Demian

Demian Hermann Hesse

Resenhas - Demian

ferbrito__ 09/02/2024

É um livro muito bom, nada se compara a O Lobo da Estepe, além de ser meio maçante e repetitivo em algumas partes. Contudo é um livro que traz inúmeras reflexões e abre seus horizontes para muitas perspectivas. Não esperava menos de Hermann Hesse

carol.haupczz 03/02/2024

Sinclair e Demian
É estranhamente engraçado como eu sou a personificação do Demian, mas já fui o Sinclair. A diferença de polos e mundos diferentes, onde uma visão conservadora, confortável se choca com o mundo real, obscuro e na sua forma mais crua, me faz lembrar relações que tive com pessoas que pareciam viver um conto de fadas. Não que a vida seja ruim, Demian mesmo reconhece, mas que o que soa bonito demais às vezes só mascara aquilo que você não vê por debaixo dos panos, quer dizer. A perfeição não é possível e ela só desumaniza. Viver preso em dogmas religiosos e familiares, é muito abordado em Demian, principalmente pra quem já vive fora dessa bolha e percebe como o Sinclair transpira a ingenuidade de quem acredita na moral e bons costumes. Mas ao mesmo tempo, traz a empatia de não julgá-lo, mesmo você sabendo que os lados opostos existem e coexistem simultaneamente entre essa realidade, você consegue entender também o apego de pensar que tudo pode ser verdadeiramente perfeito, como comercial de margarina de família tradicional dos anos 70. O tiro sempre sai pela culatra, tenho um carinho imenso por esse livro, o ápice da minha transição de maturidade.

Milton 03/02/2024

Incrivel
Tenho a impressão de que Hesse queria dizer ainda mais abertamente sobre certos assuntos ou então avançar para lados mais delicados na literatura da época, mas foi impedido.

Demian me disse o que eu precisava ouvir na hora certa.

gratidão!!!

allenylson.ferreir 02/02/2024

Uma leitura bastante envolvente e interessantíssima. o protagonista, recordando dos tempos de sua infância e juventude, os tempos de sua formação, narra para o leitor suas inquietações e a dificuldade em se conformar com um dos dois mundos (o luminoso e o sombrio). também conhecemos o enigmático e charmoso demian, que vai ser uma espécie de guia para sinclair. o romance é permeado de um estranhamento quanto ao mundo sombrio (real), mas também de negação ao mundo luminoso (ideal). percorrendo os caminhos que deveriam levar o homem ao encontro de si mesmo, sinclair ora cai numa espécie de beatitude ora em vulgaridades. a negação dos valores de uma europa em decadência, o elogio e apologia à vida interior e a uma espécie de sincretismo religioso, todos esses temas entrelaçam-se magistralmente. ?demian? é uma obra singular e encantadora, embora onírica. com certeza está entre aquelas leituras incríveis e essenciais.

dricagallo 01/02/2024

| #ResenhasDriSouza | Demian - Hermann Hesse | @grupoeditorialrecord | Nota: 5/5 ??+??

? ?Queria apenas tentar viver aquilo que brotava de mim mesmo. Por que isso me era tão difícil??
Hesse já nos surpreende com esse questionamento antes mesmo de nos apresentar ao jovem Emil Sinclair.

? Demian é um romance de formação, narrado em primeira pessoa por Emil Sinclair, um jovem que está passando pelo processo de ?migração? entre sua infância/adolescência para a vida adulta.
Diante de tal processo, ele se objetiva em tentar descobrir quem é seu VERDADEIRO EU. Mas como bem sabemos, esse não é um caminho fácil? ele entra assim em conflito com dois mundos bem distintos:
? Mundo da Luz: onde podemos definir como um ?mundo ideal? por ser regado a bons costumes familiares, religião, virtudes e deveres.
? Mundo das Trevas: onde não há nada de bons costumes, pelo contrário, existe mistério, malícia, prazeres da carne, álcool, r0ub0s e etc?

?? Hesse foi simplesmente GENIAL ao batizar seu personagem com o sobrenome SINCLAIR, pois ele possui luz e escuridão dentro de si, assim como todos nós!
SIN - pecado
CLAIR - luz

? Estou arrepiada escrevendo essa resenha para vocês, pois Sinclair encontra dois amigos importantíssimos para seu autoconhecimento, um deles é Pistórius, um misterioso tocador de órgão em uma igreja e o outro é Max Demian, um guia espiritual que ao mesmo tempo que se parece tão real, deixa de ser, pois ele consegue transitar entre o masculino e feminino, luz e escuridão, bem e mal? ?

