A Sociedade do Anel

A Sociedade do Anel J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Sociedade do Anel

Gabriel1994 28/10/2021

O que dizer sobre ?
Cara, eu fiquei abismado com a quantidade de coisa que não tem no filme, e eu amo o filme, então imagina o livro, ganhou meu coração...

A leitura do livro é um pouco difícil e pesada, mas vale cada página!!!

"Não predigo, pois agora toda predição é vã: de um lado está a treva, e do outro apenas a esperança..."
- Galadriel

@lendocomjulian 18/04/2022

Nem acredito que demorei tanto para ler (ouvir)
Primeiramente, meus parabéns a equipe do Canal da Fantasia (podcast) que sonorizaram o livro. A leitura desse livro fica muito mais dinamica, principalmente nas músicas, que a equipe cantou.

E a Sociedade do Anel me surpreendeu bastante. Toda hora fiquei comparando com o que tem no livro/filme é tem bastante mudança.

Gostei de como é retratado a luta do Frodo com o Anel, e como é a lealdade do Sam.

É um clássico da fantasia que deve ser lido, com toda certeza.

O universo do Tolkien é maravilhoso!
Ari Phanie 18/04/2022minha estante
Que massa, acho que audiobook é ainda melhor. Eu amo o Senhor dos Anéis, mas ele é denso horrores. Creio que ouvir seja mais dinâmico. Vou checar esse canal.

Erika 13/07/2020

A Sociedade do Anel
"Tudo o que temos que decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado."

Essa frase está tatuada no meu braço e é dita no capítulo chave da história toda, por um dos personagens mais espetaculosos que já conheci. Tenho um carinho gigante por essa história, não somente por O Senhor dos Anéis, mas por todo o legendário de Tolkien. A cada releitura sempre descubro algo novo e o amor que sinto pela Terra Média só aumenta.

A história é conhecida por todos, então nesse post vou focar nas minhas impressões sobre a edição e tradução novas.

Edição: exclusividade da Nerdstore em parceria com a Harper Collins, com miolo idêntico à edição de capa preta. Somente a capa é o diferencial, feita em tecido com reprodução dos desenhos originais feitos por Tolkien. É lindo, mas dá um medo danado de molhar, sujar, estragar. É uma edição para colecionador, para deixar exposto e se orgulhar de a possuir. Minha decepção foi com as páginas muito finas. Penso que uma edição desse porte merecia mais cuidado em relação a isso.

Tradução: houve muita treta em relação a algumas mudanças realizadas pela equipe de tradução, e eu achava uma grande bobagem, pois a mudança de alguns termos não iriam afetar a essência da história. Mas me causou estranheza sim, sou dessas véias chatas que nunca vai conseguir falar "Pônei Empinado". O Pônei Saltitante está gravado com tinta permanente na minha alma, assim como o poema do Anel, que demorei anos para decorar. Porém entendo que tudo foi feito por estudiosos de Tolkien para se tornar o mais próximo possível da linguagem que o professor utilizava.

Apesar de ficar felizona com essa retomada nas publicações dos livros de Tolkien e de todo o meu respeito pelo tradutor-mestre-tolkienista-mor Ronald Kyrmse, ainda prefiro a minha edição velhinha da Martins Fontes, traduzida pela Lenita Esteves.
Torby Frosty 13/07/2020minha estante
Q ediçao incrivel ?

