hahahahahaha
Danilo vai te matar quando souber que você achou a mesma coisa que eu. Também não gostei desse livro, mas tive que ler porque Dan não parava de falar sobre ele (e eu que dei de presente a ele). Mas eu só vi o filme depois de ler o livro. Também não achei essa coisa toda que ele fala, apesar de enxergar muito de Freud nele. Realmente, o filme é bem melhor que o livro, até porque no livro o narrador fica fazendo um monte de especulações desnecessárias. Isso cansa o leitor.

Alana 23/06/2016minha estante
Estamos em maioria agora, Gabi. Uma defende a outra se for preciso hahaha
Eu ganhei o livro do meu namorado, porque ele sabia o quanto eu gostava do filme. Fui cheia de expectativa e me lasquei rsrs

Felipe 29/06/2016minha estante
Mind Blowing Books! piada interna.

Alana 29/06/2016minha estante
Hahahhahaha sugiro que fique só no filme mesmo, Felipe

Phelipe Guilherme Maciel 30/01/2017minha estante
Poxa, tá na minha meta de leitura desse ano... Espero discordar de você, porque tinha grandes expectativas.

Kira 23/10/2020

Expectativa é uma desgraça!
Eu quis ler esse livro pelas dezenas de recomendações, por booktubers que acompanho, pois ele era sempre dito como:
"O livro que você precisa ler antes de morrer"
"Melhor livro que existe"
"Vai explodir a sua cabeça"
"Uma reviravolta que muda tudo"
"Vai mudar sua vida"
"Você vai ficar pensando meses sobre ele"
Então né, fui ler com a expectativa a milhão.
Um adendo: Não recebi nenhum spoiler do enredo, só tinha lido a sinopse e sabia que tinha uma pegada mais cult e niilista.
Mas vamos lá:
Descobri o "grande plot twist" lá pela página 50, sério estava muito óbvio. Teve momentos que cheguei a pensar que talvez o narrador estivesse sonhando ou imaginando a história, pois o que realmente esperava já parecia mais óbvio que isso e foi mesmo :/
Tosca demais aquela frase "A primeira regra do clube da luta é que você não fala sobre o clube da luta" parece coisa de criança que se junta pra fazer um clubinho no 6° ano e se acha especial por isso HAHAHA minha reação quando li foi: "uau,parabéns em", ri bastante. Achei até engraçado o fato do quanto ela foi marcada no Kindle.
Não consegui me conectar ao personagem principal (vou chamá-lo de Pão).
Pão precisava muito de uma terapia, sério! (Acho que todo mundo nessa história).
Tyler nada mais era que uma via de escape do Pão, porque diga-se de passagem Tyler tinha muito mais justificativa para fazer qualquer coisa do que Pão, mas não quero entrar nessa questão.
Têm muita crítica importante, muitas frases impactantes, entretanto não sai muito disso. Senti que o começo era o final e o final era o começo.
É bastante prolixo, no posfácio é citado que a história foi feita para ir direto ao cerne, mas não foi essa a minha percepção, inclusive tinha muita coisa que ficava se repetindo e eu não entendia o porquê, pois já havia entendido, não era necessário retomar repetidas vezes.
Enfim, não me impactou, serviu apenas para acrescentar bagagem cultural mesmo.

*A nota poderia ser maior, contudo, a expectativa excessiva estragou a experiência pra mim.
Aninha.Costa 23/10/2020minha estante
Ô amiga que bad kkkkk

Kira 23/10/2020minha estante
KKKKK pois é, que bom que acabou ?

Aninha.Costa 23/10/2020minha estante
???

Julia.Piscitelli 12/09/2023minha estante
Eu nem terminei de ler e já amei a sua resenha kkkkkkk

Kira 13/09/2023minha estante
Juro, nunca vou entender o que o povo vê neste aqui KKKKKK

Nathy215 21/08/2021minha estante
Você deu spoiler, é melhor marcar para que as outras pessoas possam ter a mesma experiência de leitura que você.

Thai 21/08/2021minha estante
Você só teve essa impressão porque sabe do que se trata.

Nathy215 21/08/2021minha estante
Tive a impressão porque é um spoiler kkkk Se você tivesse lido uma resenha como a sua, logo no começo ia suspeitar de alguns momentos que a gente só vai perceber na metade do livro, exatamente porque não vimos spoiler antes.

Carol 22/08/2021minha estante
Adoreiiii, primeiro pq parece mesmo que toda rede social só piora e segundo porque senti a mesma coisa quando iniciei a leitura dele haha :)

Thai 22/08/2021minha estante
??