A Sociedade do Anel

A Sociedade do Anel J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Sociedade do Anel

Julioocss 06/03/2022

Excelente
Já vi os filmes umas 5x e é incrível como a história nos livros tem muito mais riqueza, detalhes que a gente não encontra nos filmes, fiquei muito feliz em ler o primeiro e complementar a experiência que tive no filme

Gaby Cardoso 30/07/2020

Épico
Não é a toa que Tolkien é conhecido como pai do gênero de fantasia, aqui ele criou um mundo singular, totalmente fascinante e cheio de aventuras e mistérios. Nesse primeiro livro da trilogia, acompanhamos Frodo e a Sociedade do Anel a caminho de Mordor afim de destruir o Um anel.
Rapha 30/07/2020minha estante
Ainda pretendo ler esse clássico

Bart 30/07/2020minha estante
Eu acho que O Senhor dos Anéis é a melhor aventura!! Não consigo enxergar outra que se iguale!!
?????

FláviaBartz 30/07/2020minha estante
Tu não achou mt descritivo? Tenho medo de ler por causa disso...

Rapha 31/07/2020minha estante
o começo é bem difícil, mas log se pega o jeito na leitura.

@rodolfo_lab 06/05/2021

Um mundo de detalhes
Ler esse livro me fez ter uma tensão. Eu não conseguia parar de ler, e voltava e voltava nos parágrafos para reler e me adentrar no mundo imaginando como seria.
Confesso que procurei na internet imagens do filme para imaginar como o diretor do filme imaginou os pedaços desse livro pois ele é muito rico de detalhes.
Ansioso pelo segundo a ser lido.

de Paula 17/09/2020

E não é que o Tolkien me conquistou?
Confesso que sou uma leitora que foge de fantasia. Sempre gostei de livros mais realísticos, tanto que meu gênero favorito é ficção histórica, por isso li depois de adulta Harry Potter e agora, aos 24, estou lendo e assistindo os filmes de O Senhor dos Anéis pela primeira vez.

Não é o meu primeiro contato com o autor, li este ano também O Hobbit. Confesso que meu primeiro contato foi um pouco complexo, porque estava fazendo um experimento literário na época, então acabei me estendendo por muito tempo na leitura e não fiquei fã de cara. Porém, decidi dar uma chance a sua grande obra prima, quando me dei o box de presente.

Toda a minha TBR foi ignorada e segui meu coração, correndo para ler os livros dessa saga épica. A primeira coisa que queria deixar clara no meu relato é que a melhor escolha que eu poderia ter feito foi ler primeiro O Hobbit, para depois iniciar A Sociedade do Anel. Isso tudo porque a descoberta do anel por Bilbo já elucida uma aventura próxima no livro supracitado, além de já entender como a escrita do autor é descritiva, cheia de uma cultura e um mundo próprio, sem falar nas línguas inventadas e na filosofia desse gênio chamado Tolkien. Por isso, se você está vindo ler para saber por onde começar, essa é a minha dica, seguido da indicação da leitura de O Silmarillion na sequência de O Senhor dos Anéis. Não indico a leitura antecipada, pois há spoiler de toda saga nesta última história escrita pelo autor.

Se você veio ler essa resenha para saber se é melhor que o filme, afirmo que com toda a certeza é! A obra cinematográfica é boa, porém o livro é extraordinário. Como sempre acontece, algumas partes se perderam na execução do filme. Personagens especiais não são sequer citados e as divisões das informações estão paralelas a Terra-Média do livro. Acho que o filme é um ótimo complemento, porque às vezes nos perdemos nas descrições e dimensões de toda guerra do Anel, além de trazer a vida grandes personagens, como os Hobbits: Bilbo, Frodo, Sam, Pipin e Merry, os Homens: Boromir e Aragorn (filho de Arathorn), o Mago Gandalf (desculpe o comentário desnecessário, mas na minha opinião, muitíssimo melhor do que Dumbledore... Rsrs), os Elfos: Legolas, Elrond, Galadriel, os Anãos: Gloín e Gimli, entre outros personagens magníficos e incríveis, assim como os próprios vilões. Uma dica para assistir ao primeiro filme é ler A Sociedade do Anel e o primeiro capítulo de As Duas Torres. Consumir as duas obras é o indicado.

