Desastre

Desastre S. G. Browne

Resenhas - Desastre

Jess 11/02/2011

"O Amor não é uma escolha, é um Desastre".
O livro de S.G Browne. Ele é narrado pelo Fado, que tem o pseudônimo de Fábio, um imortal que designa a sinas aos homens, (que é bem diferente do destino). Quando Fábio se apaixona por sua vizinha Sara, acaba burlando algumas 'regras' de Jerry (Deus). Onde altera o destino e a vida de muitas pessoas. No meio do caminho você irá conhecer alguns dos nossos sentimentos, irá, inveja, amor, entre outras entidades imortais, como a gula, carma e preguiça, que o Fábio pedirá ajuda, nesta confusão que ele irá causar.
Um texto leve e bem divertido, e que te fará refletir sobre suas escolhas. Você vai conhecer as regras, e verá que a morte (ou Dennis) realmente não é tão ruim.
O livro e bem atual, e tem um final surpreendente. Enfim é difícil expor toda a essência do livro, por isso leia.

"Regra N°1: Não se envolva com humanos"
Marcia Lopes 06/01/2012minha estante
Dennis,coitado! O tempo de profissão o deixou num divã! E se sair de férias...Não quero nem saber quem vai ficar em seu lugar,imagina se a vaca da destino se candidatar,hein?!

Naty 01/02/2011

www.meninadabahia.com.br

O Amor não é uma escolha, é um desastre.

O mundo é governado por sentimentos e valores. Eles são como anjos invisíveis. Estão nos olhando de perto para ter certeza do nosso Destino e Fado. E vamos descobrindo que Destino pode ser pior que o Fado, que detém nossa sina. Destino é invejosa e manipuladora. Mas é também uma das mais lindas imortais. Já o Fado está cansado do mesmo trabalho de sempre, seus mais de cinco bilhões de humanos estão fadados ao fracasso.

Fado gosta que o chamem de Fábio, assim coloca sua vestimenta humana e caminha com os mortais. Depois de 250.000 anos desde sua criação, sua existência passou a ser rotineira e monótona. Seus humanos não aprenderam nada durante os séculos que já se passaram.

Bem, o problema de Fado é que ele é pessimista. Mas, sua vida está prestes a mudar de uma maneira que ele jamais pensaria. O nome dela é Sara. Ele não consegue ler sua sina, sinal que ela está na trilha de Destino.

Manter relações com humanos não é proibido, desde que seja contato casual ou um sexo esporádico. Mas algo em Sara o atrai que nem abelha ao mel. Inspirado pelo amor a Sara, Fábio resolve ajudar seus humanos, fazendo-os encontrarem a felicidade e caminharem na trilha de Destino.

'Todo ser humano tem uma escolha.
Eles podem escolher felicidade ou podem escolher o sofrimento. Eles podem escolher o perdão ou podem escolher a raiva.
Não há absolutos. Cada situação requer uma escolha. E cada humano escolhe como ele ou ela quer reagir. Mas, inúmeras vezes, os humanos escolher sofrer. Inúmeras vezes, escolhem não perdoar. Inúmeras vezes, escolhem a raiva.
Sei que Jerry me pediu para deixar de interferir, mas eu atravessei uma porta que se fechou e foi trancada atrás de mim. Não posso ignorar mais meus humanos desafiados pelas escolhas.'
pg. 166

Mas, um a um, inesperadamente, seus humanos começam a morrer. Não tem como Jerry não ficar sabendo. Ah, Jerry é o Todo Poderoso. Esperando pela misericórdia divina, Fábio fica chocado ao descobrir que além de perder a imortalidade, toda a memória de Sara será apagada. Ela nunca lembrará que o conheceu e que se apaixonou por ele.

