Cem Anos de Solidão

Cem Anos de Solidão Gabriel García Márquez

Resenhas - Cem Anos de Solidão

Arthur.BordAo 31/05/2024

Uma obra magistral de um escritor magistral. Se "Os Lusíadas" é o épico nacional de Portugal, "Cem Anos de Solidão" é o épico nacional da América Latina. As desventuras cíclicas dos Buendía espelham o que há de real e o que a gente inventa enquanto vive em uma cidade quente onde todo mundo se conhece. Nada nesse livro faz sentido mas tudo nesse livro faz sentido. Afinal, todo mundo tem uma bisavó centenária que mantém a família unida, um tio que sumiu no mundo, uma tia que trocou o noivo para casar com o irmão, um avô que tem premonições e assim vai... Você pode se perder no meio dessa família que tem um total de 6 (seis) nomes diferentes entre todos os membros, mas essa edição vem com uma árvore genealógica que ajuda bastante. Meio que são os mesmos personagens até o final do livro, vivendo as mesmas vidas num ciclo que não leva a lugar nenhum, senão à própria desgraça, afinal "as estirpes condenadas a cem anos de solidão não tinham uma segunda chance sobre a terra". Acho que a melhor parte é quando você percebe que realmente foram cem anos de solidão. Leiam!!!

Luana Souza 31/05/2024

Em cem anos de solidão se concretizou minha paixão pela escrita do Gabriel García Marques, o realismo fantástico, se tornando a minha melhor redescoberta do ano. a solidão inevitável, o amor, o vaivém de fatos e futuros premeditados da família dos buendía, que se esquecem e relembram o tempo todo. Como dizia Úrsula, o tempo não passava, girava em círculo.

nelisa.magest 31/05/2024

Faz jus a fama!!
Eu comecei a ler Cem anos de Solidão por pura curiosidade, para saber se era isso tudo que falavam que era. E é muito bom mesmo, gente.
Tem clássicos que a gente não entende pq carregam esse título, mas esse livro é diferente. Depois que a gente lê, a gente percebe instantaneamente o motivo de ser um clássico.
Queria esquecer pra ler tudo de novo.

"Não é dada a estirpe dos condenados a viver cem anos de solidão uma segunda chance sobre a terra"

Júlia 31/05/2024

A escrita do autor é de fato incrível. Grifei muitas partes do livro, entre elas, a morte do José Arcadio Buendía, a parte que a Ursula conta que está cega e os métodos que usa pra ninguém descobrir? Me interessei muito pela história da menina que foi levada pra um colégio de freiras, queria que ela voltasse? Enfim, muitas reflexões surgem de um livro impressionante, com certeza um marco na minha relação com a literatura.

zztao 31/05/2024

(???????)
INCRÍVEL! Apenas. Solidão. Amor. Traição. Família. Descobertas. Visões. Inteligência. Ciclos. Revoluções. Fim.

jkatgomez 29/05/2024

?????
Es muy hermosa la forma que este hombre escribe y escribe como habla? Describe tan bien las cosas que parece un viaje a esa época y a ese tiempo? es excelente el montaje de este libro tal cual se hiciera un montaje de escenas para un filme? llenos de simbología? todo es amarillo en esta historia? muy profundo mientras narra habla contigo? en cuanto a la historia es tan actual los temas tocados de una sociedad que vive aislada en sus propias bolas y mundos? de como cada quien se aferra a algo hasta el final de su existencia? como tantos problemas entre ellos se hubieran resolvido con un poco de comunicación entre ellos? muchos tabúes y prejuicios que condenaron la vida de muchos de ellos? como lo mágico e fantástico fue esfumándose sin darnos cuenta mientras las instituciones y religiones fueron tomando lugar en la historia sustituyendo toda la magia por una vida más cruda y real? un plot twist maravilloso que me dejo marcada para siempre? con ganas de releer la historia

Canteli Marcio 29/05/2024

Clássico
G. Garcia Marquez segue uma linha narrativa bem peculiar e diferenciada tornando esse livro único e por isso merecidamente premiado.

A rápida transição de um personagem ao outro, com nomes parecidos, exige atenção redobrada, me perdi algumas vezes, mas dá pra acompanhar.

Uma mistura de livro histórico e realismo fantástico, com umas pitadas de analogias bíblicas.

Não foi uma leitura fácil, porém estou muito feliz e satisfeito por conhecer a história desse Clássico da Literatura Latina e Mundial.

