Desastre S. G. Browne

Resenhas - Desastre

Leonardo 13/10/2014

Resenha de Desastre
O livro é narrado por uma entidade que é o Fado (Mais conhecido como Fábio), o livro cria uma mitologia de seres imortais que são os sentimentos, os pecados e essas coisas que a gente conhece como sorte, morte, fado, destino, etc. Eles controlam os seres humanos junto com Deus que no livro prefere ser chamado de Jerry. Em desastre conhecemos a primeira entidade que aparece no livro sem ser o fado é o Destino que sempre veste vermelho e é uma mulher super sensual. Cada entidade que aparece o fado diz o problema que ele tem e esses problemas são os mais engraçados possíveis, o problema do destino é que ela é ninfomaníaca, a morte tem medo de cadáver e entre outros, essas tiradas são sensacionais e nos fazem rir a qualquer parte da narrativa, destino e fado que muitas pessoas pensam ser a mesma coisa, mas são o oposto. Destino é responsável pela parte boa dos humanos, os que estão destinados a alguma coisa. Fado é responsável por mais de 80% dos humanos e é a parte fadada, os alcoólatras, pessoas com doenças e etc. Como explica no livro Trata-se, principalmente, de uma questão de escolha, eu digo. Com o fado não existe nenhuma. Seu futuro é determinado por uma força que é alheia à sua escolha. Com o destino, você está mais envolvida no processo de tomar decisão. Destino e Fado tem um caso, mas sinceramente Destino é um pé no saco.

Fado é imortal, pode ficar invisível, se teletransportar para qualquer lugar e consegue ler o futuro e o passado dos humanos que estão no caminho dele. Ele nunca gostou do trabalho dele, mas ele tem que continuar da mesma forma porque tem regras que eles tem que seguir como por exemplo a regra mais importante de todas: Regra Nº 1: Não se envolva com humanos. Já cansado do trabalho e dos humanos que só fazem escolhas ruins porque apesar de está no caminho do fado ou na trilha do destino o que vai definir se os humanos vai ser as escolhas deles mesmos. Fado tem uma opinião bem rígida sobre os humanos dele que só escolhem coisas erradas e ele quer mudar isso e a partir daí as coisas começam a andar e Fado resolve quebrar as regras.

Ele seguia seu caminho normalmente ate que ver uma humana que para ele parece diferente e se encanta com ela, ate descobrir que ela mora no mesmo prédio que ele e o nome dela é Sara, mas ele não pode ler o seu destino justamente porque ela está na trilha de Destino, uma entidade apaixonada por uma humana não é boa coisa, por isso a frase O Amor não é uma escolha, é um desastre. O romance desse livro não é aquele romance: Olhou, apaixonou, já da a vida pelo outro. É um romance verdadeiro e a medida como fado vai se envolvendo por Sara a gente vai se envolvendo também. Uma sara na minha vida por favor

Opinião: O livro é super leve e bem humorado, sério, teve algumas partes que comecei a gargalhar com esse livro. Apesar de ser um livro com humor também tem aquelas partes de reflexão que deixa qualquer humano pensativo sobre suas escolhas e sobre o que realmente importa na vida. A mitologia e os personagens do livro são bem construídos e tem umas tiradas incríveis, preciso de outro livro do S.G Browne. Admito que comprei esse livro pela capa, porque essa capa é sensacional a sinopse também me interessou principalmente essa parte Desastre vai fazer você repensar suas escolhas, acreditar no poder do amor e descobrir que até a Morte não é assim tão má. O final desse livro, ai meu Jerry hahaha, você quando vai chegando as últimas páginas pensa: Esperava isso, ai passa alguns e o autor muda tudo e você fica surpreso ai depois ele cria outra coisa e o final é totalmente surpreendente. Chorei, ri e quero mais ! Fiz bastante marcações no livro e resolvi fazer um post só com frases e trechos deste livro.

site: http://livros-textos-e-mais.blogspot.com.br/2014/07/resenha-do-livro-desastre-de-sg-browne.html
Helder 13/09/2018minha estante
Ótima resenha. Este livro estava parado em minha estante há anos. Mas graças a Deus eu estava fadado a fazer esta leitura. Uma obra de arte muito divertida. Meu livro está todo riscado.

Jessie_Marq 08/10/2014

Regra #1: Não se envolva com os humanos.
Regra #1: Não se envolva com os humanos.