Sobre a experiência de leitura da Sociedade do Anel foi surpreendente e nostálgica. Todos os reencontros proporcionados com os personagens do O Hobbit, aos locais e lembranças do outro livro dão a sensação de lá e de volta outra vez. Mas, o livro cabe muito bem em si, trazendo aventura, reflexões importantes, além de mensagens que tocam no coração de todo leitor. Meus capítulos favoritos são A Sombra dos Passado e O Conselho de Elrond.

Acho que a escrita do autor cresce e amadurece na saga, o que torna a experiência de O Hobbit ser repensada. Uma coisa que eu gosto muito é que tudo está interligado, mas cada capítulo possui sua própria aventura, quase como pequenos livros dentro de uma história gigante. Estou super animada para as próximas leituras de O Senhor dos Anéis e O Silmarillion.

Eu gosto da edição e da tradução. Não sou especialista na obra do autor, mas acho que é bem condizente com o que fãs e estudiosos relatam sobre a estrutura textual e a forma da escrita do Tolkien. Os apêndices e extras são fascinantes e melhoram a leitura.
Ju 18/09/2020minha estante
Eu sou uma verdadeira fã de fantasias (é meu gênero favorito) e, apesar de gostar muito dos filmes, ainda não li nenhum dos livros de Tolkien. É uma meta de vida literária e em algum momento vai acontecer, mas por enquanto fico feliz que você tenha apreciado essa leitura fora da sua zona de conforto!

Joseanny 25/01/2021

Fantasia sensacional!
De início achei a história bem cansativa e lenta, porém bem agradável. Poucos personagens permanecem na história do livro anterior, o Hobbit. Não é um livro difícil de ler e com o decorrer da história a aventura vai ficando melhor. O final foi com gostinho de quero mais! Adorei ?
Carine 25/01/2021minha estante
Tô quase terminando também

Joseanny 25/01/2021minha estante
Uhuuuuuu ??

Luiza Machado 05/10/2009

Terminar a leitura d' O Senhor dos Anéis é uma tarefa árdua, que exige dedicação e força de vontade. Pelo menos para mim foi. Não diria que não gostei da história e principalmente do mundo criado por Tolkien, mas a leitura é difícil e eu tive a impressão de estar lendo um diário de viagem monótono em terceira pessoa. As fases da lua passam de acordo com o tempo certo, o tempo para cada viagem de um ponto ao outro foi calculado e cada centímetro da Terra média é descrito e tem suas próprias características.
O Hobbit conta uma história que se passa no mesmo lugar de O Senhor dos Anéis, a Terra Média. Essa Terra é incrível e maravilhosa, porém n'O Hobbit eu consegui ficar encantada pela história e tudo mais, enquanto que nesse livro eu não consegui. A leitura é maçante a maior parte do tempo, mas eu não diria que não gostei. É um bom livro.
BIA 07/11/2009minha estante
concordo plenamente e ainda esta faltando força de vontade para terminar.

Adriano 09/02/2010minha estante
Também achei um tanto maçante. Não se pode dizer que Tolkien não é criativo, mas o livro se perde um pouco entre tantos detalhes. Não consegui ler toda a trilogia. Prefiro os filmes, algo muito raro de acontecer.

Iury BAS 03/02/2011minha estante
De fato, existe uma grande diferença da forma de escrita de Tolkien se compararmos O Hobbit e a trilogia de O Senhor dos Anéis. Até mesmo porque O Hobbit é um livro mais infantil, que foi escrito para os filhos de Tolkien.

De toda a trilogia, para mim, o livro mais maçante de ler foi justamente o da Sociedade do Anel, tanto pelo numero de musiquinhas e poeminhas, que são até legais, mas que neste livro estavam meio que em exagero, quanto pela parte do Tom Bombadil que eu acho um porre, e também por toda a viagem deles pelo condado, onde eu fiquei completamente perdido.

Ryllder 17/08/2011minha estante
A Trilogia do Senhor dos Aneis é primorosa em estilo.Não podemos esquecer que foi escrita na metade do século passado.Um livro tem como uma de suas funções ensinar,além de entreter.Aprender palavras novas é sempre bem vindo,pois isso enriquece o vocabulário.

VIANA 27/01/2012minha estante
Luiza Machado falou tudo !
É exatamente o penso sobre esses dois livros !!!!

