Cem anos de solidão

Cem anos de solidão Gabriel García Márquez

Resenhas - Cem Anos de Solidão

Jon Linneker 07/06/2024

Que livro incrível!
Deu vontade de ler de novo quando eu cheguei no final! Todo mundo deveria dar uma chance a esse clássico. Que final...!

Malphys 06/06/2024

Palavras não serão suficientes para expressar tudo que senti ao terminar esse livro. É uma literatura difícil, que exige atenção devido à quantidade de personagens e histórias entrelaçadas, mas como recompensa, você ganha uma das melhores fantasias já escritas até hoje.

É lindo observar como uma ?confusão? de Aurelianos e Josés Arcádias se torna um rio transparente ao fim da história. Tudo faz sentido, tudo faz sentir.

?? Com o passar dos dias, porém, a realidade a bordo importava cada vez menos e até os acontecimentos mais recentes e triviais pareciam dignos de saudade, porque conforme o barco se afastava, a memória ia ficando triste?.
taistr 06/06/2024minha estante
Agora eu TENHO que ler!

malucstlh 06/06/2024

Cem anos de leitura
Comecei esse livro no fim de fevereiro e só terminei agora, no começo de junho. Parte pode ser por descaso meu, mas acho que esse livro mereceu mesmo muito tempo.

Não tem nada mais mágico do que ler cada coisa que houve com os Buendía. Desde as coisas simples e fantasiosas até as coisas fantásticas que eram rotineiras.

Ler depois sobre a história da Colômbia e da América Latina, casando com a ótica de Gabo, mostra o peso político que esse livro carrega.

Fácil de ler e ao mesmo tempo cabeçudo da melhor forma.

Daniel.Moreira 05/06/2024

Mágico e fascinante
Cem anos de solidão é uma história fascinante... Cada página é mágica e encantadora...

Podemos relacionar essa história com a América Latina. Um romance épico, genial e de uma sensibilidade ímpar.

Gabo alcançou feitos importantes na literatura e não foi por acaso. Sua escrita é poética..

Em cem anos de solidão, ele conta a história da estirpe dos Buendia. Uma história cíclica, misturando elementos bíblicos, como o êxodo e dilúvio. Elementos mitológicos e porque não o imaginário presente na loucura quixoteana.

Ao narrar a história da família fundadora da icônica Macondo, ele consegue transbordar uma realidade mágica e mitológica. O real e o imaginário é uma linha tênue.. A loucura e a solidão uma realidade verossímil..

"...a história da família era uma engrenagem de repetições irreparáveis, uma roda giratória que teria continuado dando voltas até a eternidade, se não fosse o desgaste progressivo e irremediável do eixo ."

A repetição dos nomes confirma a profecia de Melquíades....

São tantos personagens de uma complexidade e de uma riqueza que daria para escrever mais um livro contando a história de cada um deles!!

Os condenados à solidão não tem uma segunda chance e morrer se torna muito difícil....

Se recomendo? Minha resposta é que já quero ler de novo!!

Viviane.Aiko 05/06/2024

Realmente são 100 anos de solidão, vários persongens e vários acontecimentos mas mesmo assim, a solidão é o há de comum em todos.

Confesso que fiquei muito confusa pela quantidade de pessoas com o mesmo nome, tive que voltar várias vezes e isso dificultou a leitura.

BeatrizLeone 04/06/2024

O título faz jus ao texto mesmo
Foi uma releitura, e uma experiência completamente diferente da primeira vez (dica: faça sua própria árvore genealógica ou anotações sobre os personagens pra não se perder no mar de Aurelianos e José Arcadios)

Uma história complexa e profunda, que te faz rir e chorar, se revoltar, sentir nojo e rir mais um pouco, numa escrita única

Deu vontade de ler mais dos nossos latino americanos ?

JAQUEAMOLIVROS0 03/06/2024

Simplesmente perfeito!!Como eu não tinha lido esse livro antes!Amei acompanhar a história dos Buendía e da fundação de Moncodo.
É um livro incrível, que em alguns momentos é pesado, mas que mesmo assim me diverti lendo.

camila 03/06/2024

🤬 #$%!& . simplesmente sensacional. nunca, em 20 anos de vida, tive sequer noção de que poderia existir uma escrita TÃO rica, encantadora e cativante quanto a do Gabriel García Marquez. inúmeras vezes parei a leitura e abaixei o livro pra pensar "como é humanamente possível alguém escrever assim?". fiquei realmente apaixonada, se tornou meu livro favorito, com certeza! obra prima do início ao fim.