? Os ensinamentos filosóficos estão reverberando e me fazendo brisar muito internamente! Todos nós precisamos encontrar o equilíbrio entre esses nossos dois mundos internos! ??
Precisamos evoluir como seres humanos e acredito que um de nossos principais propósitos aqui é esse!!

? Ainda não leu nada do Hermann Hesse ou está com receio de iniciar a leitura de seus títulos, lhe aconselho a começar por Demian antes de qualquer outro título!

Camilinha 30/01/2024

Uma história sobre autoconhecimento
Criei muita expectativa em cima do autor e confesso que me decepcionou um pouco.
Não sei se é por conta da temática: as fases entre criança, adolescente e a vida adulta.
Mas não me cativou.
Vou dar outra chance a Hermann Hesse, mas esse não é nem de longe um livro que eu recomendaria.

Maria Bia 29/01/2024

+1 adicionado à listinha "ler em outro momento da vida"
Não sei se consegui entender as sutilezas desse livro que é uma literatura psicológica/filosófica.

Achei muita coisa estranha e não foi uma leitura fácil pra mim, pelo contrário, achei bem maçante e enfadonha. Pensei em desistir várias vezes. Toda a questão da "marca" de Caim me pareceu um eufemismo que não sei direito se eu interpretei certo.

Apesar das ressalvas, a obra me trouxe momentos de reflexão profunda. Me identifiquei com Sinclair por várias vezes (na mesma proporção em que achava ele insuportável SHUASHUAS).
Não é uma leitura linear, no sentido de ter uma história envolvente com começo/meio/fim. Acompanhamos Sinclair por momentos da infância, adolescência e começo da vida adulta. Em todos esses episódios vemos nele uma pessoa solitária e espiritualmente inquieta.

Nascido em uma família cristã, desde tenra idade questiona a sua própria inquietação e é levado pela dualidade do "bem e do mal", pensando ser pessoa não merecedora do paraíso por conta de sua natureza.
A vida o introduziu a Max Demian, pessoa a qual ele sente uma forte ligação (forte até demais) e que o ajuda nos momentos de dúvida, mostrando outros caminhos para as suas inquietações.
E aí metade do livro vemos mais inquietações e questionamento sobre pertencimento e a falta que ele sente de Demian. Confesso que me prendi na leitura do meio pro final, com a aparição de outros personagens...

Não sei se considero uma leitura boa, mas senti vontade de reler no futuro considerando as inquietações que me trouxe e os pensamentos que levei para a terapia (sim, rolou SHAUSHUAHS).

Celice1 26/01/2024

Em Demian conhecemos boa parte da jornada da vida do personagem Sinclair, acompanhando desde a sua infância, passando pelo conturbado período da adolescência e juventude até a vida adulta.
Narrativa recheada de metáforas e tópicos filosóficos de grande interesse, podemos perceber nitidamente o quanto a produção do álbum Wings do BTS se alinha com a mesma, desde a identificação de algumas personagens até mesmo à caracterização de muitos se não todos os MVS, as letras e títulos de cada canção também perfeitamente alinhadas à dualidade do mundo luminoso X mundo sombrio, por exemplo.

Letícia 23/01/2024

Filosófico
Comecei a ler Demian de forma muito fluida. Tem linguagem fácil e fiquei bastante curiosa de início. Talvez eu não esteja muito na onda da discussão espiritual que foi desenrolando a história, mas é um bom livro. Comprei o box do Hesse na emoção por me interessar nos comentários sobre o livro Sidarta.
De todo modo, a figura do Demian está presente na infância e juventude do Sinclair, que luta com a dualidade do "bem e do mal" presente no dia a dia. Não consegui elaborar bem ainda todo o significado.

Mariana113 23/01/2024

"Sabe Deus como nascem tais palavras. Eu as dissera sem más intenções e sem ter a menor ideia da catástrofe que ia provocar. Dissera algo cujo alcance ignorava no momento, cedera a uma ocorrência insignificante, um tanto jocosa, talvez um tanto maliciosa, e essa ocorrência se transformara em destino, mudara-se em fatalidade inexorável. Cometera uma pequena indelicadeza, e essa indelicadeza fora para ele uma sentença."

