Cem anos de solidão

Cem anos de solidão Gabriel García Márquez

Resenhas - Cem Anos de Solidão

Fernanda Fonseca 22/05/2024

Realidade e fantasia, junto e misturado
Comecei lendo sabendo apenas que era um livro clássico e tinha muitas pessoas que gostavam do autor e especificamente desse livro.

Já posso dizer que entrei na lista dessas pessoas.

Eu simplesmente adorei o livro, a escrita, os personagens, o mundo, tudo. Momentos mágicos inesperados, mas ainda de modo que vem do nosso senso de realidade, é incrível.

gimafe 21/05/2024

Escrita maravilhosa e perfeita!
Acompanhamos um centenário de vida da família Buendía, uma história incrível, triste e cheia de reviravoltas dentro um círculo vicioso. José Arcádio, o patriarca, perde a razão entre tantos acontecimentos da família. Ursula, a matriarca, se torna cada vez mais lúcida ao longo de mais de 100 anos de vida tentando colocar a família nos eixos, afastar filhos, netos, bisnetos e tataranetos das "maldições" que rodeiam os Buendía.

Grande parte da história se passa à margem de uma guerra que leva a família da riqueza à pobreza, e da pobreza a riqueza; e mostra a obsessão dos Buendía por coisas do imaginário, além da vontade de ver o mundo além dos limites de Macondo.

É uma história familiar como a de qualquer pessoa, mas com pitadas de fantasia, e García Márquez nos faz enxergar os acontecimentos místicos e fantásticos como parte da realidade da vida das pessoas daquela história.

Essa leitura me transportou diversas vezes para Macondo e eu simplesmente esquecia do tempo presente e me fazia parte da história. Macondo e a família Buendía foram arrancados do mundo de forma espetacular e inesquecível.

Fiquei sem palavras e sem chão com o fim do livro e, apesar das 446 páginas densas e cheias de reviravoltas e personagens, eu queria mais.

Maricarla0 21/05/2024

Show stopping
Diretamente do meu subgênero favorito: história de gente/família maluca.
Gabriel, ícone latino-americano.

Mari 20/05/2024

Magnífico !
O único defeito de ?Cem anos de solidão? é que ele acaba. Que livro bem escrito, criativo e cativante, meus amigos!
Gabriel Garcia Marquez me surpreende cada vez mais, está se tornando um dos meus autores favoritos.
Eu demorei para terminar esse livro por falta de tempo mesmo porque se não eu terminaria em dias.
Recomendo demais!

isabela.mm_ 20/05/2024

Mágico
Até mais ou menos a metade do livro, eu estava achando extremamente cansativo e confuso, um monte de eventos aleatórios acontecendo de forma não linear e sem saber quem era quem na história.
Depois fui pesquisar para entender melhor sobre a história e sobre as características particulares do gênero, aí sim depois disso as coisas ficaram mais claras, eu consegui compreender melhor a leitura.
Se alguém também tiver dúvidas parecidas, dá uma olhadinha rápida sobre realismo mágico que vai ajudar muito a entender as coisas.
Daí pra frente li tudo muito rápido e ao final ficou a sensação "poxa, já acabou mesmo?" Vou sentir saudade de todos aqueles eventos aleatórios e das 73596285 pessoas com o nome igual

Sofia 19/05/2024

Cem anos de solidão - gabo
O que gabo consegue fazer nesse livro é realmente para poucos. poucos conseguem construir uma historia, com tantas histórias, com tantos José Arcadios e Aurelianos como Gabriel Garcia Márquez fez. ainda que não linear temporalmente, a história da família Buendía cativa o leitor pra saber mais dos feitos de cada personagem e, mesmo com tantos com nomes iguais, você ainda consegue acompanhar sem muitas dificuldades.

a história do livro me pareceu bem inusitada: acompanhar uma família por cem anos, seus relacionamentos, seus feitos e sua solidão. mas o que realmente me prendeu no livro de Gabriel Garcia foi o realismo mágico. esse estilo narrativo dá uma conexão na história que, ainda que pareça estranha de início, acaba tornando tudo ainda melhor.

foi meu primeiro livro do gabo que li. a experiência foi ótima ? ainda que as pausas que fiz durante a leitura tenham prejudicado o ritmo da história. com certeza quero e vou ler outros!

Alanna Fernandes 19/05/2024

A escrita de Gabo é genial, extremamente criativo, engenhoso e fascinante. Mas realismo fantástico não me pega? eu sou existencialista demais para mergulhar profundamente neste gênero ? ?
Eric Luiz 19/05/2024minha estante
Top 5 das minhas melhores leituras.

Alice2484 18/05/2024

?? mas tinha regressado pq não aguentou a solidão?
Em Cem Anos de Solidão, o autor conseguiu diversas vezes me teleportar para dentro da história e eu me sentia uma ?npc? de uma série de longos anos, só observando os acontecimentos. Gostei muito mais da primeira metade do livro, achei os plots muito mais emocionantes e cativante para ler a próxima página. Da segunda metade, achei muito arrastado, fiquei com preguiça e quase desisti da leitura. Mas chegando no final, o livro se torna recompensador, prazeroso.
Cem Anos de Solidão não é muito o meu gênero de leitura, mas foi muuuuito satisfatório. Certeza que irei ler outras obras do GG Márquez.

Mary Costa 18/05/2024

Uma obra de arte irretocável. Nunca vou me cansar de ler Gabriel García Márquez. A história é tão envolvente que parece que morei 40 dias em Macondo. Realista e mágica ?