Desastre, de S. G. Browne (Leya, 272 páginas, R$ 34,90) foi uma gostosa surpresa. Nunca li nada igual. Fiquei totalmente paralisada pela história. Ela nos envolve, nos surpreende e cativa. A narrativa é animada e ficamos torcendo a todo o momento por Fábio e Sara, desejando que o amor prevaleça e que os humanos sejam capazes de melhorar sua sina. Desastre é uma obra satírica sobre o poder que cada um tem em suas mãos, o poder de comandar o destino e o quanto cada escolha pode determinar nossa sina.

Recomendo.

p.s: O livro está em promoção no Submarino. O site disponibiliza também a leitura do primeiro capítulo.

p.p.s: Não sei o que anda acontecendo comigo, chorei no fim. Só posso colocar a culpa em: ultimamente só ando lendo ótimas histórias!

Carol 27/01/2011

(...) Para os humanos à sua volta Fado é conhecido como "Fábio" - um cara lindo que mora em Nova York. Os astros de cinema, grandes cientistas e todos aqueles que têm um objetivo maior na vida ou que vão causar impacto no mundo estão na trilha de Destino - uma filha da puta cuja somente a carcaça é impecávelmente linda.

A relação de Fado e Destino é baseada em sexo sem-contato e no momento que Fado se sente atraído pela primeira vez em sua existência por uma humana, Destino se sente traída. (...)

Pandora 14/01/2011

O fado é foda
Mais resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Esse livro foge muito dos padrões atuais, onde um cara foda encontra uma garota especial, se apaixonam e vivem felizes para sempre.
Acho que por ser um autor masculino, ele conseguiu quebrar essa mesmice e nos trouxe uma obra bastante original.

O livro é uma crítica ácida à nós, seres humanos consumistas, confusos, problemáticos. Mas a crítica vem embalada na cápsula do bom humor, o que faz a leitura fluir deliciosamente.

Fado é um ser imortal, o narrador da história, aquele que nos dá uma sina quando nascemos e nos vigia para que tudo continue na linha (ou seja, dando errado!).
Mas quando Fado se compadece dos humanos e resolve ajudar, tudo vira uma grande bagunça.

O livro é super engraçado, com passagens onde Fado toma um porre com Carma, fala besteiras com Preguiça e Gula, transa com Destino e bate papo com Morte.
Todos os Imortais citados tem defeitos, como humanos. Então podemos ter Destino como uma puta, Preguiça como um drogado e Deus - Ou Jerry - como um megalomaníaco. Engraçadíssimo e super difícil não visualizar pessoas de nosso dia-a-dia nessas descrições.

Conforme o livro avança, o foco muda. Antes Fado (ou Fábio) desprezava os humanos, depois passa a cuidar deles. Então o livro vai tomando outros rumos.

A parte de seu romance com Sara, uma humana, é deixada em segundo plano, o que achei muito legal. O que interessa aqui são os seres humanos, com seus defeitos e qualidades.

Posso dizer que o final é surpreendente. Não esperava de maneira alguma e não gostei dele, mas não deixa de ter sua ironia e seu charme.

Raíssa 17/01/2011minha estante
Concordo com vc, um livro muito inovador e que eu estava amando..até o final estragar um pouco a magia da coisa.

Isah 27/12/2010

Agradecemos ao Big J.
Começar uma resenha sobre Desastre não é uma tarefa fácil. Logo de início cabe dizer que a leitura é uma das mais leves que já tive contato nos últimos 2 anos, porém sem a obiviedade de autores voltados para o público adolescente, principalmente pelo fato de S.G.Browne não ser um desses autores.

Desastre foi escrito por um homem, relatando o ponto de vista de um homem, o que é um grande avanço! Há séculos que não se via um narrador masculino de verdade, sem aqueles toques de feminilade inevitáveis causados por autoras mulheres. Fado ou Fábio, o narrador, é uma entidade milenar que tem como função designar sinas a 83% dos seres humanos, os que estão na "Trilha do Fado", e constantemente é surpreendido negativamente com ele. Em contrapartida, Destino (uma bela puta, se quer saber) é responsável pelos outros seres humanos, com destinos brilhantes à suas frentes.