Assim como em Sandman de Neil Gaiman, temos pecados, sentimentos e outros elementos intangíveis personificados. Em Desastre a história é contada com uma narrativa em primeira pessoa feita por Fado, que prefere ser chamado de Fábio. Ele assim como Morte (Dennys), Destino, Gula, e demais pecados mortais e veniais, intangíveis e subversivos são responsáveis por cuidar dos humanos, seja dando-lhes Sorte, ou cuidando para que não fujam de suas sinas.

Fábio, depois de mais de um quarto de milênio já não aguenta mais a vida que leva, está cansado de ser Fado e mais ainda de seus humanos com vida medíocres e deploráveis, todos fadados a uma vida sem muito brilho ou glamour, ao contrário de Destino, que é responsável pelos humanos que estão na Trilha do Destino, estes sim seram os humanos que farão grandes feitos.

Mas mesmo sendo o Fado, assim como os demais gerados no caldo primordial 101, Fábio tem suas vantagens em ser quem é, além de imortal, ainda pode se teleportar para qualquer lugar do globo em questão de segundos, tem um belo apartamento, e um cartão de crédito sem limite, para gastar no que quiser, como quiser. É apenas necessário seguir algumas poucas regras como: Regra #1: não se envolva; Regra #2: não melhore o futuro designado para alguém; Regra #5: nunca se materialize na frente de humanos; Regra #7: não se apaixone; Regra #9: cumpra suas cotas. Nosso narrador, apesar de cansado de ter o trabalho que tem, sempre cumpriu as regras, apenas alguns pequenos deslizes durante sua existência, mas nada grave, pelo menos até conhecer ela.

Quando se é imortal, há de se inventar novas formas para passar o tempo, para Fado e Destino a diversão é praticar sexo sem contato diante de humanos que não podem vê-los enquanto estão invisíveis (mas que se tornariam visíveis caso se tocassem). Certa vez os amantes imortais estavam se divertindo na cobertura do prédio de Fábio, então ela apareceu, Sara, uma humana inigualável, não a mais bela, mas com uma presença que chama a atenção de todos e que alegra os que passam por ela.

Fábio quebrou uma das regras que nunca deveria ser quebrada, ele se apaixonou por Sara. Para piorar a situação ela estava na trilha do Destino, sendo assim, Sara era um dos humanos que estão sob os cuidados de Destino (aquela puta! Fado).

A partir desse ponto, nosso personagem principal narra o relacionamento maravilhoso com a humana e como ela o fez querer fazer algo a mais pelos humanos que seguem a Trilha do Fado, aos quais ele era responsável. Porém, o desejo de Fábio de querer melhorar a existência de seus humanos, dando-lhes um significado a mais está gerando algo que nem ele pode mais controlar e isso trará graves consequências para ele, para seus humanos e até mesmo para Sara, a mulher a quem ele ama.

****************************

O livro é regado a sexo e palavrões, não indico a nenhum menor de 16 anos.

O livro é daqueles que você pega para ler em um domingo tedioso, sem muitos atrativos iniciais o livro te prende de modo que você quer saber o que vai acontecer e a cada reviravolta você se surpreende. Então quando vai chegando o final, seus olhos vão se enchem de lágrimas e a cada página fica mais difícil continuar lendo (tenta ler com os olhos cheios dágua). O final é surpreendente, mesmo que no meio você pense Rá! Já sei o final!, ainda assim ao chegar na última página você vai pensar com os olhos cheios de lágrimas: é eu não adivinhei o final.

Desastre não me prendeu tanto quanto outros livros que li, como Cinder, mas é um dos livros que digo que valeu a pena ler apenas pelo lindo desfecho.

Resenha por Jessie Marques
Ficha Técnica: Desastre (Fated)
Autor: S. G. Brown
Ano: 2010
Páginas: 272
Editora Leya

****************************

Mas Desastre não é assim tão perfeito, infelizmente. Para você que for ler Desastre, um aviso, prepare seus olhos, a quantidade de frases mal traduzidas a ponto de perderem o sentido, e de outros erros é enorme, muitas vezes tirando totalmente a vontade de um leitor mais atento de ler, como já trabalhei com revisão de livros, tenho olho clínico para esses erros e por diversas vezes tive vontade de queimar vivo o responsável por tanto erros. Alguns deles:

Na página 110 a expressão Cross my heart and hope to die foi traduzida como Jura por sua vida, fazendo uma cruz no coração? Nós temos diversos equivalentes em nossa língua para essa expressão e levando em consideração que este trecho não altera em nada no desenrolar da história, ela poderia muito bem ter sido adaptada, afinal de contas, quem ia jurar pela vida fazendo uma cruz no coração aqui no Brasil?

