Chama Negra

Chama Negra Alyson Noël

Resenhas - Chama Negra

Ana 31/01/2015

O que aconteceu ?
Sinceramente eu amei o primeiro livro e o segundo, mas quando chegou no terceira a historia começou a se arrastar, mas terminei mesmo assim. Já no quarto não sei dizer o que aconteceu, a história desandou toda e não consegui acabar a serie. É uma pena.

Maria Carolina 25/01/2012

A Autora com certeza se Perdeu !!!
Meu Deus.... Que pena viu! Essa Série tinha tudo para ser Diferente! Mas não a Autora fez o favor de "CAGAR" com a História, cada vez mais pior e com mais encheção de linguiça! Sério não sei porque ainda continua a ler! Deveria ter parado em Terra das Sombras... mas como e tinha esperanças que esse livro fosse Diferente! Que decepção! A Ever continua sendo a pior Protagonista vai ser chata e BURRA que eu já tenha lido... vai ser chata e burra assim lá na cadeia. O Resto dos personagens continuam do mesmo jeito chatos e sem carisma, todos perderam aquele carisma que só no 1° livro teve! Só vou continuar porque já tenho o Estrela da Noite porque sinceramente não leria mas essa Série!

Rafaela1675 16/02/2024

Mais probleminhas para nossa querida Ever
Como sempre tomando as piores decisões possível, ela consegue piorar o que já estava ruim, nesse livro com um pouco de maldade e conseguindo errar com todos, Ever continua em busca do que mais deseja, ainda sem conseguir o que quer.

Ripper 19/11/2011

Chama Negra - Os Imortais #4
Chama Negra é o livro número quatro da série os Imortais de Alyson Nöel, que conta com seis volumes, todos já lançados no Brasil (Para Sempre, Lua Azul, Terra de Sombras, Chama Negra, Estrela da Noite e Infinito).

Chama Negra foi amplamente criticado, muita gente teve certeza de que a autora se perdeu na história, mas não é o que eu vejo.
Mesmo que ninguém concorde comigo, a história se desenvolve de forma admirável. A autora sabe sim o que está fazendo, não só nos dando um mundo completamente diferente, mas explicando ele, fazendo com que faça sentido e se adapte a nossa realidade. Talvez, o fato de o livro ser mais focado na heroína em si, do que no próprio romance dela com o mocinho, faça com que muitas pessoas não gostem. Não sou parte desse grupo.

Nesse livro, Ever está com problemas para controlar a Fera que habita em si, um estranho desejo por seu inimigo - Roman - causado pela magia negra que ela fez num esforço de conseguir o antídoto para o fato de não poder tocar em Damen. Também ha o problema de que ela acabou de transformar Haven, sua suposta amiga, em uma imortal. E teimosa como somente uma adolescente problemática pode ser, Haven não da a mínima para os avisos de Ever e os cuidados que deve ter.
Ever esta definhando pouco a pouco, e na luta para sobreviver, livrar-se da amarração com Ramon e conseguir o antídoto para Damen, ela acaba se enrolando cada vez mais e mais.

Como a própria Alyson disse na tarde de autógrafos, Ever é uma personagem muito solitária. Em todos os livros podemos ver isso com clareza, mas nesse, o fato fica ainda mais claro. Mesmo em apuros ela escolhe não pedir ajuda, não porque não confia em Damen, mas pelo simples fato de que morre de medo de que ele a culpe e a abandone. Depois de perder toda a família, ela não pode de jeito nenhum se afastar do seu amor eterno, e tenta de todas as formas fazer tudo sozinha.
Por esse mesmo motivo, o livro não foca em si no seu romance com Damen, mas na própria Ever lutando contra seus demônios, evoluindo, amadurecendo e buscando seu próprio final feliz.
Minha professora de psicologia diz que todo adolescente sofre da chamada "síndrome do super herói" achando que pode fazer tudo sozinho, e salvar a todos. E é justamente o que vemos em Ever, desesperada por arrumar tudo, salvar a todos, colocando-se na linha de frente mais uma vez.