Dirtyusedcondom 18/01/2024

Não tinha feito resenha quando terminei pq não tenho muito o que falar sem ser pra meter o pau. Achei péssimo, de mau gosto até. Personagens fracos, trama capenga e filosofia de boteco pra quem fingir que gostou reafirmar intelecto falando sobre o quanto o livro é "profundo"
heloisa.nas 29/01/2024minha estante
Macetou

Isabela 17/01/2024

Ainda pensando...
Demorou um tempo para eu digerir essa história e realmente pensar sobre o que eu entendi dessa leitura.
O livro acompanha Sinclair desde a infância até a vida adulta e a sua participação na guerra. No meio do caminho, somos apresentados a Demian, um figura misteriosa, que serve como guia para o protagonista desde o começo da adolescência, quando surgem nele grandes dúvidas sobre a vida, o conflito entre o mundo luminoso que conhecia com a família e o mundo sombrio que toma conta das suas decisões.
Os dois personagens são bastante complexos. Sinclair nutre uma admiração enorme por Demian, que não tem nada de juvenil, sempre aparecendo em momentos decisivos da vida de Sinclair para despejar sabedoria. Sinto que ele representa a idealização de alguém perfeito para o protagonista, quem ele almeja ser.
Sinclair passa por altos e baixos, representando então o jovem questionador, confuso, cheio de esperança. Durante toda história ele busca sair do padrão ao seu redor e pertencer ao grupo representado por Demian.
É uma leitura densa, que aborda desde a juventude, encontrar a si mesmo e pertencimento, até a religião. Apesar de curto, é um livro que certamente precisa de mais de uma leitura para absorver todas as camadas.

Carla.Parreira 16/01/2024

Terminei de ler o livro Demian (Hermann Hesse) que conta a história de Emil Sinclair, um jovem que enfrenta uma jornada de autodescoberta e desenvolvimento espiritual. O livro aborda temas como dualidade, individualidade e busca pela verdade interior. A história começa com Sinclair descrevendo sua infância e os desafios que enfrentou ao crescer em uma sociedade conservadora e repressora. Ele é apresentado a Demian, um colega de escola mais velho, que se torna seu mentor e guia espiritual. Ao longo do livro, Demian desafia as crenças e valores convencionais de Sinclair, encorajando-o a explorar seu verdadeiro eu e a seguir seu próprio caminho. Demian introduz Sinclair a conceitos como o dualismo entre luz e sombra, bem e mal, e a importância de abraçar a totalidade de sua natureza.

Um trecho importante do livro é quando Demian diz a Sinclair: "Todo homem tem um demônio dentro de si, e a única maneira de lidar com ele é reconhecê-lo e integrá-lo em sua vida". Essa frase destaca a importância de aceitar todos os aspectos de si mesmo, tanto os positivos quanto os negativos. Outro trecho significativo é quando Sinclair se envolve com uma mulher chamada Eva, que representa a tentação e a busca por prazeres sensoriais. Essa experiência o leva a uma crise espiritual e o faz questionar seus valores e propósito na vida. Ao longo do romance, Sinclair passa por uma série de experiências transformadoras que o levam a uma jornada de autodescoberta, culminando em sua busca pelo seu verdadeiro eu e sua conexão com o divino. No final, Sinclair percebe que a verdadeira iluminação não pode ser encontrada fora de si mesmo, mas está intrinsecamente ligada à sua própria jornada interior. Ele aprende a abraçar sua dualidade e a encontrar a paz e a plenitude em sua própria individualidade. Em suma, "Demian" é um livro que explora temas profundos e universais sobre a jornada do autoconhecimento, a luta entre o bem e o mal e a busca pelo significado da vida.

rafsmad 14/01/2024

?Para o homem consciente só havia um dever: procurar-se a si mesmo, afirmar-se em si mesmo e seguir sempre adiante o seu próprio caminho, sem se preocupar com o fim a que possa conduzi-lo. O verdadeiro ofício de cada um é apenas chegar até si mesmo.?

nathalie54 13/01/2024

Não deu pra mim
Realmente é um bom livro, mas não deu pra mim :/

Senti ele muito filosófico, sendo que até o final ficou bem confuso. Acredito que eu não tenha mergulhado tanto na história, embora tenha reflexões e frases que realmente me impactaram. Mas ao todo, não foi uma leitura proveitosa que eu posterguei muito pra terminar porque não estava atraída pela história, logo não queria ler.