Outra coisa que me deixou mais chateada ainda com a tradutora (Inês Pimentel) está na página 139, onde a expressão Shadow Furry foi traduzida como Sombra furiosa, até ai sem problema algum, se não fosse pelo fato de ela aparecer 4 vezes nessa página e uma delas continuar em inglês. Foi quase como o teto azul bebê que se torna branco em Sangue Quente.

Outra coisa que me fez desgostar do livro é o fato de que me deixa muito chateada quando leio um livro e entendo/conheço metade do que é dito em relação a referências feitas a celebridades ou lugares, sinceramente odeio histórias com inúmeras referências que dizem respeito a apenas uma cultura/país e Desastre é cheio delas, tanto lugares, quanto celebridades e até marcas! Falando em marcas, são citadas tantas que é quase um filme brasileiros, lotado de propagandas! Não há a necessidade de tantas marcas sendo citadas.

site: http://emjessie.wordpress.com/2014/01/06/resenha-desastre-de-s-g-browne/

Virginia Mayumi 24/09/2014

Surpreendente
Desastre é uma distopia. A história é narrada em primeira pessoa, com uma leitura que flui facilmente.
O livro conta a história de Fábio, o Fado. Com um climax bem envolvente, não parei de ler enquanto a história não se desenrolou.
Apesar de ser um romance escrito por uma mulher é bem fora do comum. Com cenas mais hots e sem melação!
Adorei essa leitura, recomendo

Mara seidhom 24/09/2014

Regra Nº1: Não se envolva com humanos. Num mundo onde os sentimentos, caminhos e valores dos seres humanos são comandados por entidades superiores, o destino pode ser traiçoeiro. Conheça Fado, um imortal que designa sinas aos homens, mora num apartamento de luxo em Nova York e veste uma atraente roupa humana. Solidário com seus clientes e apaixonado por uma vizinha, passa a burlar suas tarefas, alterar destinos e bagunçar as coisas no reino dos Céus. Com um texto leve, hilário e muito atual, Desastre vai fazer você repensar suas escolhas, acreditar no poder do amor, e descobrir que até a Morte não é assim tão má pessoa.

Ana Lopes 09/09/2014

Regra Nº1: Não se envolva com humanos
Fábio (fado) é responsável pela designação da vida de 70% da população humana . Em outras palavras, ele costuma ser responsável por seus fracassos e derrotas , mas não é bem assim , as pessoas tem no geral bons futuros , o problema é que elas sempre acabam se distraindo desse caminho e muitas terminam no fracasso total. Fábio quer mudar essa situação ! E vai arrumar muitos problemas por conta disso.

Ao tentar mudar o futuro das pessoas que estão na sua lista de fracassos , ele acaba as encaminhando para o caminho de "Destino", uma ruiva sedutora e explosiva que só usa vermelho . Ela por sua vez acaba não gostando muito da brincadeira , o que causa um certo transtorno no espaço cósmico.

Mas o maior problema é que a exposição aos humanos é extremamente proibida , e Fábio burla essa lei ao conhecer Sara , sua vizinha . O romance deles acaba sendo descoberto por Destino e denunciado pela mesma , após um duro julgamento Fábio ( fado) é sentenciado a perda de seus poderes e de sua imortalidade , mas a partir daí acontece uma reviravolta em sua vida que o levará por caminhos que ele nunca imaginou !

Como já foi dito na sinopse, esse livro é hilário ! Cheio de sarcasmos e ironias . Os personagens são super divertidos e bem construídos . Ninguém é perfeito e todos estão propensos a erro . E o que mais os comete é o Fábio, claro . Destino foi a que mais me deu raiva , a principio eu até achei interessante o relacionamento dela com Fábio , mas depois ela se tornou possessiva e ciumenta , e depois da Sara entrar na parada com certeza ela foi pra escanteio !