Menino Veneno 02/06/2024

Vale cada palavra
Um livro rico em detalhes, em emoções. O livro é extremamente interessante e importante ser lido por todos latinos - americanos.
Vale ressaltar que a construção das narrativas, a situação denunciada pelo livro e o final são muito são perfeitamente representados.
A sua escrita é demorada e não muito simples, mas muito descritiva e interessante.
A história pode confundir facilmente, então recomendo acompanhar a história fazendo anotações sobre os personagens.
Essa éinha humilde opinião!!

Mariely.Carreira 01/06/2024

Me sinto uma Buendia
Só tenho uma coisa pra dizer: sou uma Buendia e já me sinto residindo em Macondo ?

O autor criou um universo incrível e personagens fantásticos. Confesso que quando iniciei a leitura precisava voltar toda hora para conferir a árvore genealógica, são muitos personagens, nomes iguais e acaba confundindo um pouco. Mas no decorrer da narrativa vamos nos familiarizando com toda a família Buendia e seus enroscos que não são poucos.

A história vai do início do povoado de Macondo e seus fundadores, até os últimos habitantes do lugar, esses, incluindo a família protagonista.

Amei a narrativa que desenrola em um ambiente fantasioso e real. Uma obra prima pra ser guardada, relida e passada adiante

Paulo1844 01/06/2024

Embarquei na leitura de "Cem Anos de Solidão" com a curiosidade de quem descobre um novo universo, e saí dela transformado, com a sensação de ter vivido uma vida inteira em Macondo. Gabriel García Márquez cria uma narrativa mágica e arrebatadora, onde o real e o fantástico se fundem de forma indissolúvel.
Acompanhando a trajetória da família Buendía, fui cativado pela intensidade e complexidade de seus membros. Aureliano Buendía, com sua busca incansável por significado, e Úrsula, o alicerce inabalável da família, se tornaram personagens inesquecíveis para mim. Cada um deles, com suas paixões e tragédias, reflete a condição humana em suas diversas facetas.
Macondo, essa vila onírica, se revela quase como um personagem por si só. Márquez descreve seus cenários e eventos com uma prosa poética, rica em simbolismos. Senti como se cada página me transportasse para um mundo onde o impossível era cotidiano, e onde as lendas se misturavam à realidade.
A leitura de "Cem Anos de Solidão" foi uma experiência visceral e profunda. Márquez não escreve apenas uma história; ele tece um universo complexo e envolvente, onde cada palavra parece escolhida com a precisão de um artesão. Cada frase ressoa como um poema, carregada de beleza e significado.
Ao terminar o livro, senti uma saudade imensa de Macondo, um lugar que, embora fictício, agora habita meus sonhos. A obra de Márquez me mostrou o poder redentor e devastador do amor e da solidão, e me deixou com a certeza de que "Cem Anos de Solidão" é uma joia literária que permanecerá viva em minha memória para sempre.

Arthur.BordAo 31/05/2024

Uma obra magistral de um escritor magistral. Se "Os Lusíadas" é o épico nacional de Portugal, "Cem Anos de Solidão" é o épico nacional da América Latina. As desventuras cíclicas dos Buendía espelham o que há de real e o que a gente inventa enquanto vive em uma cidade quente onde todo mundo se conhece. Nada nesse livro faz sentido mas tudo nesse livro faz sentido. Afinal, todo mundo tem uma bisavó centenária que mantém a família unida, um tio que sumiu no mundo, uma tia que trocou o noivo para casar com o irmão, um avô que tem premonições e assim vai... Você pode se perder no meio dessa família que tem um total de 6 (seis) nomes diferentes entre todos os membros, mas essa edição vem com uma árvore genealógica que ajuda bastante. Meio que são os mesmos personagens até o final do livro, vivendo as mesmas vidas num ciclo que não leva a lugar nenhum, senão à própria desgraça, afinal "as estirpes condenadas a cem anos de solidão não tinham uma segunda chance sobre a terra". Acho que a melhor parte é quando você percebe que realmente foram cem anos de solidão. Leiam!!!

Luana Souza 31/05/2024

Em cem anos de solidão se concretizou minha paixão pela escrita do Gabriel García Marques, o realismo fantástico, se tornando a minha melhor redescoberta do ano. a solidão inevitável, o amor, o vaivém de fatos e futuros premeditados da família dos buendía, que se esquecem e relembram o tempo todo. Como dizia Úrsula, o tempo não passava, girava em círculo.

nelisa.magest 31/05/2024

Faz jus a fama!!
Eu comecei a ler Cem anos de Solidão por pura curiosidade, para saber se era isso tudo que falavam que era. E é muito bom mesmo, gente.
Tem clássicos que a gente não entende pq carregam esse título, mas esse livro é diferente. Depois que a gente lê, a gente percebe instantaneamente o motivo de ser um clássico.
Queria esquecer pra ler tudo de novo.

"Não é dada a estirpe dos condenados a viver cem anos de solidão uma segunda chance sobre a terra"