Just Listen Sarah Dessen

Resenhas - Just Listen

1 | 2 | 3 | 4 | 5

jacdeoliveira 12/02/2013

Annabel é uma garota de 17 anos que tem a vida que toda menina sempre sonhou. É popular, trabalha numa agência de modelos junto com suas irmãs e tem a vida perfeita.
Contudo certo dia um acontecimento com sua irmã mais velha fez com que ela se atrasasse para uma festa, e lá ela encontrou Sophia sua melhor amiga, apesar de tudo elas acabaram brigando o que gerou um grande problema. O motivo da briga foi ciúmes vindo de Sophia, e Annabel não sabia o que podia fazer então acabou desistindo da briga e indo curtir a festa.
Mas tudo estava apenas começando pois boatos começaram a surgir fazendo com que a vida de Annabel deixasse de ser tão glamorosa. Ela se afastou de todos e só quando as aulas voltaram que ela pode se sentir bem novamente, ao lado de Owen que vai lhe ensinar o significado de muitas coisas.

Um livro cheio de clichês apaixonantes. s2
Esse foi o primeiro livro da Sarah Dessen que eu leio e simplesmente me apaixonei por ele. É incrível! Eu estava precisando de uma leitura leve e divertida como essa, e confesso que me fez pensar em algumas coisas...
A escrita da autora é impecável, limpa, clara e com certeza ajuda muito a leitura fluir. E sim, é uma leitura rápida. Consegui lê-lo em dois dias e foram dois dias incríveis! Sim, estou repetindo várias vezes a palavra incrível pois não sei como descrever esse livro.
Obviamente ele ganhou minhas 5 estrelas e estou louca para ler os outros livros da autora, se antes eu já tinha vontade agora ela só aumentou.

PLAYLIST: Alex Clare - Too Close;
Jon Bon Jovi - Queen Of New Orleans

Má Contato 17/01/2013

Resenha: Just Listen (www.indicacoes-livros.blogspot.com)
Annabel Green tem 17 anos e é a irmã caçula de uma família de modelos. Uma garota popular com a vida que todas as garotas desejam ter. É idolatrada, assim como suas irmãs, por ser linda e fazer a maioria das propagandas da cidade... Até que é pega com o namorado da sua melhor amiga, Sophie.
Sophie tem personalidade forte e é sempre a líder do grupo e, contando com essa vantagem, coloca todos contra Annabel, que vê sua vida virar do avesso.
Ora, antes, rodeada de amigos, com uma vida perfeita. Agora, excluída, sem ter com quem se sentar.
Além disso, tem que conviver com uma irmã com distúrbio alimentar (causado pela profissão de modelo), uma mãe que vê seus sonhos profissionais frustrados sendo realizados pelas filhas e que nunca abriria mão disso. O problema é: Annabel não se sente mais feliz sendo modelo, portanto, deseja largar a profissão. E ah, claro, ela esconde um segredo, que jura nunca contar à ninguém! (Será mesmo?)

Em meio a esse monte de problemas, ela se depara com uma amizade forte, verdadeira, de um garoto que sempre julgara como um ser "estranho", Owen. Annabel nunca conseguiu se abrir com ninguém, mas Owen parece ter o dom de fazê-la falar.

Just Listen é uma história que comove, pois nos faz pensar em várias situações em nossas vidas em que achamos que não há saída, mas que, na realidade, a saída está logo em frente.
A amizade de Owen faz Annabel perceber que nem tudo está perdido, e que a verdade é sempre a melhor saída.

Fiquei algum tempo pensando no por quê dessa história ter me impressionado tanto. O romance é juvenil, porém faz até adultos pensarem. Sarah consegue entrar em nossos corações e mostrar-nos a solução, simples assim.

Luana 28/12/2012

@Eu realmente acredito no momento
perfeito. Eles não aparecem com freqüência.

Thank you" do Led Zeppelin

@Era o seguinte: antes, a diferença entre luz e escuridão era muito simples. Uma
era boa e outra má. Porém, de repente, isso deixou de ser tão óbvio. A escuridão
ainda era um mistério, algo escondido, algo do qual se tinha medo. Porém, eu passei
a sentir medo da luz também. De olhos fechados, eu só via o breu, o que me lembrava desta única coisa: o meu segredo mais profundo. De olhos abertos, havia somente o mundo que não sabia de nada, brilhante, inescapável e, de alguma maneira, ainda lá.