Um livro para se distrair com certeza e é claro, ser levado na esportiva . Porque chamar Deus de Jerry com certeza não é legal , muito menos descreve-lo como autoritário e infantil . Mas tirando isso, o livro é muito bom .

site: http://dezenove--primaveras.blogspot.com.br/2014/06/resenha-desastre-02.html

Queria Estar Lendo 09/09/2014

Resenha: Desastre
Desastre, definitivamente, não é um livro como os outros. Ele conta a história de Fábio, como Fado prefere ser chamado; ele é uma entidade cósmica criada há bilhões de anos por Deus (que prefere ser chamado de Jerry) e ao lado de seus "irmãos" é responsável por fazer o mundo caminhar. Fábio deve designar, todos os dias, o fado de centenas de milhares de bebês e vem fazendo isso muito bem e sem qualquer problemas há muito tempo.

Ele mora em um luxuoso apartamento em Manhattan, tem uma vestimenta humana - esse lance da vestimenta eu só entendi depois que ele explicou na história, é a forma humana dele, já que as entidades são uma bola de energia - da última moda e passa a vida em meio aos seus irmãos, seja fazendo sexo sem contato com Destino ou almoçando com Gula, Preguiça e Karma. Fado também tem uma história longa com Dennis, o nome que a Morte escolheu usar, que já foi seu melhor amigo, mas graças a algum acontecimento na idade média, estão brigados.

Para as entidades, os humanos são como crianças, correndo de um lado para o outro, aprontando e bagunçando suas próprias vidas, fugindo de suas sinas predestinadas e caindo em ciladas, desperdiçando o amor, omitindo a verdade e criando cada vez mais situações desastrosas e tristes para si mesmos.

"Como eu deveria ir com calma se todas essas criaturas a minha volta estão em um perpétuo estado de ignorância?"

Apesar do tédio e da frustração que passa com os humanos, no entanto, Fábio não tem problema algum com seu trabalho, até que ele conhece Sarah. De repente, ele se vê apaixonado pela humana, justo quando não se envolver com humanos é uma das regras primordiais de Jerry. Depois de conhecer Sarah, a garota cujo futuro ele não pode prever, já que está na trilha de Destino, Fado começa a desejar mais para o seu trabalho e o desastre está pronto quando ele começa a bagunçar a vida de seus humanos, colocando-os acidentalmente na trilha de Destino.

"Eu quero sair correndo e lhe comprar flores e chocolates e outras coisas que vão murchar ou morrer ou estragar seus dentes."

Encontrei o livro por indicação em um dos trilhões de grupos sobre livros dos quais faço parte no facebook. Foi uma indicação em meio a um tópico que eu nem estava prestando muita atenção, mas no dia seguinte, quando estava "comprando" na Saraiva vi o livro e fui ler a sinopse. Amei na hora. Esperei um tempão ele baixar de preço e acabei comprando por míseros dez reais. Confesso que não botava muita fé e, mais uma vez, minha falta de fé se colocou a prova. O livro é incrível. Não sei se isso se deve ao fato de que eu nunca tinha ouvido falar nada dele, além da sinopse e da minúscula indicação, ou se é porque ele é realmente incrível. Cheguei sem qualquer pretensão e expectativa e fiquei de boca aberta.

O livro também traz uma reflexão mascarada sobre nós, humanos. Somos destinados ou fadados quando nascemos? Fazemos nosso próprio caminho? A busca pela felicidade nos joga de um lado para o outro, arriscando com tudo que temos e somos em tentativas desesperadas de feliciddade, acreditando que vamos encontrá-la em uma boca de fumo ou dentro de alguma das sacolas de compras ou, ainda, que deixamos ela depender única e exclusivamente de outra pessoa... Achei um ótimo livro pra refletir sobre nós mesmo de uma forma divertida e por uma perspectiva totalmente nova.

"Amor é como um bom livro, você não consegue parar de ler e não quer que ele acabe nunca. Mas com Paixão e Luxúria, ao invés de aproveitar como as coisas se desenrolam, você pula logo para os últimos capítulos."

S.G. criou uma narrativa bem interessante para o Fábio. Enquanto ele nos narra sua história, conta as peculiaridades de cada um de seus "irmãos" e vai nos explicando suas histórias. Nos conta como a vida nos primórdios era um high school, como o negócio da terra é como uma empresa, como Jerry é o tipo de chefe cujos e-mails você ignora - porque os assuntos urgentes dele raramente são sobre um novo messias ou o apocalipse - e como a vida como uma entidade cósmica pode ser bem parecida com a vida aborrecida de um mortal.

