Chama Negra

Chama Negra Alyson Noël

Resenhas - Chama Negra

Cris Oliveira 01/03/2011

Esse livro para mim foi decepcionante. Achei muita enrolação. Em suma, posso dizer que Ever passou o tempo todo fugindo.. de Roman, de Damen, de Haven, de Jude e principalmente do seu lado negro. Ela passa o tempo todo lutando contra o eu-sombrio que aflora após o feitiço que deu errado. E mais uma vez ela mete os pés pelas mãos e se mete em mais encrencas. Quando ela está a um passo de conseguir o antídoto do antídoto acontece algo inesperado e aí.... bom, só lendo para descobrir. Tomara que o próximo feche as várias pontas soltas.

ninde 23/03/2011minha estante
pelo menos, desta vez, não foi culpa dela...

Raffafust 31/12/2011

O pior livro da série ( até agora...)
Gente...que desespero para terminar de ler esse livro eu não aguentava mais..comecei em agosto e enrolei até dezembro...mas também pudera acho que foi o livro mais chato do ano. E eu estava tã empolgada com a série lendo um volume após o outro que parar nesse foi um balde de água fria...também não queria entrar 2012 com essa leitura pendente..então corri contra o tempo hoje e nossa...é chato mesmo.
Primeiro devo dizer que para que mesmo Ever dá vida eterna a personagem mais mala do livro? Aquela em que eu gostaria muito de entrar no livro somente para matá-la?? A Haven é um saco! Ela era chata mortal e fica pior imortal...ela só reclama, é invejosa e nossa...não vê nada de bom que a Ever tenta fazer por ela.
Achei tanta bobeira esse lance da magia negra...ou chama negra que dá nome ao livro...o livro dá voltas e voltas e só o que vemos é um imenso repeteco do anterior: Ever querendo de livrar de Roman mas cada vez mais envolvida com ele e o casal principal ( Ever e Damen) na mesma lenga lenga de nem poderem se encostar.
Drina também é uma personagem que poderia ser melhor aproveitada mas a autora parece não saber explorar os vilões...ou enrola para ter mais história e termos ainda mais dois volumes de Imortais.
Uma pena, porque até esse volume eu estava amando a série e vou pegar o próximo livro Estrela da Noite esperando que a história me motive mais a virar a página e seguir querendo terminar de ler a saga.

Blog MVL - Nina 30/03/2011

Minha Vida por um Livro | www.minhavidaporumlivro.blogspot.com

Chama Negra é o quarto volume da série Os Imortais, nessa seqüência o leitor embarca exatamente onde o livro anterior termina. Ever, a protagonista, está ligada ao sombrio Roman e ao tentar modificar fato piorando as coisas, sua melhor amiga Haven está começando a desenvolver seus poderes imortais.

As personagens masculinas em Chama Negra parecem ficar sob cortinas, você os vê, entretanto as duas amigas e recentes inimigas protagonizam a maior parte do livro. Ninguém pode acusar Alyson Noël de machismo, sua protagonista está quase sempre resolvendo (e complicando) seus problemas por si mesma.

O grande aspecto positivo de Chama Negra é que a autora consegue (de forma oposta aos dois livros anteriores) ter coesão na formação de seus personagens. Talvez eu tenha essa sensação apenas porque já sei o que esperar de cada um. Entretanto afirmo que o ponto central da série O Imortais está na trama e não em seus personagens. Noel é obviamente uma pessoa original e isso se reflete em sua estória, como o conceito de auras por exemplo. Todavia estes aspectos não atenuam a falta de profundidade e realidade em seus personagens.

Sobre os aspectos negativos começo com a maior contradição de toda a relação entre Ever e Damen. Para uma estória que prega o verdadeiro amor a autora acaba se contradizendo ao colocar sua protagonista constantemente atraída por outros homens que não sua alma gêmea, Damen.

O que me irrita é o descaso com que a autora trata o verdadeiro amor. Algo que deveria ser claro e cristalino e sou extremamente rígida neste aspecto. O amor é preto e branco, simples, não é apenas sexo e paixão. Ever e Damen são maus exemplos do que é amor, especialmente porque não existe amor nenhum! Eu não consigo senti-lo, me envolver com ele.

Ever é a protagonista mais desequilibrada e atrapalhada que já li. Ela julga sem conhecer os fatos, se precipita quando deveria apenas observar e acaba sempre cometendo os erros mais estúpidos. O que a longo prazo se torna cansativo para o leitor.