Bruno Pereira 28/06/2012minha estante
Realmente, O Hobbit ganha desse livro em questão de aventura e emoção. A história de Bilbo em busca do tesouro de Smaug é bem mais envolvente e rica em conflitos e batalhas, enquanto A sociedade do anel se baseia mais em contar a história do anel. No entanto, este é apenas o primeiro livro da saga e acho que Tolkien queria preparar o terreno para o que estava por vim, por que o segundo livro: As Duas Torres é perfeito.

Jeferson 10/11/2012minha estante
Concordo com você Luiza Machado, desisti de ler esse livro por quatro vezes, sempre retomando a leitura após um tempo. Mas concordo também com Bruno: após da metade do livro "As duas torres" o livro passa a ter bastante ação,e compensa toda a primeira parte! Vale a pena persistir.

Patrick Ramos 25/11/2014minha estante
É possível separar a escrita do Tolkien em três estágios:

1ªHobbit: Uma linguagem mais simples e mais fácil de entender.
2ª. Senhor dos Anéis: Uma linguagem mais densa e mais difícil.
3ª. Silmarillion: Um livro mais denso ainda e muito mais dificil de ler que o Senhor dos Anéis. A complexidade da narrativa é gigantesca.

Doufe 17/07/2016minha estante
Não concordo com o Patrick.
Embora SdA seja realmente tenha uma narrativa mais complexa que o Hobbit, o Silmarillion não é narrativamente mais complexo que o SdA, uma vez que é uma reunião de contos e relatos, separados por lapsos de tempo imensos. A maioria não tem coesão narrativa nenhuma entre si - é como ler um livro de História.

O desafio do Silmarillion está em absorver a quantidade imensa de lugares, pessoas e eventos.

Doufe 17/07/2016minha estante
Não concordo com o Patrick.

Mariana 05/08/2021

Eu gostei muito do livro, mas teve uma partes que eu não entendi e no final ficou um pouco confuso. Mas eu achei um livro muito bom.

Jamile.Almeida 22/03/2022

Sim, brilhante
Seguir a historia a Terra Média é um desafio pessoal! E depois que li ?O Hobbit? com sua dinâmica bem feita e desenrolar fácil, temi começar essa trilogia devido a fama de ?linguagem difícil e parágrafos longos!
Porém fiquei surpresa, uma baita aventura! Cheia de ação, uma fantasia muito bem estruturada, mapas da florestas, muitos personagens complexos com personalidades diferentes e características únicas!
Sim, os parágrafos são longos e por vezes nos perdemos mais que os personagens em meio à descrições das florestas e não consegui curtir as músicas, lia tentando pegar a mensagem, não me divertindo. Mas sem duvida, Tolkien fez e é ESCOLA de literatura fantástica.
Assim como no Hobbit, onde vi o Bilbo se transformar ao longo da narrativa devido ao anel (não vou dizer de de forma boa ou ruim para evitar spoilers), vemos um Frodo ?pequenino?, cheio de medos e inseguranças virar um gigante em diversos sentidos!
Sem duvidas continuarei essa saga!
almeidalewis 23/03/2022minha estante
Gostei da resenha Booksanatomy ????. Li essa trilogia em volume único, editora Martins Fontes em 2002 e na época li tb a biografia de Tolkien por Michael white ??. O Silmarillion foi que eu adquiri e não me recordo o motivo de não ter terminado ( na época )... Pelo tempo estou devendo para mim uma releitura e terminar o Silmarillion ?. Boa leituras Jamile ?????

Jamile.Almeida 23/03/2022minha estante
Vamos q vamos! Tolkien merece nosso respeito e prestígio

almeidalewis 23/03/2022minha estante
Sim, indubitavelmente !!! ?

Alan kleber 24/03/2022minha estante
Meta da vida ler essa trilogia.

Jamile.Almeida 24/03/2022minha estante
So vamos!

Leo 10/08/2020

Indescritível...
Senhor dos Anéis (e o legendário Tolkiniano no geral) é a harmonia perfeita entre uma aventura empolgante, com personagens arquetípicos mitológicos, e um universo detalhado e belíssimo, tornando-o real para quem o lê. As passagens mais monótonas e acidentais são as que tornam esse mundo tão vivo e realista, mesmo sendo extremamente fantástico. Faltam-me palavras para elogiar essa obra, apenas desejo as duas sequências e todos os livros do legendário. Leia, se possível, pois é, sem dúvida, um clássico moderno!
P.S.: Belíssima edição, tanto em design quanto adaptação e tradução! Parabéns para os envolvidos.