Nota 7/10

Thimsilva 29/05/2024

Não sei nem o que falar
Reler ?Cem Anos de Solidão? é mergulhar novamente na experiência da escrita única de Gabriel García Marquez. Ácido, crítico, cômico, dramático, erótico, místico, reflexivo?
Acompanhar os Buendía é reconhecer as estruturas da sociedade, as contradições humanas, a antítese da carne e do espírito, o que me faz ter certeza que posso ler centenas de vezes e ainda assim identificar novos aspectos que passaram despercebidos.

Não existe um só personagem que não tenha um bom desenvolvimento, que não tenha seu próprio grau de fascínio e complexidade. Úrsula Iguarán pra mim é o grande nome dessa história e a única que findou compreendendo que não entender o passado é levar o presente invariavelmente a repeti-lo em tempos futuros. 10/10.

aline577 28/05/2024

Incrível
É um realismo mágico impressionante, carregado de personagens únicos e histórias num ritmo frenético. Gabriel escreve de maneira tão bonita, tive que ler com calma pois queria absorver aquelas palavras e guardar comigo as histórias.

FlAvia1667 28/05/2024

Cem Anos de Solidão
Li este livro pela primeira vez há algum tempo, em uma fase totalmente diferente da minha vida. Decidi relê-lo agora.

Abordei a leitura como se fosse a primeira vez. Costumo pensar que não existe livro ?errado?, mas sim o momento errado para absorver completamente a história de um livro.

?Cem Anos de Solidão? é um dos maiores clássicos de Gabriel Garcia
Marquez. Acredito que até quem não é amante da literatura já deve ter ouvido falar dele. Este romance narra a história da família Buendía ao longo de suas gerações. A história da familia é uma engrenagem de repetições irreparáveis, uma roda giratória que teria continuado girando até a eternidade, se não fosse o desgaste progressivo e irremediável do eixo, como citado pela personagem Pilar Ternera em algum momento do livro.

Os ciclos de repetições não se limitam apenas aos nomes e sobrenomes, como podemos ver ao longo da história, com os intermináveis José Arcádio Buendia, José Arcádio, Coronel Aureliano, Arcádio, Aureliano José, 17 Aurelianos filhos do coronel Aureliano, Aureliano Segundo, José Arcádio Segundo, José Arcádio, Aureliano, sem contar no lado feminino, que foi mais simplificado. Os ciclos de repetições também abrangem a solidão, o amor, os erros, a valentia e os traços.

A história se passa na cidade fictícia de Macondo, que passa por sua origem, ascensão e queda ao longo da narrativa. Um pequeno vilarejo com casas de pau a pique, que vai crescendo, mudando , recebendo viajantes, novos comerciantes, até que, em dado momento, se expande tanto que nem os moradores mais antigos conseguem se encontrar.

A escrita é rica, cheia de simbolismos e metáforas. Nem preciso dizer que recomendo a leitura, certo? Acredito que este livro dispensa qualquer recomendação; ele fala por si só. Mas deixo aqui minha humilde recomendação.
É uma escrita densa, que, para mim, exigiu uma dedicação maior, tornando-se um desafio que decidi enfrentar.
Pesquisei sobre o próprio Gabriel Garcia Marquez para entender suas referências e influências e, assim, compreender melhor a história.
No final de tudo você passou por amores, guerras, desilusões, loucuras, alucinações e sete gerações de Buendías.

Jhennyfher.Pecanha 27/05/2024

Que pedrada
Tudo nesse livro é incrivelmente elaborado, desde as fofocas familiares, a passagem confusa de tempo, os personagens secundarios. TUDO.

Márcia Rogel 26/05/2024

Li duas vezes: Na adolescência e agora, já adulta. Amo.
De interessante avaliação sobre as peculiaridades do viver e do sentir?

Clarissa 26/05/2024

Que final avassalador e condizente com o tom da obra. Não consigo traduzir em palavras o que esse livro me causa. Não é só a história de pessoas, é meio que a história de todas as pessoas do mundo, tratada com uma sensibilidade de que só o Gabo é capaz. Só lendo pra entender, sensacional. Continua favoritadíssimo.

Joabe13 26/05/2024

Um livro que foi tedioso para mim e muito confuso, mas apesar disso tem uma boa escrita e uma genialidade por trás que são impressionantes. Considero um livro quatro estrelas pois não atendeu as minhas expectativas, mas quando você compreende essa obra, percebe-se uma composição lírica muito foda!