@Tem que haver um meio. Sem ele, nada é realmente completo.
Porque não é apenas o espaço que há entre, mas é também o que une as coisas.

@Talvez fosse para ser uma piada. Ou algo profundo. Mas ao ficar deitada,
parecia que o silêncio preenchia os meus ouvidos. Só que era ensurdecedor.

@Mas para mim não era apenas mais um domingo. Em algum momento entre
colocar meus fones de ouvido na noite passada e agora, alguma coisa tinha mudado. Depois de ficar deitada por muito tempo refazendo os passos daquela noite na festa, eu saí daquele silêncio e a voz dentro de mim finalmente se manifestou. Quando
acordei às sete da manhã, ainda com os fones de ouvido, eu ouvia meu coração. Então me levantei, tirando os fones, e o silêncio ao meu redor dessa vez não me pareceu vazio e enorme. Pela primeira vez em muito tempo, ele me pareceu cheio.

@Não pense, nem julgue. Apenas ouça.

Gaby Urie 07/12/2012

Just Listen
"Não pense nem julgue. Apenas ouça."

Annabel Green trabalha como modelo desde pequena, suas duas irmãs mais velhas também seguem a profissão e quem gerencia tudo é a mãe das meninas, a parte da frente da casa das garotas é praticamente de vidro, ela foi projetada para que quem estivesse passando pudesse ver o cotidiano das pessoas que viviam ali, porém em uma família onde a vida é tão exposta e aparentemente perfeita há tantos segredos escondidos quanto em tantas outras ou até mais.

Entre as irmãs Annabel sempre foi a gentil, mas também com Kristen a irmã mais velha que não tinha medo e que sempre dizia o que pensava, e Whitney, a do meio, como a mais quieta e fechada, sobrou para a mais nova ser adorável com as pessoas e claro nunca causar problemas. Por causa de todo o conflito Annabel cresceu deixando seus próprios sentimentos e medos em segundo plano, é por isso que hoje ela não sabe como contar o que aconteceu naquela noite.

Aconteceu no último dia de aula, Annabel havia se atrasado para a festa por causa dos problemas que Whitney estava tendo com a alimentação, mas logo encontrou Sophie sua melhor amiga. Sophie era o tipo de garota descolada que todo mundo adorava ou melhor temia, e que tinha o namorado mais cobiçado pelas meninas, este seria o motivo da briga da vez, ciúme! Mas Annabel não queria fazer parte de mais uma discussão e decidiu apenas se divertir com alguns amigos que estavam por perto. E foi quando tudo aconteceu, a versão de Annabel ninguém nunca ouviu, mas todos viram quando ela foi pega com o namorado da até então melhor amiga.

A família de Annabel não sabe o que aconteceu, e nem os amigos, a garota fez questão de se afastar de todos durante o verão, mas não vai ser tão fácil continuar desse jeito. As férias de verão acabaram e um novo ano letivo começou para Annabel, e como ela já esperava Sophie está mais afiada do que nunca e pronta para atacar, os olhares das pessoas ao redor também não são reconfortantes, porém é nessa bagunça toda que Annabel conhece Owen, um garoto silencioso, que trabalha em uma rádio comunitária e que está sempre em companhia do seu melhor amigo, o fone de ouvido. É com Own que Annabel vai encontrar não só muito apoio, e aprender a escutar músicas totalmente diferentes mas principalmente falar a verdade, porque a verdade as vezes dói mas a mentira também!

Eu nunca senti vontade de ler um livro pela segunda vez, sempre achei que ou a magia que senti pela primeira vez se perderia ou eu não conseguiria chegar até o final porque já sabia o que iria acontecer, e bom, eu sempre achei estranho fazer esse tipo de coisa. Porém quando terminei de ler "Just Listen" a unica coisa que eu queria fazer era ler de novo e de novo e de novo, de verdade eu nunca senti isso em toda a minha vida! A história que Sarah Dessen criou é tão incrível, é sobre pessoas normais como eu e você, errando e aprendendo e começando novamente. Sem falar nos personagens, que são tão profundos, e claro no Own, devo dizer que não foi apenas Annabel que aprendeu com ele sobre a verdade e claro a importância da música, música certa só para lembrar haha.

