Demian Hermann Hesse

Resenhas - Demian

Fabi 21/11/2023

Atualíssimo
Que livros, amigos!
Muito bem escrito, com narrativa densa, mas fluida, instigante aos olhos e ao cérebro, com personagens complexos e vívidos (pessoas ordinariamente comuns, mas excepcionais!) e vários mergulhos filosóficos.
Foi um deleite.

Eduardo Virgili 19/11/2023

Como um colega disse, "Demian tem muitas camadas de compreensão."
Um bom livro para quem gosta de divagar sobre a essência das pessoas.

Yentl 16/11/2023

Demian - Herman Hesse
Peguei o livro pra ler pensando ?é curto, vou ler rapidinho!? Kkkkk engano meu. É um livro profundo que aborda a história de Sinclair, um jovem passando pela fase de descobertas do fim da infância e início da adolescência. Nessa jornada ele conhece Max Demian, outro jovem com a mesma idade dele, mas com muita sabedoria, que o ensina as mais diversas coisas da vida.
Confesso que tive que reler alguns parágrafos para compreender e absorver as ideias do autor. Não é um livro fácil, mas é maravilhoso no fim das contas.

Pedro.Baldez 13/11/2023

Divagações lindas sobre a vida
Esse foi um livro que demorei pra acabar, mas que, como sempre, me deixou sem palavras no fim. Hesse é meu autor favorito. A forma como ele escreve é diferente. Amo seu realismo e aproximação com a psicologia, além das evoluções de seus personagens.

poly 12/11/2023

Revolucionário e impecável, ninguém muda minha cabeça
Esse livro foi uma grande surpresa. não achei que eu fosse gostar tanto. uma narrativa envolvente e gostosa de ler, com ideias tão coerentes (e outras muito loucas), é impossível não concordar pelo menos uma vez com que estamos lendo, e mesmo discordando e impossível não se deixar levar. eu amo esse gênero, e esse livro me mostrou isso mais uma vez.

ana 11/11/2023

Apesar de ser um livro muito bom, a leitura num geral não foi muito fluída pra mim. Eu gostei muito se ver o Sinclair e o Demian conversando, a conexão e os assuntos filosóficos deles. Gostei muito de como o livro traz a questão de mundo luminoso e mundo sombrio, me identifiquei muito com a questão do crescimento de Sinclair e com a reflexão sobre a coletividade. Marquei muiitass partes, especialmente falar do Demian.
Mais do meio pro final, achei umas coisas muito (????), e acontecimentos totalmente sem sentido pra mim, mas li no posfácio que o livro segue uma linha psicanalítica, então acredito q seja por isso.
traz reflexões muito boas!!!

Renata.Orlando 08/11/2023

Diferente
Uma abordagem distinta de um assunto filosófico e religioso mas que entrega a mensagem e flui bem na leitura, Demian me deixou bastante curiosa para ler o Lobo da Estepe que dizem ser a obra prima de Hesse.

Jessica.Virgens 05/11/2023

Um livro com uma escrita que, para mim, é um pouco mais difícil de ler... Talvez fosse a minha tradução ou apenas seja dele mesmo. Mas sem dúvida, é um livro fora da minha zona de conforto.
É uma história de descobertas, crescimento e reflexão muito boa. Mas é um livro de 1919, vai conversar de uma forma diferente dos livros escritos mais recentemente.

Marina Coelho 02/11/2023

Demian
"Quem quiser nascer tem de destruir um mundo"
Não é uma leitura que me prendeu. A não ser pelo final do livro. Mas traz mts reflexões sobre autoaceitacao e autoconhecimento. Crescer dói

gstvmts 31/10/2023

Quem quiser nascer tem de destruir um mundo
Nunca me identifiquei tanto com um livro, aliás, por se tratar da condição humana, do amadurecimento que todos nós (ou a maioria) passamos, não é difícil se identificar, contudo, a influência específica que Demian exerce no protagonista foi-me tão singular que fiquei incrédulo.

Quem quiser nascer tem de destruir um mundo. Isso é tudo. É libertar-se da manada, do pensamento padronizado, das convenções sociais que, diga-se de passagem, são todas mutáveis e sucetíveis à obsolescência e encaminhar-se ao tão-longo caminho que nos leva a nós mesmos.

Encaro esta obra como uma passagem mais leve pela idealização nietzscheana do Übermensch e que talvez tenha se tornado um de meus livros favoritos.

Gustavim Barros 29/10/2023

Sem palavras?
Esse livro é diferente de tudo que já li na vida, mas me prendeu e me arrebatou de uma forma que fiquei apaixonado. Não sei nem como descrever essa leitura de tão inusitada, inquietante e reflexiva que foi!

vick 29/10/2023

Ótimo livro.
"Demian", de Hermann Hesse, é uma história fascinante. Conta a jornada de Sinclair e sua descoberta de uma dualidade de mundos: o mundo que existe dentro de sua casa e o mundo fora dela. Ele se depara com a dura realidade de um mundo sombrio e cruel. No meio disso tudo, ele faz amizade com Demian, uma pessoa astuta e decidida. Acompanhamos o amadurecimento de Sinclair ao longo do livro, suas angústias e sua busca pelo autoconhecimento.
A palavra "Sin" em inglês significa pecado, e a palavra "Clair" em francês significa claro, mais uma vez é mostrado a dualidade que todo o livro aborda.
Uma coisa que me fez refletir é se o personagem Demian realmente existe ou só era uma parte do próprio Sinclair falando com ele.
Fica aí a reflexão também.
Foi incrível ler esse livro, espero ler novamente quando eu estiver mais velha.

Liv 28/10/2023

Lembrei apenas agora de colocar aqui que li esse livro, queria me recordar melhor dele. Mas sei que foi um pouco desafiante querer continuar a leitura, talvez por me deixar mais triste do que já estava quando li.

Carol 28/10/2023

Demian
Na verdade eu já tinha lido esse livro uns anos atrás e esse ano numa fase diferente da vida, eu tive a vontade de reler. Demian é um livro incrível (continua sendo o meu favorito) e que eu manterei o costume de o ler em diferentes fases da vida.