Damen é passivo. As coisas acontecem a sua volta e suas reações são sempre retardadas, como se ele não possuísse uma real energia. Como já afirmei anteriormente, falta verdade nas personagens de Alyson Noel. Falta a carne e osso, o sangue, a dor, a paixão... A intensidade que se desdobra entre os personages e o leitor consegue sentir e experimentar por tabela.

Em contrapartida aos péssimos personagens, a trama central é interessante. O conceito dos imortais, do Mundo das Sombras e dos Perigosos é intrigante e faz o leitor permanecer na leitura mesmo após seu interesse pelos personagens ter diminuído consideravelmente.

Chama Negra, volume quatro da série Os Imortais, pode ser avaliado com um bom livro para se ler sem compromisso e sem envolvimento, alguns leitores estarão motivados a ler sua continuação, outros permanecerão na defensiva com a estória. Assim como eu. A despeito do que penso sobre a série é inegável a habilidade que a autora possui para tecer temas como intriga, ciúme e inveja. No mais, leiam o livro e tirem suas próprias conclusões.

13/07/2011

Este foi um livro que me deixou muito dividida. Se no começo eu estava com raiva pelas burradas de Ever ainda repercutirem sobre ela e todos a sua volta, eu terminei o livro com as minhas esperanças renovadas. Não sei como, mas de alguma forma, Alyson conseguiu se redimir comigo e eu voltei a acreditar na série Os Imortais, da forma como eu acreditava ao ler Para Sempre.

Continue lendo: http://bit.ly/o5Emvn

25/05/2011

Mais uma paradinha estratégica nas Crônicas do Gelo e do Fogo (até porque se eu entrasse de cara no quarto, não conseguiria fazer o trabalho da faculdade que eu tenho que entregar essa semana) e aproveitei para colocar em dia a coleção Os Imortais. E justamente por isso até demorei um pouquinho para ler (considerando-se que o livro é bem fininho). E foi uma pausa bem vinda (não que eu precisasse, mas é que gostei do livro).

Ever continua buscado uma solução para seu problema de ter um namorado perfeito mas não poder tocá-lo. Mas ela continua burra. Sério, para uma imortal com poderes extraordinários, como é que ela ainda comete os mesmos erros...

Mais em: www.natrilhadoslivros.blogspot.com

Quemlefazfilme 27/05/2011

Chama Negra por www.quemlefazseufilme.com.br
Chama Negra
Título Original : Dark Flame
Alyson Noel
Editora Intrínseca

" E, apesar de tudo o que sei sobre bem e mal, certo e errado, imortais bons e imortais perigosos, dou um passo à frente. Dou um pequeno passo rumo à derrota, rapidamente seguido de outro. E mais um. Meu olhar está fico em Roman. Ele é tudo o que consigo ver. Tudo de que preciso. Apenas vagamente a par do que realmente sou, ainda em algum lugar lá dentro...lutando, gritando, exigindo ser ouvida...mas é impossível competir."

Chama Negra é o quarto volume da série Os Imortais. Você pode ler as resenhas dos livros anteriores aqui.

Ever, a exemplo dos outros livros, paga um preço alto por sua impulsividade. A nossa protagonista na ânsia de resolver as coisas, acaba sempre piorando a situação. Em Chama Negra, Ever ainda não consegue o antídoto para que ela possa voltar a ter contato físico com Damen e ainda precisa contar a Raven que num impulso para salvá-la, ela a transformou em imortal.
Raven contrariando as idéias iniciais de Ever, se encanta com sua nova condição. Maravilhada pela nova vida, se entrega aos impulsos e nem liga para os alertas da amiga correndo assim, em linha reta para o perigoso Roman.

Dá para piorar ?
Ever sempre dá um jeitinho. Não se preocupem com isso rsrs

Angustiada por suas ações e pela distância obrigatória de Damen, Ever acaba por atropelar as coisas mais uma vez e piora bastante a situação. Um feitiço de magia negra que teoricamente resolveria os problemas de Ever, acaba por afastá-la ainda mais de Damen e o pior, aproximá-la de Roman.

Amarrada a Roman por um feitiço caseiro e mal feito, Ever envergonada não conta nada a Damen e só conta com a ajuda do misterioso surfista zen - Jude. O relacionamento Ever/Damen mais uma vez é abalado por mera falta de confiança.

Apesar de Jude e as gêmeas continuarem na trama, o grande ápice não acontece mais uma vez.
Ever, é desequilibrada, atrapalhada e se perde no enredo.
Quem roubou a cena foi Roman. Um vilão ácido e com personalidade.

Mais uma vez quando tudo está tão perto de se resolver, mais uma reviravolta acontece e a esperança passa novamente para o próximo livro da série chamado Estrela da Noite.