Enfim, eu mais que recomendo Just Listen, o livro contém uma história ótima e hoje ele está entre os meus favoritos, a única coisa ruim em tudo isso é que eu fico pensando que nunca mais vou encontrar um livro tão bom quanto Just listen, a vida não vai ser mais a mesmo (DRAMA!) hehe

Carol D. Torre 18/11/2012

"Não pense nem julgue. Apenas ouça".
Just Listen foi o primeiro livro da Sarah a ser publicado no Brasil há alguns anos, mas depois de ler O Que Aconteceu Com o Adeus e me apaixonar pela sua escrita, eu decidi ler todos os outros livros delas e depois de terminar Just Listen eu tive certeza que fiz a coisa certa.
O livro conta a história de Annabel Green que, logo no começo, descobrimos ter passado por um final de ano conturbado ao ter sido pega - supostamente - com o namorado da sua melhor amiga, Sophie, e que está tendo que enfrentar a volta das aulas sozinhas e isolada, o que é totalmente o contrário do que as pessoas veem ela superficialmente: a modelo que tem tudo de perfeito na vida. E até a sua família a vê assim, uma família cheia de problemas e pontos vulneráveis.
A Annabel não me agradou completamente, preciso confessar, mas ela têm os seus motivos para agir daquela maneira e eu compreendo, apesar de não concordar. Ela é uma garota que odeia brigas e conflitos, não suporta ver alguém se exaltando ou com raiva e têm muito medo de se impor e tirar as pessoas de suas zonas de conforto. E é por esse motivo que ela não conta para a mãe que quer deixar de ser modelo, ela tem medo que ela volte ao estado de depressão que estava antes de encontrar uma distração gerenciando a carreira de modelo das filhas.
Falando na mãe de Annabel, o convívio familiar e seus conflitos é um grande tema que Sara gosta de abordar em seus livros e em Just Listen fez isso com maestria. A personagem principal faz várias reflexões sobre a sua família durante o livro, mas não posso deixar de citar o caso da Whitney, a irmã do meio de Annabel. Ela, pela pressão da carreira de modelo, desenvolveu distúrbios alimentares e é um dos personagens mais bem construídos e explorados na história, assim como a sua doença e a sua superação. Mas é interessante também ver a como personalidades tão diferentes se encaixam na mesma família, a super protetora da mãe, mas que também é ao mesmo tempo frágil graças ao seu recente caso de depressão, a falante e forte de Kirsten, a irmã mais velha, a intensa e vulnerável de Whitney, a mais calada do pai e a da Annabel, que prefere não se intrometer e ficar lá, só olhando e sendo uma boa e filha e irmã para não piorar as coisas. E é por isso que ela não conta nada para ninguém, muito menos o que aconteceu de verdade entre ela e o namorado de Sophie.
Quando ela estava isolada no escola ela acabou se aproximando de Owen que é um mocinho completamente diferente com o esteriótipo que estamos acostumados em livros YA. Ele é conhecido - temido e excluído - pela sua aparência alta e forte, beleza que não é obvia e por algumas brigas. Mas quando ele ajuda Annabel depois de uma discussão com Sophie e começam a se aproximar ela percebe que ele não é nada daquilo. Sim, ele tem um problema para controlar a raiva, mas é uma pessoa gentil, totalmente apaixonado e viciado em música - paixão essa que vai fazer da música quase que um personagem do livro, o que eu adorei - e um amigo maravilho que a ajudou a se sentir melhor com ela mesma e parar de esconder segredos das pessoas que ama. Eu adorei o Owen, eu achei ele tão diferente e com uma personalidade forte e profunda que é difícil ver em "mocinhos". Ele é essencial para o desenvolvimento da história e não é só pelo romance, que aconteceu muito naturalmente e com tempo, mas porque foi ele o responsável pela mudança interna de Annabel.
Todos os personagens do livro são assim, complexos e com personalidades definidas, que é uma característica muito positiva da Sarah Dessen.
O enredo aborda temas difíceis como transtornos alimentares e outro que não posso citar sem estragar o grande mistério do livro, mas o grande tema que ele debate é sobre o relacionamento entre as pessoas. Não só o romântico, mas principalmente o com membros da família e com amigos e também como é importante saber se comunicar para que esses relacionamentos deêm certo. E não fala somente sobre saber escutar, mas também sobre falar quando é necessário e como ás vezes o silêncio pode valer mais que mil palavras ou ser pior que todas elas juntas. Ele trata sobre como conviver com os nossos sentimentos e como controlá-los. Enfim, é uma história sobre fatos e problemas sobre a vida real e enquanto você lê aquela história parece tão verdadeira e crível que pode ser aquela do seu vizinho ou da pessoa que passa por nós pela rua.
Um ponto que me agradou muito também foi como a autora intercalou o passado e o presente durante a narrativa, foi de uma forma tão gostosa de ler e com lembranças na hora certa para que entendêssemos o que estava se passando no presente.
Just Listen é um livro ótimo, com personagens humanos e com uma história com conteúdo e desenrolar incríveis e que por falar de amor, em todas as suas formas e ser da Sarah Dessen, não tinha como não ser muito bom. Não só recomendo como digo que todos devem ler. Uma história maravilhosa, tocante e, acima de tudo, muito real.