Chama Negra foi um livro que eu apreciei muito a leitura, e mesmo que muitos não tenham gostado, que as críticas caiam como adagas na pobre da autora, o considero o melhor até agora.

tRipper.
Camila 27/11/2011minha estante
Concordo com tudo o que você disse, eu já estava desesperançada com a série, mas eu realmente adorei Chama Negra, o melhor livro da série até agora, na minha opinião.

Thais Lima 07/03/2013minha estante
Eu concordo totalmente. Vi tantas criticas em relação a esse livro, que ainda estou procurando os defeitos que todos viram. Estou lendo e, até agora, estou adorando e realmente surpresa com o trabalho de Alyson nesse livro. Eu não acho que ela perdeu, muito pelo contrário; eu acho que ela fez um excelente trabalho em Chama Negra. Foca em Ever lutando contra os demônios em si, e não fica no lenga-lenga com o Damen. Estamos vendo Ever fazer alguma coisa, e não ficar dependendo do Damen. Realmente, estou achando muito bom. Espero não me decepcionar até o fim do livro, mas até agora eu estou achando melhor que os três anteriores.

Thais Lima 07/03/2013minha estante
Gostei da sua resenha. Ainda estou lendo, mas eu sinceramente não entendo como tem gente que critica tanto esse livro. Pra mim é o melhor até agora. Eu não dava nada por Chama Negra, até porque eu odiei Terra de Sombras! Mas Chama Negra me surpreendeu e eu estou gostando muito!

Kath 15/03/2014

E sempre consegue piorar!
Finalmente eu terminei esse livro! Bem, mas vamos partir para o enredo de início.
Depois de todas as suas burradas anteriores desde a decisão estúpida de Lua Azul que condenou Damen a morte no caso de tocá-la e, logo após, o feitiço ridículo de amarração em terra de sombras, Ever volta novamente carregando todos no afundar de suas estupidezes. Agora, após transformar Haven em imortal e ter mais um problema com o qual se preocupar ela tenta de todos os modos desligar-se da atração selvagem que sente por Roman graças ao feitiço que fez e se virou contra ela. Sua obsessão e suas atitudes imaturas e impensadas acabam afastando Damen dela e ela começa a depositar sua confiança em Jude ao invés de confiar em quem realmente deveria confiar. Cometendo mais uma vez uma idiotice atrás da outra. Julgando Jude por imortal chega a quase mata-lo para conferir que ele é, de fato, humano. Haven se torna agressiva, impulsiva e incontrolável com suas novas habilidades voltando-se completamente para o lado de Roman e virando-se contra Ever. Após aceitar finalmente a ajuda de Ava, Ever descobre uma forma de purificar-se da chama negra que a faz desejar Roman mais que qualquer coisa, consequência de seu feitiço estúpido, e assim é aceita novamente no salão do conhecimento onde descobre uma maneira de aproximar-se de Roman e finalmente conseguir o que deseja sem cometer nenhuma nova burrice. Mas seu plano é falho por Jude, que coloca tudo a perder tirando de Ever e Damen, mais uma vez, a chance de ficar juntos e desencadeando a fúria total de Haven sobre eles agora mais disposta que nunca a destruí-los de uma vez por todas.
Dos quatro livros que li até agora posso dizer que esse foi o pior, se é que há como dizer isso de uma saga onde nenhum dos livros é bom. E parece castigo, porque são seis! Não falo desmerecendo o trabalho da Alyson Noël, como já expliquei antes, a qualidade do texto e até mesmo o enredo é muito bem feito, inclusive pesquisei para ver se fora lançado antes ou depois de Fallen, da Lauren Kate, porque há semelhanças no enredo, mas as obras são simultâneas. Só que eu acho a história incrivelmente chata. A personalidade dos personagens não é muito atrativa e a narração em primeira pessoa da Ever deixa o enredo ainda pior, porque você passa literalmente a odiar a personagem no decorrer da leitura e piora a cada livro tornando inclusive insuportável em determinado momento. O que ela fez em seis livros teria sido melhor e, talvez, menos cansativo diminuído em quatro e com menos empecilhos entre Ever e Damen que é um dos focos da trama e uma das coisas que mais te deixa irritado. Sem dúvida essa é a primeira saga que leio e detesto tanto.

priscila.wenzel 27/01/2023

Segue na mesma vibe do anterior!