Termino essa resenha repetindo a frase que já usei em Terra de Sombras :
Alyson Noel tem uma dívida comigo !

Patrícia Diniz 16/06/2011minha estante
"Damen, para alguém que ama através dos séculos é um tanto quanto passivo nesse livro. Falta emoção ! Falta luta ! Falta vontade !
Ever, é desequilibrada, atrapalhada e se perde no enredo.
Quem roubou a cena foi Roman. Um vilão ácido e com personalidade."

Concordo. Como foi dito já foi dito por alguém acima, Damen está totalmete apagado, Ever continua quebrando a cara e Roman, sem dúvida, foi quem mais se destacou nesse livro.

Ler, viver, ama 31/10/2012

Os Imortais - Chama Negra de Alyson Noël; Livro Quatro.
Séculos e séculos depois termino de ler “Chama Negra”. É melhor do que “Terra de Sombras”, sem dúvidas, mas ainda não chega à uma nota quatro.

Uma das melhores notícias: Ever é menos burra e ingênua. Outra notícia maravilhosa: Roman aparece bem mais, até mais que o Damen pelo que se percebe, mas o Roman ter uma grande participação nesse livro não é por nada.

Demorei bastante para ler e, na real, não tem desculpas, a não ser que eu achava que seria igual ou pior que “Terra de Sombras”.

E quando você acha que a Haven não pode ficar mais chata, ela fica. Para mim isso é extremamente frustrante, já começa pelo fato de que nunca gostei muito dela, gostava mais de seu estilo de vestimenta e de seu gosto musical do que tudo. Ela é aquele tipo de pessoa que eu dificilmente consigo suportar, e quando suporto, é mais por obrigação.

E agora o assunto é direcionado ao Jude que está virando um Damen da vida. Nunca achei que iria me decepcionar tanto com ele como me decepcionei no final. Aliás, final muito decepcionante que me deixou extremamente triste.

Queria infinitamente falar bem mais, só que faltam-me palavras de tanta raiva.

Agora o que me resta é ver o que a tia Alyson nos reservou em “Estrela da Noite”.

Su | @erlebnissebooks 03/11/2012

Chama Negra Os Imortais - Livro 4 - Alyson Noël
Agora Haven é uma imortal também e Ever está a ajudando com essa nova vida. Agora Ever está mexendo com magia negra para fazer com que Roman lhe dê o antídoto para poder salvar Damen, mas o feitiço se vira contra a feiticeira. Agora Ever se sente atraída demais por Roman e ele aproveita esse momento de fraqueza e o usa contra ela mesma. Ever procura a ajuda de Jude, arriscando tudo por seu futuro com Damen.

Jane 24/02/2013

Hm... dá pro gasto!
Demorei muito tempo pra conseguir ler esse livro, porque fiquei frustradíssima com o livro anterior, o Terra de Sombras, em que o livro todo não acontece nada, nenhuma mudança, melhora etc.

O Chama Negra é diferente porque muitas coisas melhoram e muito. Ever percebe o que tem feito de errado, e ainda que boa parte (quase metade) do livro seja ela indo e vindo de Summerland e tentando não se render a Roman, novamente ela não consegue o antídoto que precisa pra ela e Damen ficarem junto. O que muda positivamente é que Jude agora tem acesso a Summerland e descobre que há 400 anos vem perdendo a batalha amorosa para Damen, e agora quer lutar por Ever. Esse livro, diferente do Lua Azul e Terra de Sombras dá ao leitor uma pequena vontade de ler o próximo livro e saber o que acontecerá entre Haven e Ever, que agora estão em uma briga mortal.

Stefani G. 14/02/2013

Chama Negra - Alyson Noël (Blog iSteh)
Resenha do blog iSteh: http://isteh.blogspot.com.br/2013/02/resenha-chama-negra-os-imortais-vol4.html

Enfim, Alyson respondeu as minhas inúmeras dúvidas que ficaram pendentes desde o volume anterior Terra de Sombras e deu um desenrolar digno para mais um volume da série Os Imortais. Amei Chama negra, pois a escritora soube conduzir muito bem os fatos e dar um fim inesperado, pelo menos pra mim, ao livro. A leitura fluiu tão bem, que me deixou sem palavras pra escrever essa resenha.

Ever finalmente deixou de ser tão ignorante e "burrinha", e finalmente fez escolhas certas, mesmo que essas tenham sido arruinadas por terceiros, o que, em parte, não foi culpa dela. Acho que o maior motivo para todos odiarem a Ever, é que ela sempre fazia a coisa errada, sempre se precipitava demais e acabava tomando o rumo errado, até que finalmente em "Chama negra", Ever parou de olhar pro seu próprio umbigo e começou a pensar mais nos outros, no verdadeiro motivo dos outros agirem do modo como agiam.