bela 03/02/2021minha estante
mds eu to muito ansiosaa pra ler senhor dos anéis

alicemmansur 03/02/2021minha estante
leeee, é tudo pra mim

Léo 17/05/2020

"Infiel é aquele que diz adeus quando a estrada escurece"
Lembro como se fosse ontem, o filme A Sociedade do Anel foi lançado e eu sempre adorei essa temática, desde criança. Na época eu tinha apenas 10 anos de idade e não tinha muita facilidade pra entender tudo que estava acontecendo no filme, mas de qualquer forma, eu me apaixonei. Assim como me apaixonei pelas suas continuações. Nessa época eu não tinha o hábito de ler, então nunca me imaginei lendo esses livros. A medida que fui adquirindo o hábito de leitura, ouvia críticas sobre essa obra, que diziam ser muito detalhista e descritiva e que havia muita coisa desnecessária e isso me fez achar que conhecendo os filmes estava bom demais... Até eu ler O Hobbit. Depois que li O Hobbit eu senti a necessidade de ler tudo que for possível relacionado à Terra-Média, então decidi partir para a leitura de O Senhor dos Anéis. Talvez por amar os filmes, tenha sido bem fácil me apegar muito à esse livro. Apesar das diferenças da adaptação, relembrava muitas cenas épicas enquanto lia e isso me dava muita satisfação (diferente da adaptação de O Hobbit). Ver como Aragorn e Gandalf foram perfeitamente adaptados me deu um prazer imenso. Cada vez que eu lia uma página, ficava mais ansioso para chegar a próxima, me perguntando de essa cena do filme viria agora e se seria exatamente como foi adaptada. Porém, ao mesmo tempo que queria avançar logo, ficava com uma tristeza imensa por estar perto do final, mas felizmente ainda tenho dois volumes para ler e estou ansioso por isso. Tolkien realmente é o pai da fantasia e isso não se discute.

Milly 22/07/2021

A sociedade do Anel
Bom... esse livro é um clássico, mas não posso dizer que foi totalmente incrível. Nossa a história é maravilhosa, personagem interessantes e MUITO bem desenvolvidos. Mas o problema é o sono que a escrita nós dá. Uma escrita lenta e cansativa... páginas e mais páginas de descrições. Você só precisa de paciência para ler isso, se você tiver aproveite é uma ótima história

Lu_Augusto 25/11/2022

Um livro fantástico em todos os sentidos. A leitura começa um tanto arrastada para aqueles que não estão acostumados ou que não sabem para onde a história se encaminha, mas tudo torna-se envolvente e te faz querer ler cada vez mais.

Luiza 26/06/2022

Se vc está procurando uma leitura fácil e fluída esse livro não é o ideal, na real foi uma das leituras mais difíceis que eu tive nesse ano, foi também meu primeiro contato com o universo de Tolkien, creio que por essa razão que eu gostei tanto.
O início é bastante introdutório e uma explicação de parte deste universo super detalhado e um pouco complexo, se torna até meio difícil de se ler até 50% do livro, porém depois disso a história começa a fluir e eu fiquei absorta até nas explicações, curiosa pra conhecer mais sobre a terra média e suas histórias. Minha parte preferida de fato foi quando a comitiva dos 9 passaram a viajar juntos.
Não costumo gostar de escritas super detalhadas, e Tolkien é bastante detalhistas a ponto de duas páginas inteiras serem só de descrição de cenário, se não fosse pelo conteúdo do livro acho que não aguentaria ler, principalmente alguns capítulos que foram bastante desnecessários, mas não me cansava de pensar em como esse homen é genial por criar todo esse mundo.

PS: Livros que tem mapas são tudo pra mim
Kleber 27/06/2022minha estante
Tive a mesma sensação quando li este livro e os outros que virão, o nível de descrição dele em algum momento cansa, mas me fazia admirar também o tamanho do universo que o autor criou, é surreal!

DANILÃO1505 29/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Karol 24/03/2022

A Sociedade do Anel é o pontapé inicial que toda história de fantasia sempre tem. Talvez ache chato, maçante, cansativo ou sem graça as descrições e a lentidão. Mas o que se ganha nessa história é a riqueza nos detalhes, a escrita do autor e a jornada única que ele cria.
Propro 25/03/2022minha estante
Esse é o meu favorito dos 3

Lara.Scarlatte 05/09/2023

Fantástico
A obra de Tolkien transcende o gênero da fantasia. Suas mensagens sobre amizade, coragem e a luta contra as trevas são atemporais e universais. O livro é uma obra-prima sem igual. Em resumo, minha jornada com O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel foi mais do que uma simples leitura. Foi uma experiência imersiva que me transportou para um mundo de imaginação e emoção. Eu recomendo a todos que desejam embarcar em uma aventura literária verdadeiramente épica.