leia mais resenhas aqui: http://rehabliteraria.blogspot.com.br

Aninha 23/07/2012

Just Listen
Just Listen conta a história de Annabel,que é modelo,e que depois de ser pega com o namorado da melhor amiga em uma festa,acabou de isolando e ficando completamente sozinha durante as férias,mas ninguém sabe o que realmente aconteceu naquela noite,há toda uma história por trás,que ela se recusa a falar.Assim que as aulas começam,Annabel acredita que todo mundo já esqueceu o incidente daquela noite,mas muito pelo contrário,assim que ela esbarra na ex-melhor amiga,ela é xingada de vadia e Annabel percebe que ninguém esqueceu de nada.Sozinha,e completamente excluída,ela acaba fazendo amizade com Owen,um garoto alto,que se veste de preto,e é ex-presidiário.Os dois começam uma amizade muito legal,ele é viciado em música,ouve de tudo,de tudo mesmo.Músicas que ela nunca tinha ouvido falar,e a Annabel aprende muito com essa amizade,por que ao contrário dela,o Owen é super sincero,fala o que pensa,já a Annabel prefere guardar o que esta sentindo para si mesma.enfim,eu amei o livro,e tenho muitas outras coisas para falar dele,mas a resenha iria ficar muito grande.Eu só posso dizer que é um livro maravilhoso e passa uma lição muito bonita.

Mari 15/07/2012

“Just Listen – A Garota que Esconde um Segredo”, por Sarah Dessen
Na blogosfera, só vejo falarem bem da Dessen e podem ter certeza: tudo o que falam de bom bate com a maravilha que foi o livro dela, tornou-se um favorito! Ela já publicou 10 livros nos Estados Unidos, mas aqui no Brasil só foram traduzidos 3 (“Just Listen”, “A Caminho do Verão” e “O que Aconteceu com o Adeus”) e outro está a caminho. Então, logo logo todos estarão a nossa disposição em português!

Enfim, voltando para a resenha… Os personagens de “Just Listen” foram muito bem construídos, cada um me conquistou de uma forma diferente: pela rebeldia, pela fraqueza, ou, depois, pela coragem. A Annabel sempre guarda as coisas para ela, não gosta de discutir os problemas da vida e quer que as aparências prevaleçam. Ela quer ser neutra o tempo todo e o jeito dela de levar a vida a prejudica. No clímax, deu vontade de entrar no livro, chacoalhar a Annabel e dizer: “FALA ANNABEL, POR FAVOR! CONTA!!!”. Não que ela seja calada, mas ela é fechada. E, nem com a família dá para se abrir, porque muitos problemas que a abalam vem de lá. As irmãs Green são modelos, mas cada uma tem um temperamento. A irmã mais velha, Kristen, é a explosiva. A do meio, Whitney, a calada – e sofre de anorexia. A mais nova, Annabel, a pacífica.