E foi desse modo que ela chegou quase lá, quase conseguindo o que ela tem buscado conseguir em todos os livros da série. Enfim, Alyson deu uma inteligência para Ever, e esta soube usá-la da maneira correta, sem tomar atitudes erradas e confiar nas pessoas erradas. Ever enfim, obteve meu respeito.

Confesso que depois que li Terra de sombras, fiquei bem desanimada para ler o restante da série, mas está me surpreendeu. Apesar do início do livro ter sido um pouco lento e passando da metade continuava na mesma monotonia, o final, enfim, teve um desfecho relevante.

Paulinha 09/02/2013

Lá vamos nós pra mais um livro da série Imortais, da Alyson Noël. Já li três e tenho comprado os outros três, então vou terminar essa série e me ver livre de Ever, Damen e todo o resto. Principalmente da Haven, que se transformou numa gótica-megera.

Porque será que a Ever tem essa séria dificuldade em ouvir outras pessoas? Mesmo quando ela sabe qual a atitude certa a tomar, ela prefere tomar a errada! Que tipo de personagem é essa que a Alyson quis criar?

Um personagem mais artificial que o outro! Será que a Ever não pode conviver com alguém normal, só pra variar?

Não tenho mais nada para falar sobre o livro. Continuo a minha saga até o final, só para terminar mesmo, mas acho difícil me conquistar novamente...

dani 01/02/2013

Chama negra
Série: Os imortais – volume 4
Alyson Noël
Editora Intrínseca, 2011
239 páginas
Enquanto tenta ajudar Haven na transição para a vida imortal e libertar Damen do feitiço que não a permite tocar nele, Ever se aprofunda mais e mais nos mistérios da magia negra. O feitiço, porém, vira contra a feiticeira, e ela se vê presa a seu maior inimigo: Roman. A força estranha e poderosa que toma conta de seu corpo impede que Ever consiga parar de pensar nele e de desejá-lo. Ela quer resistir à atração incontrolável que a está consumindo. Ele quer se aproveitar desse momento de fraqueza. A ponto de se render, Ever procura a ajuda de Jude, arriscando tudo e todos para salvar a própria vida e seu futuro com Damen…

Não quero soltar spoiler sobre os três primeiros livros pra vocês, por isso vou me ater unicamente à minha opinião sobre o livro e sobre alguns acontecimentos mais marcantes.

Achei que esse livro está mais maduro. Ever me pareceu mais madura, mais decidida sobre o que quer, e está pensando mais antes de agir e fazer algumas coisas. Mas calma! Ela ainda é muito irracional sobre algumas coisas e a chata de sempre, mas, a meu ver, até o fim do livro ela parou de ser aquela menina cabeça dura que sempre foi.

As confusões continuam, não se iludam. Na metade do livro, Ever fez uma coisa (pela terceira vez) que acreditou que, com certeza, salvaria e colocaria tudo nos eixos. Eu acreditei que sim, daquela vez, pelo menos a metade dos problemas seriam solucionados, deixando de ser uma bola de neve tão gigantesca. Mas nem tudo sai como planejado, e a deusa pra quem ela estava apelando não ouviu o seu chamado. Nesse momento, acho que o que Ever sentiu de desapontamento e pânico, eu senti de raiva!

Porém, ela não desiste e quer saber porque tudo o que fez certo deu tão errado. Uma pessoa que a ajudou nos livros anteriores volta e é quem diz a Ever como solucionar o que está acontecendo. Está tudo na cabeça da Ever, que fica imaginando coisas ao invés de fazer o que realmente precisa. O melhor que achei nesse livro, então, foi que a solução é mais simples do que o esperado. Isso me deixou com os pés no chão e mais confiante de que a protagonista pode vir a se tornar uma pessoa mais racional.
Só há uma coisa a reclamar: a história, apesar de EU tê-la achado boa, não prende tanto. Parece que a autora enrolou, enrolou até conseguir escrever os seis livros que disse que faria. Porque não pode dar tudo tããão errado sempre!

Enfim, achei o final do livro e a resolução de alguns problemas mais humano (se é que uma história tão sobrenatural pode ser chamada de “humana”). Os amigos estão mais envolvidos do que nunca (embora não do jeito como costumavam estar) e parece que o segredo de ser imortal está se espalhando cada vez mais. Ainda há muitos problemas a serem resolvidos, mas será que Ever consegue dar conta de tudo e ainda proteger seus amigos e sua tia de seu segredo?