Dayse.Ariane 29/07/2023

A continuação de grandes aventuras (e perigos)
O livro começa com uma grande festa de aniversário de Bilbo Bolseiro (o portador do Um Anel), o mesmo de "O Hobbit" ( por isto intitulei a resenha como "continuação" ), mas a intenção é justamente repassar o Anel para um novo portador, que passa a ser o seu sobrinho Frodo Bolseiro, Frodo percebe que o Anel precisa ser destruído e precisa seguir para Mordor, onde o Anel foi forjado. Nesta épica aventura forma-se então "A sociedade do Anel", que contém representantes dos Hobbits, Anões, Elfos, Homens e Magos. Ah, é uma história encantadora! Recomendo!

Maria.Dietze 23/08/2023

Um mundo fantástico
Recomendo a leitura para quem já tem contato com os filmes, apesar de ser uma obra fantástica e extremamente rica pode ser um tanto cansativa. O livro é bastante descritivo e isso gera um leve desânimo, muitas coisas demoram a acontecer justamente por isso. Os personagens são interessantes e te prende logo no início, são muitos detalhes e informações sobre as raças e suas histórias o que é maravilhoso.

Se você como eu já ama os filmes, ou gosta de histórias detalhadas esse livro é para você.

Essa obra merece o reconhecimento que tem porque é sensacional, amo todo o universo criado por Tolkien e a riqueza de suas histórias.

Carolina Tonglet Monzi 04/04/2020

Que jornada!!!
Sem palavras pra descrever como o Tolkien escreve! Diferente de tudo que já li!
Sem palavras pra descrever a sensibilidade da história e dos personagens, além da beleza dos lugares descritos!
Tolkien era, definitivamente, um gênio!
É bastante massivo e cansativo, por isso
não dei 5 estrelas, gostaria de mais um pouquinho de ação. Mas sei que os próximos livros terão isso de sobra.
Muito contente com a experiência!

A vida pelas páginas 14/08/2020

Clássico das fantasias!
Para mais resenhas siga @avidapelaspaginas no instagram!

O Senhor dos Anéis é um clássico inestimável da fantasia, escrito pelo autor britânico J. R. R. Tolkien no século XX. Tão famosos quanto os livros estão às adaptações cinematográficas, sendo o primeiro filme lançado em 2001 e premiado com mais de um Oscar.
Tolkien tem uma escrita única, extremamente descritiva, de forma que ao ler A Sociedade do Anel me encontrei completamente envolvida em todo o cenário da Terra Média. As longas e infindáveis descrições podem sim tornar a leitura um pouco cansativa, entretanto ao nos acostumarmos com a escrita do autor logo embarcamos em suas fantasias e a leitura passa a fluir muito bem.
Eu particularmente não recomento a leitura do Senhor dos Anéis para um primeiro contato com o gênero fantasia, acho que os livros tendem a agradar muito mais as pessoas já completamente apaixonadas pelo gênero como eu!
O primeiro livro da trilogia, A sociedade do Anel é dividido em duas partes chamadas de Livro I e Livro II, a primeira parte é principalmente uma grande contextualização sobre os personagens e o cenário, apesar de ser bem menos dinâmica que a segunda parte, ainda sim é imprescindível a construção da estória. Nela acompanharemos toda a jornada de Frodo desde sua saída do Condado até sua chegada em Valfenda, e essa parte é muito mais extensa e contem muito mais detalhes do que mostrado no filme.
Já na segunda parte, Livro II, conhecemos os outros personagens que constituirão a comitiva da sociedade do anel e logo embarcamos com eles em suas jornadas para manter o anel longe das mãos de Sauron. Diverti-me bastante na segunda parte do livro e fiquei surpresa que os inúmeros spoilers que já havia recebido sobre a estória não tornaram minha experiência de leitura nem um pouco menos empolgante.
Ao final do primeiro livro, estava completamente apegada tanto a narrativa quanto aos personagens, e mal posso esperar pelo mês que vem onde começaremos a leitura de As Duas Torres na LC.
Comparando o filme a adaptação cinematográfica, a meu ver os diretores e roteiristas fizeram um trabalho incrível! Claro que nem todos os elementos são iguais, mas eles se mantiveram fiéis em todas as cenas importantes e cuidaram de detalhes que servem exclusivamente para agradar as pessoas que já conhecem a obra literária.

Gabi.Gusmao 19/06/2023

Uma leitura longa, porém instigante por toda riqueza de detalhes que Tolkien consegue trazer. Não consiga imaginar como pode existir um universo tão rico na cabeça dessa homem. Ansiosa para ler os próximos.