Ana Claudia Domingues 17/05/2024

MARAVILHOSO
É a segunda vez que leio essa maravilha. Dessa vez, decidi reler em português, pois algumas coisas ficaram confusas quando li no idioma original.
As coisas ficaram confusas por aqui também, rs,
São muitos Aurelianos e muitos José Arcádios pra entender de primeira quem é quem.
Acompanhamos sete gerações da família, desde o patriarca José Arcadio Buendía até Aureliano Babilonia, testemunhando seus amores, desejos, desilusões e lutas contra o progresso e a inevitável passagem do tempo do tempo. Cada personagem aqui é importante para a construção de Macondo, lugar onde acompanhamos a solidão dessa família.

É mais do que uma história familiar sendo contada, há muito e há nada ao mesmo tempo. A a rotina de uma família, que parece tediosa, mas é carregada de magia, e magia mesmo. Gabo nos presenteia com a história dos Buendía ao mesmo tempo em que nos proporciona muitos elementos do Realismo Mágico.

A saga da família se repete, e repete, e repete. A cada Aureliano, a cada José Arcádio, a Cada Remédios a gente já imagina o que virá.. É como um ciclo, o tempo passa ao mesmo tempo que fica estático até que... cem anos se passam.

M A R A V I L H O S O!

Vanessa1881 16/05/2024

Sempre que eu ver borboletas amarelas vou lembrar dele
Esse livro já estava na minha lista tinha tempo. Clássico da América Latina e faz jus.
Faz a gente mergulhar no universo latino-americano de Macondo.

É uma história forte. Eu tive diversos sentimentos durante a leitura, na maioria ruins, mas é a história daquele lugar, daqueles tempos.

Surpreendente. Tem cultura, magia, poesia e muita solidão.

Os detalhes são incríveis! Que escrita fascinante!

Destaco as personagens mulheres, fortalezas.

A história é longa e as vezes confusa, são muitos personagens e muitos com nomes iguais, nessa edição tinha uma árvore genealógica da família que eu voltei várias vezes para não me confundir.

Aconselho não dar uma pausa grande na leitura. Eu dei e tive que voltar do inicio.

A solidão dos Buendias é o tipo de história que fica marcada e você nunca mais esquece.

Vale a pena!

Trechos que destaquei:

"Percebeu de vez as borboletas amarelas que precediam as aparições de Mauricio Babilônia.
Tinha visto aquelas borboletas antes, principalmente na oficina mecânica, e achou que estavam fascinadas pelo cheiro da pintura.
Alguma vez as tinha visto revoando sobre sua cabeça na penumbra do cinema. Mas, quando Mauricio Babilônia começou a persegui-la como um fantasma que só ela identificava na multidão, compreendeu que as borboletas amarelas tinham alguma coisa a ver com ele. Mauricio Babilônia estava sempre na plateia dos concertos, no cinema, na missa maior dos domingos, e ela não precisava vê-lo para descobri-lo porque as borboletas indicavam onde ele estava." (p. 310)

"O mundo terá se fodido de vez - disse então
- no dia em que os homens viajarem de primeira classe e a literatura no vagão de carga" (p. 429)

mariabotan 15/05/2024

?Morrer é muito mais difícil do que a gente acha.?
Cem anos de solidão narra a vida da família Buendía desde o momento em que eles fundam a cidade de Macondo até o completo fim dela.

O livro é um clássico que eu estava querendo ler há muito tempo e fiquei feliz demais quando ganhei o livro de aniversário. A história é muito boa, mas fiquei confusa em vários momentos porque são muuuitos personagens e com nomes parecidos.

Adorei conhecer a história dessa família. A vida deles não foi fácil, sempre aconteciam reviravoltas e problemas. Acho que minha personagem favorita foi a Úrsula, matriarca da família Buendía e que vive muitos anos. A mulher aguentou tanta coisa que eu fiquei em choque.

Foi gostoso conhecer também sobre a relação de todos os personagens, como eles conviviam entre si. Achei algumas partes bem problematicas, mas até entendo pela questão da época do livro.

Enfim, recomendo muito! A história é ótima, só um pouco lenta por conta de tantos personagens.

Kacielli 14/05/2024

Um marco para as minhas leituras
Comecei a ler o livro e tive dificuldade de lidar com a quantidade de personagens e os nomes parecidos e/ou iguais ao longo da história. Dei uma pausa? comentei sobre com uma pessoa que me falou ?cada frase desse livro é uma poesia! É um livro que não deve-se ter pressa em terminar! Precisa ser apreciado? e isso mudou minha forma de ler e me permitiu entrar de fato na história!
Mas me valeu tb desenhar uma árvore genealógica para relembrar todos os parentescos!

A leitura é maravilhosa! Acho que é um livro que precisa ser lido e relido.

Liliane 14/05/2024

Com mais de 40 personagens este livro narra a saga da família Buendía que funda o povoado de Macondo.
Os patriarcas da família são Úrsula e José Arcadio, que apesar de primos, contrariam a crença de que sua prole seria de animais, mais especificamente, porcos.
Ao longo de mais de cem anos vemos a abundância e o declínio de uma família que passou por guerras, lutas externas e internas, muitas lágrimas e momentos de felicidade.
No entanto é inegável que a maioria dos Buendía viveu na mais profunda solidão.
Apesar de longo, o livro tem um enredo que prende por seu realismo mágico e sua narrativa particular e espetacular.