Lá pela metade da história eu estava me perguntando como ele ia sair da confusão em que havia se metido e quando comecei a ler o fim, eu via apenas uma saída para o Fábio, embora não quisesse realmente aceitá-la. Minhas ressalvas se concretizaram, mas acontece que aquele não era realmente o fim. S.G. conseguiu me deixar boquiaberta com o final, um mindblow sem precedentes e eu juro pra você, você não espera aquele final.

Foi incrível, de verdade. Nunca me senti tão empolgada com uma leitura escolhida ao acaso, como com Desastre. Nem mesmo com A Arte de Correr na Chuva ou com O Menino do Pijama Listrado.

Não quero dar spoiler, já que foi assim que eu consegui me surpreender tanto com tudo, então vou apenas falar: você precisa ler esse livro. De verdade. As risadas são garantidas e o mindblow vai te deixar com a cara no chão e vontade de correr pra surtar comigo!

Beatriz 22/08/2014

A historia é legal o escritor escreve Super bem e a leitura flui. É engraçada e as vezes triste. Um bom livro com personagens bem escritos e cativantes. O problema foi o final, apesar de ser até plausível eu não me agradei. O autor tentou inovar, mas não sei. Acho que não ficou muito bom não. No final fiquei tipo WHATTT? mas o livro até a pagina 250 Vale muito a pena

Resenhoteca 19/06/2014

Não se engane pela capa. O livro não é somente uma história de amor, é uma história cômica. (E das boas!) Imaginem se os Sentimentos, caminhos e valores, como Honestidade, Vergonha, Raiva, os Pecados Capitais, Fado, Destino, Morte entre outros fossem seres humanos imortais e andassem entre nós. Essa história é contada por Fado (Ou Fábio, como é chamado na Terra), que está desanimado com os seres humanos que controla, certa de 83% da população.

Ele que diz as sinas das pessoas a qual estão fadados a viver Porém, nem todos dão o seu máximo potencial e acabam indo pra um caminho totalmente oposto de suas sinas. Ao contrário dos seres humanos na linha do Destino, que estão destinados a serem exemplos de grandiosidade e escolhem o seu próprio destino. Algo que o Fábio nunca entendeu. Os humanos que aparecem na linha do Fado nunca aparecerão na linha do Destino.

O autor criou uma história muito boa transformando os atributos, emoções entre outros em humanos que tomam conta da terra. Todos trabalham para Deus, que se chama Jerry. Quase todos têm nomes comuns para facilitar o trabalho na terra e o mais importante, todos tem que seguir as regras do Jerry.

Fábio encontra Sara, que não está em seu radar e, sim, no do Destino. Sara se mudou pro mesmo prédio que Fábio e por um motivo que não consegue explicar, resolve seguir Sara para descobrir porque ela é tão especial e o qual o destino dela. Após se esbarrarem algumas vezes pela cidade, eles se encontram no jardim do terraço do prédio enquanto Fábio estava tomando banho de sol pelado, esquecendo que não estava invisível. (Sim, eles podem ficar invisíveis para os humanos, mas são proibidos de se materializarem ou desmaterializarem na frente deles)

Após um encontro casual de vizinhos, Fábio acaba quebrando a primeira e mais importante regra: Regra Número 1: Não se envolva com humanos! É baseado nisso que a história se passa. Isso e O Grande Evento que Jerry anda preparando, que ninguém sabe o que é, mas já fizeram um bolão de apostas.

O livro é simplesmente genial com uma história muito boa e super agradável de ser lido, além de muito engraçado. Não se consegue passar uma página sem que você dê uma risada.

site: http://www.resenhoteca.com/2014/06/resenha-desastre.html

Amora Literária 15/04/2014

Desastre personifica sentimentos, pecados e outros elementos não palpáveis. Estamos acostumados a ver a Morte andando por aí em muitas ficções, mas foi a primeira vez que pude imaginar como seria a cara de [...]

site: http://www.amoraliteraria.com.br/resenhas/desastre-s-g-browne

mafer 11/04/2014

Pense em um livro doido...
Amei esse livro! Ele é simplesmente diferente de tudo que eu já lí. Odeio livros religiosos que pregam coisas puras e etc. Esse livro não tem nada de religioso (nem de puro)! Embora tenha algumas partes dessa temática, tudo é tratado com muito ironia e sarcasmo. Nas partes finais do livro fiquei muito triste junto com o Fado. Senti mesmo tudo aquilo. Realmente não dá pra não mergulhar nesse livro! Final surpreendente e maravilhosamente bem escrito! Esse foi um dos poucos livros que as vezes eu tinha que fechá-lo pra rir.