"Por que vocês não conseguem ser gentis?", ela (a mãe) pedia. E minhas irmãs somente reviravam os olhos, mas eu levei a sério essa mensagem: que ser gentil era o ideal, a única atitude que fazia com que as pessoas não falassem tão alto e nem fossem tão silenciosas a ponto de assustarem as outras. Bastava ser bom e gentil para não precisar se preocupar com discussões. Mas, ser gentil não é tão fácil quanto parece, principalmente quando o resto do mundo pode ser muito mau." Página 16

A Sophie, melhor amiga da Annabel, é muito fútil. Ela segue totalmente o contrário daquela linha de pensamento em que a amizade é mais importante do que os namoros. Ela nem se quer prestou o favor de ouvir o que a Annabel tinha a dizer, e com a volta às aulas, xingava-a na cara dura, assim como fazia com as outras garotas que cometiam o mesmo erro que a Annabel. Mas, porque a Annabel não se defendia das acusações?

Com todos esse problemas, surge uma pessoa muito importante na vida da Annabel: o Owen! Bem, ele não é um daqueles personagens masculinos que arrancam suspiros pela aparência, dependendo do seu gosto. Mas, a essência dele encanta bastante. Ele adora ouvir qualquer tipo de música – músicas muitas vezes estranhas, aos nossos ouvidos comuns. Segundo ele, para escutar bem uma música, você não pode julgar, apenar ouvir – “Don't think or judge. Just listen”. O jeito de ser dele é diferente, o que o torna misterioso. O Owen também tem uma irmã mais nova e ela é muito engraçada, haha

A Sarah aborda problemas que geram muito discussão. Mas, o modo como ela expõe essas dificuldades é bem sutil. Ela também visa os impactos que aquilo causam nas personagens. Então, você entende como a personagem é de acordo com impacto que aquilo causou nela.

Já vi alguns blog reclamarem dessa capa e de fato, se mostrasse mais a garota, o livro chamaria mais a atenção. Mas, quem sabe isso não foi proposital? A Annabel também se esconde, ou melhor, esconde um segredo.

Recomendo o livro para qualquer pessoa – sim, sem exceções.

Mais resenhas em lereconhecer.blogspot.com.br

Juliana Pires 04/07/2012

Just Listen - Sarah Dessen
Alguns livros são extremamente difíceis de resenhar, de vez em quando eu passo por um bloqueio e não consigo escrever nada que preste, quanto mais eu gosto do livro mais difícil é.

E com esse livro aconteceu exatamente isso, eu amei demais, me identifiquei, senti uma gama de emoções enquanto o lia, então eu peço desculpas se não ficar lá essas coisas, por que, por mais que seja difícil, eu tinha que fazê-la e contar para vocês o quão boa escritora a Sarah Dessen é.

Quando os blogs que eu leio afirmam que um livro é muito bom, ou que um autor vale à pena, é quase automático o meu interesse, não que eu GOSTE de tudo, mas é sempre bom conhecer novos autores, e foi assim com a Sarah Dessen, eu não sei se vocês conhecem o Nem um pouco épico, é um dos blogs que eu mais me identifico com o conteúdo, então quando eu li sobre a Sarah Dessen lá, me despertou uma vontade enorme de ler os livros dela.

E já que eu me interesso por YA contemporâneo (para saber mais clique aqui) achei que valeria a pena comprar os livros, mesmo sendo absurdamente caros.

Chega de enrolação...

Annabel Green tem uma vida aparentemente perfeita, é uma garota popular, trabalha como modelo e é famosa em sua cidade, tem uma família amorosa e uma casa confortável, mas as aparências enganam, enquanto finge ser a garota perfeita que tem tudo, ela esconde seus sentimentos, seja para evitar conflitos ou para não magoar as pessoas que ama.

E é por isso que Annabel passa todo o verão trancada no quarto, depois de uma festa desastrosa onde foi pega com o namorado da melhor amiga ela não conta para ninguém o que aconteceu, assim Annabel precisa fingir mais ainda para manter as coisas no lugar, seus pais não sabem do ocorrido, e com a proximidade da volta às aulas terá que suportar todos os amigos contra ela.

Eu estou muito acostumada a ler livros com romances sobrenaturais, e eu muito dificilmente me identifico com algum personagem, ou com alguma situação pela qual ele passa, mais com esse livro a cada virada de página eu me identificava mais com diversas situações.

Não com todas é claro, por que o “segredo” que a Annabel esconde não é algo pelo qual eu já passei, mais não é uma situação mirabolante, infelizmente, as pessoas passam por isso, algumas se calam por vergonha como a Annabel fez, outras não. E é por isso que eu gostei tanto do livro, ele nos apresenta uma história que poderia acontecer com qualquer um, os personagens tem sentimentos e atitudes que eu e você também temos, por isso é tão fácil se identificar, os personagens são humanos e agem como tal.

Annabel precisa aprender que guardar as coisas para si não faz bem, guardar um segredo ou mesmo alguns descontentamentos do dia-a-dia só afeta a ela e mais ninguém, do que adianta poupar a família e os amigos daquilo que a desagrada ou machuca, se é ela que vai continuar com aquele sentimento.

Eu entendi o sofrimento de Annabel, esse medo de contar para a família alguma coisa, será que vão acreditar? O que vão pensar de mim? Por exemplo, Annabel tem medo de magoar a mãe, e por isso não diz para ela que não quer ser mais modelo, tá eu nunca fui modelo mais algumas coisas eu também não conto para minha mãe, por medo de magoá-la. Não dá para guardar tudo com a gente, mas é tão difícil ver alguém que a gente ama triste ou decepcionada.

Às vezes de onde menos esperamos vem à ajuda, aquele empurrão, a motivação para seguir em frente. E com Annabel foi exatamente isso que aconteceu. Por estar sozinha na escola, sem nenhuma amiga, ela acaba conhecendo Owen, o bad boy, só que ele não é nada daquilo que ela imaginava. Na verdade ele é um garoto como outro qualquer, e Annabel percebe o quão preconceituosa as pessoas da escola são em relação a ele. E é exatamente da relação dos dois que Annabel passa a se expressar melhor. Isso por que Owen não mente, ele sempre fala a verdade, por mais que isso possa magoar alguém, e ele a estimula a fazer a mesma coisa. Principalmente através da música, isso por que ele é DJ e tem um programa na rádio comunitária de Lakerview, e lá ele tem total liberdade para por as músicas que mais gosta, e podemos dizer que o gosto musical dele é “peculiar”, e quando ele pede a opinião dela, a discussão resultante é hilária.

Depois que conheceu Owen, Annabel se descobriu, precisou passar por muitos conflitos internos, brigas com os seus sentimentos, para enfim revelar o seu segredo, que não é fácil, mas todo o seu medo, de que as pessoas não fossem acreditar nela, enfim, não passa de um medo sem fundamento. E o final é lindo!

Esse livro é sobre relações, sobre descobrir a si mesmo, sobre aparências e segredos, aborda alguns temas sérios, mesmo que não seja o foco, e também tem romance, tudo de uma forma natural e super agradável de ler, as coisas acontecem no ritmo e tempo certo, e quando você chega a última página fica desejando mais.

Uma curiosidade sobre a autora é que suas histórias sempre se passam em duas cidades fictícias, Lakerview ou Colby, por isso é comum que alguns personagens e lugares, sejam vistos em outras histórias, por isso o legal é ler os livros na ordem. Mas como aqui no Brasil nós só temos três livros publicados, eu comecei por esse que é o mais antigo das três publicações. Notícia boa, a ID divulgou mês passado que lançará That Summer, o primeiro livro da Sarah, parece que eles pretendem lançar os livros dela na ordem.

Então é isso gente, para quem gosta de histórias que fogem da temática sobrenatural, os livros da Sarah Dessen são uma boa pedida, uma característica que achei muito interessante, mais pode não agradar a todos, é que não há muita descrição da paisagem e dos personagens, tem algumas características sim, mas autora não se prende muito a isso.

mai.bitten 28/03/2014minha estante
Esse foi um dos poucos YA que me apaixonei de cara! Muito diferente de outros YA, ele contém conteúdos presente em nossos dia-a-dia mas nao de uma maneira fútil e sim de uma maneira mais reflexiva. Trata-se de problemas com amizades e grandes segredos que com ao longo do tempo nos causa mal

RenataSara 10/06/2012

Annabel Green esconde um segredo, algo que ninguém pode saber. Ela foi pega com o namorado de sua melhor amiga em uma festa, e é ignorada por todos em sua escola, e é isolada que Annabel vai fazer a mais improvável amizade. Owen é um DJ que respira música e é temido por toda escola, vai ensinar a ela que a verdade é sempre a melhor escolha.