CUIDADO ALERTA DE SPOILER DO LIVRO 3.
Bom nesse livro basicamente vemos Ever continuar a fazer besteira, a enfiar os pés pelas mãos, enquanto tenta conseguir o antídoto que vai poder fazer com que ela e Damen finalmente fiquem juntos.

E agora que a Haven também é uma imortal, Ever tem mais uma dor de cabeça pra lidar, já que sua amiga totalmente influenciável está contra Ever, achando que ela quer ser mau, sendo que tudo que a garota quer é ajuda-la e manter a história dos imortais em segredos.
Roman continua o mesmo babaca, provocador de sempre.

Jude e Ever se tornam ainda mais amigos, apesar da relação ancestral deles.

E Damen... Bom, achei que o Damen ficou meio de lado nesse livro, já que uma das besteiras que a Ever fez foi não contar pra ele seus planos mirabolantes.

Se eu não conhecesse o final, talvez eu não seguiria com a série, nem lembro como pude ter paciente pra ler esses livros 13 anos atrás, talvez porque não li eles em sequência.

Mas por enquanto eu ainda acho que vale a pena chegar até o fim da história pra saber como ela acaba ^^
Mateus108 14/03/2023minha estante
Sim, ler depois de tanto tempo me fez repensar diversos aspectos desta série. Hoje eu vejo muitas coisas e torço o nariz pelo relacionamento tóxico entre os dois, para mim o Jude é quem realmente merece o amor da Ever.
Estou relando para finalmente dar adeus aos livros físicos, para abrir espaço para novas histórias e poder concluir a série da Riley.

Kemilly. 25/01/2022

É cansativo esse dilema da Ever, ela vive em um loop sempre repetindo as mesmas ações e pensamentos, e demora muito pra ela sair disso e desenvolver a história, pelo menos nesse livro foi assim, vamos ver se no próximo ela evolui kk

AleBooks 02/09/2022

INCRÍVEL!
Livro maravilhoso, com uma leitura fácil que me fez ler ele em dois dias.

No início eu o havia achado chato e resolvi o abandonar, mas meses depois peguei ele para ler de novo e MEU DEUS! Como eu pude achar ele chato??? Ele se tornou um dos meus favoritos!!!

A personagem principal ( ever), eu acho ela uma pessoa boa, mas sla , eu gosto, mas não gosto dela.;-;

Ela fez escolhas que eu julgo serem erradas, xinguei ela de burra e imbecil umas milhões de vezes. Quis entrar no livro e socar a cara dela? Sim óbvio. Mas não deixo de gostar dela.

Damen - uma pessoa que literalmente está 400 ANOS esperando por outra pois a ama. Mano?!?!?!?!? Ele é incrível, paciente, compreensivo. E no livro mostra brevemente o outro lado dele, um lado cujo ele não gosta, o lado esnobe, o lado egocêntrico, mas uma coisa é ele perceber quem é, e continuar, e outra coisa é ele perceber e mudar... Assim como ele fez.

Acho que esse amor entre eles é lindo, apesar de achar que a Ever não merece o Damen skksks

Eu shippava mais a Ever com o Jude, juro para mim seria tudo eles juntos.

O jude é um personagem incrível, um personagem que faz de tudo pelo que ama, de um jeito cautelosamente "escondido"", ele ama ela, e ela ama Damen...

Haven, que nojo de personagem meu deus ;-; ela dever ser leonina pqp, ela não escuta os outros e apenas toma como verdade aquilo que ela viu o pensa ter visto, toma decisões precipitadas sem nem mesmo pensar, julga como certa apenas o que ela acha que é certo. Apesar de em momentos achar que ela mudaria, não foi o que aconteceu...