Obs.: O desespero impera quando vai acabando as páginas e você acha que não dá pra resolver o desastre todo em tão poucas linhas.

Bárbara 21/02/2014

Um desastre de livro! [ Não recomendo! ]
Fado, o protagonista, se apaixona por uma mulher mortal, e desde então sua vida entediante muda. Ele começa a ajudar seus clientes (as pessoas) e Jerry (Deus) o puni por ter alterado a sina dessas pessoas, até porque ele sabia antes de vir a terra de que se apaixonar ou se envolver com um ser humano era inadmissível e poderia custar sua imortalidade.
~
Há muita descrição de cenas eróticas e poucos acontecimentos interessantes. É muito clichê, os humanos sempre são descritos como idiotas seres consumistas nível 100000000+, que não sabem amar, alcoólatras e maníacos sexual. Sempre, SEMPRE a mesma coisa!
Muitos dizem que esse é um livro de humor. ERRADO.
Tudo bem, eu sou mesmo uma pessoa muito chata mas, um livro que falam ser de humor e não conseguir que uma pessoa ache graça de absolutamente n.a.d.a?!
A narração é horrível; a estória é horrível! S.G. Browne teve uma ideia boa mas não conseguiu, na minha opinião, escrever de forma que levasse á uma agradável leitura.
É um livro sem sal, sem graça. Eu li o primeiro capitulo e odiei, fui dormir com raiva. Ia abandona-lo mas no dia seguinte pensei em dar "mais uma chance", 2º capitulo, 3º capitulo, 4º capitulo, 5º capitulo, 6º capitulo e... QUE PORCARIA DE LIVRO!
Terminei de ler só por terminar mesmo, mas eu não me importava se o lugar onde eu estava não estivesse tranquilo, li jogando, li mexendo no facebook, li pulando partes, as vezes até quase um capitulo inteiro, só passava o olho e via que era um monte de blablablá desnecessário.

Ainda bem que gastei só R$10,00 nesse livro, se fosse R$35,00 como muitos acho que cometeria suicídio!

Apesar de tudo, como disse no inicio S.G. Browne teve uma ideia boa (apesar de não ter colocado em prática assim também), é bem diferente a ideia das emoções humanas virem por seres. Mas não passou de uma boa ideia, na pratica ficou uma grande por caria.

A capa eu achei bem bonita. Acho que simboliza o risco da perda da imortalidade do protagonista. E a sinopse também é boa, engana fácil.

Enfim, valeu a tentativa, mas de qualquer forma, não gostei e não recomendo!
Mayara 10/01/2014minha estante
hahaha... faço minha as suas palavras.

Nanda Cris 15/10/2016minha estante
Te entendo. Estou lendo no kobo, estou em 50% e pensando super em desistir. A vida é muito curta pra livros e cafés ruins. ;-)

Liana 16/01/2017minha estante
Concordo com você, esse livro frustou minhas expectativas... Sinopse e capas tão legais e história tão nada a ver... e o fim? Aff...

ScreamNaah 02/02/2014

Desastre
Sabe os nossos pecados? Preguiça, Gula, Luxuria, Raiva entre outros? Nossas qualidades? Nossos seres mitológicos? Já pensou que eles podem existir?
Já imaginou que Destino gosta de vermelho?
Conheça Fado, ou melhor, Fábio ele é o responsável pela sina de 83% da população global. Ou seja, mais da metade da população global está fadada a não fazer coisas grandiosas e serem fracassados (pelo menos é isso que Fado pensa).
Os outros 17% estão na Trilha do Destino, são aquelas pessoas que devem escolher entre um prêmio Nobel ou dois, coisa básica.
Fábio odeia Destino com seu cabelo vermelho, sapatos de salto vermelho, mini-saia vermelha e blusa, adivinhem só, vermelha! Mesmo assim os dois vivem uma estranha relação de ‘sexo sem contato’.
Regra número um: Não interfira.
Depois de 250.000 anos, Fábio está cansado de ver seus humanos se tornando pedófilos, dependentes de drogas ou, na melhor das hipóteses, gerente de uma loja de departamento. Depois de conhecer Sarah enquanto faz sexo sem contato com Destino no terraço de seu prédio, ele começa a pensar que pode fazer algo para mudar isso.
“Oh meu Jerry!”
Começa então a trajetória de Fábio tentando salvar seus humanos dos caminhos medíocres em que suas más escolhas os enfiaram. Claro que ele sempre faz uma pausa pra falar com seus amigos : Preguiça, um maconheiro, Gula , nem preciso dizer, Dona Sorte, a sobrenatural mais animada e avoada e Carma, um alcoólatra que gosta de explodir .
Ele também dá uma pausa para ver outros sobrenaturais como Verdade, Honestidade, Segredo, Sabedoria e Dennis. Sim, Dennis.
Não é só porque você é a Morte que não pode ter um nome legal e ameaçador (ironia) como Dennis ou usar luvas porque tem medo de ser contaminado pelos mortos.
“ O amor não é uma escolha. É um desastre.”
Quando Fábio percebe que a Amor o atingiu (não estamos falando de um bebe gordinho atirando flechas e sim de uma bela e sexy mulher) sabe que é tarde demais e logo Jerry vai querer ter uma conversinha.
Quem é Jerry? Leia pra descobrir.
Depois de transar com mais de mil mulheres, enganar os povos antigos, conhecer deuses gregos, ficar bêbado com Carma, ser preso acusado de bruxaria, ver o homem da pré-historia botar fogo em si mesmo por engano, matar aulas pra fumar maconha e surfar e ter sexo sem contato com Destino no terraço (Ufa!), Fado precisa de um belo desastre e o destino (ou a Destino) pretende dar isso a ele com uma boa dose de humor e tragédia.
Para ler a resenha completa, entre no blog

site: http://perdidasemideias.wordpress.com/2014/01/18/130/

Bah 24/01/2014

Desastre
Como o próprio nome já diz essa historia é mesmo um desastre, uma entidade milenar incumbido do fado de quase toda a humanidade se apaixonar por uma humana não poderia ser diferente.
O autor expressa uma visão masculina de uma historia de amor, como a muito não se via mais. Fabio, apesar de uma entidade, é dotado de muitas características humanas e narra uma historia de amor de forma peculiar mas muito interessante.
O final (apesar de não agradar muito a maioria rsrsrs) foi melhor do que eu esperava, amarrou bem os fatos e surpreendeu.
Ótima leitura!!

Carla Maria 23/12/2013

O Amor não é um desastre... mas sim, um erro

Leitura finalizada no dia: 07/07/2013

"Ao Contrário do que pensa a maioria dos seres humanos, destino e fado não são a mesma coisa. O destino não pode ser impingido à força para alguém. Se a pessoa é pressionada por circunstâncias, então isso é um fado. E o fado está morbidamente associado com o inevitável, com a possibilidade de que alguma coisa sinistra está para acontecer." pág.10 do livro Desastre.

Desastre, é o tipo do livro que você começa a ler e depois de 2 páginas já se encanta pela sacada que o autor teve ao criar os personagens. S.G. Browne, simplesmente "transformou" o destino, o fado, a gula, a preguiça, a morte, o carma, entre outros, em entidades imortais que "perambulam" na terra para o cumprimento de suas metas celestiais. Esses "seres" possuem uma vestimenta humana - o que lhes permite andar normalmente entre os humanos - possuem residência, cartão de crédito e poderes de teletransporte. Eles, contudo, devem seguir todas as normas e leis divinas, caso contrário sofrerão consequências desastrosas... É aí que entra o personagem principal, o Fado (conhecido como Fábio) que tem como tarefa, "distribuir" sinas aos humanos que estão em sua trilha, que nada mais são, do que 80% da população... Com tantos descontentamentos diante de sua tarefa resignada por Deus, Fado decide mudar a lei divina, alterando o que lhe foi resignado. Ele se apaixona por uma mortal, causando ciumes em Destino (entidade sedutora e dominadora) e quer "mudar o mundo", dando oportunidades melhores aos "seus" humanos... Em meio a tantos acontecimentos, Fábio se vê diante de um encontro inevitável... Deus.

Eu gostei bastante da história, mas só não foi perfeita por causa de dois momentos ocorridos no livro e que na minha opinião acabou deixando a desejar. Ah! não contarei o motivo, porque o comentário contém Spoiler. Mas no geral, é uma leitura bem interessante, recheada de grandes emoções.

Helder 13/09/2018minha estante
Eu achei sensacional. Não esperava por isso