Sté 23/04/2022

'As Portas de Durin, Senhor de Moria. Fala, amigo, e entra'
Aqui vão algumas falas do mago mais querido de todo o universo Tolkieniano, o mais bondoso e o mais inteligente, até mais que Elrond que estava lá na 2° Era quando Isildur cortou a mão do Senhor Sombrio (somente minha opinião importa):

"Tudo que temos que decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado", p. 104

"[...] Ele merece a morte (Frodo).
Merece! Imagino que merece. Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem a vida. Você pode dá-la a eles? Então não seja ávido demais por conferir morte em julgamento [...]", p. 115

"Tais perguntas não podem ser respondidas... Pode ter certeza de que não foi por algum mérito que outros não possuam: não por poder nem sabedoria, seja como for. Mas você foi escolhido, e, portanto, precisa usar a força, a coragem e a inteligência que possui", p. 117

"'Eu não diria isso', comentou Gandalf. 'Digamos antes que o Anel não tem poder sobre ele. É mestre de si mesmo [...]'", p. 379

"'Você saiu a Bilbo', disse Gandalf. 'Sempre há mais a seu respeito do que qualquer um espera...'", p. 467

Sobre o livro: A leitura é densa em algumas partes, Tolkien é extremamente descritivo, o que já sabia por ter lido o Hobbit e já ter começado a ler a Sociedade e não ter concluído. Dessa vez foi rsrs. Nada disso afasta a complexidade do universo da Terra Média, nem todas as histórias que compõem eras e mais eras anteriores aos fatos que estão sendo narrados e nem todo o trabalho da linguística feito por Tolkien. É um livro muito bem trabalhado, em todos os aspectos. Perfeito! Sigamos...

Rafael.Seifert 22/08/2020

Maravilhoso
O início como toda saga, é difícil de entender os personagens, os seus feitos, sua história, seu passado. Quando começa a entender o que está acontecendo o livro te leva para dentro e é sensacional! Alerto que os detalhes são muito maiores do que o filme, isso pode decepcionar um pouco, mas o filme auxilia na imaginação dos personagens!
Fabio.Filho 22/08/2020minha estante
Se gostou desses detalhes do universo de Tolken, dê uma chance ao Silmarillion: TUDO vai fazer sentido!

Rafael.Seifert 22/08/2020minha estante
Obrigado pela dica @fabio.filho vou ler a respeito!

Fenrir 17/03/2021

Obra prima
O melhor de somente ler este livro agora que vc consegue fazer um compare com o filme , vê o quão espetacular e esta história e mundo criado por tolkien, um livro que vc quer devorar páginas e mais páginas todos os dias
Gessy 17/03/2021minha estante
Estou na segunda parte, ansiosa para terminar.

Fenrir 17/03/2021minha estante
Uou show , queria ter mais tempo para ler rs

Luiz.Machado 13/08/2020

A verdade é que eu acredito que não exista palavras para descrever O Senhor dos Anéis, somente quando se lê que se consegue sentir toda a magia do livro.

Eliete 22/06/2023

Maravilhoso
Tive um certo receio quando comecei essa jornada por ouvir muito sobre a escrita do Tolkien. Confesso que me surpreendi com o quão boa foi essa leitura.
Como já tinha visto os filmes várias vezes antes, então eu já tinha alguma conexão com os personagens e acredito que isso tenha deixado a leitura mais fluida e prazerosa. A escrita do Tolkien de fato nesse livro é mais prolixa, então fui lendo bem devagar e sempre lembrando e comparando as diferenças entre o filme e o livro. Amei cada segundo da leitura, me emocionei em vários momentos e pude notar e ir marcando que a história vai muito além da jornada principal da Comitiva. Em diversos momentos, trechos e referências de histórias mais antigas são mencionados na obra, o que instigou minha curiosidade para saber mais sobre esse mundo e tudo que veio antes de O Hobbit.
Enfim, ansiosa pelos próximos volumes e tudo o mais que eu possa conhecer desse mundo fantástico.

Dem 21/01/2021

Viciante!
Quem conhece a história, sabe que é maravilhosa! Ler esse livro com as músicas do filme ao fundo, é uma experiência perfeita! Mas achei melhor o livro do que o filme! ( Sou suspeito, sempre acho os livros melhores que as adaptações para o cinema ?)