Roman - meu deus, uma pessoa que consegue ser babaca e cativante ao mesmo tempo, eu odiei ele em muitos momentos, mas senti pena dele em outros, e o achei muito incrível em alguns ksksks Mas ele é o famoso personagem que passamos pano, aquele vilão cujo passado é problemático. E ele não consegue amar, pois esse sentimento foi negado a ele de inúmeros jeitos diferentes

Ava - uma personagem incrível, ela errou? Sim, mas errou acertando, pois assim que viu o que estava prestes a fezer, mudou de ideia e resolveu ser uma nova versão de si mesma. Enfim amo ela e ponto acabou. E ela é a reencarnação da tia das gêmeas ;-;

As gêmeas - acho que o motivo delas odiarem tanto a Ever é algo mais profundo, não sei, mas quero ver nos próximos livros se isso vai ser dito. E eu gostodelas :)

O mundo imortal, o mundo em que se vive para sempre, não pense nisso como uma dádiva, pois viver para sempre também significa vivenciar a tristeza, dor, mágoa, raiva, para sempre... E você apenas poderar desistir da vida entrando em um lugar sombrio...

Humb 02/10/2012

Não gostei
Depois do fiasco em Terra de Sombras", decidi que só vou terminar a série para saber o final. Vou procurar em sebos e trocar, porque não vale à pena comprar esses livros.

O início é monótono, com Ever tentando explicar as "regras" dos imortais para Haven.
Daí vemos as duas amigas virarem inimigas. Discussões bobas de adolescente... uma chatice.
Ever é a personificação da confusão. Ama Damen, mas gosta de Jude e até de Roman. Quarteto amoroso? O que é isso...

O final não muda em relação aos livros anteriores. Ever não consegue o antídoto, mas pelo menos não fez burrada dessa vez. A culpa é de outra pessoa.

De qualquer jeito, o enredo e fraco. A série não amadurece, é sempre Ever atrás do antídoto, sempre insegura, Damen boboca, aceitando os erros dela com naturalidade...

Para um livro de 6 volumes, já era para a série ter avançado bastante.

Chrys Bessa 24/07/2012

Ever é louca
Estou realmente muito triste pelo o que esta acontecendo com o livro, que está perdendo toda a graça, lua azul ate que ainda deu para ler, agora terra de sombras e chama negra são os piores, está cada vez mais chato, eu estou curiosa e já comprei todos os livros, mas devo admitir, as coisas estão sem rumo, não dá para entender como Ever consegue ser tão burra e infantil, porque ela não houve o pobre do Damen que vive avisando a ela que não deve usar magia negra, nem aquele livro? ah além disso ela esta desesperada sendo que tem TODO O SEMPRE para conseguir o antídoto. Porque não aproveita para colocar em ordem todos os seus sentimentos (confusão dela com Jude e Damen) ok. Logo depois ela faz mais uma merda, volta a mexer na magia sem consultar Damen e piora as coisas, agora ela gosta de Roman, essa menina é muito fútil, estou torcendo para Roman ganhar algo, pois algumas coisas realmente ele esta certo: como por exemplo ela ser muito fútil em pensar nesse amor e ficar louca para achar o antídoto ao ponto de colocar sua vida em risco indo a casa de Roman sem Damen saber, a ponto de colocar as pessoas que ela ama em risco como sua amiga Haven. Olha, estou quase desistindo de ler, será que só eu tenho essa sensação de cansaço?

Beatriz Gosmin 20/05/2011

Resenha: Chama Negra - Beatriz Gosmin - www.livroseatitudes.blogspot.com
Como vocês sabem pela minha resenha do livro anterior, a personagem Ever me irrita, me estressa e me deixa doida de raiva. Não, não é exagero, eu realmente começo a brigar com o livro em certas partes, dialogando com as páginas na esperança que ela me ouça e pare de ser tão boba. Mas deixando meu movimento anti-Ever de lado, vamos a resenha:

Como é fato, o livro passado terminou com a Ever fazendo mais uma de suas “escolhas erradas” e piorando o estado deplorável que já se encontrava sua vida.