Comecei esse livro com uma expectativa enorme, pois já li diversas resenhas exaltando a narrativa da Sarah Dessen, ao ler o livro me deparei com Annabel, uma jovem completamente insegura e que esconde um grande segredo, sabemos apenas que a escola inteira a ignora por ter sido pega com o namorado de sua melhor amiga em uma festa, confesso que me irritei diversas vezes com Annabel, pois não sou o tipo de pessoa que guarda tudo que sente para si mesma, porem entendi completamente a personagem, assim que descobrimos mais a fundo sua história. Aquela família perfeita, igual a comercial de margarina, não existe e as dificuldades e instabilidades que sua família tem, explica ela ser assim, querendo ser perfeita.
Gostei muito da narrativa da Sarah, principalmente dos personagens e de seu cotidiano, ela soube pegar uma história até que comum e mudá-la completamente, mostrando de uma forma diferente, como todos nós somos diferentes um do outro e que devemos respeitar essa diversidade. Além disso, gostei de como a autora abordou o tema da bulimia de uma forma clara e objetiva, sem que ela deixasse de ser humana, pois esse é um tema difícil de ser abordado.

“Ela não acordou, mas se moveu o suficiente para a toalha se abrir. E, então, eu finalmente vi o que minha irmã tinha feito consigo mesma.
Ela era puro osso. Foi a primeira coisa que pensei. Ossos e calombos, cada nozinho da sua coluna vertebral era protuberante e visível. Os ossos do quadril saltados, seus joelhos magros e pálidos. Era impossível que ela conseguisse ser tão magra e ainda estar viva, e mais impossível ainda que ela tenha conseguido esconder isso.” Pag. 51

Owen é um personagem a parte, adorei sua história e seu posicionamento, acreditando que dizer a verdade é sempre o melhor caminho, além disso, como Owen é DJ, mostrou para Annabel qual é o verdadeiro significado da palavra "música" e que ela pode mudar nossa vida. O final é super fofo. Leitura recomendadíssima.

“- Algumas pessoas pensam que gostam de música, mas não têm ideia do que ela realmente é. Elas estão se enganando. Há também pessoas que gostam muito de música, mas que não estão ouvindo a coisa certa. Elas são mal orientadas. E há pessoas como eu.” Pag. 82

Dei 4 estrelas, gostei muito da escrita da Sarah Densen e também do jeito que ela abordou dois (o segredo que não posso contar) temas tão fortes nesse livro, porem acho que o livro poderia ter sido melhor, se ela tivesse detalhado mais os acontecimentos, e até se tivesse prolongado um pouco mais o final... Livro recomendadíssimo, porem espero ler mais coisas dela, para poder enfim fazer o que todo mundo faz ao terminar um livro dela, ficar nas nuvens.

Gostou da resenha? Então acesse: amordelivros.blogspot.com

Bianca 30/04/2012

Mais uma resenha do http://redomadecristal.com.br/blog/
“Não pense nem julgue. Apenas ouça.” – pág. 139

Esta foi uma leitura dolorosa. Não dolorosa de forma ruim. Sabe quando um livro nos toca e nos identificamos com a dor e vida dos personagens? Foi assim. Até mesmo agora as lágrimas ameaçam cair.

Narrado em primeira pessoa por Annabel Green, uma personagem muito humana e que vive um grande pesadelo sem contar a ninguém. O peso do seu segredo a consome aos pouquinhos até que ela não viva mais, apenas sobrevive ao dia a dia. Ela passa a viver de forma reclusa. Está sozinha mesmo no meio das pessoas.

Nesse meio tempo, ela se aproxima de Owen, um garoto calado com um gosto musical diferente do que ela conhece.

Sarah Dessen escreve intensamente. Os sentimentos são fortes e tocam o leitor. Há um foco principal na narrativa, mas há também várias histórias paralelas que nos ajudam a entender a personalidade de Annabel e por que ela permite certos acontecimentos em sua vida.

Neste livro há uma personagem que odiei do início ao fim. Não entendia por que Annabel se sujeitava ao gênio dominador da falsa amiga. Nunca senti tanta raiva de uma personagem antes como senti de Sophie. O tempo todo procurei algo que pudesse justificar seu comportamento.

