Memória de minhas putas tristes

Memória de minhas putas tristes Gabriel García Márquez




Resenhas - Memória de minhas putas tristes


689 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Duu 15/05/2024

Meu primeiro contato com o Gabo.
Interessante que lembrei do relacionamento dele com a escritora Isabel Allende descrito no livro Paula.
Bom, o livro tem certa fluidez, mas senti falta de profundidade na proposta ou talvez eu não tenha me concentrado a leitura.
Talvez, eu deva relê-lo num futuro breve, com mais calma e o saboreando lentamente.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Cibele.Endora 13/05/2024

Uma das coisas mais desagradáveis que já li, tipo Lolita, muito bem escrito porém o conteúdo não passa de pedofilia romantizada, o personagem é decrépito em todos os sentidos , objetifica a menina o tempo todo com um falso "amor" , achei um horror ?
comentários(0)comente



Paulo2196 08/05/2024

Um livro para reflexão sobre valores

Acredito que a intenção do autor não fora de causar asco, sentimento de desprezo pelo tema. O título do livro já choca, mas não devemos nunca julgar um livro pela capa ou título, é apenas um nome e a história, a trama toda está nas 127 páginas deste livro que tece a história de um senhor de 90 anos e quer ter seu último desejo realizado. Ter uma noite de amor, sem amor com uma jovem adolescente. A alcoviteira lhe arruma uma menina de 14 anos. Mas ao invés de fazer valer a sua vontade animalesca de possuir a garota, este se depara com muitas reflexões sobre a vida de um idoso, como se um filme lhe passasse pela cabeça e acredito que seja esta a parte que o autor quis nos mostrar e não somente o pecado em fazer sexo com uma adolescente. Apesar dos conflitos, da repugnância, do pecado. Livro é muito bem escrito
comentários(0)comente



Waldemur 08/05/2024

Não é nem de longe o melhor trabalho do Gabo, mas ele é um incrível prosador, tem um escrita que te conduz perante o texto, uma mistura de poesia e ótima escrita e lida com temas tão delicados com maestria, é um livro que mostra a solidão e a decadência humana, mostra o que um homem de 90 anos teve na vida através de suas escolhas, mostra que as escolhas dele o fizeram sozinho e amargurado.
comentários(0)comente



Pâm 07/05/2024

Memórias...
O texto é incrível. Narrativa instigante, provocativa e de fácil compreensão. Mas, me faltou algo... é muito interessante a comparação realizada no inicio com a "bela adormecida", e entendo que várias questões podem ser provocativas neste enredo.

"[...] me atravessou a ideia complacente de que a vida não fosse algo que transcorre como o rio revolto de Heráclito, mas uma ocasião única de dar a volta na grelha e continuar assando-se."
comentários(0)comente



Yago Nogueira 01/05/2024

O Livro não tem nada de mais, porém...
Primeiro livro que eu leio do Gabriel Garcia e posso dizer que não foi tão legal como eu esperava...

Além de ser um livro perturbador e estranho, essa história é sobre um velho de 90 anos que foi um Boemio a vida toda, refletindo sobre a sua vida, sobre as escolhas que fez e o que não fez, e o fato de se apaixonar aos noventa anos por uma menina de Quatorze anos me deixou com pé atrás. Mas segui com a Leitura.

No mais o livro tem pouca ação e reviravoltas é mais uma reflexão do personagem durante a narrativa toda, nada muito convencional.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



JessResende 26/04/2024

Sensacional
Memória de minhas putas tristes - Gabo
4????????

Ler Gabriel García Márquez é sem dúvida um grande aprendizado, sempre quis e fui provocada por esse título, foi sua ultima obra, vou começar pela última? Vou!
Esse tipo de leitura densa, com muita informação histórica, cultural, traz muito conhecimento, traz vocabulário, traz bagagem.
Gabriel nasceu em 1928, viveu em outro tempo, outra realidade, outro país, durante a leitura nos damos conta dessa grande diferença, pra mim isso é enriquecedor! Sem contar as inúmeras referências feitas, por exemplo, em determinado momento do livro a personagem tenta se acalmar ouvindo ?As seis suítes para Cello solo de Johann Sebastian Bach?, (eu interrompo a leitura, procuro no YouTube no mesmo momento, fecho os olhos e escuto) cultura pura.
A história acontece ali no final do século XIX e começo do XX, me perguntei se nessa época a questão que me incomodou no livro seria vista de outra maneira. Não sei. Mas realmente não dá pra passar ileso dos questionamentos em relação ao que acontece na história.
Em seu aniversário de 90 anos o narrador se dá de ?presente? uma noite com uma adolescente, virgem. Sim, é perturbador. Tenho muitas ressalvas em vários aspectos sobre o livro, mas vou guardar para mim e vou passar para a parte que me encanta?
O amor que atinge o narrador, o amor que é tão intenso que acabou me encantando, o cuidado com Delgadina, as flores, as músicas, os quadros, recados anotados no espelho do banheiro com batom? cada detalhe lindo, só poderia ter sido escrito por Gabriel? enquanto toma consciência de sua velhice e finitude, se apaixona por uma adolescente, é ultrajante se não fosse arrebatador, ele adoece, ipsis litteris, fica doente de amor.
Um livro curto, intenso, lindo e provocador.
#resenhaliteraria #gabrielgarciamarquez #gabi #gabo
comentários(0)comente