Fado encontra-se em uma situação ruim, pois seu emprego já não é mais nada agradável. Seu melhor amigo, a Morte, não fala com ele há mais de 500 anos. Ele acaba por afundar-se mais e mais até que conhece Sara. A partir daí, ele começa a se envolver em encrencas de verdade!

O relacionamento de Fábio e Sara é descrito de uma forma realmente muito boa! Nada dos sentimentalismos aos quais estamos acostumadas. Na maior parte do tempo, tudo que sabemos são pequenos momentos dos dois juntos, até porque Fado aka Fábio tem uma vida bastante atribulada.

Vale ainda citar que o ponto de vista de fado é hilário! Na maioria das vezes ele faz analogias inteligentíssimas, tanto à cultura pop quanto à cultura clássica.

Não bastasse tudo isso, o final é surpreendente, e mesmo os mais inusitados leitores/autores seriam capazes de prever. Só nos resta mesmo agradecer ao Big J. pela obra (e depois querer matá-lo).

Jacqueline Silva 27/09/2011minha estante
Agora estou com vontade de ler =)

Ju 05/04/2012minha estante
Fiquei louca para ler com essa sua resenha! Realmente, precisamos de autores que saibam narrar personagens masculinos, porque tem gente que acaba "estragando" alguns personagens que tem bastante potencial.

Nessa 27/06/2012minha estante
Pela sua resenha vou compra-lo agora , esta em promoção na saraiva .

Bia 21/09/2012minha estante
O problema de Desastre é que é irresistível.

Amei o livro. Incrível. Recomendo para TODAS as pessoas.

Lane @juntodoslivros 08/11/2012minha estante
Amei o livro. ^^
Leve. Leitura para fazer você rir e chorar.

Só não entendi uma coisa: a capa.
Por que tem asas na capa? o.O

PaulaF 04/10/2013minha estante
Acho que as asas na capa representam a perda da imortalidade do Fado, visto que criado por Deus ele é como um anjo, apesar de ele citar que isso não existe e mesmo assim confirmar a existência de Lucifer ( o que contradiz, but...).

Scheila20 13/12/2010

O Amor não é uma escolha, é um DESASTRE!
Review da Guardiã: Gente...só tenho uma coisa pra dizer sobre este livro...FADO É FODA!!! hehehehe...sério...este livro é Foda e odiei o Final dele e exatamente por isso que este livro é tão bom!!!
Desastre é ótimo principalmente porque ele foge das histórias convencionais sobre AMOR, Aventura e Seres Místicos...Browne consegue contar uma história muito boa e realmente sob uma perspectiva totalmente masculina dos fatos, coisa que somente um homem consegue fazer (embora tenhamos autoras maravilhosas como a Gena escrevendo livros MARA sob a perspectiva masculina, elas não são homens e ainda ficam devendo um pouco).
Este livro já começa bom pela frase de impacto na Capa. Fado ou melhor Fábio (seu nome humano) é o responsável por atribuir a sina de 83% da população global ou seja 83% de nós estão fadados à mediocridade, pelo menos é isso que o livro nos trás...Fábio é diferente de Destino (uma puta egoista segundo a opinião dele), seus humanos estão fadados a na melhor das hipóteses de suas sinas trabalhar como garçons ou em lojas de departamentos, comprando coisas que não precisam para preencher o vazio de seus relacionamentos ou tornando-se assassinos, pedófilos, agressores sexuais ou mortos por overdoses devido às más escolhas feitas e que lhes desviam de sua melhor sina já traçada durante seu nascimento. Diferente de quem está no caminho de Destino, ou seja do sucesso. Mas Fábio não pode fazer nada...pois a regra corporativa nro 1 é : Não interfira!!

Quer ler o resto da resenha?? Acesse o Blog da Guardiã da Meia Noite e confia na íntegra.