Para entender por que Annabel se sujeitava a ela é preciso ler. A cada página a personalidade de Annabel é exposta. Ela nos permite ver o que nem ela enxerga. Seus traumas, suas dores, suas preocupações, sua necessidade de ser amada e não fazer ninguém sofrer com seus problemas. O tempo todo ela tenta se excluir com medo de que seus problemas possam afetar a quem ela ama. Ao tentar proteger as pessoas ela machuca cada vez mais a ela própria.

“O que eu entendia era que a tarefa principal era proteger a minha mãe de qualquer coisa que pudesse chateá-la, mesmo sem saber quais eram as coisas. Logo também aprendi uma tática. Em caso de dúvida, era melhor deixar o assunto de fora – fora do campo de audição, fora de casa – mesmo se isso na verdade significasse guardá-lo para mim.” – pág. 32

Outro fato que me tocou foi a relação de Annabel com a família e o quanto alguns pais não percebem como o filho sofre bem debaixo de seus olhos. Ela tinha de ser a mãe em muitos momentos. Por ela não reclamar, os pais pensavam que estava tudo bem. Não havia diálogo real entre eles. Às vezes, não basta perguntar se o filho está bem. É preciso fazer parte da vida dele, conhecê-lo e, principalmente ouvi-lo, sem julgamentos.

A amizade de Owen será fundamental para que ela passe a escutar sua própria voz e aceitar que ela pode se abrir, superar e seguir em frente. Tudo o que ele quer é que ela se abra para o mundo, que não se esconda mais quem é e o que sente.

Ele é um dos melhores amigos que a literatura já me apresentou. Tudo o que já aconteceu em sua vida o preparou para estar ao lado dela e ele nunca desiste.

É um livro lindo. Tenho medo de não ter conseguido passar tudo o que senti.

Recomendo muito!

Mas o que realmente torna uma história verdadeira é saber que alguém irá ouvi-la. E entendê-la.” – pág. 300

Read more: http://redomadecristal.com.br/2011/12/21/just-listen-sarah-dessen/

Marina516 25/01/2012

JUST LISTEN é o segundo livro da Sarah Dessen que leio - o primeiro foi "A caminho do verão" - e talvez isso vire um padrão de leitura para mim. Isso porque gosto do estilo da autora, um pouco incomum hoje em dia, pois ela é muito sutil em suas descrições, além de sensível e sentimental.

Seus personagens são, antes de tudo, humanos, ou seja, cheios de defeitos, incertezas e decepções. Nada é muito simples e não adianta esperar ação porque a história se desenrola num ritmo lento, o que chega a cansar, às vezes - mas não o suficiente para fazer o leitor desistir da obra.

Comecei a gostar de JUST LISTEN pelo título, que em português significa "apenas escute". Normalmente temos muita dificudade em seguir esse conselho, que simboliza escutar, ouvir, deixar as pessoas falarem, compreender, parar, refletir. Somos falantes por natureza - sobretudo nós professores, jornalistas, mulheres - e temos a tendência de querer ser o centro das atenções e demonstrar o que sentimos em primeiro lugar. Ouvir o outro nem sempre é tarefa fácil e exige equlíbrio e prática.

A história de JUST LISTEN não é exatamente assim. Na verdade, o subtítulo fala mais sobre ela: "A garota que esconde um segredo". Bom, Annabel Green é uma jovem igual a todas as outras de sua idade, ou melhor, quase todas. Além de cursar o ensino médio, ter amigos e ser relativamente popular, ela é modelo, desde os nove meses de idade, assim como as suas duas irmãs mais velhas, Kirsten e Whitney.

Instante Literário - http://literarioinstante.blogspot.com

Danni 05/01/2012

As vezes é preciso saber ouvir a si mesmo.
"Seja uma música, uma pessoa ou uma história, não há como saber de algo quando se conhece apenas um trecho, quando se deu uma rápida olhada ou se ouviu parte de um refrão." (pág. 139)

O livro conta a estória de Annabel, que foi "pega" com o namorado da melhor amiga.É narrado em primeira pessoa.
Se vc espera um romance meloso, esqueça, não tem nada disso.
Annabel não consegue lidar com conflitos, de nenhum tipo...ela guarda tudo pra si mesmo, assim ela sofre, deixando as pessoas julgarem as coisas que ela não cometeu.

É uma leitura leve e gostosa, vale muito apena!
Recomendadíssimo!

"Não pense nem julgue. Apenas ouça."

1 | 2 | 3 | 4 | 5