giovanasilvx 20/04/2024

Essa é a minha primeira leitura do Gabriel Garcia Marquez, li numa tacada só já que achei uma leitura tranquila.
Tirando o fato de o protagonista dessa história ser um pedófilo (dado seu enamoramento por uma menina de 14 anos), eu gostei de acompanhar o relato dele sobre a mesmice que foi sua vida, dos amores que nunca viveu.
Considero um primeiro contato bom com o autor, esse livro não é nada de extraordinário mas também não me tirou a conta de conhecer mais obras do Gabo.
comentários(0)comente



Polly 13/04/2024

Memória de minhas putas tristes: Gabo sem o mágico, só com o realismo (#202)
Quando iniciei Memória de minhas putas tristes, achei que seria mais um livro do Gabo para colocar na minha estante de ranço confuso, tal qual Do amor e outros demônios. Mas, a experiência foi bem diferente do que eu imaginava. Embora o protagonista da história continue sendo um velho pedófilo, acredito que este livro definitivamente não é sobre isso. A mediocridade de caráter do protagonista é só um "plus" no efeito que o autor quer nos causar: ter asco da velhice.

A narrativa se inicia no aniversário de 90 anos do protagonista, de quem nem mesmo sabemos o nome. Ele, que não foi ninguém que prestasse durante toda a sua vida, decide que precisa, como presente de aniversário, de uma noite com uma bela jovem virgem. Ele, que não amou durante toda a sua vida e até se orgulha de nunca ter ido para cama com uma mulher sem que tivesse pagado por isso, nos conta que essa é a sua mais verdadeira e pura história de amor. Diante de encontros platônicos com uma menina de 14 anos, onde ele só a observa dormir nua, vamos conhecendo a rotina monótona do velho e o seu passado vazio de sentido.

A deterioração do corpo e a solidão parecem angustiar o protagonista, mas o que aparentemente acaba com ele é a consciência de que a morte está próxima. O medo de não mais existir é o que o joga num abismo, o que faz com que um crápula sem caráter queira amar, para ter algo em que se segurar, ainda que esse "amor" seja imoral. Em resumo, Memória das minhas putas tristes é a história de alguém que tem pena de morrer.

Não que a morte seja certa apenas para pessoas idosas, mas acho que esse deva ser um pensamento mais presente em nossas mentes ao chegarmos nessa idade. Ou, ao menos, é isso o que o Gabo parece querer passar. Ter limitações físicas parece também exercer uma angústia no autor. O contraste existente entre a figura do gato idoso e a jovem bela adormecida Delgadina nos mostra essa relação entre juventude e decrepitude da velhice, na qual o autor acredita. Definitivamente, Gabo nos mostra que ele não conseguia ver pontos positivos de envelhecer. Pelo menos, não com nesse livro.

E isso fica extremamente claro quando percebemos que o realismo mágico, tão característico do autor, não está presente na narrativa. Este é um livro cru, sem o elemento mágico. É só realismo, ainda que presente o ritmo compassado e envolvente de nos contar histórias. É o Gabo, mas não é o mesmo.

Enfim, gostei. A despeito do protagonista, o livro é bom.
comentários(0)comente



Haddie 10/04/2024

Bom
Primeiro livro q leio do autor, leitura rápida e leve fácil de ler em 1 ou 2 horas mas não faz meu estilo
comentários(0)comente



Cassia.Scapini 08/04/2024

Confuso
Esse livro é confuso para quem não é leitor atento. Ele traz várias referências e citações, o livro ganhou prêmio Nobel? retrata a história de um idoso que descobre sobre o amor após os 90 anos, mas ao mesmo tempo, é um caso de pedofilia.
Enfim, é meio confuso, preciso ler algumas resenhas para entender melhor o livro.
comentários(0)comente



marianasb 07/04/2024

A narrativa é bem delineada, mas chega a ser cansativa as vezes. Pelo título, pensei que era uma história bem 18+, porém quase não teve nada demais. É interessante para passar o tempo, além de ser bem incomum. Recomendo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



689 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |