Desastre S. G. Browne

Resenhas - Desastre

Kymhy 08/03/2018

Desastre - S. G. Browne
Como seria o mundo se todas as vontades, pecados capitais e sinas fossem deuses? E quantos problemas Desastre pode trazer ao querer mudar de vida?

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-desastre-s-g-browne/

Rosana 28/02/2018

Desastre
A história nos leva a compartilhar momentos com personagens invariavelmente inusitados e surpreendentemente conhecidos de todos. Em um ambiente passível é comum humanos e "entidades" como Deus, a Morte, a Sorte, a Luxúria e outros pecados e ações que atribuímos o resultado ao destino encontra se o personagem principal o Fado, que é óbvio cuida dos pouco ou nada favorecidos pelo Destino que é uma linda mulher que poderia facilmente ser confundida com o sucesso. Entre um desgosto e outro o Fado se apaixona por uma humana. Com ela o Fado sente o que é a felicidade e conhece o amor, mas para que tudo corra como esperado um Fado feliz nem seria um Fado e depois de uma punição por transgredir leis divinas, perde a mulher que amo, que incrivelmente será a mãe do messias.

Vanessa Cabral 07/07/2017

Esperava mais.
Um livro curto, certas horas com descrições mais detalhadas do que o necessário.

Carol 23/03/2017

Meu livro preferido
Quando comprei esse livro eu estava numa vibe de ler sobre anjos caídos, e confesso que a capa me chamou a atenção. Mas esse livro foi completamente diferente do que eu imaginava. É muito gratificante quando temos uma expectativa diferente sobre a leitura, e o livro simplesmente ultrapassa todas elas. Esse livro se tornou meu "xodó", é aquele livro que indico para TODOS que conheço, porque quanto mais gente conhecendo essa obra prima é melhor. O escritor é Fantástico, ele consegue fazer críticas bem construtivas de uma forma divertida. O final foi Maravilhoso, sempre tenho um misto de sensações quando penso naquele final. Quando terminei de ler pela primeira vez, eu fiquei um bom tempo olhando para o nada, estupefata com a história. Enfim, sou suspeita a falar já que esse é um dos meus favoritos.

Geórgea 25/01/2017

Desastre
O livro conta a história de Fado, também conhecido como Fábio, quando está na sua forma humana. Ele é responsável por cuidar da vida dos humanos que cruzam o seu caminho e que estão fadados a uma vida sem muitas glórias. Assim como Fado, temos Destino, uma linda ruiva que possui uma relação entre autos e baixos com ele e que não parece ser das mais confiáveis, mesmo cuidando dos humanos que possuirão maiores vitórias na vida. Além, é claro, de conhecermos Morte e seu medo de cadáveres.

Em meio a tantos acontecimentos observamos o quanto esses imortais influenciam a nossa vida e são responsáveis por grandes momentos, pois conhecemos Amor, Gula, Preguiça, Confiança, Carma, entre diversos outros. Seres que são decisivos nas nossas decisões e que, por vezes, acabam fazendo jogos com a vida dos seus humanos. É claro que com tantos imortais vagando por aí e interferindo na vida das pessoas, é preciso ter um chefe para manter a ordem, assim conhecemos Jerry ou Deus, se você preferir. No alto de sua torre de vidro ele dita ordens e cuida para que todos os imortais sigam as suas regras. Dentre elas a regra número 1: não se envolva com humanos.

Eis que Fado, cansado de sua vida sem grandes reviravoltas, passa a se sentir entediado e exala a sua arrogância e prepotência para todos os humanos que estão no seu caminho. Ele não entende a vida fútil e sem aspirações que eles levam e passa a perder o interesse nas suas jornadas. No meio dessa apatia ele conhece e se apaixona por sua vizinha Sara, uma humana que desperta o interesse de todos que passam por ela, tanto humanos quanto imortais e para azar de Fado isso inclui Destino, pois Sara é uma das humanas que está na sua trilha.

“Enquanto eu a observo, me pergunto de novo por que Sara Griffen está na Trilha de Destino, o que é que ela tem que a faz tão diferente do viciado em videogames prestes-a-ser-demitido, à minha esquerda, e da futura adúltera, agora com dezessete anos de idade, que está sentada à minha direita.”

Conforme o seu relacionamento com Sara avança, o nosso anti-herói Fado passa por diversas mudanças e torna-se um novo imortal. O novo Fado passa a demonstrar preocupação com os seus protegidos e procura uma forma de ajudá-los, mas sem interferir nas suas vidas, já que essa é mais uma das regras. O que ele não sabe é que quanto mais ele tenta ajudar, mais ele acaba piorando a situação dos seus protegidos e nem percebe que possui um inimigo muito próximo, além de um grande segredo que envolve Sara.

Minha Opinião

É simplesmente incrível a forma com que o autor transforma em figuras concretas todos esses sentimentos e pecados, assim como tantos outros que não é possível citar por uma falta de definição. O humor ácido e rápido do nosso Fado é o ponto alto da narrativa. O livro é recheado de críticas aos humanos modernos que preferem buscar suas felicidades entre roupas de marca e comidas caras, sem perceber que na verdade deveriam estar procurando essa felicidade dentro deles mesmos. Isso é algo que incomoda muito Fado e faz com que ele perca a esperança nos humanos e vá caindo em um estado de tédio extremo.

“O shopping é um dos melhores lugares para ver a natureza humana no que ela tem de melhor. Ou pior, dependendo de como você quer olhar para isso. Homens e mulheres, adolescentes e crianças, comprando, comendo, fofocando, preenchendo o vácuo de suas vidas com terapia de varejo e calorias vazias.”

A cada hora que um desses imortais interfere na vida de um humano nos deliciamos com as referências que o autor faz, pois ele encaixa coisas do nosso cotidiano como uma interferência deles. Apesar disso, a história gira mais em torno de Fado e Destino que são confundidos constantemente, mas que possuem funções completamente diferentes. Um colabora para a infelicidade e outro para o sucesso de seus indivíduos e isso acaba gerando certo rancor em Fado que está cansado de ser visto sempre como o vilão da história.

Todo esse jogo com as emoções captura a nossa atenção, principalmente na forma que o autor traz fatos históricos para a sua narrativa e liga todos eles com nossos imortais. Ele usou muito bem esses recursos que estão disponíveis para que a história seja extremamente elaborada e que siga uma linha para que o leitor não se perca e anseie por mais, pois ao percebermos os segredos envolvidos com essas figuras, ficamos ávidos pelo final (que é surpreendente!).

Li o livro rapidamente pois é uma leitura muito leve e carregada de humor que faz com que a história chegue ao final num piscar de olhos. E é muito interessante observar a jogada que o autor faz, sobre as decisões que tomamos e em como elas podem influenciar as nossas vidas, assim como nos nossos resultados futuros. A crítica é principalmente voltada aos americanos que vivem uma vida desregrada e voltada para compras em shoppings caros e que esquecem do verdadeiro sentido da vida. Fado critica muito isso nos seres humanos, seu vício em produtos e sua fome por satisfação.

O livro conta com capítulos muito curtos que ajudam a leitura a fluir de maneira suave (além da ajudinha do humor negro do nosso sagaz protagonista), mas a letra muito miúda e o papel branco prejudicam um pouco. De forma geral, é um livro delicioso para ler e dar boas risadas, além de refletir sobre o ser humano e algumas atitudes que são tomadas por ele e influenciam de maneira geral o mundo a nossa volta. E é impossível ler e não fazer uma ligação com o famoso filme de 1997, Cidade dos Anjos. O final me deixou desejando uma continuação, mas não encontrei nenhuma referência a um segundo livro o que achei muito triste, pois tenho certeza que sua sequência seria genial.

site: http://resenhandosonhos.com/desastre-s-g-browne/
Aline 23/06/2017minha estante
Tua resenha me animou a finalmente pegar esse livro da estante! Devo ter ele a uns 4 anos e estou enrolando para começar, mas sinto que chegou a hora de mergulhar na história, obrigada pela indicação! :)

Geórgea 23/06/2017minha estante
Oi, Aline! Fico feliz em saber :) Espero que você goste tanto quanto eu. Depois me conta o que achou. Beijo

Larissa Coelho 01/12/2016

Em um universo onde sentimentos, emoções e pecados são entidades imortais que devem cumprir seu trabalho na Terra, temos Fado ou como prefere ser chamado, Fábio. Sua tarefa consiste em designar sinas, mas seus humanos tendem a cair constantemente nas armadilhas de Vício, Luxúria e Ódio.
Cansado do seu emprego e de ver suas criaturas tomando decisões estupidas, Fábio se depara com uma mortal da trilha de Destino, com um futuro tão misterioso quanto ela. Mesmo quebrando a principal regra de Jerry, conhecido como Deus, ele se apaixona e se envolve.
Como diz o ditado, quem está na chuva é pra se molhar, Fábio continua quebrando diversas regras a fim de mudar as sinas de seus futuros fracassados, com os quais criou afeição. Mas ele não esperava que uma pequena mexida nas leis da natureza poderia causar tamanha confusão.
Desastre é uma mistura excêntrica de humor e soco no estômago. Ao mesmo tempo em que traz um tema pesado e sarcástico, como o próprio Fado, consegue ser bem humorado e traz uma jogada de personagens muito inteligente.
Mesmo que o foco não seja o romance, senti que este elemento da história foi deixado um pouco de lado. Pode ter ocorrido por conta dos capítulos serem curtos e não ter páginas o suficiente para investir, mas o relacionamento e a personagem não foram muito explorados.
Embora esteja longe de ser um livro sobre autoajuda, Desastre nos faz refletir sobre como nossas escolhas refletem no futuro e que todos temos potencial para sermos alguém melhor. Mesmo quando Derrota bate na porta ou Preguiça não te deixe levantar da cama, cabe somente a você decidir o que estará por vir.

site: transparenciasdalua.tumblr.com/dste

Virginia 03/09/2016

Leia!
Devo confessar que o que mais chamou minha atenção para este livro foi a capa e acabei o comprando sem nem saber direito sua história. Ao chegar, junto com outros três livros, a frase na capa me fez querer lê-lo imediatamente e assim o fiz.
O Amor não é uma escolha. É um desastre.
Desastre nos apresenta um mundo como o nosso, onde tudo é controlado por entidades em uma espécia de "roupa humana" e assim podem andar livremente entre seus humanos. Entidades? Que entidades? Lembra dos pecados capitais? Pois é, são eles. Também existe Destino, Fado, Sorte, Morte, entre outros. Algumas dessas entidades possuem nomes humanos como Morte, que é conhecido como Dennis, e Deus, podemos chama-lo de Jerry.

Ao começar a ler nos deparamos com a narração de Fado, ou Fábio como preferir chamá-lo. Ele nos apresenta esse mundo e seus amigos imortais. Nos apresenta os seus humanos. Humanos que estão na chamada trilha do Fado, estão fadados a nunca vencerem na vida. Sempre são/ou irão virar drogados, estupradores, pedófilos, assaltantes ou casais com suas vidas destruídas.

Fábio acaba conhecendo Sara, uma humana muito especial que está na trilha de Destino, e se apaixona por ela. Movido por esse amor e por estar cansado de ver seus humanos sofrendo ele acaba interferindo e quebrando regras.
Regra Nº1: Não se envolva com humanos.
Este livro nos faz pensar em qual trilha estamos. Fábio nos mostra momentos de alguns de seus humanos em que eles podem ter até 3 caminhos e ao menos um deles nos levando a trilha de Destino. Mas como humanos, temos a tendencia de ir pelo mais difícil, de errar até vermos lá na frente que poderíamos ter escolhido algo melhor, mas talvez já seja tarde.

O escritor conseguiu desenvolver muito bem o livro apesar do tema. Cheio de ironias e um certo humor que consegue nos fazer rir mesmo que seja brevemente. Além de nos explicar conceitos que muitas vezes nem ligamos em saber.

Ju 26/08/2016

Desastre
Desastre conta a história de imortais que estão na Terra, mandados por Deus, mas eles são pecados, virtudes e coisas do gênero, tais como Fado, Destino, Morte, Luxuria, Segredo, Amor, Caos...
Esta me entendendo?
O nosso querido Fado esta muito insatisfeito com o seu trabalho, porque Desrino fica com os melhores, como Einstein e Sócrates e ele tem de se contentar com futuros fracassados ou marginais?
Ao conhecer Sarah, uma mulher que esta na trilha de Destino, quando ela se muda para o seu prédio, ele desenvolve um fascinio imenso por esta mulher que compre sanduiches para moradores de rua e que por onde passa as pessoas não podem olhas para ela sem sorrir.
Ao se apaixonar por Sarah, nosso caro Fado começa a questionar absolutamente tudo e também comete o pior dos erros: alterar a sina de pessoas que tem o seu caminho compeltamente escrito, o que é estritamente contra as regras!

Família Literária 23/12/2015

Resenha: Desastre. S.G. Browne
Hoje trago essa resenha, espero fazer certo. Li esse livro neste ano de 2015, e ele ainda me soa como desconhecido. Não ha uma classificação para ele, mas esta entre os "me surpreendeu". Quando li a capa, pensei que fosse achar outro assunto no livro. As asas da capa me deram a ideia de anjos e não é nada disso. Bom não no sentido de anjos caídos e sim de anjos da guarda.

O livro começa e eu me sinto perdida. Do que ele esta falando afinal? Levei algumas paginas para me situar e entender. Fabio ou Fado, é como um anjo da guarda. Eu confesso que ao entendi a diferença entre Fado e Destino quase no fim do livro. Destino é a rival de Fabio. Ela tem sob sua guarda os humanos brilhantes. As almas destinadas ao sucesso. Já Fabio cuida das que vão ser um total fracasso.
Ate Fabio se apaixonar, tudo ia bem, mas como na capa do livro mesmo diz "O amor não é uma escolha, é um desastre.", tudo muda apos sua paixão por Sara. Fabio passa a ver seus humanos alienados por outo prisma e passa a querer ajuda-los. Mas isso leva a outras consequências.
Fico com pena de Fabio, quando ele tenta ajudar seus humanos, sua vida vira de cabeça para baixo.

Este livro é bem mais que apenas um romance, tem uma critica pesada a sociedade de hoje e ao comportamento humano.

Tire suas próprias, conclusões. Pois eu tirei as minhas. E sinceramente, fiquei um pouco triste com o que percebi. A humanidade esta pior do que pensei.
Leiam e me digam o que acharam. Preciso mesmo discutir esse assunto.

site: http://familialiteraria1.blogspot.com.br/2015/08/resenha-desastre-sg-browne.html

Elke 04/09/2015

Sátiro
Entidades que podem ser comparadas a anjos e que andam no nosso meio; e uma delas, Fado ou Fábio que determina a sina dos humanos, acaba quebrando regras e se envolvendo demais no caminho dos humanos que estão na sua trilha e em especial Sara, uma humana que está na trilha de Destino.
A história é divertida, tem um tom de humor inteligente e realmente te envolve do inicio, principalmente no final. Entrou para a melhor leitura pra mim de 2015.

Hüdson 24/07/2015

Fantástico!
Sem palavras pra descrever o quanto esse livro é incrível, eu nunca tinha lido nada igual a ele, me envolvi com ele do começo ao fim, com personagens interessantes , divertidos , mas ao mesmo tempo sensacionais. Confesso! Cheguei a ficar muito puto com um dos personagens da história, pois um deles realmente acabou com a vida do Fábio, mas o final pra mim foi interessante , pois foi exatamente como eu imaginei que fosse acabar ele.

Dani 26/04/2015

Não era nem de longe o que eu esperava...
Comprei este livro por indicação de uma blogueira que há anos acompanho e aproveitando uma dessas promos da vida do Submarino, não pensei duas vezes em adquiri-lo, mas... Olha, o livro é bem chatinho. Não vi humor, não vi lição de moral, não vi nada! Senti inúmeras vezes vontade de abandoá-lo, mas fui empurrando com a barriga pra chegar até o final e passa-lo adiante.
Liana 16/01/2017minha estante
Em meio a tantas resenhas positivas, que bom que encontrei alguém com a mesma opinião que a minha. Me identifiquei muito com tua resenha.

Lubaly 26/12/2014

Muito ruim
Realmente o livro é um completo desastre é bem redigido mas a linguagem é totalmente forçada e apelativa.

KpopBrasil 13/12/2014

Resenha
Cada pecado ou outras coisas como Destino, Morte (Dennis), Deus (Jerry) são citados como se fossem pessoas. Tem o Fado (Fábio), ele sabe a sina das pessoas, o que elas vão ser e o que vai acontecer com elas no futuro. Depois que ele conhece Sara, uma mortal, e se apaixona por ela, ele começa a tentar a judar as pessoas, aquelas que o futuro seria um desastre. Mas depois de um tempo essas pessoas que ele ajudou morrem e ele não sabe porque. Como a primeira regra é "Não se envolva com humanos", Jerry (Deus) chama Fábio para ter uma conversa e decidir o que acontecerá com ele e com Sara.
O que realmente acontecerá com Fábio?
Será que ele continuará sendo o Fado e continuará com Sara?
Se vocês querem saber, vão ter que ler...
É uma história divertida e totalmente emocionante e pode ter certeza que o final te surpreenderá.

site: http://poeliterar.blogspot.com.br/

Ana 30/11/2014

Desastre
Desastre do autor S. G. Browne é um livro curtinho, só 272 páginas, mas tem o objetivo de nos fazer refletir sobre as nossas próprias escolhas e o poder que elas exercem no nosso futuro. O livro é narrado pelo ponto de vista do Fado, que é a entidade imortal responsável por designar as sinas dos seres humanos baseados em suas escolhas, uma entidade que esteve presente em todos os fatos históricos do mundo desde a criação dos seres humanos, juntamente com outras entidades como os pecados e virtudes que nos cercam e interferem em nossas vidas.
Depois de mais de duzentos mil anos de existência e sendo testemunha das péssimas escolhas dos humanos aos seus cuidados, ele simplesmente começa a quebrar as regras. Ao invés de somente assistir as escolhas erradas dos humanos, ele passa a aconselha-los, o que é proibido segundo as leis de Deus.

Quer ler o final da resenha? Acesse http://www.drunkculture.com.br/2014/07/resenha-desastre-sg-browne.html
Esta resenha foi escrita por Ana Cristina, colunista do blog 'Drunk Culture', e a reprodução integral ou parcial da mesma é proibida. Plágio é crime.

Drunk Culture

site: http://drunkculture.blogspot.com.br/