Haven, agora também uma imortal, se mostra bastante forte ao tomar o elixir e bastante feliz com sua nova aparência. Mas ela se recusa a ouvir os conselhos de Ever quanto ao lado sombrio de ser uma imortal e os perigos que a cercam, principalmente sobre o conselho: “Fique longe de Roman, ele é perigoso”. Haven se recusa veementemente a ficar longe de dele, que no caso é o seu namorado.

Ever, após mexer com magia negra (no livro passado) e se prender a um feitiço de amarração, tem de conviver com um “monstro” (é assim que ela chama) que a faz ter uma obsessão maluca por Roman. Ela sonha com ele, o sente chegar e tem vontade de se entregar a ele toda vez que o vê. Manter distância de Roman é algo em que ela precisará fazer, mas como ela pode manter-se afastada se só ele tem o antídoto para o antídoto que precisa para voltar a tocar Damen?

Bem, a Ever sempre pensa que pode resolver tudo sozinha e sempre acaba quebrando a cara. Sua insegurança e suas decisões precipitadas tiram qualquer leitor do sério! Com todos os problemas que a cercam, ela no mínimo deveria contar a Demen sobre a chama negra que cresce dentro dela em relação a Roman, mas nem isso consegue. Summerland passa a ser o único lugar onde ela parece conseguir domar este “monstro”, o único lugar onde ela volta a ser ela mesma.

Como o feitiço faz Ever querer ficar ao lado de Roman, Haven e ela tem uma briga feia, uma vez que Haven acha que ela quer rouba-lo dela, o que deixa o livro mais: Hã? Como assim?

Como Ever poderá superar o feitiço de amarração entre ela e Roman sendo que está cada vez mais afastada de Demen, já não fala com a sua melhor amiga Haven e tudo a sua volta parece desmoronar? Como conseguir vencer a tentação de se entregar ao inimigo? Como obter o antídoto? Como negar sua atração de várias encarnações por Jude? Como manter seu segredo de ser uma imortal? São apenas algumas questões que ela tem que lidar no decorrer da história.

Trechinho:

Roman encosta na porta e ri, chamando-me para perto.

E, apesar de tudo o que sei sobre bem e mal, certo e errado, imortais bons e imortais perigosos, dou um passo à frente. Meu olhar está fixo em Roman, no lindo e glorioso Roman. Ele é tudo o que consigo ver. Tudo o que preciso.

- Sempre soube que viria. – Ele sorri, passando os olhos em mim enquanto enterra os dedos em meus cabelos. Bem-vinda ao lado negro Ever. Acho que você vai ser bem feliz aqui.

[orelha do livro]

Bom, o começo do livro já me deixou doida da vida, mas no decorrer da história algumas cenas me fizeram até dar risadas. Apesar de ter coisas que poderiam ser muito mais elaboradas como a solução para o feitiço de amarração entre ela e Roman – que foi muito simples mas fazer o que?, sinceramente, eu gostei do livro. Ou melhor, gostei do final dele, pois terminou de uma forma que eu nem sequer imaginava, foi uma reviravolta tão grande que, pela segunda vez apenas (porque a primeira foi após ler o primeiro livro) eu estou ansiosa para ler o próximo, o Estrela da noite.

Senti que neste livro alguns personagens ficaram mais ausentes como: Damen, Miles e as gêmeas, o que me fez sentir falta deles no decorrer da história. E personagens como Ava e Jude se mostraram mais presentes.

Pessoas que estão desanimadas com a série (assim como eu estava), não percam a fé, porque o final deste livro promete grandes feitos no próximo volume da série! (dedos cruzados!)

Mikaelysousa 26/05/2021

Bom porém poderia ser melhor
Assim, gostei, não é o meu favorito da séries, mas foi um livro ok.
Me fez passar muita raiva, principalmente por causa de alguns personagens que só me irrita, da vontade de parar de ler por causa deles.